Feira de Maio em Elvas na Piedade de 13 a 15

A Feira de Maio após dois anos de paragem regressa ao Parque da Piedade, em Elvas, numa organização da Confraria do Senhor Jesus da Piedade, estando já a decorrer os preparativos com a montagem de tendas e divertimentos.

Com muitas décadas de tradição e uma forte presença pecuária a meio do século passado, a Feira de Maio, em Elvas, coincidiu sempre com o fim de semana do terceiro domingo do mês.

O evento, que este ano decorre entre 13 e 15 (de sexta-feira a domingo), conta com os tradicionais carrosséis, feirantes, bares e exposição de automóveis, entre outras atrações.

30 jogos no fim de semana da AF de Portalegre

A Associação de Futebol (AF) de Portalegre tem 30 desafios neste fim de semana, de sábado dia 7 e domingo 8 de maio. Em futebol, há 29 partidas de oito escalões etários; em futsal, apenas há um embate de seniores.

No campeonato distrital de seniores de futebol, fase única, tem quatro encontros às 17 horas: Castelo de Vide-Arronches (sábado), Crato-Gafetense, Gavionenses-Estrela e Mosteirense-Eléctrico (estes três no domingo).

No campeonato distrital de juniores de futebol, fase única, disputam-se dois jogos no sábado às 17 horas: Fronteirense-Campomaiorense e Eléctrico-Portalegrense.

No campeonato distrital de juvenis de futebol, fase única, disputam-se quatro desafios no domingo: Fronteirense-Eléctrico (9.30 horas), “Os Elvenses”-“O Elvas”, Montargilense-Castelo de Vide (ambos às 10.30 horas) e Portalegrense-Nisa (16 horas).

No campeonato distrital de iniciados de futebol, fase única, disputam-se cinco partidas no domingo: Estrela-Gavionenses, “O Elvas” B-Campomaiorense, Eléctrico-Fronteirense A, Nisa-Portalegrense (todos às 10.30 horas) e Fronteirense B-Crato (11.15 horas).

O campeonato distrital de sub-13 de futebol, fase única, tem três embates no sábado às 10.30 horas: Campomaiorense-Eléctrico, Portalegrense-Crato e Fronteirense-Castelo de Vide.

O campeonato distrital de sub-12 de futebol, fase única, tem quatro encontros no sábado às 10 horas: “Os Elvenses”-Arronches, Portalegrense B-“O Elvas”, Gavionenses-Campomaiorense e Nisa-Portalegrense A.

O campeonato distrital de sub-11 de futebol, fase única, tem quatro partidas no sábado às 10.30 horas: Eléctrico-Estrela, “O Elvas” B-Fronteirense, Hispanolusa-“Os Elvenses” e Campomaiorense-“O Elvas” A.

O campeonato distrital de sub-10 de futebol, primeira fase, tem três desafios no sábado às 10.30 horas: Monfortense-Portalegrense, Castelo de Vide-Nisa e Arenense-Campomaiorense

O campeonato distrital de seniores de futsal, no play off final, o jogo 1 disputa-se no sábado às 18 horas: Alter-Sousel.

Proteção civil de Elvas testa Tribunal em caso de incêndio

Passava pouco das 15.30 horas desta sexta-feira, 6 de maio, quando soaram os alarmes de incêndio do Tribunal Judicial da Comarca de Elvas.

Todos os funcionários e civis foram evacuados, para a realização de um simulacro, que serviu, sobretudo, para testar as condições do Tribunal da cidade, numa coordenação da Proteção Civil municipal.

O coordenador municipal de Proteção Civil, Tiago Bugio, explica quais os procedimentos que foram adotados para este exercício, que decorreu na zona de processos do Ministério público, do tribunal de Elvas. “Este exercício foi uma sequência de ações que foram desenvolvidas, primeiro com a elaboração das medidas de auto proteção do edifício público que, como todos, têm de cumprir regras de segurança, tendo em conta que é um edifício com alguns anos, teve que sofrer adaptações e, cumpre todas as regras de segurança, no que diz respeito, a sinalização e iluminação, entre outros”.

Foram efetuadas também, revela Tiago Bugio, “medidas de proteção que se baseia na formação dos técnicos e que trabalham no edifício e todos tiveram formação, e depois foi feita a adequação da parte teórica à parte pratica”.

