Cerca de 60 pessoas no encontro de antigos alunos da Escola Industrial e Comercial de Elvas

Cerca de 60 pessoas marcaram presença, este sábado, 7 de maio, naquele que foi o 19º encontro de antigos alunos da Escola Industrial e Comercial de Elvas, a atual Secundária D. Sancho II.

António Matos, responsável pela organização deste encontro revela que esta iniciativa serve sobretudo, para reencontrarem pessoas que não veem há vários anos, muito também devido à pandemia. “Tivemos dois anos de interregno e as saudades já eram muitas, por isso, este ano já há condições para realizar o encontro, pelo que é bom ter 60 pessoas, sendo que este serve, sobretudo, para as pessoas que estão fora se reencontrarem, neste convívio”.

António Matos garantiu ainda que este foi o último encontro que organizou, uma vez que vai passar a pasta a outras pessoas: Maria de Jesus Branca, Cristina Banazol e Lúcia Nascimento. Quanto ao motivo da sua saída revela que é preciso “sangue novo e novas ideias”.

Tivemos oportunidade de falar com alguns antigos alunos. A morar no Brasil há 40 anos, Celeste Gorita, sempre que pode, comparece neste encontro, para “rever os antigos colegas de turma”.

António Pomba comparece neste encontro, desde sempre, essencialmente “pelo reencontro e pelo convívio”. Já Isabel Rangém recorda os tempos difíceis e principalmente a falta de liberdade que existia, quando estudava, e neste encontro, procura “conviver e reviver a amizade”. Isabel explica que, na altura que estudava, “era uma vida complicada, com tudo vigiado, as raparigas entravam por uma porta e os rapazes por outra, nem nos corredores nos encontrávamos”.

19ª encontro de antigos alunos da Escola Industrial e Comercial de Elvas, que decorreu hoje, com concentração na secundária elvense, seguindo-se um almoço no Pavilhão Multiusos de Varche.