Projeto “Évora+Verde” alarga número de parceiros

O projeto “Évora+Verde – Recolha Seletiva de Biorresíduos” foi iniciado no final de 2020 e visa a recolha de resíduos orgânicos, as vulgares sobras de alimentos, tendo em vista a sua valorização através de um processo de compostagem e posterior aproveitamento como fertilizante agrícola.

Direcionado, numa primeira fase, para os grandes produtores, como hospitais, cantinas e unidades hoteleiras, o projeto tem vindo a integrar novas entidades parceiras no seu circuito diário de recolha, que conta com uma nova viatura adaptada, especificamente, para este tipo de resíduos.

A segunda fase do projeto, que se vai iniciar em breve, tem duas componentes: alargar a recolha de resíduos, por um lado, para os estabelecimentos hoteleiros, de restauração e similares do centro histórico de Évora, contribuindo também para libertar os contentores subterrâneos de um volume considerável de resíduos e, por outro lado, chegando aos produtores domésticos, no Bairro da Malagueira, distribuindo-se 1500 contentores de cinco a dez litros de volume, por cerca de mil fogos.

A terceira fase vai incidir na recolha seletiva de resíduos orgânicos no Bairro das Corunheiras e a quarta e última fase consiste na generalização desta recolha de resíduos, tendo como meta abranger todo o concelho até final de 2023.

O projeto “Évora+Verde” resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Évora e a empresa intermunicipal GESAMB – Gestão Ambiental de Resíduos e foi financiado no âmbito do Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.