Campo Maior volta a celebrar a liberdade do 25 de Abril

Passados dois anos, Campo Maior voltou esta segunda-feira, a celebrar a Liberdade, neste feriado de 25 de Abril. Numa cerimónia simbólica, nos Paços do Concelho da vila, a Banda 1º de Dezembro, no início de uma arruada, tocou temas emblemáticos, como “E Depois do Adeus”, de Paulo de Carvalho, uma das senhas a canção que serviu de primeira senha à revolução de há 48 anos.

“Nunca o Município de Campo Maior se podia alhear a estas comemorações. São 48 anos de liberdade, verdadeiramente democráticos e este ano temos a particularidade de termos mais tempo em democracia que em ditadura e, por isso mesmo, é motivo de festejo”, começa por dizer o presidente da Câmara, Luís Rosinha. O autarca espera que os valores de Abril se possam manter, não só por estes dias, mas durante todo o ano.

Por esta ocasião, a escadaria da Câmara Municipal foi decorada com fotografias de campomaiorenses, com “sorrisos de liberdade”. Entretanto, as celebrações no concelho, que deviam ter começado no sábado, foram canceladas, devido às previsões de mau tempo. “Baralharam-nos as previsões mete reológicas, mas havia aqui uma preocupação dos próprios artistas e a Câmara foi confirmando e também teve essa sensibilidade, que poderia vir a ocorrer aguaceiros e trovoadas”, explica Rosinha. Tal não se veio a verificar, sendo que concertos, como o de Luís Trigacheiro e dos grupos de música popular de Campo Maior, acontecerão muito em breve.

Hoje, e passados vários anos, é retomada também a realização de uma Assembleia Comemorativa do 25 de Abril, que decorre a partir das 16 horas, no Centro Cultural da vila. “É uma assembleia solene, uma forma condigna de podermos de festejar o 25 de Abril, que foi obviamente um marco para Portugal e foi esse mesmo momento, essa madrugada de abril, que nos permitiu hoje em dia viver de uma forma diferente, de uma forma mais livre”, explica o presidente da Assembleia Municipal de Campo Maior, Jorge Grifo.

Presentes nesta arruada, estiveram, entre outros, os presidentes da Juntas de Freguesia do concelho. Para Miguel Tavares, presidente da Junta de Freguesia de São João Batista, voltar a festejar o 25 de Abril, como antes, “é extraordinário”. “A pandemia limitou-nos bastante, mas como houve esperança no 25 de Abril, também houve esperança que, após pandemia, pudéssemos estar aqui, já sem muitas restrições e poder ver a cara de toda a gente, saber que estamos bem e que nada mudou”, assegura.

Já João Cirilo, presidente da Junta de Freguesia de Degolados, lembra que, passados dois anos, e com o fim da imposição do uso de máscara, também agora se ganha uma nova liberdade. “Na sexta-feira, eu praticamente não conheci os meus alunos e há dois anos que estão comigo. Ao tirarem as máscaras, muitos deles, sinceramente, imaginava uma coisa e é outra completamente diferente. Estamos, aos poucos, a voltar à normalidade, e ainda bem que assim é”, confessa o também professor.

Para Hugo Milton, presidente da Junta de Freguesia da Expectação, celebrar este dia, é recordar o momento em que se ganhou a liberdade, sendo importante nunca esquecer os valores de Abril. “Temos um dia bom, propício a celebrar o 25 de Abril, já que há dois anos que não o pudemos fazer. Estávamos a ver que o tempo não o ia deixar, mas, em todo o caso, conseguimos fazê-lo e aqui estamos para dar valor a esse marco da nossa história”, diz ainda.

Durante a arruada, que teve início junto à Câmara Municipal de Elvas, a comitiva, acompanhada da Banda 1º de Dezembro, percorreu grande parte das ruas da vila, ao longo de toda a manhã.