Jovem evacuado de helicóptero de Elvas para Lisboa

Um rapaz, de 15 anos, foi evacuado para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, depois de ter sido colhido numa garraiada, realizada na Terrugem, na tarde de sábado, 16 de abril.

O helicóptero do INEM aterrou no Campo Pedro Barrena no Estádio Municipal de Elvas e transportou o rapaz que, segundo a Rádio ELVAS sabe, tinha vários traumatismos.

Um morto em despiste seguido de capotamento

Um despiste, seguido de capotamento, de um veículo ligeiro de passageiros, provocou esta tarde de sábado, 16 de abril, uma vítima mortal, um homem com cerca de 30 anos, que residia em Santa Eulália.

Na viatura seguia também uma criança, de dois anos, que foi evacuada pela VMER de Portalegre para o Hospital Dr. José Maria Grande.

O óbito foi declarado no local, na estrada Vila Fernando-Santo Aleixo, para onde foram mobilizados os Bombeiros de Elvas e de Monforte, tendo a GNR tomado conta da ocorrência.

Autocarro parte amanhã de Elvas para a Ucrânia

Um autocarro com bens de primeira necessidade parte amanhã, domingo, dia 17, do Santuário do Senhor Jesus da Piedade em direção ao centro de apoio a refugiados, instalado na Feira de Exposições e Centro de Conferências em Varsóvia.

De entre os 45 lugares disponíveis com destino a Varsóvia, “cerca de 20 vão ocupados com refugiados que querem regressar, para poderem ficar mais perto do seu local de residência”, como nos referiu Luís Rodrigues, coordenador da missão.

Esta comitiva conta com apenas dois elementos que participaram na primeira viagem, nomeadamente Luís Rodrigues e João Mexia, e quatro novos voluntários: Valéria Bilokon (tradutora) e três enfermeiros da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano Sandra Carvalho, Luís Brazão e João Dias.

Chovem rebuçados na noite deste sábado nas ruas da Terrugem

Dois anos depois, a tradição das Aleluias está de regresso à Terrugem, no concelho de Elvas.

Na noite deste sábado, 16 de abril. o Clube Desportivo de Caça e Pesca promove uma festa noturna, com os Mystic of Sound, no Pavilhão Multiusos.

A partir da meia-noite, haverá chuva de rebuçados nas ruas da freguesia. “Todos os comerciantes e alguns particulares que queiram vão atirar os rebuçados e convidamos todos os que venham conhecer a tradição das Aleluias”, diz o presidente da União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim, Manuel Bandarra.

Forno Comunitário em Vila Fernando permite confecionar assado de borrego

A União das Freguesias de Barbacena e Vila Fernando acendeu este sábado, 16 de abril, o forno comunitário de Vila Fernando, para que as pessoas pudessem confecionar o tradicional assado de borrego ou bolos.

Com o apoio dos produtores e agricultores da freguesia de Vila Fernando, a União de freguesias ofereceu e fez assado de borrego para os idosos da Associação dos Amigos de Vila Fernando.

Para as crianças brincarem foi colocado um trampolim, com o apoio do Grupo de Arqueologia de Vila Fernando.

Estações Náuticas do Alentejo reuniram em Avis

As Estações Náuticas do Alentejo reuniram, pela primeira vez presencialmente, em Avis, com o objetivo de trabalhar na construção de um produto turístico integrado para a região.

Nesta reunião, no passado dia 11, além de elementos da anfitriã Estação Náutica de Avis, participaram elementos, das Estações Náuticas de Moura-Alqueva, Monsaraz, Odemira, Sines e Alandroal (que se encontra em processo de certificação), bem como da ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, da Sines Tecnopolo e da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo.

Durante a sessão de trabalho, foram abordadas várias questões que visam definir a estratégia de trabalho a implementar por esta rede, nomeadamente ao nível da consolidação da oferta e da promoção da mesma, quer a nível nacional, quer a nível internacional, nas diversas ações agendadas ao abrigo dos projetos IREN e Internacionalizar + Estações Náuticas do Alentejo, apresentando um produto único, integrado e diferenciador.

Uma vez que as diversas Estações Náuticas do Alentejo se encontram em diferentes fases de desenvolvimento e implementação, a Estação Náutica de Avis foi apresentada como exemplo do trabalho de parceria colaborativa que tem vindo a ser desenvolvido.

