Às 11 horas desta terça-feira sirenes solidárias com Ucrânia

Esta terça-feira, dia 1 de março, comemora-se o Dia Internacional da Proteção Civil, sendo os bombeiros os principais agentes de socorro e apoio, com identidade própria e capacidade operacional única.

A comemoração associa-se ao drama vivido na Ucrânia solidarizando-nos com os seus cidadãos, quer a viver em Portugal, quer noutros países e regiões do Mundo, bem como com aqueles que sofrem diretamente as consequências da guerra.

Às 11 horas, durante 30 segundos, tocará a sirene em demonstração de solidariedade para com os Bombeiros Ucranianos, o Povo Ucraniano, onde quer que ele esteja, nomeadamente no nosso país.

Projeto “Évora+Verde” alarga número de parceiros

O projeto “Évora+Verde – Recolha Seletiva de Biorresíduos” foi iniciado no final de 2020 e visa a recolha de resíduos orgânicos, as vulgares sobras de alimentos, tendo em vista a sua valorização através de um processo de compostagem e posterior aproveitamento como fertilizante agrícola.

Direcionado, numa primeira fase, para os grandes produtores, como hospitais, cantinas e unidades hoteleiras, o projeto tem vindo a integrar novas entidades parceiras no seu circuito diário de recolha, que conta com uma nova viatura adaptada, especificamente, para este tipo de resíduos.

A segunda fase do projeto, que se vai iniciar em breve, tem duas componentes: alargar a recolha de resíduos, por um lado, para os estabelecimentos hoteleiros, de restauração e similares do centro histórico de Évora, contribuindo também para libertar os contentores subterrâneos de um volume considerável de resíduos e, por outro lado, chegando aos produtores domésticos, no Bairro da Malagueira, distribuindo-se 1500 contentores de cinco a dez litros de volume, por cerca de mil fogos.

A terceira fase vai incidir na recolha seletiva de resíduos orgânicos no Bairro das Corunheiras e a quarta e última fase consiste na generalização desta recolha de resíduos, tendo como meta abranger todo o concelho até final de 2023.

O projeto “Évora+Verde” resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Évora e a empresa intermunicipal GESAMB – Gestão Ambiental de Resíduos e foi financiado no âmbito do Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

Ginásio da Casa do Benfica de Elvas abriu esta segunda-feira

O ginásio na Casa do Benfica de Elvas reabriu esta segunda-feira, 28 de fevereiro, no dia em que, o Sport Lisboa e Benfica comemora 118 anos de existência.

Manuel Claudino, presidente da Casa do Benfica de Elvas explica que a abertura do ginásio neste dia, “foi propositada, devido ao aniversário do Clube” e tendo em conta que era para ter aberto quando inauguraram as novas instalações, em julho, mas tendo em conta as restrições, devido à pandemia, tal não foi possível. Agora, revela, “com o alívio de restrições decidimos reabrir este espaço, que tem máquinas para todo o tipo de exercícios, desde cardio, musculação, elíptica, passadeiras, bicicleta, ou seja, tudo o que é necessário, num ginásio”.

Neste primeiro dia foram já algumas as pessoas que frequentaram o espaço, afirma Manuel Claudino, adiantando que muitas “esperavam esta abertura, para poderem vir, mas não queremos grandes balbúrdias, queremos que estejam tranquilos, para que as pessoas se sintam bem e à vontade”.

Quem quiser frequentar o ginásio basta fazer-se sócio da Casa do Benfica de Elvas e pagar a cota devida, que dá inclusive acesso à sauna e banho turco.

O ginásio, na Casa do Benfica de Elvas que abriu esta segunda-feira e funciona todos os dias, incluindo feriados, das 10 horas às 21 horas.

Bombeiros chamados devido a cinzas nos contentores

Os Bombeiros de Elvas foram chamados ao Largo do Colégio, esta tarde, devido ao depósito indevido de cinzas nos contentores subterrâneos.

