São Miguel de Machede já tem centro de convívio

O novo Centro de Convívio de São Miguel de Machede, no concelho de Évora, foi inaugurado na passada segunda-feira, dia 25. O simbolismo da data histórica da revolução de 1974 esteve presente na inauguração deste novo espaço comunitário, que representa a concretização de uma antiga aspiração da população micaelense.

Na cerimónia de inauguração, teve presença numerosa a população da freguesia, que teve oportunidade de assistir às atuações da Banda da Associação Filarmónica 24 de Junho, do Grupo de Acordéons da ARPI dos Canaviais e do Grupo de Cantadeiras de São Miguel de Machede.

Também esteve presente, entre outras individualidades, o presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, que agradeceu a todos os que tornaram possível a realização deste sonho antigo, com destaque para a Associação Amigos dos Reformados, Pensionistas e Idosos de São Miguel de Machede, entidade que, no futuro, se prevê venha a ficar responsável pela gestão direta deste equipamento.

A construção do novo centro de convívio, agora concluída, veio recuperar um projeto antigo, há muito esperado pela população e que se tornou possível graças a uma candidatura de sucesso submetida pela Câmara Municipal de Évora a financiamento da União Europeia e que acabou por se traduzir num investimento global que ronda 500 mil euros.

O centro dispõe de uma sala de convívio dimensionada e equipada para servir com conforto e funcionalidade os diversos grupos etários, bar e apoio de cozinha, espaço de cabeleireiro e barbearia, instalações sanitárias adaptadas, gabinete médico e de enfermagem, lavandaria, diversas salas de apoio e ainda um arranjo dos espaços exteriores.

Sociedade Agrícola Tradição Verde de Barbacena vence prémios na FIAPE

A Sociedade Agrícola Tradição Verde, sediada no Monte dos Apóstolos, em Barbacena, no concelho de Elvas, saiu premiada de alguns dos concursos que têm estado a decorrer na edição deste ano da Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz (FIAPE).

Na raça Merino Alemão, da Associação Portuguesa de Criadores de Merino Alemão, estes criadores de Barbacena venceram o primeiro prémio na classe de malatos e o terceiro prémio na classe de borregos. Tiago Amaral, responsável por esta associação, garante que estes prémios são “a recompensa” pelo trabalho desenvolvido em termos genéticos.

Quanto à FIAPE, Tiago Amaral, que foi um dos fundadores da Associação Portuguesa de Criadores de Merino Alemão, espera que os seus animais suscitem interesse a quem se dedica a este negócio. “Fui o primeiro criador de Merino Alemão, em Portugal. A partir daí, foi mais outro amigo e fomos crescendo. Já somos 20 sócios e fundámos a associação”, adianta, sendo que associação tem apenas dois anos de existência.

A entrega dos prémios, na FIAPE, decorre este sábado, dia 30 de abril.

Fotorreportagem: Festas do Povo em destaque nos stands da FIAPE

As Festas do Povo de Campo Maior, elevadas no final do ano passado a Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO, estão em grande destaque na edição deste ano da FIAPE, que decorre, até domingo, no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz.

No stand do Município de Campo Maior, sobressaem, para além das tradicionais pandeiretas, com as quais os campomaiorenses tanto gostam de acompanhar os cânticos das tradicionais Saias, não só, mas sobretudo por altura das Festas do Povo, mas como uma grande panóplia de flores de papel: de todas as cores, tamanhos e feitios.

Algumas das imagens do stand do Município de Campo Maior para ver nas imagens abaixo:

Centenário do nascimento de Manuel Massano

Manuel Massano, uma das grandes figuras desportivas de “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos, nasceu em 29 de abril de 1922.

No dia em que passam 100 anos sobre esta data, a Direção de “O Elvas” evoca a memória de Manuel Massano.

Nos primeiros anos do Clube Alentejano de Desportos, entre 1947 e 1950, na I Divisão do futebol português, Massano foi um médio de grande recorte técnico e apurada visão de jogo, com o reconhecimento de largos milhares de espectadores em dezenas de campos do nosso país. Na altura, muitos defendiam que uma boa parte dos golos finalizados por Patalino nasciam nos pés de Massano.

