Vila Viçosa assinala os 375 anos da Padroeira de Portugal

Os 375 anos da proclamação de Nossa Senhora da Conceição como Padroeira de Portugal vão ser assinalados em Vila Viçosa, nos próximos dias 25 a 27.

O programa de dia 25, sexta-feira, contempla, às 18 horas, uma eucaristia do Dia da Anunciação do Senhor, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição; no mesmo local, às 21 horas, tem lugar o concerto pelo grupo “ARS Encontro”.

A 26 de março, sábado, estão programadas, às 21 horas, procissão e eucaristia: saída da Igreja dos Agostinhos para o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, seguida de eucaristia presidida pelo arcebispo Dom Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.

Por fim, no domingo, dia 27, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, entre as 10 e as 17 horas, decorre a exposição “Três Coroas, a mesma Padroeira”, com as coroas de Nossa Senhora da Conceição (Vila Viçosa), Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do Sameiro (Braga); e, às 10.30 horas, há uma eucaristia presidida por Dom José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.

Simpósio do Fluviário de Mora é a 2 de abril

O Fluviário de Mora organiza, no próximo dia 2 de abril, do I Simpósio do Fluviário de Mora, que tem como temática o “Restauro e Conservação de Ecossistemas Fluviais” e vai ocorrer no seu auditório.

A realização deste simpósio tem como objetivo ligar o mundo científico, à sociedade e ao Fluviário de Mora, através da realização de palestras que contam com as presenças de vários especialistas nacionais. Este simpósio traz até aos participantes os mais atuais temas desta área científica, com especial atenção para a gestão, conservação e restauro de ecossistemas dulciaquícolas; ameaças à fauna piscícola; espécies invasoras; alterações climáticas e ambientes extremos; e educação ambiental e comunicação em ciência.

Para além disso, os participantes vão ter ainda a oportunidade de realizar uma visita ao Fluviário de Mora, possibilitando ver in loco alguns dos peixes abordados durante as sessões, como é o caso das Espécies Invasoras.

No simpósio, ainda tem lugar a entrega do Prémio Fluviário 2021 – Jovem Cientista do Ano que distingue um aluno que tenha publicado um artigo sobre a temática da conservação e biodiversidade de recursos aquáticos continentais (estuários e rios). O simpósio tem um limite de inscrições de 25 participantes e uma data limite de inscrições de 29 de março.

Barbacena acolhe terceira jornada do Torneio da Malha “João Brioso”

A terceira jornada do 26.º Torneio da Malha do Concelho de Elvas “João Brioso” decorre durante a tarde deste sábado, 19 de março, no terreno anexo ao Castelo de Barbacena.

“Com muito público e tempo agradável”, segundo a Câmara Municipal de Elvas, a prova conta com o número de 74 inscritos, distribuídos pelos escalões de seniores masculinos, senhoras, veteranos e sub-13.

A competição, que percorre todas as freguesias do concelho, prolonga-se até ao feriado nacional de 25 de abril, numa organização do pelouro do Desporto do Município de Elvas.

A quarta jornada está marcada para as 14.30 horas do próximo sábado, dia 26 de março, em Vila Fernando.

São Pedro do Corval expõe artesanato até 15 de abril

A Casa do Barro – Centro Interpretativo da Olaria de São Pedro do Corval, no concelho de Reguengos de Monsaraz, está a apresentar, até 15 de abril, a exposição “Práticas Situadas – Utilidades e Perspetivas Artesanais”. Esta mostra é promovida pelo The Home Project Design Studio, a plataforma Origem Comum e o Município de Reguengos de Monsaraz e pode ser visitada de terça-feira a domingo das 9.30 às 12 horas e entre as 14 e as 17.30 horas.