Este tipo de prática provoca a ignição do lixo depositado nos contentores que ficam destruídos ou inoperacionais.

 

Município de Vila Viçosa distribui máscaras cirúrgicas

O Município de Vila Viçosa tem vindo a promover a distribuição de máscaras cirúrgicas, porta-a-porta, em todo o concelho.

A autarquia diz-se “consciente do impacto que a pandemia da Covid-19 causou em toda a comunidade” e “com noção de que não consegue chegar a todos os munícipes”. Assim, para colmatar eventuais faltas, estão ao dispor dos calipolenses máscaras cirúrgicas no Posto de Turismo, na Praça de Republica, em Vila Viçosa, para todos os que necessitem.

O Município afirma que vai “proceder à distribuição de máscaras junto dos estabelecimentos com maior afluência e proximidade entre pessoas”, para que “todos consigam ter acesso a este produto tão importante no combate à pandemia”.

O Município de Vila Viçosa aponta também a importância de continuar a cumprir todas as recomendações por parte da DGS, para que o período de Carnaval não agrave a situação pandémica atual.

Marvão ilumina castelo com as cores da Ucrânia

O Município de Marvão iluminou a fachada do Castelo com as cores da bandeira da Ucrânia. “Um gesto simbólico e de solidariedade para com o povo ucraniano”, segundo refere a autarquia, com o qual “se expressa o desejo de que este conflito termine o quanto antes e se reestabeleça a Paz”.

Marvão associa-se, desta forma, às iniciativas que decorrem por todo o Mundo, em que monumentos e edifício públicos se iluminam durante a noite, em tons de azul e amarelo, como “sinal de apoio” à Ucrânia e de “total repúdio” para com esta “inaceitável violação do direito internacional, da liberdade e democracia”.

Elvas tem mais três casos de Covid-19

O concelho de Elvas regista esta segunda-feira, 28 de fevereiro, três novos casos de Covid-19 e 27 recuperações da doença.

Encontram-se ativos, ao dia de hoje, 86 casos de infeção no concelho, menos 24 do que ontem.

Desde o início da pandemia, Elvas já registou 5909 casos positivos, 41 óbitos e 5782 altas.

Interescolas 2022 do Turismo de Portugal já tem vencedores

Já são conhecidos os 12 alunos que vão representar as Escolas do Turismo de Portugal nas finais da Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo que, de 17 a 22 de outubro, se realizam em Itália.

A 17ª edição do Interescolas, organizada pela Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, procurou, durante dois dias, não só dar todas as condições para que os concursos se realizassem em pleno, mas também dar a mostrar um pouco do que a região tem de melhor. O evento dividiu-se entre a escola propriamente dita, onde se realizaram os concursos mais práticos, e Elvas, onde tiveram lugar os desafios mais teóricos.

Os alunos que mais se destacaram nesta edição daquele que é o principal concurso das Escolas do Turismo de Portugal foram:

Bar – João Abreu (Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra);

Barista – João Ferreira (Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra);

Cozinheiro Aprendiz – Afonso Silva (Escola de Hotelaria e Turismo Douro/Lamego);

Decathlon – Leonardo Machado (Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão);

Turismo – Maria Ferreira (Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa);

Alojamento Hoteleiro – Maria Pestana (Escola de Hotelaria e Turismo do Porto);

Gestão Hoteleira – Ana Brum (Escola de Hotelaria e Turismo do Porto);

Pasteleiro Júnior – Mariana Costa (Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo;

Restaurante/Taça Joaquim Janeiro – Duarte Marques (Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão);

Futuro Escanção/Taça Gilberto Mira – Marco Teixeira (Escola de Hotelaria e Turismo Douro/Lamego);

Empreendedorismo – Luís Miranda (Escola de Hotelaria e Turismo do Porto);

Cozinheiro Vegetariano – Lourenço Lopes (Escola de Hotelaria e Turismo do Porto).

