Cem anos da travessia aérea do Atlântico Sul assinalados em Évora

Uma exposição e um concerto em Évora assinalam as comemorações do Centenário da
Travessia Aérea do Atlântico Sul, concretizada por Gago Coutinho e Sacadura Cabral em 1922. A Força Aérea, a Marinha e o Município de Évora juntam-se para assinalar os 100 Anos da Travessia Aérea do Atlântico Sul. Das comemorações da efeméride fazem parte uma exposição e um concerto aberto à população.

No Palácio D. Manuel, está patente ao público até 31 de janeiro, uma exposição itinerante comemorativa do centenário da travessia. A cerimónia de abertura da mostra acontece no próximo dia 21, sexta-feira, às 14 horas, e conta com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, e de altas entidades da Marinha e da Força Aérea.

No Teatro Garcia de Resende, no domingo, 23 de janeiro, pelas 17 horas, o centenário é assinalado com um concerto de entrada livre pela Banda da Força Aérea.

Recorde-se que a 30 de março de 1922 se deu início à primeira travessia aérea do Atlântico Sul, protagonizada pelo almirante Gago Coutinho e pelo comandante Sacadura Cabral, a bordo do hidroavião Fairey III, batizado “Lusitânia”, tendo como destino final o Rio de Janeiro. Foi uma viagem bastante atribulada, na qual foram utilizadas três aeronaves. Depois de percorridas 4527 milhas, em 62 horas e 26 minutos, sobre o Oceano Atlântico, os heroicos oficiais foram recebidos em festa pela população do Rio de Janeiro, a 17 de junho de 1922”, informa o sítio oficial da Marinha Portuguesa.