Elvas faz parte do Plano de Ação Dinamizar Fortalezas de Fronteira

O concelho de Elvas faz parte do Plano de Ação Dinamizar Fortalezas de Fronteira através do roteiro Chave do Reino, em colaboração com Ouguela, Campo Maior e a Fortaleza de Juromenha, em Alandroal.

Leonor Picão, arquiteta envolvida neste projeto, explica que “trata-se de um roteiro estruturado que permitirá, em rede, uma série de iniciativas que, por serem em rede, ganham escala e importância”.

O segundo eixo do Plano de Ação Dinamizar Fortalezas de Fronteira “pretende dinamizar todo o produto que já foi pensado e estruturado. No primeiro eixo, identificámos no território os imóveis, bem como os roteiros possíveis e a sua ligação, fizemos a articulação com cada município e a identificação das necessidades. Neste eixo, vamos perceber o que pode ser feito para dinamizar a visitação deste espaços, conseguindo maior tempo de estada do turista e maior atração dos visitantes”.

Este eixo do Plano de Ação Dinamizar Fortalezas de Fronteira poderá apresentar candidaturas ao novo instrumento financeiro de apoio, intitulado Transformar Turismo, que conta com uma verba de 20 milhões de euros, sendo que as candidaturas já estão abertas e os projetos apresentados deverão estar concluídos no espaço de dois anos.

Para a Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, os tempos que o país atravessa “são difíceis” fazendo todo o sentido “este financiamento para que possamos continuar a trabalhar na estruturação de novos produtos turísticos. Nessa perspetiva, lançamos aqui o programa Transformar Turismo, que acaba por ser uma continuação rejuvenescida do programa Valorizar, que até ao momento já apoiou mais de 800 projetos, num total de 155 milhões de euros de financiamento, a fundo perdido, garantidos pelo Turismo de Portugal”.

O Plano de Ação do Programa Dinamizar Fortalezas de Fronteira pretende promover a valorização e a divulgação do vasto conjunto de fortificações existentes em Portugal, em particular na linha de fronteira com Espanha.

O projeto abrange 62 fortificações e é coordenado pelo Turismo de Portugal, em parceria com os municípios onde se localizam as fortalezas, entre outras entidades.

O programa destina-se às entidades públicas e privadas do setor e irá consistir, numa primeira fase, em linhas específicas de financiamento que têm como pano de fundo a valorização turística dos territórios através de projetos que estimulem o trabalho em rede.