D.A.M.A, Fernando Daniel, Piruka e Wet Bed Gang no Festival Raya

D.A.M.A, Fernando Daniel, Piruka e Wet Bed Gang são os cabeça de cartaz da edição deste ano do Festival Raya, que decorre em Campo Maior entre os dias 8 e 16 de julho.

O evento foi apresentado ao final da tarde desta quinta-feira, 2 de junho, no Centro Cultural de Campo Maior, com a presença de Luís Rosinha, presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, São Silveirinha, vereadora no município, os D.A.M.A., Piruka e B3L2.

O autarca campomaiorense, Luís Rosinha, justifica as alterações para a edição deste ano, uma vez que os espetáculos dividem-se entre dois fins-de-semana, com o facto de ser intenção da autarquia “tornar o Raya num festival e não apenas num fim-de-semana de música. Queremos afirmar-nos enquanto festival de referência na região, à semelhança do que já acontece noutros concelhos, e, depois desta edição, o principal desafio é crescer”.


Já a vereadora no município, São Silveirinha, explica que estas atividades, que decorrem de 11 a 15 de julho, de segunda a sexta-feira, pretendem “fazer com que os jovens tenham outras experiências culturais”.

O festival Raya conta, no dia 8 de Julho, com as atuações de B3L2, Wet Bed Gang, dj Fifty e dj Peat. Dia 9 sobem ao palco Catarina & The Voice Friends, DAMA, No Maka e dj Diazz. A 15 de Julho atuam os 100 Playback, Fernando Daniel, El Perreo Reggaeton Vibes e dj Sam e no último dia, sábado, dia 16, os Soversion, Piruka, dj Rusty e dj Pekas.

Os bilhetes já estão à venda em ticketline e nos serviços da Câmara Municipal de Campo Maior.

 

Tenistas veteranos de topo discutem Elvas Cup até domingo

Mais de uma centena de tenistas, no escalão de veteranos, vai passar, até domingo, dia 5, por Elvas, para participar na primeira edição da Elvas Cup, que arrancou na tarde desta quinta-feira, com a fase de qualificação.

Esperam-se vários jogadores de topo da modalidade, em Portugal, nesta competição, que integra o calendário da Federação Portuguesa de Ténis, organizada pelo Clube Escola Ténis de Elvas.

Promover a modalidade e a própria cidade, garante o atleta e presidente do clube elvense, Miguel Abreu, é o principal objetivo, assegurando que as expectativas, para a competição, são altas. “Há muita gente a circular, o que vai ser muito bom para a cidade”, assegura, adiantando que, uma prova “de topo”, como esta, só poderia acontecer sob a alçada da federação. Ainda assim, há vários requisitos que são exigidos: “temos de ter quatro campos, têm de estar em bom estado, temos de oferecer hotelaria”.

Enquanto atleta, Miguel Abreu, garante que vai dar tudo para chegar o mais longe nesta Elvas Cup, adiantando que participam na prova, em cada um dos quatro escalões em competição, entre sete a oito dos melhores do país. “Mais que tudo, quero que os atletas venham, se divirtam e que digam bem do clube e da cidade”, acrescenta.

Miguel Abreu tem ainda esperança que, depois desta competição, mais jovens queiram começar a praticar ténis em Elvas, até porque, nos últimos tempos, decaiu o número de crianças a dedicar-se à modalidade e “é preciso começar por algum lado”.

Para além da própria competição, o Clube Escola de Ténis de Elvas procura, durante estes dias, proporcionar aos atletas e toda a comitiva que os acompanha, momentos de lazer e de enriquecimento cultural. Nesse sentido, foi criado um programa que procura, acima de tudo, dar a conhecer o que de melhor a cidade tem para oferecer.

Arronches abre concurso de três espaços no Ninho de Empresas

A Câmara Municipal de Arronches deliberou, em reunião de 23 de maio, proceder à abertura de concurso para ocupação de três espaços no Ninho de Empresas de Arronches.

