Loja Sustentável na Universidade de Évora a partir de dia 21

A Universidade de Évora (UÉ) inaugura no próximo dia 21, segunda-feira, no Colégio do Espírito Santo, a Loja SuÉ, um projeto que pretende criar uma rede de partilha com a comunidade académica e a população local, de forma a promover a economia circular e fomentar um padrão de consumo mais sustentável, baseado na redução do consumo e na recuperação e reutilização de produtos.

A inauguração, com início marcado para as 16.30 horas, conta com intervenções de Ana Costa Freitas, reitora da Universidade de Évora; Henrique Gil, presidente da Associação Académica da Universidade de Évora; e de Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara Municipal de Évora.

Privilegiar a reutilização de bens, reduzir a geração de resíduos e desperdícios e promover a economia circular, por forma a fomentar um padrão de consumo mais sustentável são objetivos da Loja Sustentável da Universidade de Évora, propondo-se ainda a desenhar projetos complementares, tendo em vista a reutilização, reparação e eventual aluguer de bens e sensibilizar a comunidade académica para a produção e consumo sustentáveis e a responsabilidade social.

Rosalina Costa, pró-reitoria para Sociedade e Cultura da Universidade de Évora, destaca a importância deste projeto, contando com a participação dos estudantes, “envolvidos através da bolsa de voluntariado que serão responsáveis por assegurar diversas tarefas para o funcionamento da loja, tais como a receção e triagem de bens, registo e inventário, exposição dos bens e atendimento”. Para além dos voluntários diretamente envolvidos, “não podemos desvalorizar o efeito positivo do sentido de identificação e pertença a uma academia que está atenta e é proactiva na implementação de ações que visam a promoção aos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável”, realça ainda a pró-reitora.

No que diz respeito às doações, existem pontos de recolha espalhados por alguns edifícios da Universidade, nomeadamente o Colégio do Espírito Santo, Colégio Luís António Verney, Colégio Pedro da Fonseca, Colégio dos Leões e Pólo da Mitra. Se for necessário, também é possível agendar uma recolha através do email da Loja SuÉ: loja_sue@uevora.pt .

Os bens são vendidos a preços simbólicos e os fundos obtidos com a sua venda reverterão diretamente para o funcionamento da Loja SUÉ, visando a sua sustentabilidade económica. As receitas adicionais revertem para fins sociais, a definir no âmbito da missão da Universidade de Évora.