Portalegre tem segunda Equipa de Intervenção Permanente

A Câmara Municipal de Portalegre, na reunião do passado dia 17, aprovou o protocolo com a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) e a Associação dos Bombeiros Voluntários de Portalegre que define as condições de contratação e funcionamento das Equipas de Intervenção Permanente (EIP).
A criação de uma segunda EIP nos Bombeiros de Portalegre permite reforçar a capacidade operacional da corporação e assegurar em permanência o socorro às populações. Esta equipa é composta por cinco bombeiros profissionais, sendo os custos decorrentes da sua remuneração comparticipados, em partes iguais, pela ANPC e Câmara Municipal de Portalegre.
A necessidade de reforço da profissionalização da proteção civil decorre, desde logo, da localização geográfica do território portalegrense, com a proximidade da Serra de São Mamede, que pressupõe ter uma abordagem marcada pelo combate musculado em incêndios nascentes impedindo a sua progressão e ganhos de dimensão incontroláveis por via do reforço da capacidade e alcance operacional da corporação.
Considerando que a proteção civil e o combate aos incêndios florestais são “preocupações prementes da autarquia”, o Município de Portalegre “tem vindo a apoiar, regular e constantemente”, os Bombeiros de Portalegre, “seja através de um contrato programa de apoio financeiro ou do reforço de meios humanos, que se estende quer à primeira EIP, quer às Brigadas de Sapadores Florestais que se encontram sob a gestão e responsabilidade do Serviço Municipal de Proteção Civil”.