O concurso contempla a Sala 6, com a categoria de comércio ou serviços e com a área de 43,03 metros quadrados; o Armazém 4, com a categoria de armazém e uma área de 141,17 metros quadrados; e o Armazém 6, com a categoria de armazém e uma área de 141,17 metros quadrados.

As candidaturas devem ser formalizadas até ao próximo dia 13 (segunda-feira) e instruídas com os seguintes três elementos: comprovativos do cumprimento dos requisitos previstos na alínea a) do artigo 4.º do regulamento; certidão permanente ou declaração de início de atividade, consoante se trate de pessoa coletiva ou de empresário em nome individual; e quaisquer elementos considerados pertinentes para a análise da candidatura.

Bacalhau em destaque em Arronches até domingo

A 3ª Quinzena Gastronómica do Bacalhau está a decorrer em Arronches, até domingo, dia 5 de junho.

João Crespo (na foto), presidente da Câmara Municipal de Arronches, explica que “o intuito desta quinzena é dinamizar ainda mais os restaurantes aderentes e atrair pessoas ao concelho”.

Nos restantes meses do ano, o município de Arronches continua a dar destaque à gastronomia, “com a Rota dos Petiscos e as semanas gastronómicas da caça e do porco”.

Até domingo, dia 5 de junho, são sete os restaurantes aderentes à quinzena gastronómica do bacalhau.

Moradores opinam sobre central solar entre Santo Aleixo e Orada

O projeto de construção da Central Solar de Santas tem como objetivo a produção de energia elétrica, a partir da energia solar. Para tal, é utilizada a tecnologia fotovoltaica, com recurso a painéis fotovoltaicos. O projeto concretiza um Título de Reserva de Capacidade, atribuído pelo Governo português, no âmbito do Leilão Solar de 2019, promovido pela Direção-Geral de Energia e Geologia.

A Central Solar de Santas localiza-se em duas parcelas de terreno: a maior área localiza-se na freguesia de Santo Aleixo, concelho de Monforte, na Herdade das Santas e Santinhas, e a parcela menor localiza-se a sudoeste da primeira, na freguesia de Orada, concelho de Borba, e insere-se na Herdade da Penuzinha.

A opinião da população residente é importante; por isso, os responsáveis pela obra solicitam aos munícipes que deixem a sua opinião, quer seja em forma de reclamação, elogio, crítica ou sugestão numa das caixas de sugestões que se encontra no local do projeto de construção. Uma das caixas de sugestões foi colocada junto à Herdade da Penuzinha.

InnovPlantProtect na Feira Nacional da Agricultura

Os laboratórios colaborativos InnovPlantProtect e FeedInov participam na edição de 2022 da Feira Nacional de Agricultura, subordinada ao tema Inovação & Tecnologia, que decorre entre 4 e 12 de junho, no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém.

Estes laboratórios colaborativos, a funcionar no Pólo de Elvas do INIAV (na antiga Estação de Melhoramento de Plantas), partilham o stand n.º 6 da Nave B.

Toda a informação em anexo e também em atualização em https://iplantprotect.pt/2022/05/o-innovplantprotect-na-58a-feira-nacional-de-agricultura/

Dois prémios para a Orquestra de Acordeão Mestre de Avis

A Orquestra de Acordeão Mestre de Avis, da Escola de Música do Município de Avis, participou no 25º Troféu Nacional e no 6º Concurso Internacional de Acordeão, que decorreram no passado fim de semana em Alcobaça, e conquistou dois prémios de destaque: o primeiro lugar no Troféu Nacional e o segundo lugar no Concurso Internacional de Acordeão, na categoria Orquestras 2.

Os prémios refletem o trabalho desenvolvido desde 2018 pelos alunos da classe de acordeão da Escola de Música do Município de Avis, sob a orientação do professor Carlos Poeiras. A Escola de Música do Município de Avis é um projeto da autarquia que remonta à década de 1980 e, após alguns anos de interregno, foi reativada em 2013, pelo qual passaram centenas de alunos.