No regresso de “O Elvas” ao futebol nacional, em 1971, Manuel Massano ainda deu o seu contributo valioso ao plantel azul-e-ouro, as suas cores de uma vida.

Elvas procura dador de medula para Paula Remédios

Este sábado, dia 30, realiza-se uma recolha de sangue, para possíveis dadores de medula óssea, no Banco de Sangue de Elvas.

“Dada a necessidade de encontrar um dador compatível com a nossa bombeira Paula, os bombeiros de Elvas tomaram a iniciativa de fomentar uma recolha de sangue com o intuito de encontrar alguém compatível. Esta recolha é muito simples. Consiste numa recolha de sangue que depois seguirá para análise de compatibilidade”, de acordo com o comandante dos bombeiros de Elvas, Tiago Bugio.

A recolha de sangue decorre entre as 9.30 e as 13 horas Banco de Sangue de Elvas.

Elvas com 104 novos casos Covid na última semana

O concelho de Elvas, desde o passado dia 23 e até hoje, 29 de abril, registou 104 novos casos de Covid-19 e 121 altas.

Encontram-se ativos, ao dia de hoje, 54 casos de infeção.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 7.422 casos positivos, 42 óbitos e 7.326 recuperações.

Assinatura Digital: Como Contratar Crédito Online?

Sabia que já é possível pedir um crédito totalmente online através da assinatura digital? Conheça este método e saiba como utilizá-lo.

A evolução tecnológica e consequente digitalização de processos vieram alterar significativamente a forma como vivemos. Os empregos transformaram-se, os serviços tornaram-se mais ágeis e as relações ficaram mais impessoais.

Isto significa que à distância de um clique, é possível tomar inúmeras decisões. Desde compras a subscrição de serviços, várias são as questões que podem ser tratadas online.

Algumas delas, graças à existência da assinatura digital. Com ela, pode assinar documentos importantes, como contratos de crédito, e dar seguimento a processos burocráticos sem ter de sair de casa ou usar papel e caneta.

E desengane-se se pensa que se trata de uma autenticação com maior risco. A assinatura digital é tão segura quanto a assinatura presencial.

Como Fazer Assinatura Digital

A assinatura digital consiste numa chave virtual privada, que se traduz numa identificação única, pessoal e intransmissível. Como o nome indica, é feita digitalmente, através de um computador, tablet ou smartphone.

Depois de autenticado com esta ferramenta, o documento em causa é encriptado. Isto significa que é convertido num código único e selado com proteção digital, o que atesta a sua segurança.

Mas como pode obter a sua assinatura digital? Bom, existe mais do que uma forma.

As mais amplamente conhecidas são através do Cartão de Cidadão e da Chave Móvel Digital (CMD). Em ambos os casos terá de ativar a funcionalidade de assinatura digital e precisará de instalar a aplicação Autenticação.gov, o software criado para o efeito.

No entanto, assinar com o Cartão de Cidadão é, provavelmente, o método mais complexo. Requer a ativação da assinatura presencialmente e a posterior utilização de um leitor de cartões para poder efetivamente recorrer ao seu documento de identificação para a autenticação.

Já no caso da CMD, a ativação pode ser feita online e vai precisar apenas do seu código PIN da assinatura digital. A assinatura é depois feita através da aplicação mencionada acima.

Por outro lado, pode optar pelo Acrobat Sign, o sistema da Adobe Reader. Com este software, a assinatura é criada diretamente no leitor PDF e pode aplicá-la de imediato no documento em causa, o que torna o processo mais simples.

Por fim, pode ainda assinar digitalmente através de um método um pouco diferente: a one-time password, que é uma espécie de senha descartável de utilização única. Este é um processo que recorre ao envio de mensagens de texto com códigos únicos, que terá de usar para se autenticar e validar as suas decisões.

Pedir Crédito Online Com Assinatura Digital

Atualmente, já é possível recorrer à assinatura digital para validar inúmeros processos nos mais variados setores. E o setor bancário não é exceção.

Isto significa que já é possível encontrar ofertas de crédito 100% online, passíveis de ser contratadas com recurso à assinatura digital. Desta forma, o pedido de crédito torna-se mais fácil e cómodo.

