Centro Educativo Alice Nabeiro dedica semana à Ciência e ao Ambiente

O Centro Educativo Alice Nabeiro (CEAN) vive, a partir da tarde desta quinta-feira, 2 de junho, e até domingo, dia 5, uma semana dedicada à Ciência e ao Ambiente.

Trata-se de uma iniciativa que vem sendo realizada, ao longo dos últimos anos, sendo que volta agora ao seu modelo presencial, depois de dois anos a acontecer, apenas, à distância e em formato online.

“Aproveitando um bocadinho a reabertura da sociedade, já vamos fazer um modelo mais parecido ao de 2019, em que trazemos as famílias ao centro, que volta a estar de portas abertas, com as salas disponíveis para serem visitadas”, começa por explicar o professor Carlos Pepê, responsável pelas atividades.

Para hoje, às 18.30 horas, está previsto o hastear da bandeira Eco-Escolas, que o CEAN detém há 15 anos consecutivos, acompanhado pelo hino e uma atuação de bombos “Rufando n’Raya”.

O hino Eco-Escolas, agora reeditado, que, recorda Carlos Pepê, foi escrito pelo professor do CEAN, Sancho Moura, vai ser apresentado, “com todos os alunos a cantar”. “Depois vamos ter uma pequena mostra gastronómica, elaborada pelos pais dos nossos alunos, tudo com produtos endógenos, a maior parte deles produzidos em hortas do próprios familiares”, adianta.

Para este primeiro dia do conjunto de atividades previstas, o CEAN convidou todos os seus parceiros estratégicos, como a Delta Cafés, o Município de Campo Maior e o Sporting Clube Campomaiorense.

Já a partir de amanhã, dia 3, serão apresentados à comunidade todos os projetos desenvolvidos pelo Clube de Ciência Viva da escola. “Vamos ter seis projetos em apresentação, depois já terem sido apresentados no Congresso Nacional de Ciência, onde dois deles receberam uma menção honrosa”, revela ainda Carlos Pepê.

No domingo, dia 5, em Dia do Ambiente, e no Estádio Capitão César Correia, para além da segundo prova do Kids Urban Run, haverá pinturas murais, lançamento da identificação da flora do estádio, horta das sensações dedicada às ervas aromáticas e alimentação saudável, diversas atividades de lazer e muita animação.