Além da classe de acordeão, a Escola de Música disponibiliza também o ensino gratuito de baixo, bateria, guitarra, piano e canto, a alunos a partir dos seis anos de idade, tendo com objetivos “proporcionar aos munícipes de todas as idades o acesso gratuito a uma atividade de caráter cultural e formativo que, simultaneamente, promove o convívio entre gerações e a preservação do património cultural” do concelho de Avis.

220 a 250 motards em Vila Viçosa na peregrinação de domingo

A peregrinação motard, promovida pelo Moto Clube de Vila Viçosa, volta a realizar-se, já no próximo domingo, dia 5 de junho, com a tradicional bênção dos capacetes.

Sem que o evento se tenha deixado de realizar nos dois últimos anos, a pandemia obrigou “a grandes restrições”, sendo que, espera agora o vice-presidente do Moto Clube, João Teodósio, o número de participantes possa aumentar, apontado para mais de 220 motas, vindas de todo o país.

“Agora com um pouco mais de liberdade e normalidade, esperamos mais motos, de pessoal do Algarve, de Coimbra, de Góis, de Setúbal. Vêm de todo o país e ainda não sabemos se teremos a presença dos vizinhos espanhóis”, revela João Teodósio.

Esta peregrinação, que aconteceu pela primeira vez há já 21 anos, com uma missa campal, na mata municipal de Vila Viçosa, conta com motards que participam sempre e outros que se têm juntado, ao longo dos tempos, a esta cerimónia. “Uns participam, outros vão e vêm, mas todos os anos tem vindo a aumentar o número de participantes, menos nestes dois últimos, devido à pandemia”, adianta o vice-presidente do Moto Clube.

No domingo, a concentração está marcada para as 9 horas, na sede do Moto Clube, em frente às Piscinas Municipais, seguindo-se um roteiro por Vila Viçosa, que inclui passagens por uma unidade hoteleiro e pelo Palácio Ducal, onde, tradicionalmente, os motards tiram a “foto de família”.

Ainda antes do almoço, que será servido no pavilhão dos Bombeiros Voluntários de Vila Viço, no adro do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, depois de uma missa, pelo meio-dia, decorre uma procissão e a tradicional bênção dos capacetes.

A inscrição é de “15 rodas” e tem de ser feita, até sexta-feira, 3 de junho, pelos telefones números 926 539 251, 934 323 570 ou 967 761 001.

SNS não responde à necessidade de cuidados paliativos, diz enfermeiro Ricardo Serra

Em Portugal, entre 86 e 91 mil doentes precisam de assistência ao nível dos cuidados paliativos. A falta de assistência e de equipas especializadas, “levam a que muitos destes doentes não tenham o apoio que precisam, pelo que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) não consegue dar resposta às reais necessidades do país”, de acordo com Ricardo Serra (na foto), enfermeiro na Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre.

“Falar de Cuidados Paliativos é falar de uma filosofia de cuidados que permite melhorar a qualidade de vida dos doentes. Por outro lado, há uma resposta especializada, em cuidados paliativos, constituída por equipas comunitárias que dão a resposta correta na comunidade, e que infelizmente não temos no nosso distrito”.

Os cuidados paliativos pretendem dar uma resposta ativa aos problemas decorrentes de uma doença grave, prolongada e/ou progressiva. O objetivo é prevenir o sofrimento que estas doenças condicionam e oferecer a máxima qualidade de vida à pessoa doente e à sua família, independentemente do tempo de vida.

Delta Cafés inaugura primeira quinta urbana de Cascais na terça-feira

A primeira quinta urbana de Cascais – Nãm Urban Farm vai ser inaugurada na terça-feira, 7 de junho, às 15 horas, numa organização da Delta Cafés, a Start Up Nam e a Câmara Municipal de Cascais.

Este projeto de economia circular baseia-se na recolha controlada e certificada da borra de café e na sua utilização para a produção sustentável e consciente de cogumelos em Cascais, que são posteriormente vendidos, completando um círculo perfeito.