Esta mudança de paradigma é especialmente notória quando o tema é crédito pessoal online. Este é o tipo de financiamento menos burocrático e, por isso, mais célere.

Pode, por exemplo, pedir um crédito pessoal para obras, para dar uma nova vida à sua casa, ou um crédito pessoal para formação, para investir nos seus estudos. Tudo 100% online, sem ter de se deslocar a um balcão.

Ao pedir um crédito online, poderá também submeter os seus documentos digitalmente, o que faz desta solução uma opção mais ecológica. Depois, basta autenticar-se com a sua assinatura digital e o processo decorre normalmente.

A instituição de crédito avalia a sua situação financeira, calcula a taxa de esforço e analisa os documentos submetidos. Após esta fase, terá uma resposta rápida e, caso a concessão avance, o dinheiro será depositado na sua conta.

Embora as vantagens sejam indiscutíveis, o aparecimento do crédito online também abriu portas para a necessidade de cuidado redobrado. As propostas fraudulentas de falsas entidades financeiras multiplicam-se e, caso não esteja atento, poderá cair num esquema de burla.

Para evitar este tipo de problema, deve confirmar se a instituição em causa se encontra certificada como financiadora de crédito. Deve confiar apenas naquelas que sejam supervisionadas e aprovadas pelo Banco de Portugal.

Passeio de BTT em Elvas no arranque dos Jogos do Alto Alentejo

A 20ª edição dos Jogos do Alto Alentejo, promovida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), tem início amanhã, sábado, dia 30, em Elvas, com um passeio de cicloturismo.

O evento desportivo, que conta, para já, com a participação de 14 dos 15 municípios do distrito de Portalegre, revela o técnico superior de Desporto da CIMAA, Duarte Claudino, foi preparada com “algumas cautelas”, com atividades, sobretudo, ao ar livre, direcionadas a todo o tipo de públicos, incluindo as crianças, seniores e portadores de deficiência.

“Esperamos arrancar bem e acabar melhor”, comenta Duarte Claudino, assegurando que, com estes Jogos do Alto Alentejo, para além de se privilegiar “a parte desportiva, aliada à saúde”, procura-se dar destaque à “parte social e de confraternização”.

O passeio de cicloturismo em Elvas inclui almoço no final, para quem se inscreveu, previamente, para participar na iniciativa, que conta com organização da Câmara Municipal em parceria com o Ciclo Clube BTT de Elvas.

O início do passeio está marcado para as 9 horas, junto à sede do Ciclo Clube.

Festa de Santa Catarina de Sena celebrada em Elvas

A Festa de Santa Catarina de Sena celebra-se hoje, sexta-feira, dia 29 de Abril, com uma eucaristia, marcada para as 19.15 horas, na Igreja de São Domingos, em Elvas.

Santa Catarina de Sena nasceu em Sena no ano 1347. Movida pelo desejo de perfeição, entrou na Ordem Terceira de S. Domingos quando era ainda adolescente. Inflamada no amor de Deus e do próximo, trabalhou incansavelmente pela paz e concórdia entre as cidades, defendeu com ardor os direitos e a liberdade do Romano Pontífice e promoveu a renovação da vida religiosa. Escreveu importantes obras de espiritualidade, cheias de boa doutrina e de inspiração celeste. Morreu no ano 1380.

É Padroeira da Itália com São Francisco de Assis, e padroeira da Europa, com Santa Brígida, Santa Teresa Benedita da Cruz, São Bento, São Metódio e São Cirílo. Na Ordem Dominicana é Padroeira das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena e também dos Leigos Dominicanos.

Maus-tratos na infância “não podem ser uma temática”, defende Luís Rosinha

O flagelo dos maus-tratos na infância “não pode ser uma temática” e tem de deixar de existir na sociedade. Quem o diz é o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, à margem da formação do já tradicional Laço Azul Humano, ao final da manhã desta sexta-feira, 29 de abril, no campo do Estádio Capitão César Correia, no âmbito do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.

“Tem que existir este caminho, que não pode ser só feito por parte da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) – é muito mais feito pela estrutura familiar, do que propriamente por quem está fora – mas aquilo que eu retenho, deste mês intenso e com tantas atividades, é que conseguimos consciencializar, alertar e demonstrar que existe comunidade em torno destes movimentos”, adianta o autarca.

