Reguengos admite ter transportes públicos com viaturas elétricas

O Município de Reguengos de Monsaraz vai avançar com um estudo de viabilidade financeira para analisar a implementação de uma rede de transportes públicos na cidade com veículos elétricos, no âmbito da Rurban Link – Rede de Ligações Circulares entre Áreas Urbanas e Rurais. Esta medida esteve em cima da mesa no encontro desta rede, que decorreu nos dias 21 e 22 de abril em Guimarães e que marcou o arranque da segunda fase da Rurban Link.

Através deste projeto colaborativo, Reguengos pretende centrar os seus esforços na valorização do meio rural do concelho executando igualmente o Plano de Salvaguarda da Biodiversidade e Desenvolvimento Rural, que permitirá dar a conhecer aos investidores e produtores locais e externos a realidade do território e toda a sua mais valia numa sustentabilidade económica baseada na economia circular verde. Estas medidas vão permitir promover a valorização do território rural, mas também a economia circular.

Reguengos de Monsaraz integra a iniciativa nacional Cidades Circulares, através da candidatura Rurban Link na área das relações urbano-rurais, e tem como parceiros os municípios do Fundão, Guimarães, Bragança, Penela, Ribeira Grande e Câmara de Lobos, juntamente com a Lisboa E-Nova – Agência de Energia e Ambiente de Lisboa. Após a primeira fase, que arrancou no verão de 2021 e que se concentrou no diagnóstico prospetivo do projeto, iniciou-se agora a fase de planeamento da ação, centrada na importância do trabalho a nível local e em rede.

Os municípios participantes na rede identificaram alguns problemas que afetam cada concelho na área dos resíduos gerados pelas suas principais atividades económicas e sociais, mas também as suas causas e efeitos. As autarquias estão atualmente a responder a um conjunto de desafios e a encontrar os parceiros mais adequados para os colmatar.