Após o enorme sucesso da primeira quinta urbana em Lisboa, Marvila, o projeto de economia circular chega agora a Cascais, dando o primeiro passo na expansão geográfica do negócio.

O evento realiza-se, no Mercado da Vila em Cascais, e conta com a presença do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, do presidente Executivo do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, Rui Miguel Nabeiro e restantes membros da Administração, e do fundador da Start Up Nam, Natan Jacquemin.

Webinar sobre estágios e empregos na União Europeia

O Europe Direct Alto Alentejo promove, no dia 7 deste mês, às 18 horas, um webinar, na sua página de facebook, com o objetivo de esclarecer os jovens sobre os estágios e carreiras na União Europeia

Neste webinar, que conta entre outros, com Zélia Dias, do Centro de Informação Europeia Jacques Delors, será estabelecido um elo de ligação entre os candidatos a este tipo de carreiras europeias, e as próprias instituições, bem como esclarecidas dúvidas quanto a candidaturas e documentação necessária para cada tipo de estágio ou vagas de emprego.

O Webinar, promovido pelo Europe Direct Alto Alentejo está em destaque esta semana, no programa Espaço Europa, para ouvir, na emissão, às 12.45 horas e às 16.30 horas, ou no podcast, abaixo:

 

Alunos de Santa Luzia recebem arcebispo com música e dança

Os alunos do pré-escolar e primeiro ciclo da Escola de Santa Luzia receberam esta manhã de quinta-feira, 2 de junho, o arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, numa visita revestida de música e dança.

O arcebispo, depois de ouvir a música e assistir à coreografia preparada, por cada turma deste estabelecimento de ensino, sentado, conversou com as crianças sobre diversos temas, com quem também cantou e ensinou algumas músicas.

CGTP-IN em Elvas protesta contra o custo de vida

A Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional (CGTP-IN) esteve em Elvas, na manhã desta quinta-feira, dia 2, para uma ação de rua, no centro da cidade, em contacto com a população. A distribuição de um folheto, a exibição de cartazes, o diálogo com os transeuntes e uma caravana automóvel, em forma de buzinão, constituíram a presença em Elvas dos sindicalistas.

Para a CGTP, “todos os dias sobem os preços, todos os meses os nossos ordenados e pensões ficam mais pequenos”, sendo referido que “a crise não tocou toda a gente da mesma maneira, estamos todos no mesmo mar, mas não vamos no mesmo barco”.

A CGTP, no comunicado distribuído, “exige a imediata redução do IVA de 13 para 6% no gás e de 23 para 6% na eletricidade”, para lá da “fixação e regulação dos preços dos combustíveis, da energia e de todos os bens essenciais, em particular dos bens alimentares”.

Feira Escolar com música e atividades para os mais novos

A Feira Escolar de Elvas prossegue hoje no Jardim Municipal da cidade. As portas abrem às 18 horas, com uma demonstração de TAG Rugby, pelo Rugby Clube de Elvas.

Às 19 horas, há atividade infantil, dinamizada pelos professores Rui Pires, Nuno Pires e Maria João Picado, das atividades extracurriculares do Agrupamento de Escolas nº2 de Elvas.

Os alunos do Semi-Internato de Nossa Senhora da Encarnação atuam às 20 horas, altura em que é também, apresentado o coro infantil pela equipa Sin’Art.

Uma hora mais tarde, atuam os alunos do Agrupamento de Escolas nº2 de Elvas, com o projeto “Oficina Musical” e apresentação do Hino à Paz na Ucrânia”, pela Orquestra Off.

A Gota D’Arte atua às 21.30 horas e a feira encerra às 23 horas.

Festival Raya renovado e apresentado no Centro Cultural de Campo Maior

Já com datas anunciadas, o Festival Raya está de regresso a Campo Maior, de 8 a 16 de julho, com um programa que irá muito para além dos habituais espetáculos musicais.

O evento é apresentado na tarde desta quinta-feira, 2 de junho, no Centro Cultural da vila, pelas 18 horas, na presença de alguns dos artistas que integram o cartaz deste ano.