Após a sessão de trabalho, que decorreu na Biblioteca Municipal José Saramago, teve início uma visita a algumas das infraestruturas e parceiros que integram a Estação Náutica de Avis. A seguir ao almoço, no restaurante Clube Náutico, decorreu uma visita ao Complexo do Clube Náutico e um passeio de jipe, com o objetivo de mostrar algumas áreas da Albufeira do Maranhão, mas que acabou por ser reduzido devido a condições atmosféricas adversas.

O grupo visitou o Herdade da Cortesia Hotel, parceiro que exemplifica a importância da Albufeira do Maranhão como motor de desenvolvimento económico e polo de atratividade turística, apresentando-se como um empreendimento desde sempre focado na sustentabilidade e na qualidade, que tem trazido a Avis atletas de elite de diversas modalidades, entre os quais os melhores remadores mundiais, que valorizam o plano de água como um dos melhores locais do mundo para a prática de remo.

O programa deste encontro terminou em Ervedal, com uma visita ao fumeiro da vila, onde os visitantes ficaram a conhecer o processo de produção e tiveram oportunidade de degustar alguns dos produtos desta empresa familiar apostada na defesa das tradições e na promoção do território local.

Comer borrego no campo em desuso em Elvas e Campo Maior

Em Domingo de Páscoa, a tradição é de se comer o borrego no campo, quer na Ajuda, em Elvas, quer na Enxara, em Campo Maior. Mas, mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, sendo que os mais jovens, sobretudo, confessam não gostar muito desta iguaria.

José Mexia, por exemplo, acampado junto ao Santuário de Nossa Senhora da Enxara, apesar de gostar, revela que, entre o grupo de amigos, mais ninguém gosta, pelo que ninguém irá comer borrego. Este domingo, para este campomaiorense, é dia dos “últimos foguetes”, até porque, amanhã, é dia de regressar a casa, muito “cansados”.

Para Nuno Aparício, o convívio que se faz, na Ajuda, é sobretudo para comer e beber, sendo o borrego “sempre tradição”. O cozinheiro de serviço, contudo, só será decidido à hora de preparar a iguaria.

Já Sara Damião garante que, entre os seus amigos e familiares, só come borrego quem gosta, que não é o seu caso. Por estes dias, conta ainda, “bebe-se sempre alguma coisinha”, até porque à noite faz frio: “é para aquecer”. “As saudades já eram imensas e este ano ainda viemos com mais força”, comenta ainda, depois de, nos últimos dois anos, estas romarias não se terem realizado, devido à pandemia.

Borrego, acompanhado de grão, contudo, é sempre uma tradição presente no seio do grupo de André Latoeiro e de António Morais, na Enxara. Daniela Fernandes, por sua vez, garante que o borrego só se comia, no campo, quando os mais velhos também iam, por esta altura, até ao campo.

Na Ajuda, no seio do grupo de Nuno Munhão, não há borrego, este domingo de Páscoa, até porque “a maioria não gosta”. “É a tradição e muitos acampamentos aqui, de certeza, que têm borrego”, remata.

Vigília Pascal e batismo de crianças este sábado em Campo Maior

A Vigília Pascal decorre esta noite de sábado, 16 de abril, na Igreja Matriz de Campo Maior.

Para além desta celebração, inserida nas comemorações da Semana Santa, haverá também “o batismo de nove crianças da catequese”, como adianta o padre Francisco Bento.

A Vigília Pascal, acompanhada do batismo de crianças, está marcada opara hoje às 21 horas, na Igreja Matriz, em Campo Maior.

Garraiada na praça de touros de Terrugem este sábado à tarde

No decorrer da programação dedicada à Páscoa, na Terrugem, a Associação de Beneficência “Amigos da Terrugem” (ABAT) organiza este sábado, dia 16 de abril, uma garraiada, na praça de touros da freguesia. O início da garraiada à vara larga está marcado para as 16 horas.

Mais logo, o Clube Desportivo de Caça e Pesca promove uma festa noturna, com os Mystic of Sound, no Pavilhão Multiusos. A partir da meia-noite, haverá chuva de rebuçados nas ruas da freguesia. “Todos os comerciantes e alguns particulares que queiram vão atirar os rebuçados e convidamos todos os que venham conhecer a tradição das Aleluias”, diz o presidente da União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim, Manuel Bandarra.

