Quercus promove quarto curso sobre biodiversidade fronteiriça

Tem início esta segunda-feira, 19 de setembro, o quarto curso de formação sobre biodiversidade fronteiriça, promovido pela Quercus, como parte integrante do projeto BIOTRANS, um projeto de cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha.

A ação, cofinanciada pelo FEDER através do Programa Interreg, tem por objetivo a gestão conjunta e integrada da conservação da biodiversidade na região da EUROACE (Centro-Alentejo-Extremadura), através da implementação de ações conjuntas e sinérgicas entre parceiros ibéricos para proteger e conservar a biodiversidade da área, explica José Janela, da Quercus, na edição desta semana do “Ambiente em FM”.

Este é um curso “lecionado no formato telemático, gratuito e aberto, que inclui webinares temáticos com especialistas”, tendo a duração de cinco semanas, num total de 25 horas (incluindo cinco sessões síncronas de uma hora). Decorre em horário pós-laboral.

De acordo com o ambientalista, “a singularidade e diversidade biológica existente ao longo da fronteira, assim como a necessidade de conservar e valorizar a biodiversidade e os espaços naturais transfronteiriços com extensos ecossistemas e áreas naturais protegidas, é um dos fatores valorizados. O conhecimento da biodiversidade regional por parte dos cidadãos é importante para a sua conservação”.

“Sensibilizar e divulgar os valores naturais, dar a conhecer a biodiversidade transfronteiriça, identificar os distintos problemas e riscos ambientais que se possam gerar nas atividades e projetos de desenvolvimento assim como as possíveis soluções e medidas de intervenção e sensibilizar sobre vigilância ambiental” são os principais objetivos deste curso.