Preço da água a decidir em reunião da Câmara de Borba

A Câmara Municipal de Borba reúne o seu executivo amanhã, quarta-feira, dia 26, às 10.30 horas, no salão nobre dos Paços do Concelho. Da ordem de trabalhos, salientamos o tarifários para os utilizadores finais, para o ano de 2022, referente a abastecimento de água, saneamento e gestão de resíduos urbanos.

Outros dos pontos agendados para a sessão de trabalho são um contrato de arrendamento urbano para fins não habitacionais, o plano anual de feiras para 2022, a hasta pública para a atribuição de espaços de venda no Mercado Municipal de Borba e o concurso público para a aquisição contínua de combustíveis rodoviários para 2022/2023.

Estação Náutica de Avis planeia atividades para 2022

Os parceiros que integram a Estação Náutica de Avis reuniram, no passado dia 19, no Auditório da Biblioteca Municipal José Saramago, em Avis, numa sessão de trabalho que passou pela apresentação dos novos parceiros, bem como pela planificação do trabalho a desenvolver ao longo do ano 2022, nomeadamente através dos projetos de internacionalização.
De destacar o evento “Nautical Avis”, um encontro agendado para 30 de setembro, 1 e 2 de outubro, que tem, como tema “Turismo náutico em territórios do interior: sustentabilidade, coesão e acessibilidades” e que vai reunir diversos convidados para discutir questões associadas ao turismo náutico e ao desenvolvimento dos territórios.
Durante a tarde, os parceiros foram convidados a experimentar a app “Your Travel Avis” numa visita audioguiada ao centro histórico de Avis.

Atletas do CEN em torneio de natação em Abrantes

Três atletas do Clube Elvense de Natação (CEN) participaram no passado sábado na 39ª edição da Taça Vale do Tejo, em Abrantes, em piscina curta (25m).

Esta competição realiza-se todos os anos e é disputada por todas as associações regionais do país, nos escalões de Infantis e Juvenis.

O clube esteve representado na Seleção da Anicentro (Associação de Natação do Centro), pelos nadadores juvenis Gabriela Conceição, Inês Escarduça e Miguel Rangem.

O CEN considera que os seus atletas “tiveram um bom desempenho, melhorando os seus tempos pessoais na prova que cumpriram, e tendo contribuído de forma bastante positiva para a classificação da própria associação no torneio”. O clube considera que continua a “fazer um trabalho de mérito que, no fim, é reconhecido pela convocatória dos seus atletas para a seleção regional”.

Mais 70 casos Covid registados em Elvas

O concelho de Elvas regista esta terça-feira, 25 de janeiro, mais 70 casos de Covid-19.

Por outro lado, 157 pessoas foram dadas como recuperadas. Hoje estão ativos 369 casos de infeção, menos 87 que ontem.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 4042 casos positivos, 36 óbitos e 3637 altas.

Portugal regista 57.657 novos casos Covid e 48 mortes

Portugal regista, esta terça-feira, 25 de janeiro, mais 57.657 casos de infeção e 48 mortes, associadas à doença. São também hoje reportadas 54.666 recuperações.

Nos hospitais do país, encontram-se internados 2320 doentes, menos 28 que ontem, dos quais 158 em Unidades de Cuidados Intensivos, menos 14 que na véspera.

Encontram-se, agora, ativos 512.571 casos de infeção no país, mais 2.943 que ontem. Desde o início da pandemia, Portugal regista 2.312.240 casos de infeção, 19.661 óbitos e 1.780.008 altas.

Alentejo tem mais 2044 casos Covid e um óbito

O Alentejo regista, esta terça-feira, 25 de janeiro, mais 2044 casos de infeção por Covid-19 e um óbito, associado à doença.

Desde o início da pandemia, a região alentejana conta com 76.211 infetados e 1111 mortes.

Atletas do CEN competiram em Vendas Novas e Paio Pires

O Clube Elvense de Natação (CEN) participou este domingo, 23 de janeiro, no Torneio Regional da Associação de Évora de velocidade e lançamentos de pista ao ar livre, que se disputou em Vendas Novas.