Este, diz ainda Rosinha, foi “um mês fantástico”, que chega agora ao fim, sobretudo, com “um sentimento de dever cumprido”. “Quero saudar, na pessoa da presidente da CPCJ, a professora Francisca Russo, todos os comissários, porque penso que foi um mês intenso também para eles”, acrescenta. Continuar a traçar caminho, independentemente da altura do ano, para, com um trabalho em rede, prosseguir com o trabalho de consciencialização para problemáticas como esta dos maus-tratos a crianças, será sempre o objetivo da autarquia e das entidades locais com quem ela trabalha.

Nesta atividade da formação do laço azul humano, “a mais emblemática”, uma vez que acontece em todo o país, lembra Francisca Russo, participaram cerca de 260 crianças. “São todas as crianças do pré-escolar do concelho: do Agrupamento de Escolas, da Santa Casa da Misericórdia e do Centro Educativo Alice Nabeiro”, adianta a presidente da CPCJ de Campo Maior.

Ainda antes do início da formação do laço, as crianças tiveram oportunidade de participar em algumas atividades lúdicas, iniciativas que resultam de um trabalho conjunto de várias entidades. “A CPCJ tem trabalhado muito bem em equipa, todos os comissários, e temos tido a participação e o empenho de outras entidades, nomeadamente o CLDS, o Município, a Santa Casa, Coração Delta, a Cooperativa, que também nos deu a fruta, e o Intermarché. Tem sido um conjunto de entidades e as atividades que aqui estão a decorrer saíram da comissão alargada, sendo que entre todos os comissários planeámos aquilo que seria o mês de abril”, explica Francisca Russo.

Com a chegada ao fim de abril, a presidente da CPCJ faz um balanço “bastante positivo” das atividades desenvolvidas, com vários objetivos alcançados, durante todo o mês. “As atividades têm decorrido lindamente, a mensagem tem chegado às crianças e aos adultos. Têm-se dado visibilidade a uma problemática que tem de ser encarada de vez e trabalhada”, diz ainda Francisca Russo, por mais que lembre a prevenção deverá ser feita ao longo de todo o ano.

Na próxima terça-feira, a CPCJ irá ainda fazer uma outra atividade, que promete dar outra cor e vida à Avenida Calouste Gulbenkian. Serão colocadas mantas de retalhos, nas árvores dessa avenida, que foram feitas pelas crianças das escolas públicas e privadas do concelho.

 

 

 

Gene Garcia na primeira noite dedicada ao Jazz em Elvas

A 7.ª edição do ArtJaZz Festival de Elvas decorre entre hoje, sexta-feira, dia 29, e domingo, dia 1 de maio, no cineteatro Municipal da cidade.

Jorge Goes, diretor artístico e produtor do evento, garante que “em Elvas vão estar alguns dos melhores músicos nacionais e da Estremadura, uma vez que, hoje, atua Gene Garcia, natural de Badajoz”.

“Acho que esta edição vai surpreender outra vez e vamos ter mais pessoas a assistir, uma vez que, com o levantamento de algumas restrições, as pessoas estão desejosas destes eventos”, garantiu o artista.

Os bilhetes estão já à venda no Posto de Turismo de Elvas, em Ticketline.pt ou na bilheteira do Cine-Teatro uma hora antes do concerto.

Dois indivíduos detidos por furto em Ponte de Sor

O Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Posto Territorial de Ponte de Sor, deteve ontem, dia 28 de abril, dois homens de 18 e 26 anos, no concelho de Ponte de Sor.

No decorrer de uma ação de patrulhamento durante a noite, os militares da Guarda surpreenderam em flagrante os dois indivíduos quando se encontravam a furtar um contador de água. No seguimento das diligências policiais foram apreendidos um auto rádio, nove contadores de água, uma torneira, uma ligação de torneira, um alicate, uma chave inglesa, uma chave de fendas e uma mochila.

Os detidos foram constituídos arguidos e encontram-se retidos nas instalações da Guarda. Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Ponte de Sor.