A exposição tem design e coordenação de Álbio Nascimento e Kathi Stertzig e apresenta várias artes, com destaque para as peças criadas por um oleiro de São Pedro do Corval, Egídio Santos, sobre o qual fizeram um documentário audiovisual, que se junta a outros vídeos de artesãos do sul do país. Ao longo do último ano, a plataforma Origem Comum colaborou com vários artesãos e, em conjunto com esses parceiros, revisitou técnicas, formas e modelos ancestrais.

Aplicando e repensando o conhecimento de um saber-fazer próprio de cada lugar, desta colaboração resultou uma coleção de objetos utilitários simples destinados à vida quotidiana. Na exposição na Casa do Barro. são apresentadas propostas concebidas com materiais naturais e desenvolvidas em diferentes territórios do país, lado-a-lado com uma série de curtos filmes que oferecem uma perspetiva única e crítica da visão dos artesãos sobre a sua arte e a sua filosofia de trabalho e de vida.

Com a apresentação deste projeto fora dos centros urbanos pretende-se devolver a discussão sobre cultura material do quotidiano aos meios onde continuam a ser criados e produzidos produtos em harmonia com o ambiente e a cultura local.

Câmara de Évora cria bolsa local de habitação para refugiados

A Câmara Municipal de Évora está a criar uma bolsa local de habitação com o intuito de encontrar soluções de alojamento para os refugiados provenientes da Ucrânia, no âmbito do “Porta de Entrada”, um programa de apoio ao alojamento urgente. Os interessados em fazer parte desta bolsa local de habitação, a integrar o Programa de Apoio Ao Alojamento, Regime Excecional e Ucrânia, deverão manifestar a sua disponibilidade junto do Serviço Municipal de Proteção Civil, através do emailsmpc.evora@cm-evora.pt .

Neste programa de alojamento, em que as câmaras municipais funcionam como intermediárias, podem participar alojamentos turísticos e senhorios, estando previsto apoios financeiros para o alojamento através da concessão aos beneficiários de uma comparticipação destinada a suportar as despesas de arrendamento.

O Alto Comissariado para as Imigrações (ACM) faz o levantamento das necessidades de alojamento por concelho e, depois, através do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) e das autarquias, serão estabelecidos protocolos/contratos com os novos arrendatários.

Em Évora, quem quiser fazer doações para o povo ucraniano, nomeadamente bens de primeira necessidade, pode fazê-lo no Parque Municipal de Piscinas, de segunda-feira a domingo, entre as 8 e as 21 horas.

Loja Sustentável na Universidade de Évora a partir de dia 21

A Universidade de Évora (UÉ) inaugura no próximo dia 21, segunda-feira, no Colégio do Espírito Santo, a Loja SuÉ, um projeto que pretende criar uma rede de partilha com a comunidade académica e a população local, de forma a promover a economia circular e fomentar um padrão de consumo mais sustentável, baseado na redução do consumo e na recuperação e reutilização de produtos.

A inauguração, com início marcado para as 16.30 horas, conta com intervenções de Ana Costa Freitas, reitora da Universidade de Évora; Henrique Gil, presidente da Associação Académica da Universidade de Évora; e de Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara Municipal de Évora.

Privilegiar a reutilização de bens, reduzir a geração de resíduos e desperdícios e promover a economia circular, por forma a fomentar um padrão de consumo mais sustentável são objetivos da Loja Sustentável da Universidade de Évora, propondo-se ainda a desenhar projetos complementares, tendo em vista a reutilização, reparação e eventual aluguer de bens e sensibilizar a comunidade académica para a produção e consumo sustentáveis e a responsabilidade social.

Rosalina Costa, pró-reitoria para Sociedade e Cultura da Universidade de Évora, destaca a importância deste projeto, contando com a participação dos estudantes, “envolvidos através da bolsa de voluntariado que serão responsáveis por assegurar diversas tarefas para o funcionamento da loja, tais como a receção e triagem de bens, registo e inventário, exposição dos bens e atendimento”. Para além dos voluntários diretamente envolvidos, “não podemos desvalorizar o efeito positivo do sentido de identificação e pertença a uma academia que está atenta e é proactiva na implementação de ações que visam a promoção aos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável”, realça ainda a pró-reitora.