O CEN esteve presente com sete atletas, que participaram como atletas externos, tendo participado nas componentes de lançamento do peso; lançamento do dardo; 40 metros e 60 metros.

Nas provas de velocidade as classificações foram as seguintes: 60 metros juvenis femininos Sara Liu conquistou o segundo lugar e Maria Boné o terceiro; já nos 60 metros juvenis masculinos, João Monteiro ficou em segundo lugar e Afonso sequeira em sétimo; nos 40 metros benjamins masculinos Diego Tavares foi o primeiro classificado.

Na prova de lançamentos, em peso absolutos masculino Hugo Tavares ficou em segundo lugar, no escalão de juvenis masculinos Bernardo Sequeira conquistou o terceiro lugar, e no escalão juvenis femininos Sara Liu ficou em terceiro lugar.

Na prova de dardos, no escalão absolutos masculinos Hugo Tavares ficou em quarto lugar e, no escalão juvenis Bernardo Sequeira ficou em terceiro lugar e Afonso Sequeira conquistou o quarto lugar.

Quatro atletas do CEN participaram ainda no 1º Interassociações de Iniciados em Corta Mato realizado em Paio Pires, em representação da seleção distrital da Associação de Atletismo de Portalegre.

No escalão de iniciados femininos, Joana Cardoso ficou em 25º lugar, já no escalão de iniciados masculinos, Santiago Carvalho ficou em 15º lugar, João Coutinho em 21º lugar e Nuno Troca em 34º lugar.

Valnor sensibiliza comércio de Campo Maior para a reciclagem

A Valnor esteve em Campo Maior para a realização de um vídeo no âmbito da campanha de sensibilização ambiental “Eu Reciclo!”.

Esta campanha pretende estimular os estabelecimentos comerciais e serviços, a fazerem a deposição seletiva dos resíduos das embalagens, aumentando assim os recicláveis recolhidos para reciclagem, valorizando desta forma o desempenho ambiental dos comerciantes, ao mesmo tempo que sensibiliza para a necessidade de reciclar sempre, tudo e em todo o lado, promovendo a consciência ambiental do estabelecimento perante a população.

Portalegre tem segunda Equipa de Intervenção Permanente

A Câmara Municipal de Portalegre, na reunião do passado dia 17, aprovou o protocolo com a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) e a Associação dos Bombeiros Voluntários de Portalegre que define as condições de contratação e funcionamento das Equipas de Intervenção Permanente (EIP).
A criação de uma segunda EIP nos Bombeiros de Portalegre permite reforçar a capacidade operacional da corporação e assegurar em permanência o socorro às populações. Esta equipa é composta por cinco bombeiros profissionais, sendo os custos decorrentes da sua remuneração comparticipados, em partes iguais, pela ANPC e Câmara Municipal de Portalegre.
A necessidade de reforço da profissionalização da proteção civil decorre, desde logo, da localização geográfica do território portalegrense, com a proximidade da Serra de São Mamede, que pressupõe ter uma abordagem marcada pelo combate musculado em incêndios nascentes impedindo a sua progressão e ganhos de dimensão incontroláveis por via do reforço da capacidade e alcance operacional da corporação.
Considerando que a proteção civil e o combate aos incêndios florestais são “preocupações prementes da autarquia”, o Município de Portalegre “tem vindo a apoiar, regular e constantemente”, os Bombeiros de Portalegre, “seja através de um contrato programa de apoio financeiro ou do reforço de meios humanos, que se estende quer à primeira EIP, quer às Brigadas de Sapadores Florestais que se encontram sob a gestão e responsabilidade do Serviço Municipal de Proteção Civil”.

Reguengos apoia a testagem nos lares do concelho

Os testes rápidos de antigénio à Covid-19 são elementos importantes no combate à pandemia, possibilitando maior capacidade de testagem e também sinalizando eventuais focos de infeção de forma mais precoce.

As Estruturas Residenciais para Idosos (ERPIs) têm sido dos setores mais afetados e nos quais recaem grandes preocupações, devido ao aumento significativo do número de casos no país.