Cerca de 500 crianças formaram Laço Azul Humano em Elvas

Cerca de 500 crianças dos três agrupamentos de Escola de Elvas e do Colégio Luso- Britânico formaram esta sexta-feira, 29 de abril, um Laço Azul Humano, no Estádio de Atletismo da cidade.

A iniciativa teve início com a música “Cuida de Mim”, da campanha nacional para a prevenção dos maus-tratos na infância, interpretada por Margarida Moriano Silva e Roberto Cabral.

Este laço azul humano foi o culminar de um mês de abril repleto de iniciativas, levadas a cabo pela CPCJ de Elvas, no âmbito da prevenção dos maus-tratos na infância. Raquel Guerra presidente da Comissão, revela que “o balanço deste mês foi bastante positivo, na medida em que, quando foram planificadas estas atividades, foram pensadas em chegar a todos os anos de escolaridade”.

A presidente da CPCJ de Elvas recorda que “foi objetivo lembrar as crianças e que elas retivessem a mensagem de que é um direito ser bem tratadas, especialmente, no seio familiar”. Raquel Guerra explica ainda que as famílias não ficaram de fora destas iniciativas, através da realização do calendário dos afetos, pelo que realça, “os objetivos desta campanha do mês de abril foram cumpridos”.

“A mensagem de que devemos dar amor às nossas crianças, porque nós somos o espelho delas e, é o que elas merecem, merecem ter uma infância feliz, porque ela não volta e é um momento único, na vida de cada um”, foi retida pelas crianças e famílias, pelo que Raquel Guerra diz que “a Comissão está muito feliz, por ter alcançado esse objetivo”.

André Amaro, António Zambujo e Pedro Cazanova esta noite na FIAPE

A terceira noite de FIAPE é dedicada a artistas portugueses com André Amaro, às 22 horas, e António Zambujo, às 23 horas. Para a madrugada, à uma hora, a atuação é do DJ Pedro Cazanova.

A 34ª edição da FIAPE está a decorrer até dia 1 de maio, em paralelo com a Feira de Artesanato que vai já na sua edição 38. A organização é do Município de Estremoz, numa parceria com a Associação de Criadores de Ovinos da Região de Estremoz.

Mocinha diz: Câmara de Elvas “não está falida” e tem “situação financeira equilibrada”

Depois de Assembleia Municipal de Elvas ter aprovado as contas relativas ao ano passado, 2021, Nuno Mocinha emitiu um comunicado onde afirma “com agrado” que a Câmara “não está falida”, pelo contrário, “ tem uma situação financeira equilibrada”.

Estas afirmações surgem depois de as contas referentes ao ano de 2021 terem sido analisadas por um empresa de revisores oficiais.

Pode ler o comunicado de Nuno Mocinha aqui:

“A Assembleia Municipal de Elvas aprovou as contas relativas a 2021.

As contas foram analisadas por uma empresa de revisores oficiais, que referiram, entre outros aspetos, no seu parecer e certificação sem reservas, o seguinte:

“Examinámos o balanço em 31 de dezembro de 2021, que evidencia um total de 100.337.642,39 euros e um total de património líquido de 96.788.123,16 euros (…)”

“(…) o Município dispunha, e ainda se mantêm no fecho do exercício de 2021, de 700 mil euros em depósitos a prazo.”

“(…) o Município de Elvas apresenta um equilíbrio orçamental corrente de 3.286.782,19 euros.”

“(…) margem de endividamento de 24,3 milhões de euros (…)”

“(…) o Município não tem Fundos Disponíveis negativos.”

“O mapa disponibilizado não identifica pagamentos em atraso.”

No relatório de gestão de 2021 elaborado pelos serviços da Câmara Municipal de Elvas, pode ler-se:

“É de salientar um aumento do saldo de disponibilidades de 512.524,07€ em 2021”.

Podemos ainda ver a seguinte informação:

O peso dos custos de pessoal na despesa total é de 31,31%;

Autonomia Financeira é 107,14%;

Liquidez Geral 182,30%;

Endividamento é somente 3,54%, não tendo sido contraído qualquer novo empréstimo em 2021 para o Município de Elvas.