O coordenador municipal da Proteção civil acrescenta que esta é “uma das zonas mais críticas do edifício, tendo em conta que o papel inflama rapidamente”, pelo que o exercício procurou, alertar e sensibilizar todos, para a forma como devem agir, neste tipo de situações.

Deste simulacro, resultaram, de forma fictícia, três vítimas, por inalação de fumo. Neste exercício, em que o incêndio terá deflagrado numa das salas de arquivo do tribunal, participaram mais de 20 elementos da corporação elvense, com o apoio de seis viaturas.

Orçamento do Estado apresentado em Marvão

O orçamento do Estado para 2022 vai ser apresentado no próximo domingo, dia 8 de maio, pelas 17 horas, na Casa da Cultura de Marvão.

A sessão conta com a presença de Pedro Adão e Silva, ministro da Cultura.

Reguengos admite ter transportes públicos com viaturas elétricas

O Município de Reguengos de Monsaraz vai avançar com um estudo de viabilidade financeira para analisar a implementação de uma rede de transportes públicos na cidade com veículos elétricos, no âmbito da Rurban Link – Rede de Ligações Circulares entre Áreas Urbanas e Rurais. Esta medida esteve em cima da mesa no encontro desta rede, que decorreu nos dias 21 e 22 de abril em Guimarães e que marcou o arranque da segunda fase da Rurban Link.

Através deste projeto colaborativo, Reguengos pretende centrar os seus esforços na valorização do meio rural do concelho executando igualmente o Plano de Salvaguarda da Biodiversidade e Desenvolvimento Rural, que permitirá dar a conhecer aos investidores e produtores locais e externos a realidade do território e toda a sua mais valia numa sustentabilidade económica baseada na economia circular verde. Estas medidas vão permitir promover a valorização do território rural, mas também a economia circular.

Reguengos de Monsaraz integra a iniciativa nacional Cidades Circulares, através da candidatura Rurban Link na área das relações urbano-rurais, e tem como parceiros os municípios do Fundão, Guimarães, Bragança, Penela, Ribeira Grande e Câmara de Lobos, juntamente com a Lisboa E-Nova – Agência de Energia e Ambiente de Lisboa. Após a primeira fase, que arrancou no verão de 2021 e que se concentrou no diagnóstico prospetivo do projeto, iniciou-se agora a fase de planeamento da ação, centrada na importância do trabalho a nível local e em rede.

Os municípios participantes na rede identificaram alguns problemas que afetam cada concelho na área dos resíduos gerados pelas suas principais atividades económicas e sociais, mas também as suas causas e efeitos. As autarquias estão atualmente a responder a um conjunto de desafios e a encontrar os parceiros mais adequados para os colmatar.

Évora apresenta à Europa o projeto “Life – Água de Prata”

O presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, e o vereador do Pelouro do Ambiente, Alexandre Varela, apresentam na próxima terça-feira, dia 10, o Projeto “Life – Água da Prata” à comissária Elisa Ferreira.

A representante de Portugal na Comissão Europeia vai ter oportunidade de observar, em visita ao terreno, o decurso das obras de implementação deste projeto estrutural, que contribuirá para a mitigação dos efeitos nocivos das alterações climáticas.

Durante a visita, que tem início às 9.30 horas, a comissária europeia vai ser informada sobre os detalhes do projeto, incluindo o impacto positivo que irá ter ao nível da salvaguarda dos recursos naturais, proteção do ambiente e mitigação dos efeitos negativos resultantes das alterações climáticas.

O Projeto “Life – Água da Prata”, com um orçamento a rondar 1,4 milhões de euros, é cofinanciado em 60% pelo Programa LIFE, um instrumento financeiro da União Europeia, que apoia projetos ambientais de conservação da natureza e de intervenção climática.

A concretização deste projeto, cujas obras deverão estar concluídas no final do presente ano, deverá permitir o cumprimento dos seguintes objetivos imediatos:  promover obras de conservação no aqueduto, de forma a permitir a sua utilização nesta nova função;  Aqueduto da Água da Prata é uma obra hidráulica do século XVI, com 18 quilómetros de extensão, ainda operacional e classificado como Monumento Nacional desde 1910; substituir a água tratada utilizada na rega por água não tratada, recuperando as nascentes originais com utilização do Aqueduto da Água da Prata; promover uma adaptação estrutural dos espaços verdes para resistirem a ondas de calor e precipitações extremas (com soluções de base natural), assim como medidas adicionais de eficiência na rega e poupança de energia.