De forma a tentar garantir uma maior sensação de conforto e segurança aos seus utentes, funcionários e familiares, a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, entre os dias 25 e 28 de janeiro, em parceria com as farmácias do concelho, vai apoiar a realização de testes antigénio nas ERPIs (lares) do concelho de Reguengos, reforçando ainda mais a possibilidade de testagem a todos os munícipes.

Paulo Canhão: “Direção não está agarrada ao lugar nem ao poleiro”

A Direção de “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos, tal como tínhamos já noticiado (ver aqui), depois de uma reunião de diretores, admitiu, em comunicado, dar lugar a contestatários, “se surgir uma equipa que se apresente disposta a assegurar o futuro do emblema azul-e-ouro”.

Em declarações à Rádio ELVAS, o presidente da Direção do clube, Paulo Canhão afirmou que “caso apareça alguém interessado em pegar nos destinos do clube, esta Direção não está agarrada nem ao lugar, nem ao poleiro, como alguns falam de poleiro; porque isto não é poleiro nenhum e queremos deixar claro que, em março, teremos uma Assembleia Geral para aprovação de contas e, se alguém estiver disponível e apresente garantias que vai fazer um trabalho melhor que o nosso, nós saímos porque o que queremos, acima de tudo, é o melhor para «O Elvas»”.

Paulo Canhão diz ainda que se aparecer, de imediato, “alguém ou um conjunto de pessoas que queiram liderar os destinos do clube e apresentem esse projeto, nós também estamos disponíveis para sair”, porque volta a frisar “nós não estamos agarrados a nada, nem a nenhum lugar”.

O presidente da Direção explica que, acima de tudo, quer o melhor para o Clube Alentejanos de Desportos e, no passado domingo, depois da derrota do clube frente ao Ideal, notou “ruído no estádio e também nas redes sociais, pelo que a Direção coloca todos à vontade, para assumirem os destinos do clube e não vamos admitir mais, no futuro, faltas de respeito quer pela Direção, quer pelo plantel sénior de “O Elvas”; estamos a fazer um esforço sobre-humano para manter o clube de pé, com erros e acertos, porque não somos perfeitos, mas não admitimos faltas de respeito e é dentro dessa base que emitimos o comunicado, deixando a porta aberta para aqueles que acham que podem e têm condições para fazer melhor; que apareçam, que deem o passo em frente, que nós saímos, no mesmo momento”, garantiu o líder azul-e-ouro.

Paulo Canhão assegura que mantém confiança no plantel e na equipa técnica, mas nem sempre no futebol as coisas acontecem como são delineadas. “A nossa confiança no plantel e equipa técnica é total e reiteramos isso semanalmente; o ruído não beneficia, só prejudica; somos cientes das dificuldades que atravessamos e lutamos todos os dias para ultrapassá-las e aquilo que nos compete é continuar a trabalhar, porque temos um mandato, votado em Assembleia Geral, em setembro de 2020, para que esta Direção assumisse funções; mas as coisas umas vezes correm de uma maneira, outras vezes de outra e ninguém mais do que a Direção e jogadores quer vencer e ter bons resultados; mas, às vezes, as coisas não acontecem como nós delineamos, sonhamos e pensamos”.

“É preciso ter paciência e estarmos unidos”, e não aparecerem com regularidade, nas redes sociais, onde escrever e falar é fácil, mas no dia a dia ninguém aparece e a Direção é que resolve os problemas, porque foi eleita para tal; mas achamos que a Direção e os jogadores merecem, pela parte dos adeptos e sócios, carinho”, remata Paulo Canhão.

Sobreira Grande em Arraiolos é a Árvore do Ano de 2022

A Sobreira Grande do Vale do Pereiro de Arraiolos foi eleita a árvore portuguesa do ano de 2022.

A árvore com 250 anos, localizada no Vale do Pereiro, no concelho de Arraiolos, venceu este concurso Concurso da “Árvore Europeia do ano 2022″ com 3317 votos, naquela que foi a votação mais participada deste concurso, até à data de hoje.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Como revela José Pinto, do Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Arraiolos, é “sempre com orgulho que a Câmara Municipal de Arraiolos e, neste caso, a comunidade de Vale do Pereiro, recebe a notícia”, acrescentando que a Sobreira Grande “é de facto uma árvore com uma grande ligação à comunidade”.