Para a diretora da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, esta foi mais uma demonstração de como é possível promover a formação, o intercâmbio e, ainda, promover a região. “O Interescolas é a mais importante iniciativa da rede de Escolas do Turismo de Portugal que procura valorizar o conhecimento e as competências que os alunos adquirem em contexto escolar, mas vai para além disso. É um momento de partilha, de troca de experiências. É a única iniciativa recorrente em que alunos das 12 escolas estão juntos e vivem o verdadeiro espírito da rede. Nesta edição, procurámos, também, envolvê-los na região com a realização de algumas visitas, como a que aconteceu na Coudelaria Alter Real. No final, o jantar de gala foi a consagração dos vencedores que terão a responsabilidade de nos representar a todos, em Itália”, afirmou.

Mais 4.209 casos Covid e 24 mortes em Portugal

Portugal regista esta segunda-feira, 28 de fevereiro, mais 4.209 casos de Covid-19 e 24 óbitos, associados à doença.

De acordo com o último relatório oficial, registaram-se mais 762 casos de recuperação, nas últimas 24 horas. O número de casos ativos é de 456.181, mais 3.423 que ontem.

Em todo o território nacional há 1478 doentes internados, mais 82 do que ontem, dos quais 102 em unidades de cuidados intensivos.

Desde março de 2020, morreram 21.063 pessoas com esta patologia em território nacional, foram identificados 3.262.618 casos de infeção e 2.785.374 altas.

Medidas estruturais para poupar água tomadas em Évora

O período de seca extrema que o país atravessa, nomeadamente o Alentejo, foi focado por Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara de Évora, na reunião do executivo municipal.

O autarca indicou que a Câmara Municipal “acompanha a situação com muita atenção” e frisou “algumas medidas estruturais que têm vindo a ser tomadas para poupar água”, admitindo que poderão ser tomadas outras, caso a situação no concelho justifique, como “cessar a rega dos espaços verdes públicos que utilizem água da rede” de abastecimento à população.

Pinto de Sá destacou que está praticamente concluída a obra de construção da conduta direta de abastecimento de água do Alqueva para a Estação de Tratamento de Água do Monte Novo, obra da responsabilidade da empresa Águas de Vale do Tejo, o que possibilita poupar muita água. A autarquia eborense realizou a obra nas Piscinas Municipais, que “permite a reutilização da água”, e está a recuperar o Aqueduto da Água de Prata, para “o uso na rega dos espaços verdes urbanos e outros”.

Reguengos recolhe bens urgentes para a Ucrânia

Na linha do que se observa por todo o nosso País, Reguengos de Monsaraz já começou a mobilizar-se para ajudar o povo ucraniano, que se encontra debaixo de guerra desde o passado dia 24.

A Kristine, a Júlia e o Eugénio são três voluntários que, nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, estão no Parque das Piscinas Municipais, em Reguengos, e pedem ajuda para recolher e embalar os muitos bens que estão a receber.

Para quem puder ir ajudar, eles estarão lá até às 16 horas, momento em que o transporte da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz vai a Lisboa levar todas as doações recolhidas até então.

Orquestra Jazz de Leiria e Salvador Sobral esgotam Curvo Semedo

Orquestra Jazz de Leiria e Salvador Sobral encheram o cineteatro Curvo Semedo em Montemor-o-Novo na noite do passado Sábado, dia 26 de fevereiro, com uma homenagem a Ray Charles.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Salvador Sobral, artista convidado pela Orquestra desvenda que “o convite surgiu primeiro por parte do César Cardoso, o diretor da Orquestra” uma vez que o diretor estava interessado em criar algo com o cantor. A ideia inicial seria apresentar músicas de Salvador Sobral, com arranjos da Orquestra Jazz de Leiria, no entanto, tal como revela Salvador Sobral, “eu gosto de ter conceitos para as coisas e adoro toda a música do mundo, então pensei que podíamos realizar um sonho meu de infância que é cantar Ray Charles”, nascendo assim esta homenagem a este pianista e cantor, um pioneiro e do Soul.