Até amanhã, Domingo de Páscoa, está ainda a decorrer torneio de fut-7, organizado pela Sociedade Recreativa.

CIMAA reúne em Sousel e quer avançar com o Pisão

A reunião ordinária do Conselho da Comunidade Intermunicipal, referente ao mês de abril, decorreu na passada quinta-feira, dia 14, na Biblioteca do Centro Escolar de Sousel.

Da ordem de trabalhos, entre outros pontos, foram adjudicados vários projetos e concursos públicos da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) em prol do Alto Alentejo.

Entre as várias adjudicações aprovadas em sede de Conselho Intermunicipal, destaca-se a de Assessoria Técnica para o acompanhamento, validação e implementação dos estudos e projetos de execução do empreendimento de aproveitamento hidráulico de fins múltiplos do Crato (Barragem do Pisão), fundamental para melhor execução de um dos projetos-bandeira da CIMAA no Alto Alentejo.

Paralelamente, foram ainda adjudicadas propostas de serviços noutras áreas de atuação da comunidade intermunicipal, em parceria com os seus municípios associados, como é o caso da aquisição de equipamentos essenciais para a deteção e combate à vespa velutina, o fornecimento de combustíveis rodoviários a granel. O Conselho Intermunicipal retificou ainda o lançamento de um concurso público para o fornecimento, instalação e operacionalização de um sistema integrado de videovigilância para a prevenção de incêndios florestais.

A reunião, deste mês, do Conselho Intermunicipal serviu também para que fosse feito um ponto de situação sobre a execução do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Alto Alentejo (PDCTAA), traçando-se um quadro geral dos fundos aprovados e aprovados e já executados em áreas como o património cultural e natural, os equipamentos sociais ou a eficiência energética.

Ainda nesta reunião, com base naquilo que foi o Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART) 2021, foi aprovada a proposta de manter em 2022 o desconto de 25% nos passes de alunos com menos de 13 anos e para os estudantes do ensino secundário. Serão igualmente mantidos o desconto de 50% nos passes sociais e a gratuitidade do passe social para pessoas com grau de incapacidade igual ou superior a 60%.

A próxima reunião ordinária do Conselho Intermunicipal terá lugar a 12 de maio, em Arronches.

Ajuda volta a receber campistas nesta época de Páscoa

A Rádio ELVAS esteve durante a manhã deste sábado, 16 de abril, na zona da Ajuda que, este ano, voltou a receber muitos campistas, não só de Elvas e da região, mas também de outras partes do país, uma vez que, têm já, há vários anos, a tradição de ali acampar, por esta altura da Páscoa.

Há quem passe ali uma semana ou apenas alguns dias, de convívio entre familiares e amigos, porque não faltam motivos de diversão, contacto com a natureza e o bom tempo, que este ano também ajudou.

PSP e Polícia Nacional de Espanha patrulham Elvas na Páscoa

As PSP e a Polícia Nacional espanhola patrulharam, em conjunto, as ruas da cidade de Elvas, neste sábado de Páscoa, dia em que muitos cidadãos espanhóis vêm até Portugal.

Tratou-se de mais uma ação de colaboração transfronteiriça entre as forças policiais dos dois países.

Inscrições para Trail Mestre de Avis abertas até domingo

Após dois anos de adiamento devido à pandemia, o Trail Mestre de Avis está de regresso a 24 de abril e desafia os atletas a porem-se à prova nos trilhos traçados na Freguesia de Figueira e Barros, nas margens da Ribeira Grande.

A prova é organizada pela Associação Desportiva e Recreativa Amigos do Atletismo de Avis e pelo Centro Cultural de Figueira e Barros, conta com o apoio do Município de Avis, da Freguesia de Figueira e Barros, do Fumeiro da Vila, da Runextrem e de outras coletividades, e propõe um percurso de trail curto, com cerca de 18 km, que integra o circuito da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre (AADP) de Trail.

Além dos prémios atribuídos aos três primeiros da classificação geral e dos respetivos escalões, haverá ainda um prémio para a equipa com mais elementos inscritos.

Haverá também mini-trail e caminhada, ambos de carácter não competitivo, com cerca de dez quilómetros, que pretendem constituir um incentivo à promoção da prática desportiva e da atividade física.

