Dia Mundial da Voz celebra-se em Portugal graças a médico

Dia Mundial da Voz celebra-se hoje, dia 16 de abril, uma data que tem como objetivo alertar para a importância da voz e dos cuidados a ter para preservá-la.

A voz humana resulta da vibração das cordas vocais situadas na laringe, provocada pela passagem do ar que vem dos pulmões. Isto provoca um som que depois é transformado em fala pelos órgãos de articulação, como a língua e é modificado e ampliado pelas cavidades de ressonância como a boca, tudo sob o controlo cerebral.

Para assinalar este dia, a médica Dulce Montes, especialista em otorrinolaringologia, neste serviço do Hospital do Espírito Santo de Évora explica que este é um dia que “já é comemorado há muitos anos”, tendo sido trazido para Portugal, “pelo professor Mário Andreia, do Hospital Santa Maria, em 2003”. A celebração deste dia tem como objetivo prevenir e alertar para problemas relacionados com a voz, sendo que, a especialista realça que “uma rouquidão, mesmo que seja uma criança, que dure mais de quatro semanas” é um sinal ao qual se deve estar atento.

Sempre que o problema for relacionado com a voz, tal como explica Dulce Montes, “devem ser vistos por um especialista, neste caso o otorrino, o médico que tem competência para fazer uma laringoscopia”, acrescentando que após ser feito o diagnóstico, o utente é encaminhado para terapia da fala “porque assim vai ser feito um plano, que vai permitir consciencialização e perceber o que é que está a fazer de errado”.

Por vezes, há comportamentos que não são notados, ou são desvalorizados, em relação à voz, “como por exemplo “gritar muito, falar muito alto durante um período muito prolongado”, sendo depois necessária terapia para corrigir esses problemas. A especialista admite que “é muito difícil pedir a uma criança para não gritar”, no entanto, é possível ensinar “estratégias para usar a voz sem prejudicar cordas vocais”.

Para melhorar mais rapidamente é essencial que seja feito um “trabalho em equipa, o médico faz o diagnóstico clínico, das cordas vocais”, aliando-se à terapia da fala e aos familiares do utente que sofre desta condição.

O dia Mundial da Voz que se celebra hoje e que pretende sensibilizar para temas como a falta de cuidados em relação à voz.