Estações Náuticas do Alentejo reuniram em Avis

As Estações Náuticas do Alentejo reuniram, pela primeira vez presencialmente, em Avis, com o objetivo de trabalhar na construção de um produto turístico integrado para a região.

Nesta reunião, no passado dia 11, além de elementos da anfitriã Estação Náutica de Avis, participaram elementos, das Estações Náuticas de Moura-Alqueva, Monsaraz, Odemira, Sines e Alandroal (que se encontra em processo de certificação), bem como da ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, da Sines Tecnopolo e da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo.

Durante a sessão de trabalho, foram abordadas várias questões que visam definir a estratégia de trabalho a implementar por esta rede, nomeadamente ao nível da consolidação da oferta e da promoção da mesma, quer a nível nacional, quer a nível internacional, nas diversas ações agendadas ao abrigo dos projetos IREN e Internacionalizar + Estações Náuticas do Alentejo, apresentando um produto único, integrado e diferenciador.

Uma vez que as diversas Estações Náuticas do Alentejo se encontram em diferentes fases de desenvolvimento e implementação, a Estação Náutica de Avis foi apresentada como exemplo do trabalho de parceria colaborativa que tem vindo a ser desenvolvido.

Após a sessão de trabalho, que decorreu na Biblioteca Municipal José Saramago, teve início uma visita a algumas das infraestruturas e parceiros que integram a Estação Náutica de Avis. A seguir ao almoço, no restaurante Clube Náutico, decorreu uma visita ao Complexo do Clube Náutico e um passeio de jipe, com o objetivo de mostrar algumas áreas da Albufeira do Maranhão, mas que acabou por ser reduzido devido a condições atmosféricas adversas.

O grupo visitou o Herdade da Cortesia Hotel, parceiro que exemplifica a importância da Albufeira do Maranhão como motor de desenvolvimento económico e polo de atratividade turística, apresentando-se como um empreendimento desde sempre focado na sustentabilidade e na qualidade, que tem trazido a Avis atletas de elite de diversas modalidades, entre os quais os melhores remadores mundiais, que valorizam o plano de água como um dos melhores locais do mundo para a prática de remo.

O programa deste encontro terminou em Ervedal, com uma visita ao fumeiro da vila, onde os visitantes ficaram a conhecer o processo de produção e tiveram oportunidade de degustar alguns dos produtos desta empresa familiar apostada na defesa das tradições e na promoção do território local.