Esta será uma “pequena apresentação deste novo formato do festival”, revela o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha. “O Festival Raya vai mudar, já é uma questão que está confirmada: vamos mudar naquilo que é a duração e no tipo de atividades que iremos incorporar dentro dessa semana”, adianta.

“Todos os campomaiorenses ficarão felicíssimos de perceber, aquilo que eu sou suspeito em dizer, mas acho que é um excelente cartaz, não só nas questões musicais propriamente ditas, mas em todas as atividades que vamos ter ao longo desta semana”, diz ainda Luís Rosinha.

A sessão, que contará também com a presença da vereadora São Silveirinha, é aberta a toda a comunidade.

Rastreio auditivo gratuito esta quinta-feira na Elióptica

A Elióptica, em Elvas, está hoje, quinta-feira, 2 de junho, a promover um rastreio auditivo, totalmente gratuito.

Segundo a audiologista responsável por realizar o exame, Ângela Marques, qualquer pessoa pode fazer este rastreio: “pessoas que tenham mais dificuldades em certas situações, como por exemplo, já não conseguem perceber bem as conversas quando falam com as pessoas, perceber a televisão ou quando falam ao telemóvel, ou até mesmo alguém que não tenha nenhuma dificuldade e, mesmo assim, queira vir avaliar a sua audição”.

Antes de se iniciar o rastreio, a técnica terá de observar o ouvido da pessoa, “para ver se tem cera ou não”. O exame, propriamente dito, consiste em “colocar uns auscultadores nos ouvidos. As pessoas vão ouvir uns apitos e, sempre que ouvirem esses apitos, vão levantar a mão”, adianta. Quem fizer este rastreio terá ainda de preencher um questionário, para que se percebam as dificuldades sentidas no dia a dia, caso elas existam.

No caso de serem identificados algum tipo de problema, no rastreio, o passo seguinte, explica ainda Ângela Marques, passa por marcar uma consulta, também ela gratuita, para que seja “avaliada a situação mais ao pormenor” e perceber a necessidade, ou não, de uma prótese auditiva.

Baú de Memórias na Junta de Freguesia de Assunção (Arronches)

A exposição “Baú de Memórias” vai dar a conhecer os cadernos escolares que foram utilizados há algumas décadas. As instalações da Junta de Freguesia de Assunção, em Arronches, vão ter patente, entre 18 de maio e 4 de junho, uma exposição que relembra o ensino de outros tempos, dando a conhecer os cadernos escolares que acompanharam os alunos há algumas décadas.

A colaborar com a autarquia, nesta iniciativa, está o professor Daniel Balbino, que vai expor algum material do seu acervo, estando a exposição aberta ao público entre as 9 e as 17 horas, de segunda a sexta-feira, e das 10 às 13 horas de sábado. A inauguração tem lugar nesta quinta-feira, dia 18, às três da tarde.

Centro Educativo Alice Nabeiro dedica semana à Ciência e ao Ambiente

O Centro Educativo Alice Nabeiro (CEAN) vive, a partir da tarde desta quinta-feira, 2 de junho, e até domingo, dia 5, uma semana dedicada à Ciência e ao Ambiente.

Trata-se de uma iniciativa que vem sendo realizada, ao longo dos últimos anos, sendo que volta agora ao seu modelo presencial, depois de dois anos a acontecer, apenas, à distância e em formato online.

“Aproveitando um bocadinho a reabertura da sociedade, já vamos fazer um modelo mais parecido ao de 2019, em que trazemos as famílias ao centro, que volta a estar de portas abertas, com as salas disponíveis para serem visitadas”, começa por explicar o professor Carlos Pepê, responsável pelas atividades.

Para hoje, às 18.30 horas, está previsto o hastear da bandeira Eco-Escolas, que o CEAN detém há 15 anos consecutivos, acompanhado pelo hino e uma atuação de bombos “Rufando n’Raya”.