O concerto teve, para além do convidado Salvador Sobral, três cantoras, “que são essenciais”, Beatriz Pessoa, Mariana Norton e Marta Garrett, “que tornam aquilo completo, o imaginário de Ray Charles”, adianta Salvador Sobral.

Aos microfones da Rádio Elvas Salvador Sobral confessa que é “pela descentralização da cultura”, considerando de extrema importância continuar a trazer espetáculos e cultura às localidades mais isoladas. Quanto aos planos para o futuro Salvador revela que vai “para o meio da praia, na Catalunha, escrever canções, portanto concertos só para o final de março”.

César Cardoso, diretor da Orquestra Jazz de Leiria adianta que o projeto “Convida” nasceu “no início da Orquestra, faz este mês 11 anos e a ideia surgiu com um convidado de Leiria, o David Fonseca”, tendo existido a possibilidade de continuar o projeto com diferentes músicos, de outras áreas. O ano passado, “lançámos um disco, com a junção desses convidados”, sendo que, esta é a segunda vez que a Orquestra convida Salvador para esta homenagem a Ray Charles, “nós gostámos muito do concerto, foi muito divertido para todos e quisemos repetir”, adianta César Cardoso.

Apesar de este ser o primeiro concerto na região do Alentejo, César Cardoso espera “voltar com outros convidados, seria muito interessante”. Os próximos concertos “temos muitos eventos agendados para a zona de Leiria, mas também vamos estar a apresentar o disco no Coliseu de Lisboa”, adianta o diretor da Orquestra Jazz de Leiria.

Orquestra Jazz de Leiria com Salvador Sobral que trouxeram o projeto “Convida” aos palcos montemorenses. Dia 8 de março, o Curvo Semedo recebe Mafalda Veiga.

[/shc_shortcode]

Já há 400 advogados portugueses para ajudar ucranianos

No espaço de 24 horas, são já mais de 400 advogados, de todo país, preparados para oferecer ajuda legal “pro bono” aos cidadãos ucranianos, dentro e fora de Portugal.

Antevendo um grande número de questões jurídicas que a guerra na Ucrânia espoletou, a Ordem dos Advogados (OA)  iniciou a oferta de uma task force jurídica cuja composição vai comunicar à Embaixada da Ucrânia em Portugal e à Associação Nacional de Advogados da Ucrânia.

É expectável que a expressiva adesão dos advogados portugueses à causa ucraniana continue em crescendo. Ontem, domingo, dia 27, para organizar um canal para recolher todas as inscrições, o bastonário da OA, Luís Menezes Leitão, fez saber que vai disponibilizar uma plataforma online, com os dados profissionais e contactos, a divulgar ainda nesta segunda-feira, para agilizar o auxílio legal a quem dele necessitar.

Grupo “Los Lingotes” vence Carnaval de Badajoz

O Grupo “Los Lingotes” de Talavera La Real, venceu a edição deste ano do Carnaval de Badajoz, somando a quarta vitória no Carnaval da cidade pacence.

Em segundo lugar, ficou o grupo “Caribe”, em terceiro “Vaivén e “La Kochera”, em quarto “Los Pirulfos” e em quinto “Moracantana”.

O grande desfile das Comparsas, em Badajoz, decorreu na tarde de ontem, domingo, 27 de fevereiro, e contou com mais de 3.700 participantes, 45 comparsas, 11 grupos mais pequenos e 27 carros alegóricos.

 

Virgílio Castelo evoca Amália no sábado no CC de Campo Maior

O Centro Cultural (CC) de Campo Maior apresenta a peça “O Homem da Amália”, com Virgílio Castelo, no próximo dia 5, sábado, às 21.30 horas. A representação está incluída na iniciativa “Março Mês do Teatro”, do Município campomaiorense.