No que diz respeito às doações, existem pontos de recolha espalhados por alguns edifícios da Universidade, nomeadamente o Colégio do Espírito Santo, Colégio Luís António Verney, Colégio Pedro da Fonseca, Colégio dos Leões e Pólo da Mitra. Se for necessário, também é possível agendar uma recolha através do email da Loja SuÉ: loja_sue@uevora.pt .

Os bens são vendidos a preços simbólicos e os fundos obtidos com a sua venda reverterão diretamente para o funcionamento da Loja SUÉ, visando a sua sustentabilidade económica. As receitas adicionais revertem para fins sociais, a definir no âmbito da missão da Universidade de Évora.

Biblioteca de Borba recebe novos equipamentos informáticos

No âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento e Serviços das Bibliotecas Públicas, apoiado pela Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, foi implementado o projeto “Ler e Crescer em Família”. Este projeto foi desenvolvido pelo grupo de trabalho da Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alentejo Central, em articulação com a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, que visa promover a afirmação das bibliotecas no território, tendo como público-alvo as famílias do Alentejo Central.

Neste sentido, e sendo um dos seus pilares, a melhoria das Tecnologias de Informação e Comunicação, a Biblioteca Municipal de Borba recebeu, através deste projeto, um conjunto de equipamentos informáticos, nomeadamente computadores e impressoras, para uso dos serviços da biblioteca e utilizadores em geral. Um projeto cofinanciado pelo Município de Borba e pela Direção Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas, apetrechando assim a Biblioteca com equipamentos adequados ao público que serve, com dinamismo e inovação.

Peça de teatro este domingo no Centro Cultural de Campo Maior

“Alfredo, o colecionar de borboletas” é a peça de teatro que tem lugar este domingo, 20 de março, no Centro Cultural de Campo Maior, às 16 horas.

O espetáculo retrata uma terra distante, cheia de vida e bonita como nenhuma outra, onde vivia uma pessoa com um gosto muito particular: colecionar borboletas, mas só as de cor vermelha, as mais raras. A sua obsessão era de tal ordem que as guardava num lugar protegido por todos os lados dos eventuais ladrões. Certo dia, aquando de uma das suas caçadas, fica preso num buraco. Assustado faz tudo para sair e quando finalmente conseguiu reparou que tinha ficado sem as duas pernas. Não lhe doía nada, mas não estavam lá. Desesperado tenta achá-las, mas em vão, não estavam em lado nenhum. E agora como é que ele podia andar e saltar para apanhar as suas borboletas?

Os bilhetes estão à venda no Centro Cultural, no Posto de Turismo e online, e para assistir ao espetáculo é obrigatório o uso de máscara no interior do Centro Cultural.

Município de Arronches quer responder à procura de habitação em Esperança

Com a procura de habitação nas freguesias rurais do concelho de Arronches, a Câmara Municipal tem tentado dar resposta a essa necessidade, sendo que, para além da construção de um loteamento em Mosteiros, com cinco fogos de habitação social, está a já a construir um outro em Esperança, para dar resposta ao mesmo número de famílias.

De acordo com o presidente da Câmara, João Crespo, estes dois loteamentos não estão incluídos na Estratégia Local de Habitação, resultando de um investimento da autarquia na ordem dos 230 mil euros, em cada uma destas duas freguesias. “Queremos dar resposta às necessidades, porque há famílias que necessitam e há procura de habitação”, adianta o autarca.

A autarquia de Arronches quer ainda apostar da divulgação e no desenvolvimento das pinturas rupestres de Esperança, para conseguir impulsionar o turismo e a fixação de jovens. “Acreditamos que, com isso, estamos a aportar riqueza e desenvolvimento para a freguesia e isso vai-se refletir nos alojamentos locais que existem e nas empresas dedicadas ao turismo, que são várias, na freguesia de Esperança”, revela João Crespo.