O responsável pelo Gabinete de Comunicação explica que esta candidatura foi realizada “com o propósito de valorizar o território e o montado, de sobro e azinho, enquanto património natural da nossa paisagem”. José Pinto revela que este é um título importante, não só pela dimensão turística que pode vir a trazer a Arraiolos, de forma a “constituir uma mais valia, naquilo que será os projetos de circuitos pedestres, incluindo a Rota do Montado”, como também, economicamente, pois “a cortiça e o sobreiro, são de facto importante para a economia do país”.

O público decidiu entre dez árvores candidatas, num total de votos registados de 15.588, tendo a Sobreira Grande sido a vencedora da Árvore Portuguesa do Ano de 2022.

[/shc_shortcode]

Câmara de Elvas reúne com público quarta-feira à tarde

A Câmara Municipal de Elvas tem uma reunião ordinária do seu executivo, na próxima quarta-feira, dia 26, às 16 horas, no salão nobre dos Paços do Concelho. A sessão é aberta ao público e apresenta a seguinte ordem de trabalhos:

1 – Período Antes da Ordem do Dia

2 – Aprovação da ata da reunião de 12 de janeiro de 2022

3 – Expediente Geral

3.1 – Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos:

Análises de águas

Despacho n.º 3/2022

Formação prática em contexto do trabalho

Hasta Pública, venda de sucata

Atribuição de Hortas Comunitárias, ata do Júri

Escalas de turnos de serviço das farmácias para o ano de 2022

Informação Social – Pagamento de divida de renda de habitação social de forma faseada

Atos praticados no âmbito da subdelegação de competências

Processo de propriedade horizontal n.º 11/21

Processo de obras n.º 212/07 e n.º 97/17

Direito de preferência do prédio sito no Parque Residencial do Aqueduto, n.º 5, 1º andar esquerdo (gabinete nº 1) e arrecadação na cave designada pelo n.º 10, fração “J”, em Elvas

Direito de preferência do prédio sito no Parque Residencial do Aqueduto, n.º 5, 1.º andar esquerdo (gabinete n.º 3) e arrecadação na cave designada pelo n.º 12, fração “M”, em Elvas

Direito de preferência do prédio sito no Parque Residencial do Aqueduto, n.º 5 1.º andar esquerdo (gabinete nº 2) e arrecadação na cave designada pelo n.º 11, fração “L”, em Elvas

Direito de preferência do prédio no Arco do Bispo, n.º 5, fração “B”, em Elvas

Direito de preferência do prédio na Rua do Sineiro, n.º 4, fração “C”, em Elvas

Direito de preferência do prédio na Rua 25 de Abril, em Santa Eulália

Direito de preferência do prédio na Rua Sebastião Tenório, em Santa Eulália

Direito de preferência do prédio na Av.ª António Sardinha, fração “A”, em Elvas

Direito de preferência do prédio no Largo Horta da Carapeta, Fonte Branca, em Elvas

Direito de preferência do prédio no Largo de São Vicente, n.º 1-A, fração “A” , em Elvas

Direito de preferência do prédio na Travessa das Flores, n.º 5, Bairro da Boa-Fé, em Elvas

Direito de preferência do prédio na Rua Rossio do Meio, fração “A”, em Elvas

Direito de preferência do prédio na Rua Rossio do Meio, fração “C”, em Elvas

Direito de preferência do prédio na Rua de S. Pedro, n.ºs 3, 3-A e 3-B, em Elvas

Direito de preferência do prédio na Rua do Espírito Santo, n.ºs 26 e 26-A, em Elvas

Direito de preferência do prédio na Rua da Azinheira, n.º 14-B, fração “A” , em Elvas

Processos despachados de acordo com a delegação de competências

Processos de obras nº 10/21; nº 47/18; nº 91/21; nº 93/21; nº 102/21; nº 104/21; nº 113/21; nº 146/21 e nº 154/21.