O Resultado líquido do exercício foi negativo no valor de 1 484 798,21 euros. Mas se lhe somarmos as amortizações e depreciações do exercício no valor de 6.838.372,46 euros (derivadas do elevado investimento efetuado), obtemos um Resultado antes de depreciações e gastos de financiamento positivo no valor de 5.350.999,42 euros.

A Dívida total (operações orçamentais do Município) em 31.12.2021 era 869.651,78 euros.

Em Caixa e Depósitos em 31.12.2021 havia 3.628.769,52 euros.

Para memória futura dizer que quando terminou o último mandato, em 07.10.2021, foi entregue em mão e por via eletrónica, um dossier, elaborado pelos serviços da câmara, ao Sr. Presidente da Câmara, Rondão Almeida, com informação de todos os assuntos da câmara, e do qual constava, que a dívida total era de 562.846,98 euros, a receita por receber dos Fundos referente a despesa já paga pela câmara era de 407.519,20 euros e que ficaram na tesouraria e no Banco 3.101.024,63 euros.

Registo com agrado que a Câmara Municipal de Elvas não está falida, pelo contrário, como sempre afirmei: a Câmara Municipal de Elvas, tem uma situação financeira equilibrada”.

“Ocupação muito significativa” dos hotéis de Elvas com Rota dos Cafés Delta

A Rota dos Cafés Delta está de regresso às estradas do Alto Alentejo, amanhã e domingo, dias 30 de abril e 1 de maio.

O passeio de automóveis clássicos, que vai já na sua 16ª edição, decorre “nos mesmos moldes” dos anos anteriores, revela o responsável pela organização, Eduardo Cristiano (na imagem), adiantando que participam no evento 175 pessoas e 82 carros.

“A pandemia impediu-nos, nos dois últimos anos, de podermos estar juntos neste evento e procurámos, logo que houve esta abertura, dar andamento ao evento”, comenta o responsável, assegurando que este bem é mais que um encontro de automóveis com muitos anos de vida e de estrada. Gastronomia, paisagem e património, garante Eduardo Cristiano, são componentes que fazem da Rota dos Cafés Delta o evento que é, aos dias de hoje.

O responsável lembra ainda a mais-valia deste passeio, em termos de ocupação hoteleira, para Elvas, uma vez que conduz à região pessoas de toda a parte do país: “vêm de todo o lado, de Penacova, Ílhavo, temos gente por aí baixo até ao Baixo Alentejo”. “80 por cento destas pessoas ficam aqui a comer e a dormir e temos os hotéis com uma ocupação muito significativa”, garante.

O passeio tem início marcado para as 9 horas, amanhã, em frente ao Hotel Santa Beatriz, em Campo Maior, estando a saída, com destino a Alpalhão, marcada para as 10.15 horas. Depois de almoço, os inscritos seguem em para Castelo de Vide, de onde saem às 18 horas, em direção a Elvas, onde decorre o jantar, marcado para as 21.15 horas, no hotel Vila Galé.

Já no domingo, os participantes têm a oportunidade de visitar o Museu de Arqueologia e Etnografia António Tomás Pires. Às 12.45 horas saem de Elvas, em direção a Campo Maior, onde decorre o almoço.

Rastreio de cancro da pele e oral decorre na Tecnidelta

Uma equipa de profissionais de saúde ligados ao Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa contra o Cancro vai estar em Campo Maior este sábado, 30 de abril, para efetuar rastreios gratuitos dos cancros da pele e oral.

A iniciativa vai decorrer entre as 9 e as 18 horas nas instalações da empresa Tecnidelta do Grupo Nabeiro, na Rua Dr. Tello da Gama, junto ao Centro Cultural de Campo Maior.

Os rastreios destinam-se à população adulta, com particular incidência nas pessoas a partir dos 50 anos, no que diz respeito ao cancro da pele, e 40 anos para despiste do cancro oral.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Para mais informações e inscrições estão disponíveis os telefones 245 330 989 e 915 999 892. O contacto pode também ser feito através do e-mail grupoapoioportalegre@ligacontracancro.pt.

Esta passagem por Campo Maior da equipa de rastreios da Liga Portuguesa contra o Cancro conta com a colaboração do Coração Delta – Associação de Solidariedade Social do Grupo Nabeiro e os apoios da Delta Cafés e Renova.