As inscrições decorrem até domingo, dia 17 de abril. Podem ser feitas aqui.

Operação Páscoa da GNR deteta mais de duas mil contraordenações em dois dias

Durante o período de fiscalização e patrulhamento intensivo da Operação “Páscoa 2022”, nos dias 14 e 15 de abril, a Guarda Nacional Republicana (GNR) fiscalizou 9.788 condutores, dos quais, 110 conduziam com excesso de álcool e, destes, 66 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l. Foram ainda detidas 56 pessoas por conduzirem sem habilitação legal;

Das 2.234 contraordenações rodoviárias detetadas, destacam-se: 1.400 por excesso de velocidade; 188 por falta de inspeção periódica obrigatória; 47 por anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização; 70 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução; 130 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças; 68 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

Neste período, a GNR registou 386 acidentes rodoviários, de onde resultaram duas vítimas mortais e 12 feridos graves.

A GNR aconselha a uma condução atenta, cautelosa e defensiva, para que o período festivo seja passado em segurança.

A GNR terá especial preocupação com os comportamentos de risco dos condutores, sobretudo os que ponham em causa a sua segurança e a de terceiros. Assim, os militares estarão particularmente atentos: a manobras perigosas; à correta sinalização e execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem; à utilização indevida do telemóvel; à condução sob a influência do álcool e substâncias psicotrópicas; ao excesso de velocidade; à incorreta ou não utilização do cinto de segurança e/ou dos sistemas de retenção para crianças; às condições de segurança dos veículos.

Feira do Queijo: Jorge Guerreiro esta noite em Rio de Moinhos

A Feira do Queijo é uma organização da Câmara Municipal de Borba, que decorre em Rio de Moinhos, até amanhã, domingo, 17 de abril.

Hoje, sábado, dia 16, às 10.30 horas, há animação de ruas em Rio de Moinhos, pela Harmonic Band de Borba. À mesma hora, há visita às queijarias de Rio de Moinhos, uma atividade sujeita a marcação prévia. Às 11 horas, recriação das Artes do Fabrico do Queijo.

Às 15.30 horas, há espetáculo de folclore, com as atuações do Rancho Folclórico Cravos e Rosas do Alentejo, de Orada (Borba) e do Rancho Folclórico de Fortios (Portalegre).

Às 21.30 horas, o espetáculo é com Jorge Guerreiro. E, às 23.30 horas, começa a Noite Jovem, com as presenças de Polson e Klai, numa organização do Grupo Recreativo e Cultural das Festas de São Tiago de Rio de Moinhos.

Portugal regista 59.434 casos Covid e 145 mortes numa semana

Portugal registou, na semana de 5 a 11 de abril, 59.434 casos de infeção por Covid-19, e 145 mortes, segundo o relatório divulgado esta sexta-feira, 15 de abril, pela Direção-Geral da Saúde.

Na passada segunda-feira, 11 de abril, estavam internadas 1.172 pessoas, das quais 60 em unidades de cuidados intensivos.

Vigília Pascal este Sábado Santo na Sé de Elvas

Este Sábado Santo, dia 16 de abril, em Elvas, há Oração cantada de Laudes, na igreja da Sé, pelas 10 horas.

Pelas 17.15 horas, também na Sé, há Oração cantada de Vésperas. Pelas 21.30 horas, decorre a Vigília Pascal.

A Vigília Pascal, ou Grande Vigília, é uma celebração cristã realizada na véspera do Domingo de Páscoa. Nesta vigília, celebra-se ritualmente a ressurreição de Jesus Cristo.

 

Euromilhões com jackpot de 109 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot no valor de 109 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem na chave sorteada.

O segundo prémio, no valor de 781 mil euros, saiu a um apostador, no estrageiro. Também o terceiro prémio, de 22 mil euros saiu a oito apostadores, todos com aposta fora de Portugal.

O quarto prémio de 1.264 euros saiu a 45 apostadores, oito com aposta registada em território nacional.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 06 – 24 – 30 – 32 – 48 e pelas estrelas 05 e 06.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

Vila Fernando recria tradição do forno comunitário

A União das Freguesias de Barbacena e Vila Fernando vai acender o forno comunitário de Vila Fernando, neste sábado, dia 16, para que as pessoas possam confecionar o tradicional assado de borrego ou bolos.