Quatro adegas de Borba no concurso Cidades do Vinho 2022

Há quatro vinhos de Borba a concorrer no concurso Cidades do Vinho 2022, que decorre em Setúbal até ao próximo dia 9, segunda-feira. O concurso é organizado pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho e o Município de Borba apoiou esta participação, através do pagamento das inscrições dos produtores e facultando o transporte das amostras para o concurso.

Os vinhos de Borba a concurso são os brancos “Adega de Borba Reserva Branco 2019”, da Adega de Borba e “Visconde de Borba Branco Reserva 2020”, de Marcolino Sebo Wines and Oils, Lda.; e os tintos “Montes Claros Reserva Tinto 2019”, da Adega de Borba, e “Visconde de Borba Tinto 2021”, de Marcolino Sebo Wines and Oils, Lda.

O Município Borba convidou todos os produtores do concelho para este concurso, à chamada responderam os produtores Adega de Borba e Marcolino Sebo Wines and Oils, Lda. O Município “espera, em edições futuras, contar com uma maior representação do concelho, cuja história se confunde com a história do vinho”.

Em janeiro último, o Município de Borba apresentou uma candidatura para a organização deste concurso, que assentava na promoção do concelho “como território vinhateiro antiquíssimo”, na divulgação das adegas, produtores e enoturismo, na importância da Festa da Vinha e do Vinho, “como um dos mais antigos eventos vínicos do país e do Alentejo”, na valorização do Pavilhão de Eventos de Borba e outros equipamentos municipais e privados ligados ao vinho, bem como na salvaguarda da produção do “Vinho de Talha”.

Quem dirige miúdos também dirige maiores, diz o maestro Vasco Pereira

Vasco Pereira (na foto), de 65 anos, nascido em Lisboa mas criado em Campo Maior, desde cedo reconheceu o gosto especial que tinha pela música e a ambição em ser compositor.

Começou os estudos na Covilhã e aos 21 anos ingressou no Conservatório de Música de Badajoz onde teve ainda algumas experiências com instrumentos, sendo que nunca se imaginou a tocar para uma plateia. “O facto de ter que ajudar os meus filhos a treinar os instrumentos que tocavam, fez com que percebesse que gostava e sabia ensinar e dirigir. Quem dirige miúdos também dirige os maiores”.

Vasco Pereira compôs já diversas obras sendo que as mais recentes “All’Alba” e “Chegando, veio março” levaram o nome do músico mais longe. A primeira foi apresentada na Alemanha e a segunda em Madrid. “O meu objetivo não é ser famoso, mas sim que o meu trabalho seja conhecido internacionalmente e fique para o futuro”.

O Maestro Vasco Pereira assume, em entrevista na Rádio ELVAS, assume que só admirou “três homens na vida. Um foi o meu pai que me deu educação e me preparou para a vida, o outro foi o meu professor de história da música, o Dom Carmel Solis e o terceiro foi o meu primo e Comendador Rui Nabeiro, uma vez que vi coisas nele que não via noutras pessoas como a visão que tem de futuro e o facto de pensar bastante nas outras pessoas”.

Dia da Europa em Évora destaca PRR, juventude e valores

A comissária europeia Elisa Ferreira e ministra Mariana Vieira da Silva assinalam o Dia da Europa em Évora com PRR, juventude e valores europeus em destaque.

A Representação da Comissão Europeia em Portugal assinala o Dia da Europa na próxima segunda-feira, dia 9, em Évora, com um programa centrado nos objetivos e valores da União Europeia , num ano em que se assinala o Ano Europeu da Juventude e o 35º aniversário do programa Erasmus. Organizadas com o apoio da Câmara Municipal de Évora e em colaboração com um leque de entidades, sobretudo locais, as comemorações decorrem no Palácio de D. Manuel e no Jardim Público de Évora, adjacente ao palácio.

O programa oficial das comemorações arranca às 15 horas, com uma sessão protocolar no Palácio de D. Manuel com a participação da comissária europeia Elisa Ferreira e da ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva. A ocasião serve igualmente para assinalar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do NextGenerationEU, cuja avaliação foi aprovada pela Comissão Europeia.

