Assinatura Digital: Como Contratar Crédito Online?

Sabia que já é possível pedir um crédito totalmente online através da assinatura digital? Conheça este método e saiba como utilizá-lo.

A evolução tecnológica e consequente digitalização de processos vieram alterar significativamente a forma como vivemos. Os empregos transformaram-se, os serviços tornaram-se mais ágeis e as relações ficaram mais impessoais.

Isto significa que à distância de um clique, é possível tomar inúmeras decisões. Desde compras a subscrição de serviços, várias são as questões que podem ser tratadas online.

Algumas delas, graças à existência da assinatura digital. Com ela, pode assinar documentos importantes, como contratos de crédito, e dar seguimento a processos burocráticos sem ter de sair de casa ou usar papel e caneta.

E desengane-se se pensa que se trata de uma autenticação com maior risco. A assinatura digital é tão segura quanto a assinatura presencial.

Como Fazer Assinatura Digital

A assinatura digital consiste numa chave virtual privada, que se traduz numa identificação única, pessoal e intransmissível. Como o nome indica, é feita digitalmente, através de um computador, tablet ou smartphone.

Depois de autenticado com esta ferramenta, o documento em causa é encriptado. Isto significa que é convertido num código único e selado com proteção digital, o que atesta a sua segurança.

Mas como pode obter a sua assinatura digital? Bom, existe mais do que uma forma.

As mais amplamente conhecidas são através do Cartão de Cidadão e da Chave Móvel Digital (CMD). Em ambos os casos terá de ativar a funcionalidade de assinatura digital e precisará de instalar a aplicação Autenticação.gov, o software criado para o efeito.

No entanto, assinar com o Cartão de Cidadão é, provavelmente, o método mais complexo. Requer a ativação da assinatura presencialmente e a posterior utilização de um leitor de cartões para poder efetivamente recorrer ao seu documento de identificação para a autenticação.

Já no caso da CMD, a ativação pode ser feita online e vai precisar apenas do seu código PIN da assinatura digital. A assinatura é depois feita através da aplicação mencionada acima.

Por outro lado, pode optar pelo Acrobat Sign, o sistema da Adobe Reader. Com este software, a assinatura é criada diretamente no leitor PDF e pode aplicá-la de imediato no documento em causa, o que torna o processo mais simples.

Por fim, pode ainda assinar digitalmente através de um método um pouco diferente: a one-time password, que é uma espécie de senha descartável de utilização única. Este é um processo que recorre ao envio de mensagens de texto com códigos únicos, que terá de usar para se autenticar e validar as suas decisões.

Pedir Crédito Online Com Assinatura Digital

Atualmente, já é possível recorrer à assinatura digital para validar inúmeros processos nos mais variados setores. E o setor bancário não é exceção.

Isto significa que já é possível encontrar ofertas de crédito 100% online, passíveis de ser contratadas com recurso à assinatura digital. Desta forma, o pedido de crédito torna-se mais fácil e cómodo.

Esta mudança de paradigma é especialmente notória quando o tema é crédito pessoal online. Este é o tipo de financiamento menos burocrático e, por isso, mais célere.

Pode, por exemplo, pedir um crédito pessoal para obras, para dar uma nova vida à sua casa, ou um crédito pessoal para formação, para investir nos seus estudos. Tudo 100% online, sem ter de se deslocar a um balcão.

Ao pedir um crédito online, poderá também submeter os seus documentos digitalmente, o que faz desta solução uma opção mais ecológica. Depois, basta autenticar-se com a sua assinatura digital e o processo decorre normalmente.

A instituição de crédito avalia a sua situação financeira, calcula a taxa de esforço e analisa os documentos submetidos. Após esta fase, terá uma resposta rápida e, caso a concessão avance, o dinheiro será depositado na sua conta.

Embora as vantagens sejam indiscutíveis, o aparecimento do crédito online também abriu portas para a necessidade de cuidado redobrado. As propostas fraudulentas de falsas entidades financeiras multiplicam-se e, caso não esteja atento, poderá cair num esquema de burla.

Para evitar este tipo de problema, deve confirmar se a instituição em causa se encontra certificada como financiadora de crédito. Deve confiar apenas naquelas que sejam supervisionadas e aprovadas pelo Banco de Portugal.