3.2 – Departamento Financeiro e Desenvolvimento:

Resumo diário de Tesouraria do dia 25 de janeiro de 2022

Alteração orçamental

Adiantamento de Preço

Substituição de retenções por garantia bancária

Abate de material ao inventário

3.3- Departamento de Obras e Serviços Urbanos:

Empreitada de Requalificação da Avenida 14 de janeiro, segunda fase, receção provisória

Empreitada de Memorial aos Elvenses falecidos na guerra do Ultramar, receção definitiva

Empreitada de Pintura da Igreja de São Pedro, receção definitiva

Empreitada de Centro de Animação e Formação Equestre, libertação de caução

Empreitada de Construção de balneários do campo de futebol de Vila Boim, libertação de caução

Empreitada de Reformulação da Rua Nova do Poente em São Vicente, libertação de caução

Empreitada de Sede da Associação Vicentina em São Vicente, libertação de caução

Empreitada de Requalificação urbana e funcional de bairros periféricos de Elvas – Bairro do Revoltilho e envolvente ao Cancão, libertação de caução

Empreitada de Renovação da conduta de abastecimento de água na Rua de Vila Viçosa em Vila Boim, libertação de caução

Empreitada de Construção da ETAR de Vila Fernando e Emissários, libertação de caução.

Empreitada de Centro de Atendimento ao Turista na Parada do Castelo, libertação de caução

Empreitada de Envolvente ao Polidesportivo da Calçadinha, libertação de caução

Empreitada de Abertura de separador na Avenida do dia de Portugal, libertação de caução

Empreitada de Iluminação de monumentos, libertação de caução

Empreitada de Conservação e restauro das pontes dos fossos às Portas de São Vicente, libertação de caução.

Concurso Público da empreitada de Reabilitação de casas no Centro Histórico de Elvas, primeira fase, abertura de procedimento

4 – Assuntos propostos pelo presidente, vice-presidente e vereadores:

4.1– Requerimento do Vila Galé Internacional Investimentos Turísticos, S.A.

4.2 – Alteração à Carta Municipal de Habitação

4.3 – Alteração à Estratégia Local de Habitação

4.4 – Relatório da Discussão Pública e proposta de Aprovação Final da alteração do Plano de Pormenor do Revoltilho

4.5 – Prorrogação do prazo de elaboração da revisão do PDM

4.6 – Plano de reembolso referente à operação “Melhoria da eficiência energética no jardim municipal de Elvas”, alteração de datas

4.7 – Transferência de competências no domínio da Ação Social, alteração de prazo

4.8 – Candidatura nº POSEUR – 03 – 22 – 15 – FC – 000167 – Deteção e Combate à espécie exótica invasora Vespa Velutina no Alto Alentejo – Acordo de Colaboração e Cabimentação

4.9 – Cedência do Coliseu Comendador Rondão Almeida à BRAINSTOR

4.10 – Cedência de equipamento de som à Associação Empresarial de Elvas

4.11 – Comemoração do Dia Mundial da Poesia

4.12 – Descarte de publicações danificadas, Biblioteca Municipal de Elvas Dr.ª Elsa Grilo

4.13 – Proposta de consignação: Peças LaGa da empresa Krv Kurva Design para venda na loja do Museu de Arte Contemporânea de Elvas

4.14 – Apoios:

a) “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos

b) Associação Barbaris Btt Team

c) Clube de Futebol “Os Elvenses”

Maiores de 30 anos já podem agendar dose de reforço

Os utentes com idade igual ou superior a 30 anos já podem efetuar o pedido de agendamento online para a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para através do portal Covid-19, segundo informa a Direção-Geral da Saúde.

O portal possibilita também o pedido de agendamento para a dose de reforço contra a Covid-19 dos cidadãos com 18 ou mais anos que foram vacinados com uma dose da vacina Janssen há 90 ou mais dias.

