Elvense Inês Dragão vence prémio na FIAPE

A elvense Inês Dragão, do Monte da Sancha, em Arronches, ganhou o terceiro lugar no concurso de carneiros da Associação Portuguesa de Criadores de Merino Alemão, que decorreu no âmbito da edição deste ano da Feira Internacional Agropecuária de Estremoz (FIAPE).

A criadora considera que “é muito importante marcar presença nestes eventos para dar a conhecer o trabalho desenvolvido. É mostrarmos que acreditamos na raça em que trabalhamos, sendo que este prémio acaba por ser o reconhecimento do nosso trabalho. Por outro lado, obriga-nos a trabalhar mais para que possamos obter melhores resultados”.

Tiago Perloiro, vice-presidente e secretário técnico da Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Raça Merina, explica que “o merino alemão é um animal mais cárnico e de desenvolvimento maior, muito bem adaptado”.

Quando se submete animais a concurso, há fatores a ter em consideração, como o caso “da homogeneidade entre os exemplares. Se os animais pertencem a uma raça é porque estão inscritos no livro genealógico. Se há essa inscrição é porque cumprem os critérios essenciais, dai podermos afirmar que são animais premium”.

A FIAPE está a decorrer até domingo, dia 1, no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz. Simultaneamente decorre também a Feira de Artesanato.