O hino Eco-Escolas, agora reeditado, que, recorda Carlos Pepê, foi escrito pelo professor do CEAN, Sancho Moura, vai ser apresentado, “com todos os alunos a cantar”. “Depois vamos ter uma pequena mostra gastronómica, elaborada pelos pais dos nossos alunos, tudo com produtos endógenos, a maior parte deles produzidos em hortas do próprios familiares”, adianta.

Para este primeiro dia do conjunto de atividades previstas, o CEAN convidou todos os seus parceiros estratégicos, como a Delta Cafés, o Município de Campo Maior e o Sporting Clube Campomaiorense.

Já a partir de amanhã, dia 3, serão apresentados à comunidade todos os projetos desenvolvidos pelo Clube de Ciência Viva da escola. “Vamos ter seis projetos em apresentação, depois já terem sido apresentados no Congresso Nacional de Ciência, onde dois deles receberam uma menção honrosa”, revela ainda Carlos Pepê.

No domingo, dia 5, em Dia do Ambiente, e no Estádio Capitão César Correia, para além da segundo prova do Kids Urban Run, haverá pinturas murais, lançamento da identificação da flora do estádio, horta das sensações dedicada às ervas aromáticas e alimentação saudável, diversas atividades de lazer e muita animação.

Arkus apresenta Elvas e fados a grupo de Erasmus +

A associação juvenil Arkus proporcionou, na passada terça-feira, 31 de maio, um fim de tarde e início de noite especial, para um grupo que integrou o programa Erasmus +.

Estiveram presentes participantes da Bulgária, Itália, França, Polónia, Espanha e Portugal.

Depois de uma visita teatralizada pelo centro histórico de Elvas, a comitiva teve oportunidade de participar numa noite de fados, na sede da associação.

 

Mariana Jones procura “acolher” crianças da Ucrânia com história de esperança

“Klara – a menina de olhos-céu” e “Caracóis com Cores”, duas obras literárias infantis, da autoria de Mariana Jones, foram ontem, 1 de junho, apresentadas no Centro Educativo Alice Nabeiro (CEAN), em Campo Maior, no âmbito das comemorações do Dia da Criança.

O segundo trabalho de Mariana Jones, “Klara – a menina de olhos-céu”, escrito em português, mas também traduzido para ucraniano, de acordo com a escritora, surge, acima de tudo, como uma procura de “dar amor em tempos de guerra”, sobretudo às mulheres e seus filhos que têm chegado a Portugal, vindos da Ucrânia, tendo sido escrito quando procurava “respirar” após um período longo e conturbado de pandemia.

“Este amor, para mim, só podia ser transmitido através de palavas escritas”, garante Mariana Jones, adiantando que a tradução da obra para ucraniano surge no seguimento do acolhimento de “tantas crianças” no país. “O mínimo que eu lhes podia dar eram palavras, na língua delas, que as acolhessem também: a elas e às mães, que pudessem tentar adormece-las com uma história ou tentassem mimá-las”, explica.

Tentando não fugir ao tema da guerra, para que as crianças pudessem “não fugir das suas emoções”, Mariana Jones assegura que este é um “livro de esperança e de acolhimento”: “que mostra que há casas que acolhem, que há uma língua universal, que é a comunicação através de olhos, gestos e sorrisos”. Mais que isso, este livro “mostra que há caminhos alternativos, que podem ter obstáculos, mas que também podem ter luzes e pessoas que nos acolhem, nos abraçam e nos dão colo”.

Já o primeiro trabalho da autora, “Caracóis com Cores”, que retrata “as emoções em tempos de pandemia”, tem por base a própria vida da autora, ainda que de uma forma “romanceada”. “É a história de uma mãe e de uma filha, que de repente ganha uma irmã”, revela Mariana Jones. “São várias emoções, que foram exploradas pelas minhas filhas, entre o amor de irmãs, a raiva de irmãs, a vergonha, o medo, a tristeza. Foram histórias que me foram acontecendo e que foi consegui romancear e mostrar que as emoções são importantes e que existem”, explica ainda.