Direção de “O Elvas” admite sair se a contestação avançar

A Direção de “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos está empossada até final do ano em curso, mas admite dar lugar a contestatários, “se surgir uma equipa que se apresente disposta a assegurar o futuro do emblema azul-e-ouro”. Em comunicado, a Direção mostra “desprendimento do cargo” mas manifesta “a firme disposição e vontade séria de prosseguir o mandato que os sócios do clube lhe confiaram”.
Esta posição foi tomada em reunião de diretores, na noite desta segunda-feira, dia 24, e o texto divulgado pelo clube anuncia as chegadas de dois jogadores: o defesa central Duque (ex-Oleiros) e o médio defensivo Adilson (ex-Felgueiras), que podem compensar as saídas recentes do central Emerson e do seis Alex.
O texto do comunicado da Direção de “O Elvas” CAD é o que a Rádio ELVAS publica a seguir.
“No plano desportivo da equipa sénior do clube, após duas derrotas em jogos em casa, a Direção entende ser o momento de mostrar confiança na equipa técnica e no plantel, com vista a concretizar o objetivo de manter “O Elvas” nos campeonatos nacionais de futebol.
Informamos ainda que, esta semana, o grupo vai ser reforçado com dois jogadores: o médio defensivo Adilson, ex-Felgueiras, e o defesa central Duque, ex-Oleiros.
Por outro lado, em resposta ao que ouviu no Estádio Municipal, na manhã do último domingo, e leu nas redes sociais, nas últimas horas, a Direção de “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos informa que a Assembleia Geral da coletividade vai reunir em março, para aprovação das contas de 2021, entre outros pontos da ordem de trabalhos.
Porém, nessa reunião magna, se surgir uma equipa que se apresente disposta a assegurar o futuro do emblema azul-e-ouro, a atual Direção cede voluntariamente a sua posição.
Mais: estamos na disposição de sair de imediato, logo que se apresente um elenco com mais credibilidade e melhor projeto que a Direção atual.
Este desprendimento do cargo não impede a Direção de “O Elvas” CAD de manifestar a firme disposição e vontade séria de prosseguir o mandato que os sócios do clube lhe confiaram em setembro de 2020.
Resumidamente, confessamos estar satisfeitos com o que temos podido e sabido trabalhar, mas dispostos a renunciar caso surja quem se proponha fazer melhor e venha a ter o indispensável mandato conferido pelos associados. “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos tem de ser dirigido de dentro para fora, mas nunca de fora para dentro”.

DECO atende na Biblioteca de Elvas na quarta-feira

O atendimento no Gabinete de Apoio ao Consumidor em Elvas, por parte da DECO, vai realizar-se no próximo dia 26, quarta-feira, entre as 10 horas e o meio-dia, de forma presencial.
A marcação do atendimento deve ser efetuada através do e-mail biblioteca@cm-elvas.pt ou pelo telefone 268 639 740, no sentido de garantir a segurança de todos os utilizadores do serviço, devido à situação pandémica.
A intervenção do Gabinete de Apoio ao Consumidor em Elvas visa prestar informação aos consumidores acerca dos seus direitos, atuar na resolução dos seus conflitos de consumo e prestar orientação financeira às famílias do concelho.

Covid-19: Vergeles prevê uma diminuição na incidência

O conselheiro da Saúde e Serviços Sociais, José María Vergeles, manifestou ontem que a incidência acumulada baixou durante o fim de semana, na Extremadura, enquanto que a doença grave devido à Covid-19, se encontra num momento de “certa estabilidade”. “É presumível que nos próximos dias a incidência diminua”, disse Vergeles, demonstrando-se confiante de que “o pico de doença grave, entre os pacientes hospitalizados, mal será atingido”.

O conselheiro destacou ainda, em conferência de imprensa, que a região regista “claramente”, uma tendência de descida da incidência a sete dias, que atualmente se situa entre os 1.550 e 1.600, o que classifica como “a melhor notícia”, pela relação que há com o indicador a 14 dias, já que o índice de taxa já está abaixo de 0,5 há vários dias e esse dado é “muito importante”.

“Na Extremadura não somos dos mais castigados pela doença grave”, indiciou Vergeles, e assinalou que “há que esperar alguns dias, porque ainda pode registar-se um certo aumento nas pessoas internadas em enfermaria ou em UCI”. “Quanto mais rápido baixarmos o número da incidência, menores serão as consequências de doença grave e este é o objetivo que temos que traçar”, revelou ainda Vergeles.