A peça retrata a história do amor mais profundo, mais estranho e mais secreto que alguém teve com Amália Rodrigues. A história de um homem que existiu e deixou de existir, por se ter apaixonado por uma estrela que não se podia alcançar. Através dos fados que cantou, dos versos que escreveu e das paixões que sentiu, vamos acompanhar Amália Rodrigues durante 75 minutos, vendo-a pelos olhos do homem que por ela viveu e por ela morreu. Vamos recordar algumas coisas que já sabíamos da vida de Amália e ficar a saber outras de que nunca falou. E quando o pano fechar, a nossa estrela maior vai estar ainda mais presente nas nossas memórias.

Bilhetes à venda no Centro Cultural, no Posto de Turismo e online em https://bit.ly/3s6BlOx. É obrigatório o uso de máscara no interior do Centro Cultural.

Quercus acha “inaceitável” abater sobreiros para construir central fotovoltaica

O Governo favoreceu o abate de 1079 sobreiros para Central Fotovoltaica de Margalha, no concelho de Gavião, considerada pelo ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, de “imprescindível utilidade pública”. No entanto a Quercus considera “inaceitável”, esta situação.

José Janela, da Associação ambientalista, explica que existiam alternativas de localização que não foram consideradas, adiantando que “o Despacho do ministro João Matos Fernandes visou favorecer a empresa arrendatária de vários prédios rústicos, sitos no concelho do Gavião, que solicitou autorização para proceder ao arranque de 1079 sobreiros e quatro azinheiras, numa área de 14,8 hectares de povoamento daquelas espécies, a fim de permitir a instalação de uma central fotovoltaica”.

O Governo considerou o empreendimento de relevante interesse público, económico e social, também por “alegadamente contribuir para a trajetória da neutralidade carbónica, a atingir em 2050”. Contudo, explica José Janela, “o Governo esquece que o sequestro e armazenamento de carbono efetuado pelos sobreiros, de forma renovável com a extração da cortiça para múltiplas aplicações, associado à amenização do clima, provocado pelo coberto do montado, são essenciais no combate à desertificação e às alterações climáticas no Alentejo”.

Foi emitida uma Declaração de Impacto Ambiental, em que o ICNF emitiu um parecer desfavorável ao projeto desta Central Solar Fotovoltaica. José Janela refere que “entre as questões levantadas destaca-se que o número de sobreiros afetados com a instalação da central solar é elevado; a área de abate em povoamento de sobreiro é de 63 hectares, o que configura um impacte negativo, muito significativo, de magnitude elevada, não minimizável; a legislação apenas contempla a possibilidade de conversão de povoamentos de sobreiros e/ou azinheiras (excetuando empreendimentos agrícolas de relevante e sustentável interesse para a economia local), quando se trata de obras de imprescindível utilidade pública, aspeto que ficou por demonstrar; não foi apresentada qualquer alternativa do projeto fundamentada na grande afetação de floresta de produção, circunstância que não é aceitável atendendo ao impacte deste projeto sobre o património natural.”

A associação ambientalista considera assim, “inaceitável que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), entidade licenciadora, tenha proposto a emissão de uma Declaração de Impacte Ambiental (DIA) favorável condicionada, ao projeto, contrariando pareceres de autoridades administrativas”.

A Quercus, esclarece ainda José Janela, apesar de ser a favor das energias renováveis, admite que tendo em conta esta situação, que não assenta em critérios de sustentabilidade, nem defende o sobreiro, vai ponderar o recurso à via judicial. “A Quercus defende a promoção da energia fotovoltaica, mas num modelo com critérios de sustentabilidade, com produção descentralizada em autoconsumo nos edifícios e não em grandes centrais dispersas no território, situação que não foi salvaguardada nos últimos leilões solares”.

A Quercus lamenta que “não existam entidades que defendam o sobreiro, uma árvore nacional, com relevância económica, social e ambiental. Contudo, dada a gravidade da situação vai ponderar o recurso à via judicial, para salvaguardar o nosso mais importante património natural”, remata.

O descontentamento da Quercus perante o abate de 1079 sobreiros para a construção da Central Fotovoltaica no Gavião, é o tema em destaque esta semana no programa “Ambiente em FM”.

