Castelo de Vide preside à Rede de Judiarias de Portugal

Na sequência do ato eleitoral realizado nesta terça-feira, 3 de maio, no Museu Judaico de Belmonte, Castelo de Vide passa agora a assumir a liderança da Rede de Judiarias de Portugal para o mandato de 2022-2024, cargo que era exercido pelo Município de Belmonte.

António Pita, presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, nas redes sociais, afirma que “o desafio que temos pela frente é a responsabilidade acrescida de afirmarmos, através de um efetivo trabalho em rede, o turismo religioso judaico como um fator de valorização do território que possa, por um lado, contribuir para o conhecimento, defesa e salvaguarda do património e da herança judaica nacional e, por outro lado, promover e divulgar essa herança de modo a que a mesma contribua para o crescimento turístico e económico dos concelhos envolvidos e do país”.

Castelo de Vide e a nova Direção da Rede de Judiarias de Portugal “agradecem a confiança das entidades que lhe depositaram a responsabilidade maior de um novo ciclo que agora se inicia a nível nacional”, e António Pita, enquanto presidente da Rede de Judiarias de Portugal, “assume o compromisso de igual dedicação, empenho e trabalho em prol do sucesso da Rede, à semelhança do que tem sido feito com êxito nesta matéria em Castelo de Vide”.

A Direção é composta pelos municípios de Castelo de Vide (presidente), Bragança, Torres Vedras (vice-presidente), Leiria e Penamacor (vogais). A Assembleia Geral é integrada por Belmonte (presidente), Covilhã (vice-presidente) e Torre de Moncorvo (secretário). No Conselho Fiscal, estão Sabugal (presidente), Elvas (vice-presidente) e Belmonte, através da Comunidade Judaica (secretário).