[/shc_shortcode]

Elvense Rodolfo Carola participa em concurso na FIAPE

Rodolfo Carola, de 22 anos, natural de Elvas, vai participar amanhã no concurso de ovelhas Suffolk que vai decorrer na FIAPE, em Estremoz.

Criador de ovelhas Suffolk há cerca de quatro meses, Rodolfo Carola conta com um efetivo de sete fêmeas e dois machos. O jovem explica que quando começou com esta raça já tinha ovelhas merinas aqui da região. Entretanto, através do Facebook, comecei a falar com alguns criadores e a achar graça à raça. Após pesquisas na internet, percebi que é uma raça que tem um rendimento muito superior e a capacidade de parir mais borregos que as outras raças, sendo também muito rentável do ponto de vista alimentar”.

O criador elvense refere que teve alguns receios quando começou, devido às particularidades da raça, uma vez que “estas ovelhas podem ter alguns problemas de parto, por terem um porte muito superior. Nós temos criadores com borregos que nascem com uma média de 11 quilos, quando a média de nascimento do nosso borrego merino é de três quilos. Mas depois de começar a criar e a perceber as suas exigências, fui tendo ainda mais interesse”.

O concurso de raça Suffolk realiza-se amanhã, sábado, na FIAPE e Rodolfo Carola tem algumas esperanças em ganhar um prémio: “temos sempre alguma esperança nos nossos animais, apesar de estar a competir com o top5 dos melhores criadores de Portugal. Vamos ver como corre”.

Rodolfo Carola refere ainda que “a participação na FIAPE tem sido muito boa e a particularidade de apresentar estas ovelhas “amarelas” suscita muita curiosidade às pessoas. Logo nos primeiros dias de feira tivemos aqui muitas pessoas a perguntar porque é que elas são amarelas. Elas não são amarelas. As ovelhas Suffolk, muito dóceis por natureza, são pintadas por nós com um pó dissolvido em água”.

Expo Terrugem dinamiza freguesia durante o fim de semana

A Expo Terrugem 2022 decorre entre hoje, sexta-feira, dia 29, e domingo, dia 1, no Pavilhão de Eventos da Terrugem. A iniciativa, organizada pela Sociedade Recreativa de Terrugem, conta com o apoio, entre outras entidades, da União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim.

Manuel Bandarra (na foto), presidente da União de Freguesias, refere que “o objetivo deste evento é mostrar o trabalho feito pelos artesãos locais aliado à participação de grupos de música tradicional portuguesa. Esperemos que este seja o início do que pode vir a ser um grande evento na Terrugem”.

Com a colaboração da Juventude Desportiva de Terrugem e do Clube de Caça e Pesca da aldeia, vão realizar-se duas caminhadas, uma no sábado e outro no domingo. Manuel Bandarra espera que “toda a população se envolva neste evento”, que conta ainda com a parceria de António e Júlia Brinquete e da ABAT.

A Expo Terrugem é inaugurada hoje às 18.30 horas, seguindo-se animação de rua com Bandalheira Street Band, às 19 horas. Pelas 21.30 horas realiza-se o espetáculo musical com o grupo Voz Amiga e às 23 horas baile com o grupo AR Musical.

Elvense Inês Dragão vence prémio na FIAPE

A elvense Inês Dragão, do Monte da Sancha, em Arronches, ganhou o terceiro lugar no concurso de carneiros da Associação Portuguesa de Criadores de Merino Alemão, que decorreu no âmbito da edição deste ano da Feira Internacional Agropecuária de Estremoz (FIAPE).

A criadora considera que “é muito importante marcar presença nestes eventos para dar a conhecer o trabalho desenvolvido. É mostrarmos que acreditamos na raça em que trabalhamos, sendo que este prémio acaba por ser o reconhecimento do nosso trabalho. Por outro lado, obriga-nos a trabalhar mais para que possamos obter melhores resultados”.

Tiago Perloiro, vice-presidente e secretário técnico da Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Raça Merina, explica que “o merino alemão é um animal mais cárnico e de desenvolvimento maior, muito bem adaptado”.