Arronches recolhe mantimentos para ajudar o povo ucraniano

O município de Arronches está a proceder a uma recolha de mantimentos para ajudar o povo ucraniano.

Desta forma e sendo Arronches “uma vila solidária”, refere o município, em comunicado, estão a unir-se esforços para ajudar quem mais precisa.

Assim, podem ser entregues kits de primeiros socorros, como ligaduras, pensos rápidos; betadine; algodão; paracetamol; ibuprofen; tesouras; luvas esterilizadas e água oxigenada, entre outros.

Para as crianças apela-se a que sejam entregues comidas para crianças e recém-nascidos, fraldas e toalhitas, entre outros.

Pede-se que seja também entregue ração para animais de estimação.

O município está também a pedir sacos cama, mantas e lençóis, assim como garrafas de água, vitaminas e energéticos, bolachas, chocolates e comida enlatada.

Os referidos alimentos e artigos podem ser entregues nos Bombeiros Voluntários de Arronches, e nas juntas de freguesia de Assunção (em Arronches), Esperança e Mosteiros.

Sociedade Recreativa da Terrugem completou 109 anos

A Sociedade Recreativa da Terrugem completou 109 anos de existência.

Para assinalar estes 109  de história, houve uma pequena comemoração, de forma a não deixar a data passar em claro.

Esta coletividade foi fundada em 1 de janeiro de 1913, mas o aniversário deste ano foi comemorado quase dois meses depois, devido à pandemia.

Campo Maior sem novos casos Covid esta segunda-feira

Campo Maior não regista esta segunda-feira, 28 de fevereiro, novos casos de Covid-19.

Por outro lado, registaram-se, nas últimas 24 horas, mais 15 recuperações da doença.

No concelho, encontram-se ativos, ao dia de hoje, 52 casos de infeção.

Desde o início da pandemia, Campo Maior já registou 2356 casos positivos, 15 óbitos e 2289 altas.

AD Ialbax conquista pódios no Corta-Mato do Alentejo

A Associação Desportiva Ialbax participou este sábado, 26 de fevereiro, no corta-mato do Alentejo, que decorreu em Alvito, com quatro atletas.

No escalão de veteranas femininas, Cristina Canário ficou em segundo lugar F50.

No escalão veteranos masculinos, Filipe Mota alcançou também o segundo lugar em M50; José Russo foi o terceiro classificado em M60; e Jorge Martins alcançou o sexto lugar M50.

Casagro teve formação em energias alternativas e poupança energética

A Casagro, em Elvas, realizou este sábado, 26 de fevereiro, um Dia de Formação em energias alternativas e poupança energética.

O objetivo é dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, por um planeta mais limpo, mais amigo do ambiente e com melhores soluções energéticas para a agricultura.

Através do Grupo Casamayor, “Casamaior Solar”, a Casagro, já pode oferecer a todos os seus clientes, a nível nacional, os seguintes serviços: estudos técnico-económicos sobre soluções de energia solar com poupança energética (instalações solares fotovoltaicas de autoconsumo, isoladas e bombeamento solar); orçamentos à medida das necessidades do cliente; legalização de instalações por técnicos credenciados; e condições de financiamento.

Homenagem a Bastinhas votada na Assembleia Municipal de Elvas

A Assembleia Municipal de Elvas reúne nesta segunda-feira, dia 28, pelas 16 horas, no salão nobre dos Paços do Concelho.

Da sessão de trabalhos, fazem parte a proposta de homenagem a Joaquim Bastinhas e a isenção do pagamento de taxas de ocupação da via pública. A homenagem ao “Cavaleiro de Elvas” é constituída por uma estátua equestre, a localizar no espaço exterior do coliseu.

Ordem de trabalhos:

– Período de Antes da Ordem do Dia

– Período da Ordem do Dia

1.- Relatório de Atividades

2.- Aprovação da ata de 6 de dezembro de 2021

3.- Relatório da Discussão Pública e proposta de Aprovação Final da alteração do Plano de Pormenor do Revoltilho

4.- Isenção do pagamento de taxas de ocupação da via pública: Esplanadas, Toldos, Reclamos e Painéis

5.- Transferência de competências no domínio da Ação Social, alteração de prazo

6.- Proposta de Homenagem a Joaquim Bastinhas

7.- Declaração de compromisso e recebimentos em atraso em 30 de dezembro de 2021.