Questionado sobre a redução do período de isolamento que a Comunidade de Madrid, Catalunha e Castilla de la Mancha propõem, Vergeles afirmou que a Extremadura fará o que o Ministério d Saúde indicar, ainda que considere que “sete dias está bem, recordando que adotar os sete dias, depois de testar positivo foi uma decisão difícil por parte da Comissão de Saúde Pública.

“Não sei qual é a transmissibilidade do vírus com uma quarentena de quatro dias e não sei em que situações seriam dados como recuperados”. Neste momento, lembrou que, regra geral, “a quarentena é de sete dias se a pessoa estiver bem vacinada, assintomática e não vulnerável”.

Por outro lado, defendeu o uso de redes de vigilância que detetam a incidência global da Covid-19 na população “com outras métricas. Na sua opinião, o preferível seria “tentar não ficar tão obcecado com o positivo, mas com a evolução para a doença grave, e em saber que temos de continuar a proteger-nos”.

Cachecóis da JF da Expectação “aquecem corações” a idosos dos lares

“Para um coração aquecer um cachecol irás receber” foi o mote de uma campanha, levada a cabo pela Junta de Freguesia (JF) da Expectação, que teve como objetivo oferecer cachecóis aos idosos dos dois lares, do concelho de Campo Maior.

O presidente da junta, Hugo Milton, considera o slogan desenvolvido “muito bonito”, e que teve como objetivo oferecer “cachecóis aos idosos dos lares” de Degolados e Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, sendo este “mais um miminho para com eles porque, nesta fase da sua vida, carinho e atenção é o que eles precisam, para que nesta fase das suas vidas seja sempre saudável e com alguma qualidade”.

Hugo Milton adianta que, a sua experiência a nível profissional levou-o a pensar nos idosos de outra forma, porque a seu ver “os idosos têm de ser vistos de outra forma, tem que haver uma continuidade diária para que se sintam úteis”, elogiando os lares do concelho, nesse sentido, “em que têm técnicos para tornar o dia a dia dos idosos mais caloroso com jogos e animação e, nós viemos acrescentar o cachecol como símbolo de que alguém se lembra deles”.

Junta de Freguesia da Expectação que aqueceu, de certa forma o coração dos idosos do concelho, com a oferta de cachecóis.

Migrantes vão ter Centro de Apoio em Elvas

Foto: news.un.org

Criar pontes culturais e linguísticas com os clientes é a missão central da Rede de Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes, criada em 2003 para facilitar os processos de integração dos migrantes.

A cidade de Elvas vai ter um Centro deste género que resulta de uma parceria entre o Município de Elvas e o Alto Comissariado para as Migrações, I.P. Rondão Almeida, presidente da câmara de Elvas, refere que “são novos elementos que vão surgir, em todos os concelhos, com o intuito de apoiar quem vem do estrangeiro. Todas as cidades deveriam ter um posto de atendimento e de encaminhamento para quem vem de fora. Nesse sentido, vamos ter um espaço, junto ao balcão de atendimento, para atender essas pessoas e dar-lhe algumas orientações. Sendo Elvas um lugar de fronteira, temos muitas pessoas na nossa sociedade, muitas delas já integradas. Este posto surge precisamente para quem chega de novo”.

A cidade de Portalegre já tem, desde 2003, um Centro Local de Apoio à integração de Migrantes. Luís Mamão, responsável pelo centro, explica que “para além de serem um gabinete informativo, têm também como objetivo promover a interculturalidade, com a organização de exposição ou mostras gastronómicas”.

“Para os migrantes este é um espaço de ajuda e aconselhamento. Se nós que cá residimos, às vezes sentimos alguma dificuldade, imaginemos quem vem de fora”, sublinhou.

Os migrantes que chegam à zona do Alto Alentejo são sobretudo jovens e à procura de trabalho. Nesse sentido, o número de chegadas vai sofrendo altos e baixos, “consoante a oferta laboral existentes. Os migrantes fixam-se onde há trabalho. Se uma região não tem, eles deslocam-se para outra”, garante Luís Mamão.

Atualmente existem 140 Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes, resultantes de parcerias estabelecidas através de Protocolo de Cooperação com Autarquias, entidades da Sociedade Civil e estabelecimentos de Ensino Superior, distribuídos de norte a sul do país e ilhas.