Quando se submete animais a concurso, há fatores a ter em consideração, como o caso “da homogeneidade entre os exemplares. Se os animais pertencem a uma raça é porque estão inscritos no livro genealógico. Se há essa inscrição é porque cumprem os critérios essenciais, dai podermos afirmar que são animais premium”.

A FIAPE está a decorrer até domingo, dia 1, no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz. Simultaneamente decorre também a Feira de Artesanato.

Campo Maior celebra Dia da Dança e busca novos talentos

A Câmara Municipal de Campo Maior tem levado, ao longo de toda a semana, a dança às escolas do concelho, numa iniciativa que, acima de tudo, tem em vista a celebração do Dia Mundial da Dança, que se assinala hoje, 29 de abril.

Numa das sessões, conduzida pela professora de ballet nos Projetos de Formação do Município, Maria José Cid, as crianças do pré-escolar do Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro tiveram um primeiro contacto com esta forma de expressão artística.

A dança, garante a professora, que já leva 30 anos no ensino, 18 deles dedicados ao ballet em Campo Maior, serve, acima de tudo, para que as pessoas possam expressar aquilo que têm dentro de si. Às crianças, Maria José Cid procurou ensinar os primeiros passos do ballet, que serve de base a qualquer outro tipo de dança, como a contemporânea. Confessa que, depois destas atividades, gostaria que mais crianças e jovens se juntassem às aulas que, no Centro Cultural, todas as semanas, leciona, garantindo que, mais que a dança, estas sessões servem com uma espécie de refúgio, onde as “coisas más” não cabem.

Dos Projetos de Formação, garante a professora, já saíram muitos bailarinos, de quem tem muito orgulho e com quem mantém contacto. Quanto aos benefícios desta forma de expressão artística, “mais que físicos são psicológicos”.

Teresa Roseiro, uma das educadoras do Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro, garante que sessões como esta são sempre muito importantes para as crianças, até porque, para elas, representa um momento “novo e mágico”, fora do contexto habitual de sala de aula. “A dança, pela representação das figuras e de todo o movimento que é inerente, é compreendida sempre pelas crianças”, diz ainda.

Com a iniciativa, que teve início na terça-feira, o Município de Campo Maior procurou atrair as crianças e os jovens para os Projetos de Formação, sendo que, recorda a vereadora São Silveirinha, a dança acaba por abarcar outras artes, como a música e a expressão dramática. “Acaba por ser um misto de uma série de dinâmicas e de artes. É para eles perceberem que a dança também é lúdica, que também é brincar ao faz de conta”, assegura. Para além disso, com estas atividades, a autarquia quis “retirar dos espaços convencionais a arte e levá-la, neste caso, às escolas”, remata.

 

Escola Básica de Vila Boim recebeu bandeira eco escolas

A Escola Básica de Vila Boim recebeu, no dia 26 de Abril, uma vez mais, a bandeira eco escolas, o galardão atribuído às escolas que desenvolvem atividades de valor no âmbito do ambiente.

O hastear da bandeira contou com a presença de alunos pertencentes ao Clube Eco escolas, a sua coordenadora, professora Fátima Luciano, a Diretora do Agrupamento de Escolas n.º 3 de Elvas, professora Fátima Pinto, e professores e estruturas parceiras do clube Eco escolas.

Dia Mundial da Dança celebra-se a 29 de abril

O Dia Mundial da Dança celebra-se todos os anos a 29 de abril. A data foi criada em 1982. pelo Comité Internacional da Dança da UNESCO, que escolheu 29 de abril como o Dia Internacional da Dança. A comemoração tem por base o dia de nascimento de Jean-Georges Noverre, que nasceu em 1727 e foi um dos grandes nomes mundiais da dança.

A celebração do Dia Mundial da Dança tem como objetivo celebrar esta arte e mostrar a sua universalidade, independentemente das barreiras políticas, culturais e éticas. Neste dia, são diversas as atividades desenvolvidas por associações, escolas e outras entidades ligadas à dança, para promover esta arte que é vista como linguagem universal, promotora de ideais como a liberdade de expressão e a igualdade de direitos.

Espetáculos, workshops, demonstrações e palestras são algumas das iniciativas que, no nosso País e pelo mundo, decorrem no Dia Mundial da Dança em espaços culturais, comerciais e recreativos.