Em paralelo, a Representação da Comissão promove um conjunto de atividades abertas ao público, no Jardim Público de Évora. Destaque para o diálogo, às 16.45 horas, entre a comissária Elisa Ferreira e jovens de diversas idades e entidades de ensino e de formação da região, cujas questões vão conduzir a conversa; e, uma hora depois, para a cerimónia de anúncio dos vencedores do Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa.

Este evento no Jardim começa, às 16.15 horas, com uma homenagem à Ucrânia e um momento musical por estudantes do Departamento de Música da Escola de Artes da Universidade de Évora, e termina com a atuação do DJ Charles-Baptiste, convidado pela Embaixada de França em Portugal, país que atualmente detém a Presidência do Conselho da União Europeia.

Às 10.30 horas, a Comissária Elisa Ferreira inaugura o novo edifício do Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT), juntamente com a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. A inauguração é seguida de uma visita às instalações do PACT e de um encontro com empresários locais.

Ainda da parte da manhã, o mercado de Évora acolhe o Encontro de Clubes Europeus da região organizado pelos três centros Europe Direct do Alentejo e de onde resultará um mural feito por mais de 100 estudantes sobre os valores europeus.

No dia 9, está patente, no Palácio D. Manuel, a Exposição Itinerante Multilingue «Alice no País das Maravilhas», uma iniciativa da Direção-Geral da Tradução da Comissão Europeia e que é trazida a Évora pelo centro Europe Direct Alentejo Central e Litoral, com 37 exemplares da obra de Lewis Carrol traduzidos para outras tantas línguas europeias, entre as quais as 24 línguas oficiais da União Europeia.

Programa do Dia da Europa 2022 em Évora:

das 10.30 às13 horas, Encontro Regional de Clubes Europeus, no Mercado;

14.30 horas, Desfile de Bandeiras, na Praça do Giraldo e arruada até ao Jardim Público de Évora;

15 horas, sessão protocolar, no Palácio de D. Manuel;

15 horas, encontro de projetos Erasmus+ e desenho colaborativo por estudantes;

16,15 horas, momento musical por estudantes da Escola de Artes, Universidade de Évora;

16.45 horas, diálogo da comissária europeia Elisa Ferreira com jovens;

17.45 horas, entrega do Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa;

18.15 horas, atuação do DJ Charles-Baptiste, convidado pela Embaixada de França em Portugal.

CIMAA aborda transferência de competências com a ANMP

O presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), Hugo Hilário, esteve presente na reunião entre a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e os autarcas e comunidades intermunicipais do Alentejo, que se realizou na passada terça-feira, 3 de maio, nos Paços do Concelho de Évora, com objetivo de abordar a descentralização e transferência de competências, a Lei das Finanças Locais e os Fundos Comunitários inseridos no PT2020, PT2030 e no PRR.

Nesta reunião, o presidente da CIMAA teve a oportunidade de manifestar a preocupação da CIMAA face à previsível dificuldade de adjudicação de obras, dada a conjuntura nacional e internacional, caraterizada pela indisponibilidade de mão de obra, e consequente acréscimo de custos e impossibilidade de cumprimento de prazos, que podem ser um problema grave para o encerramento do Portugal 2020 e para o cumprimento dos prazos do PRR.

Hugo Hilário afirma que, em relação às obras financiadas pelo Portugal 2020 e pelo PRR, “a conjuntura atual de subida de preços certamente provocará alterações significativas nos valores base das empreitadas e o desfasamento dos custos relativamente aos financiamentos aprovados”.

Ainda a propósito do PRR, o presidente da CIMAA defendeu que seria importante a garantia, por parte da tutela, da elegibilidade do IVA decorrente dos projetos e investimentos do poder local dentro no Plano de Recuperação e Resiliência português uma vez que, neste momento, isto não acontece.

Mês do Fado no concelho de Estremoz até 29 de maio

No âmbito da programação do centenário do Teatro Bernardim Ribeiro, o Município de Estremoz convidou o fadista estremocense José Gonçalez para fazer a curadoria e apresentação de um projeto que se denominou Mês do Fado.