Câmara de Campo Maior e Associação das Festas querem certificar flor de papel

Depois da conquista da classificação das Festas do Povo, de Campo Maior, em dezembro do ano passado, enquanto Património Cultural Imaterial da Humanidade, há agora outros passos importantes a dar.

Com este selo da UNESCO, garante São Silveirinha, vereadora da Câmara de Campo Maior, é agora preciso, entre outros, que se mantenha vivo “o espírito de voluntariado” que caracteriza as festas, bem como certificar a flor de papel. Esta certificação, adianta, serve, sobretudo, para evitar cópias, destas flores de papel, que, segundo diz, são únicas e genuínas. “As pessoas que depois vão adquirir as flores de papel, vão saber que aquelas são genuínas, são as nossas, são as flores de papel de Campo Maior”, revela.

Ainda assim, a certificação terá de ser feita de acordo com uma série de procedimentos. “Mas nós não temos receio, porque as nossas flores de papel acabam por ser únicas”, garante São Silveirinha. As flores, diz ainda a vereadora, “não ganharam o reconhecimento e o selo da UNESCO, mas, ao fim ao cabo, estão elencadas em todo o processo”, até porque, lembra, “sem flores não se fazem as festas”.

Também a presidente da Associação das Festas do Povo, Vanda Portela, diz querer acreditar que esta tradição secular é única e que as flores de Campo Maior são as melhores, até pela forma “como são feitas, por toda a estrutura que está montada por detrás das Festas do Povo e por tudo o que envolve” a sua realização.

Barbaris foi terceira melhor equipa do Alentejo no corta-mato

A Barbaris Team participou, este sábado, no Campeonato do Alentejo de corta-mato realizado em Alvito, no distrito de Beja. A equipa de Barbacena foi a terceira melhor equipa de todo o Alentejo, atrás da equipa de Beja e da equipa de Évora.

Nesta prova, participaram dez atletas da Barbaris Team, que foram “preponderantes”, para esta conquista: Valdemar Madeira, Nuno Gancho, João Branquinho, Tomás Cristiano, Bernardo Maneta, Carla Silva, Cláudia Batuca Cristiano, Augusto Piedade, Ricardo André e João Carvalho.

Também cinco atletas conseguiram lugares de pódio: Cláudia Batuca foi campeã do Alentejo em Veteranas; Carla Silva ficou em primeiro lugar no seu escalão; Ricardo André foi o terceiro classificado em M35; Augusto Piedade ficou também em terceiro lugar em M45 e Bernardo Maneta conquistou o terceiro lugar, em juvenis.

Já no domingo, 27 de fevereiro, três atletas da Barbaris Team (Manuel Braçadas, Carla Silva e Fernando Silva) deslocaram-se ao Trail “Terras de  Sicó” em Conimbriga, concelho de Condeixa a Nova, onde fizeram o Trail Curto de 15 quilómetros.

Equipa do CEN é campeã regional do Alentejo em Corta-Mato

O Clube Elvense de Natação (CEN), na modalidade atletismo, deslocou-se este sábado, 26 de fevereiro, até Vila Nova da Baronia, no concelho de Alvito, para disputar o XXIV Campeonato Regional do Alentejo de Corta Mato.

A comitiva do CEN, composta por 13 atletas, entre os escalões benjamins, iniciados, juvenis masculinos e femininos e seus treinadores, marcou este campeonato, com a conquista do primeiro lugar por equipas no escalão de juvenis masculinos sagrando-se assim Campeões Regionais do Alentejo.

Já no pódio, imediatamente a seguir, os iniciados masculinos trouxeram para Elvas o troféu de segundo lugar por equipas.