Câmara de Évora cria bolsa local de habitação para refugiados

A Câmara Municipal de Évora está a criar uma bolsa local de habitação com o intuito de encontrar soluções de alojamento para os refugiados provenientes da Ucrânia, no âmbito do “Porta de Entrada”, um programa de apoio ao alojamento urgente. Os interessados em fazer parte desta bolsa local de habitação, a integrar o Programa de Apoio Ao Alojamento, Regime Excecional e Ucrânia, deverão manifestar a sua disponibilidade junto do Serviço Municipal de Proteção Civil, através do emailsmpc.evora@cm-evora.pt .

Neste programa de alojamento, em que as câmaras municipais funcionam como intermediárias, podem participar alojamentos turísticos e senhorios, estando previsto apoios financeiros para o alojamento através da concessão aos beneficiários de uma comparticipação destinada a suportar as despesas de arrendamento.

O Alto Comissariado para as Imigrações (ACM) faz o levantamento das necessidades de alojamento por concelho e, depois, através do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) e das autarquias, serão estabelecidos protocolos/contratos com os novos arrendatários.

Em Évora, quem quiser fazer doações para o povo ucraniano, nomeadamente bens de primeira necessidade, pode fazê-lo no Parque Municipal de Piscinas, de segunda-feira a domingo, entre as 8 e as 21 horas.