Tendo, em Esperança, aquela que é conhecida a ponte internacional mais pequena do mundo, João Crespo espera que a autarquia, em conjunto com o Município de La Codosera, do lado espanhol, consiga tirar partido disso. O objetivo passa por “embelezar” aquele espaço, sendo estes “pequenos pormenores que podem fazer a diferença”, esperando-se que os pequenos negócios da localidade de Marco possam vir a beneficiar dessa intervenção.

Viana do Alentejo quer investir dois milhões em habitação em Aguiar

O Município de Viana do Alentejo iniciou o procedimento concursal para a elaboração dos projetos de arquitetura do novo bairro social de Aguiar, no âmbito da Estratégia Local de Habitação.

A informação foi transmitida na última reunião de Câmara e prestada em primeira mão aos moradores do bairro, num encontro realizado na passada terça-feira, dia 15. Sobre a mesa está um investimento na ordem dos dois milhões de euros. O objetivo do Município é que o lançamento do concurso para a realização das obras ocorra até janeiro do próximo ano, por forma a que o projeto comece a ser executado no segundo semestre de 2023.

Marcantonio Del Carlo partilha 32 anos de teatro em Campo Maior

Marcoantonio Del Carlo está este fim de semana em Campo Maior para, no Centro Cultural da vila, e no âmbito daquele que é o Mês do Teatro, promovido pelo município, ensinar e partilhar os seus conhecimentos sobre aquilo que é ser ator.

O ator revela que, neste workshop, partilha, acima de tudo, aquilo que tem aprendido ao longo dos seus 32 anos de carreira. Esta formação começou em janeiro, estando previsto passar, por um total de 22 localidades. “É muita estrada e é, acima de tudo, uma partilha daquilo que eu aprendi ao longo destes anos de carreira, não só como ator e encenador, mas também como formador”, revela.

Há cerca de 28 anos que Marcoantonio Del Carlo dá formação nas áreas do teatro, da expressão dramática e da voz, pelo que, neste workshop, “há um bocadinho de tudo”. O ator tem ainda por objetivo passar a mensagem de uma sensibilização para a área da representação. “As pessoas, às vezes, olham para os atores e acham que estar em palco ou à frente de uma câmara é simples. E não é”, assegura.

Por onde já passou, com este workshop, o ator garante que têm retido momentos de “grande convívio”, ficando “grandes grupos de trabalho”, onde volta, sempre que lhe pedem. “É uma grande experiência humana também”, diz ainda.

Numa altura em que muitos, sem formação, assumem papéis em novelas, sobretudo, Marcoantonio Del Carlo garante que “sem talento, não há atores”, mas que o talento, só por si, “não chega”. Quanto ao teatro amador, que em Campo Maior vai ganhando cada vez mais adeptos, como qualquer outro tipo de arte performativa, desde a música, passando pela dança, o ator garante que, sobretudo, em zonas do interior ou mais pequenas, “é fundamental” para valorizar a própria comunidade. “Não podemos viver só de futebol. Tudo o que é dinamizar a cultura de uma cidade, de uma aldeia, de uma comunidade, acho que valoriza a própria comunidade, porque faz com que a comunidade reflita sobre os seus valores”, comenta.

Quanto à iniciativa do Mês do Teatro, em Campo Maior, para o ator, um mês dedicado a esta arte “é pouco”. Ainda assim, diz-se apenas “um mero operário da cultura”, cabendo aos próprios municípios decidir e ponderar se estas iniciativas se devem, ou não, estender ao longo de todo o ano.

O workshop tem início esta tarde, decorrendo até amanhã, no Centro Cultural de Campo Maior.