Como forma de proporcionar um grande espetáculo de fado a todos os habitantes do concelho, a ideia foi trazer à rua o próprio Teatro Bernardim Ribeiro, levando-o a todas as freguesias através da música nacional que é Património da UNESCO. Deste modo, o TBR Sai à Rua já nestes sexta-feira e sábado e o ciclo de concertos começa em São Bento do Ameixial e São Bento do Cortiço, respetivamente com os fadistas Pedro Calado e Maritina, e terminam no dia 29, com a apresentação de Camané na mais emblemática sala de espetáculos da cidade de Estremoz.

Para o espetáculo do fadista Camané podem ser adquiridos os bilhetes no Posto de Turismo de Estremoz, na bilheteira do Teatro Bernardim Ribeiro e na bilheteira online. Este projeto tem um financiamento do “Fora de Cena” – Programação Cultural em Rede da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central.

O programa é o seguinte: 6 de maio, Fados em São Bento do Ameixial, com Pedro Calado, às 21.30 horas; 13 de maio, Fados em Estremoz, com João Caldeira, às 21.30 horas; 14 de maio, Fados em Santa Vitória Ameixial, com Miguel Ramos, às 21.30 horas; dia 20, Fados em Évora Monte, com Teresa Tapadas, às 21.30 horas; dia 21, Fados em S. Domingos, com José Geadas, às 21.30 horas; dia 22, Fados em Glória, com José Leal, às 18.30 horas; dia 25, Fados em São Lourenço de Mamporcão, com António Pinto Basto, às 21.30 horas; dia 26, Fados em Estremoz, com Silvino Sardo, às 21.30 horas; dia 27, Fados em Veiros, com Matilde Cid, às 21.30 horas; dia 28, Fados em Arcos, com Miguel Moura, às 21.30 horas; e dia 29, Fados em Estremoz, com Camané, no Teatro Bernardim Ribeiro.

Todos os espetáculos são gratuitos, exceto este de Estremoz, onde o preço do bilhete é de dez euros.

Semana Internacional desenvolvida pelo IPP

O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) vai realizar a Semana Internacional, entre 9 e 13 de maio de 2022.

Nesta iniciativa, vão marcar presença muitos participantes, entre docentes e quadros dirigentes e vários departamentos de trabalho, provenientes de instituições europeias, parceiras do IPP.

De acordo com a sua área de trabalho, os participantes desenvolverão sessões de ensino para os alunos e/ou participarão em eventos de formação e reuniões com os diferentes departamentos do IPP e secções do seu interesse.

Para além das sessões de trabalho, os visitantes terão a oportunidade de conhecer alguns dos locais mais representativos da região e visitar empresas e instituições relevantes.

Ficha de Inscrição da Festa do Sericaia

A Festa do Sericaia realiza-se 28 de maio de 2022, entre as 15 e as 20 horas

Pode-se inscrever no concurso preenchendo a ficha (clique aqui para ter a Ficha de inscrição_Festa do Sericaia) e enviando pelo  email radioelvas@gmail.com até ao dia 20 de maio.

Se preferir pode preencher a ficha de inscrição nos nossos estúdios, venha à Rua dos Chilões nº1, em Elvas.

A participação no concurso é gratuita.

 

GNR de Vila Viçosa detém três pessoas em flagrante delito

O Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial de Vila Viçosa, deteve ontem, dia 5 de maio, em flagrante dois homens de 24 e 28 anos e uma mulher de 25 anos por furto de metais não preciosos, em Vila Viçosa.

No seguimento de uma denúncia que estaria a ocorrer um furto de materiais ferrosos, cobre e outros metais não preciosos, em Vila Viçosa, a patrulha deslocou-se de imediato para o local e surpreendeu os suspeitos em flagrante, enquanto carregavam o material para as suas viaturas. No local verificou-se que, além dos objetos já carregados, houve ainda uma tentativa de furto de peças de maquinaria que ali se encontravam.

Foram apreendidas duas viaturas que já se encontravam carregadas com material furtado.

O material furtado foi restituído aos legítimos proprietários.

Os detidos foram constituídos arguidos, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Vila Viçosa.

Percurso do Contrabando do Café regressa este sábado a Marvão

O Percurso do Contrabando do Café está de regresso a Marvão, já amanhã, sábado, dia 7 de maio.

Para o presidente da Câmara de Marvão, Luís Vitorino, esta é uma iniciativa que “enaltece a memória dos contrabandistas e de todas as vivências da fronteira, sendo que o contrabando era uma forma de rendimento para as famílias, na altura”.

