Apoio do gabinete Alzheimer M@ior com “muitas reservas” na pandemia

A pandemia, para além das consequências diretas da própria Covid-19, acarretou diversos prejuízos para a toda a população.

A quebra de rotinas, assim como o isolamento social, a que as pessoas foram obrigadas, durante estes dois últimos anos, foram também significativos para doentes de Alzheimer ou com qualquer outro tipo de demência.

Ainda assim, em Campo Maior, e apesar dos impactos, “difíceis de gerir”, revela a técnica Rosália Guerra, o gabinete Alzheimer M@ior está sempre disponível para prestar apoio a doentes e respetivas famílias, com atendimento telefónico ou presencial. “Estamos disponíveis para orientar as famílias”, acrescenta, assegurando que a forma mais fácil de contacto é através do número 961 315 534.

Apesar do gabinete nunca ter deixado de prestar apoio aos doentes, este teve “muitas reservas”, sobretudo no que toca à realização de atividades de estimulação cognitiva, nos domicílios. “Muitas das vivências e dos contextos de socialização ficaram altamente comprometidos com a pandemia e, portanto, os fatores de estimulação também ficaram comprometidos”, diz ainda Rosário Guerra.

Alzheimer M@ior é uma iniciativa, promovida pela Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, que trabalha a problemática da demência através de uma estratégia expositiva e interativa, reforçando as questões do treino da memória, atenção, estilo de vida saudável e envelhecimento ativo.