Rastreio auditivo gratuito esta quinta-feira na Elióptica

A Elióptica, em Elvas, está hoje, quinta-feira, 2 de junho, a promover um rastreio auditivo, totalmente gratuito.

Segundo a audiologista responsável por realizar o exame, Ângela Marques, qualquer pessoa pode fazer este rastreio: “pessoas que tenham mais dificuldades em certas situações, como por exemplo, já não conseguem perceber bem as conversas quando falam com as pessoas, perceber a televisão ou quando falam ao telemóvel, ou até mesmo alguém que não tenha nenhuma dificuldade e, mesmo assim, queira vir avaliar a sua audição”.

Antes de se iniciar o rastreio, a técnica terá de observar o ouvido da pessoa, “para ver se tem cera ou não”. O exame, propriamente dito, consiste em “colocar uns auscultadores nos ouvidos. As pessoas vão ouvir uns apitos e, sempre que ouvirem esses apitos, vão levantar a mão”, adianta. Quem fizer este rastreio terá ainda de preencher um questionário, para que se percebam as dificuldades sentidas no dia a dia, caso elas existam.

No caso de serem identificados algum tipo de problema, no rastreio, o passo seguinte, explica ainda Ângela Marques, passa por marcar uma consulta, também ela gratuita, para que seja “avaliada a situação mais ao pormenor” e perceber a necessidade, ou não, de uma prótese auditiva.