Para ilustrar estes dois trabalhos, Mariana Jones convidou a sua amiga de longa data Inês Portugal. A artista não esconde que ilustrar os textos de Mariana é “muito fácil”, até porque é simples ilustrar um texto “que não é desprovido de afeto”. “Eu tento sempre, nas minhas ilustrações, filosofar um bocadinho. Voam sempre um bocadinho mais que o texto, porque o texto da Mariana é sempre muito profundo e eu tenho ilustrar as palavras dessa forma”, confessa.

Das duas obras, Inês Portugal revela que “Klara – a menina de olhos-céu” foi a mais complexa de ilustrar, até porque, com este livro, quiseram chegar às mães e crianças que têm chegado da Ucrânia ao país, não querendo, por outro lado, “mostrar o lado mau da guerra”.

As duas obras de Mariana Jones, ontem apresentadas no Centro Educativo Alice Nabeiro, contam com o apoio da Delta Cafés. Na sessão, para além da autora e da ilustradora, estiveram ainda a tradutora para ucraniano, Ivanna Grabovetska, bem como a psicóloga e coach Ana Sá.

D. Francisco Senra Coelho visita escolas de Santa Luzia

De visita, desde ontem, 1 de junho, à zona de Santa Luzia, no âmbito da sua visita pastoral ao concelho de Elvas, o arcebispo de Évora visita esta quinta-feira, dia 2, duas escolas e o tribunal da cidade.

Pelas 10 horas, D. Francisco Senra Coelho desloca-se à Escola Primária de Santa Luzia e, ao meio-dia, ao tribunal.

Pelas 14.30 horas, o arcebispo passa pela EB 2,3 de Santa Luzia; e, às 17.30 horas, pela redação do Linhas de Elvas. A vista termina, neste dia, com a sua passagem pelo Santuário e pela Confraria do Senhor Jesus da Piedade.

Alunos de Karaté do MCA em Torres Vedras e Alhandra

Os alunos de Karaté do Motoclube Alentejano de Elvas, estiveram este fim de semana, dias 28 e 29,  em Torres Vedras e Alhandra.

No sábado, 28 de maio, estiveram em Alhandra, numa iniciativa de Kempo, os atletas Paulo Ramalhete, Hugo Santos, Mathilde Metteau, Mariana Baltazar, Rodrigo Dourado, Rodrigo Damião, Francisco Canhoto, José Gonçalves, Salvador Amaral e Tânia Terrinca.

Já no domingo os atletas fizeram um estágio Kobudo (armas japonesas), com o Mestre Atula, em Torres Vedras.

 

 

Arcebispo de Évora preside à Oração de Laudes em Santa Luzia

O Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, preside esta quinta-feira, 2 de junho, a oração de Laudes, que está marcada para as 9 horas, na Igreja de Santa Luzia.

Pelas 9.45 horas há a adoração ao Santíssimo Sacramento, no mesmo local.

Durante o dia os missionários percorre, porta a a porta a zona de Santa Luzia; às 17.45 horas, há recitação do terço, na Igreja de Santa Luzia, seguida de Eucaristia, às 18.30 horas; e, pelas 21.15 horas, há celebração da palavra, no mesmo local.

Elvas Cup atrai mais de cem tenistas à cidade

O Clube Escola de Ténis de Elvas recebe, entre esta quinta-feira e domingo, o Elvas Cup 2022, uma prova oficial da Federação Portuguesa de Ténis.

A competição destina-se a atletas veteranos e divide-se em quatro escalões, sendo +35, +45, +55 e +65 anos.

Miguel Abreu (na foto), presidente do Clube Escola de Ténis de Elvas, explica que “este torneio surgiu de um desafio proposto pela própria direção, no sentido de acolherem um torneio de grande dimensão e, ao mesmo tempo, atraírem os mais novos para a modalidade”.

Este torneio vai contar com mais de cem inscritos e com um programa cultural associado à vertente desportiva. “O primeiro dia de competição tem início marcado para as duas da tarde”, segundo Miguel Abreu. Nos restantes dias, os jogos decorrem “das nove da manhã às 11 da noite”.