Mês da Leitura na Biblioteca e em escolas de Elvas

Sendo março o Mês da Leitura, a Biblioteca Municipal de Elvas Drª. Elsa Grilo assinala esta segunda-feira o Dia Mundial da Poesia com o lançamento de marcadores de livros com poesias de autores da Eurocidade Elvas-Badajoz-Campo Maior.

No mesmo dia, será ainda apresentado o livro de poesia “AHAM (eu sou)” de Carmen Martins Ezequiel, pelas 18 horas.

Este Mês da Leitura, no Agrupamento nº 1 de Elvas, tem prevista, para segunda-feira, uma atividade no âmbito do projeto “Re(Ler)” com o ceramista Luís Pedras, intitulada “Poemas com Roncas”. Neste agrupamento está ainda a ser celebrado o centenário do aniversário de José Saramago.

Quanto ao Agrupamento nº 2, “Os Direitos, a Arte e a Leitura” têm sido temas para várias exposições, dramatizações e muitas leituras.

Ao nível do Agrupamento nº 3, na terça-feira, 22 de março, na Secundária D. Sancho II, realiza-se a “Assembleia de Escritores de Elvas”, enquanto, no dia seguinte, na Escola Básica de Vila Boim decorre um encontro online com o escritor José Fanha, o cantor Daniel Completo e os alunos de pré-escolar e primeiro ciclo.

Quarteto Ibérico proporciona momentos únicos na Biblioteca de Elvas

O Quarteto Ibérico, do Conservatório Superior de Badajoz “Bonifácio Gil”, proporcionou ontem, 18 de março, ao final da tarde, um momento único de música na Sala Públia Hortênsia de Castro, da Biblioteca Municipal de Elvas.

A iniciativa, que contou com casa cheia, está inserida na programação de “A Música Encanta o Património”, e deu a conhecer este grupo uma recente criação da classe de Saxofones deste estabelecimento de ensino artístico.

O seu nome foi inspirado na nacionalidade dos seus elementos, havendo uma união entre os dois países da nossa península Ibérica, visto ter elementos de ambas as nacionalidades. Devido às distintas culturas dos intervenientes, nutre-se entre eles uma ligação rica e criativa fazendo com que os mesmos abordem o repertório de uma forma original. O quarteto é composto por Lara Vieira (saxofone soprano), Juan Manuel González (saxofone alto), Ginés Pérez (saxofone tenor) e Sérgio García (saxofone barítono)

Para amanhã, domingo, dia 20, está previsto um concerto na Igreja de São Domingos, a partir das 18 horas, com a Orquestra Sinfónica Juvenil, dirigido pelo maestro Christopher Bochmann.

Terceira jornada da Malha de Elvas este sábado em Barbacena

A terceira jornada do 26º Torneio da Malha do Concelho de Elvas “João Brioso”, joga-se este sábado, dia 19, às 14.30 horas, em Barbacena, junto ao castelo da vila.

Nesta organização da Câmara Municipal de Elvas, em colaboração com as Juntas de Freguesia do concelho e a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, os participantes disputam cinco escalões: seniores e veteranos masculinos, senhoras e sub-13.

Em termos de classificação o líder, em seniores, é Francisco Gonçalves, nas senhoras é Joana Lopes, em sub-13 é João Malhado e nos veteranos ex-aequo por António Serafim, de Caia, São Pedro e Alcáçova, e António Conceição, de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso.

Festa do Teatro em Barbacena e São Vicente

Prossegue até ao próximo dia 27, em todo o concelho de Elvas, o Mês do Teatro. A organização do Acto – A Festa do Teatro em Elvas é da responsabilidade da associação cultural Um Coletivo, que, desta feita, quis levar o teatro para fora do Cineteatro Municipal.

Esta descentralização acaba por ser “uma experiência muito diferente e radical”, face ao que aconteceu em edições anteriores do evento, que, ainda assim, mantém a intenção de apresentar peças que se dirijam a toda a família, revela Cátia Terrinca, do Um Coletivo.