A concentração está marcada para as 8 horas, no Largo da Igreja de Galegos, e o percurso tem início às 9 horas. Mas meia hora antes, pelas 8.30 horas, tem lugar uma prova de migas de pão com carne de porco frita e café do contrabandista. Relativamente ao percurso em si, Luís Vitorino explica que tem partida marcada para as 9 horas, tendo a duração de três horas e conta com animação, alusiva ao contrabando.

O presidente da Câmara de Marvão, explica ainda que o Percurso conta com muitos participantes espanhóis, dada a proximidade com Valência de Alcântara, um município com o qual Marvão colabora em diversas iniciativas culturais.

Feira do Livo abre portas no Jardim Municipal de Redondo

O Município de Redondo inaugura hoje, sexta-feira, dia 6, pelas 18 horas, no Jardim Municipal de Redondo, o Encontro Literário no Coração do Alentejo – Feira do Livro “Palavras ao Vento”, cujo programa se estende até 15 de maio.

Trata-se de “um evento único a nível regional”, segundo o Município redondense, que contempla “um programa diverso para todos os gostos e todas as idades”, que inclui apresentações de livros, encontros com autores, exposições, oficinas, exibição de filmes, poesia, sessões de leitura, conversas e muita animação.

Borba vai ter viveiro de empresas

A candidatura apresentada pelo Município de Borba para a criação do “Viveiro de Empresas de Borba”, no âmbito do Aviso ALT20-27-2018-45 da PI 8.8 Concessão de apoio ao desenvolvimento dos viveiros de empresas foi aprovada no passado dia 29 de abril.

Com esta candidatura, o município propõe a adaptação de um espaço existente – 1º andar do Mercado Municipal de Borba, propriedade do município, sito no Largo da Liberdade, em Borba, para a criação de um viveiro de empresas. A área a remodelar será de aproximadamente 278,85 m2, constituída por: espaço de entrada e distribuição; cinco gabinetes para acolher empresas; sala de reuniões/formação; espaço de apoio; duas instalações sanitárias (uma delas, destinada a pessoas com mobilidade condicionada). O viveiro será dotado de infraestruturas básicas, e de equipamentos e serviços de apoio ao desenvolvimento empresarial.

Em termos de objetivos, com a concretização desta operação pretende-se contribuir para fixar população ativa, promover a criação de postos de trabalho, estimular a valorização partilhada de recursos, contribuir para a redução da mortalidade de empresas no seu período de arranque e promover e captar investimentos de empresas empreendedoras para o concelho.

O investimento total e elegível proposto tem o montante de 157.899,90 euros.

Furto de sumidouros remetido ao Ministério Público

Na sequência da notícia avançada pela Rádio ELVAS que dava conta do furto de sumidouros na cidade (ver aqui), a Polícia de Segurança Pública (PSP) deu-nos conta que “as duas ocorrências registadas pela PSP, já foram remetidas ao Ministério Público de Elvas, sendo esta autoridade judiciária, a competente para a delegação do inquérito no órgão de polícia criminal competente e consequentemente a investigação dos factos narrados.

A PSP admite que possam ter havido outro tipo de ocorrências, mas as quais, não foram, efetivamente, participadas e/ou denunciadas à PSP.

A PSP refere que e no âmbito do desempenho da sua missão, tendo como objetivo máximo, assegurar a segurança de pessoas e bens, sendo que, já se encontra a desenvolver as diligências tidas por necessárias, nesta fase, para tentar e evitar que ocorram mais situações similares às supra mencionadas, com um policiamento integral em toda a área de responsabilidade da PSP de Elvas.

Concomitantemente ao trabalho atualmente desenvolvido pela PSP local, esta força de segurança já teve a oportunidade de abordar o assunto com a edilidade elvense, sendo que e igualmente está a ser efetuado uma monitorização às tampas e sarjetas da via pública, procedendo-se à sua soldadura para evitar a sua subtração, sendo que as que estão a ser colocadas de novo, já são fixas ao solo para evitar essa mesma subtração.

A PSP de Elvas mais uma vez apela a todos os seus concidadãos que caso vislumbrem algum cidadão e/ou viatura suspeita, que entrem em contato de imediato com a Esquadrada PSP de Elvas através do numero de telefone : 268 039 100 para que ao local se possam deslocar os polícias para averiguarem a suspeita efetivamente comunicada”.