Esta é uma iniciativa que “pretende reavivar esta tradição centenária para que, sobretudo os mais novos, possam conhecer como se fazia antigamente”, de acordo com Ana Paula Mália, tesoureira da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Barbacena e Vila Fernando.

O forno comunitário está instalado no Largo da Igreja, em Vila Fernando.

Dia Mundial da Voz celebra-se em Portugal graças a médico

Dia Mundial da Voz celebra-se hoje, dia 16 de abril, uma data que tem como objetivo alertar para a importância da voz e dos cuidados a ter para preservá-la.

A voz humana resulta da vibração das cordas vocais situadas na laringe, provocada pela passagem do ar que vem dos pulmões. Isto provoca um som que depois é transformado em fala pelos órgãos de articulação, como a língua e é modificado e ampliado pelas cavidades de ressonância como a boca, tudo sob o controlo cerebral.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Para assinalar este dia, a médica Dulce Montes, especialista em otorrinolaringologia, neste serviço do Hospital do Espírito Santo de Évora explica que este é um dia que “já é comemorado há muitos anos”, tendo sido trazido para Portugal, “pelo professor Mário Andreia, do Hospital Santa Maria, em 2003”. A celebração deste dia tem como objetivo prevenir e alertar para problemas relacionados com a voz, sendo que, a especialista realça que “uma rouquidão, mesmo que seja uma criança, que dure mais de quatro semanas” é um sinal ao qual se deve estar atento.

Sempre que o problema for relacionado com a voz, tal como explica Dulce Montes, “devem ser vistos por um especialista, neste caso o otorrino, o médico que tem competência para fazer uma laringoscopia”, acrescentando que após ser feito o diagnóstico, o utente é encaminhado para terapia da fala “porque assim vai ser feito um plano, que vai permitir consciencialização e perceber o que é que está a fazer de errado”.

Por vezes, há comportamentos que não são notados, ou são desvalorizados, em relação à voz, “como por exemplo “gritar muito, falar muito alto durante um período muito prolongado”, sendo depois necessária terapia para corrigir esses problemas. A especialista admite que “é muito difícil pedir a uma criança para não gritar”, no entanto, é possível ensinar “estratégias para usar a voz sem prejudicar cordas vocais”.

Para melhorar mais rapidamente é essencial que seja feito um “trabalho em equipa, o médico faz o diagnóstico clínico, das cordas vocais”, aliando-se à terapia da fala e aos familiares do utente que sofre desta condição.

O dia Mundial da Voz que se celebra hoje e que pretende sensibilizar para temas como a falta de cuidados em relação à voz.

[/shc_shortcode]

Multa de 5 mil euros a “O Elvas” e Luís Dias suspenso três jogos

“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos foi multado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol em 4896 euros e tem Luís Dias e Duque suspensos.

Os castigos do órgão disciplinar federativo têm por base o relatório do árbitro da partida, na sequência de ocorrências no jogo com o Sintrense, no domingo passado, dia 10, na terceira jornada da fase de manutenção do Campeonato de Portugal.

O encontro no Campo Patalino do Estádio Municipal de Elvas provocou duas multas que totalizam quase cinco mil euros: um multa de 2856 euros, por comportamento incorreto da claque Juve Azul-e-Ouro, em dois momentos, na altura do primeiro golo da equipa de Sintra, por “arremesso de isqueiros na direção de jogadores forasteiros”, e no golo alentejano do empate, com “arremesso de dois potes de fumo, um dos quais entrou no terreno de jogo”; e outra multa de 2040 euros, por comportamento incorreto de elementos do público, junto ao banco dos visitantes, com “murros” no acrílico da cobertura e o “arremesso de um balde de lixo para o relvado”, após o terceiro golo do Sintrense.

Em termos de castigos individuais, o capitão Luís Dias, expulso com um cartão vermelho direto, foi suspenso por três jogos e já não volta a jogar nesta temporada; o defesa central Duque, expulso com dois cartões amarelos, foi suspenso por um jogo, podendo estar em condições de ser convocado para o desafio de 1 de maio, em casa com o Loures. Ao técnico de equipamentos José Bonifácio, foi-lhe instaurado um processo disciplinar.