“Contactámos as juntas de freguesias, que felizmente se mostraram muito abertas a esta possibilidade, e vamos ter espetáculos em praticamente todos os espaços culturais do concelho”, adianta a responsável, tendo esperança que, nas próximas edições desta Festa do Teatro, esta aposta se possa replicar. Os trabalhos apresentados no decorrer do evento, adianta Cátia Terrinca, ou são feitos no Alentejo ou que têm alguma relação com esta região do país.

Hoje, dia 19, pelas 18 horas, é apresentada a peça “Menino do Lapedo”, na Casa da Cultura de Barbacena. Já amanhã, domingo, à mesma hora, no Pavilhão Multiusos de São Vicente, é apresentado o espetáculo “Achimpa”. Ambas as peças são de Valdevinos, uma companhia de Teatro de Marionetas.

Euromilhões: jackpot repartido por Espanha e França

Com dois totalistas, o primeiro prémio do sorteio de ontem, 18 de março, do Euromilhões foi repartido, por Espanha e França, com ambos os apostadores a receberem mais de 26 milhões e 800 mil euros.

O segundo prémio, de 355 mil euros, saiu também a dois jogadores no estrangeiro, enquanto o terceiro, de 41 mil euros, contemplou quatro apostadores, um deles em Portugal.

Já o quarto prémio, de 1.200 euros, foi atribuído a 41 jogadores, dois com aposta registada em território nacional.

A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 1, 9, 14, 17 e 43 e as estrelas 6 e 12.

A informação nesta página não dispensa a consulta dos resultados oficiais.

Noite de música em solidariedade com a Ucrânia em Campo Maior

Centro Cultural de Campo Maior recebeu, na noite de ontem, 18 de março, um espetáculo solidário, cujas receitas revertem integralmente para ajudar o povo da Ucrânia no momento difícil que atravessa.

Organizado pelo “Quarteto”, um grupo de amigos campomaiorenses, o espetáculo juntou o fado a vários momentos de humor que proporcionaram um serão diferente a todos aqueles que encheram a sala.

Esta noite contou com a participação de Célia Saragoça, João Pinheiro, Luís Cordeiro, Luís Maia e Vera Paralta, dos fadistas Carlos Alferes, Mara Perleques, Nélson Cardoso e Vanda Monteiro, acompanhados na guitarra portuguesa por Nuno Cirilo, na viola por Alexandre Gomes e por Tiago Monteiro no cajón, num espetáculo apresentado por Paula Moreira.

Dia do Pai: as mensagens das crianças de Elvas (c/áudio)

Hoje, 19 de março, comemora-se o dia do Pai, dia em que também se comemora o Dia de São José, marido de Santa Maria e pai terreno de Jesus Cristo.

Neste dia, em que os filhos assinalam a data, com o seu pai, de diversas formas, quisemos saber, junto dos mais novos, o que o pai representa para eles, bem como as atividades que gostam mais de fazer, em conjunto.

As mensagens das crianças de Primeiro Ciclo da Escola Básica da Boa-Fé, para ouvir no podcast abaixo:

As mensagens das crianças do Jardim de Infância da Boa-Fé, para ouvir no podcast abaixo:

A celebração do dia do pai muda de país para país. Além de Portugal, também países como Espanha, Itália, Andorra, Bolívia, Honduras e Liechstenstein celebram este dia, a 19 de março.

Sé de Elvas começa a abrir ao público já este sábado

A Igreja de Nossa Senhora da Assunção, ou antiga Sé de Elvas, vai passar a estar aberta para visitas, já a partir deste sábado, dia 19 de março.

Com o horário de museu, a igreja estará aberta de terça-feira a domingo, das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas, tendo ao serviço dois funcionários da Direção Regional de Cultura do Alentejo.

De acordo com a instituição, a visita terá um custo de dois euros.