Castelo de Vide preside à Rede de Judiarias de Portugal

Na sequência do ato eleitoral realizado nesta terça-feira, 3 de maio, no Museu Judaico de Belmonte, Castelo de Vide passa agora a assumir a liderança da Rede de Judiarias de Portugal para o mandato de 2022-2024, cargo que era exercido pelo Município de Belmonte.

António Pita, presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, nas redes sociais, afirma que “o desafio que temos pela frente é a responsabilidade acrescida de afirmarmos, através de um efetivo trabalho em rede, o turismo religioso judaico como um fator de valorização do território que possa, por um lado, contribuir para o conhecimento, defesa e salvaguarda do património e da herança judaica nacional e, por outro lado, promover e divulgar essa herança de modo a que a mesma contribua para o crescimento turístico e económico dos concelhos envolvidos e do país”.

Castelo de Vide e a nova Direção da Rede de Judiarias de Portugal “agradecem a confiança das entidades que lhe depositaram a responsabilidade maior de um novo ciclo que agora se inicia a nível nacional”, e António Pita, enquanto presidente da Rede de Judiarias de Portugal, “assume o compromisso de igual dedicação, empenho e trabalho em prol do sucesso da Rede, à semelhança do que tem sido feito com êxito nesta matéria em Castelo de Vide”.

A Direção é composta pelos municípios de Castelo de Vide (presidente), Bragança, Torres Vedras (vice-presidente), Leiria e Penamacor (vogais). A Assembleia Geral é integrada por Belmonte (presidente), Covilhã (vice-presidente) e Torre de Moncorvo (secretário). No Conselho Fiscal, estão Sabugal (presidente), Elvas (vice-presidente) e Belmonte, através da Comunidade Judaica (secretário).

Apoio do gabinete Alzheimer M@ior com “muitas reservas” na pandemia

A pandemia, para além das consequências diretas da própria Covid-19, acarretou diversos prejuízos para a toda a população.

A quebra de rotinas, assim como o isolamento social, a que as pessoas foram obrigadas, durante estes dois últimos anos, foram também significativos para doentes de Alzheimer ou com qualquer outro tipo de demência.

Ainda assim, em Campo Maior, e apesar dos impactos, “difíceis de gerir”, revela a técnica Rosália Guerra, o gabinete Alzheimer M@ior está sempre disponível para prestar apoio a doentes e respetivas famílias, com atendimento telefónico ou presencial. “Estamos disponíveis para orientar as famílias”, acrescenta, assegurando que a forma mais fácil de contacto é através do número 961 315 534.

Apesar do gabinete nunca ter deixado de prestar apoio aos doentes, este teve “muitas reservas”, sobretudo no que toca à realização de atividades de estimulação cognitiva, nos domicílios. “Muitas das vivências e dos contextos de socialização ficaram altamente comprometidos com a pandemia e, portanto, os fatores de estimulação também ficaram comprometidos”, diz ainda Rosário Guerra.

Alzheimer M@ior é uma iniciativa, promovida pela Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, que trabalha a problemática da demência através de uma estratégia expositiva e interativa, reforçando as questões do treino da memória, atenção, estilo de vida saudável e envelhecimento ativo.

Visita à Sé de Elvas no âmbito do Art&Walking Festival

O Festival de Arte e Caminhadas do Alto Alentejo decorre entre hoje, dia 6, e dia 15 de Maio, pelos municípios de Elvas, Campo Maior, Monforte, Ponte de Sor, Sousel, Arronches e Avis.

Esta iniciativa pretende “unir o Alto Alentejo utilizando os conceitos de turismo de natureza e cultural, e surge inspirada na Galeria de Arte Estatuária de Alpalhão com peças originais de grande beleza”, de acordo com o coordenador do festival José Pedro Calheiros.

“O evento conta com caminhadas e passeios turísticos, sempre com a componente cultural e com alguém a acompanhar as visitas”, referiu o responsável.

O Festival Art&Walking Festival conta hoje com uma visita aos diversos locais onde vão decorrer as atividades. Em termos práticos, a primeira iniciativa decorre amanhã, em Elvas, com uma visita guiada, por Mário Cabeças, marcada para as 10 horas, à Sé de Elvas.