Suspeitas de tráfico humano em Campo Maior

Um grupo de 16 pessoas, de nacionalidade estrangeira, deslocou-se ao final do dia de terça-feira, 18 de janeiro, ao Posto Territorial de Campo Maior da Guarda Nacional Republicana (GNR) para pedir ajuda, alegando que se encontrava a ser explorado. Com fome e sem condições de alojamento, tudo apontou para crime de tráfico de seres humanos.

De acordo com o capitão Lourenço, comandante do Destacamento Territorial de Elvas da GNR, “perante todos os indícios, percebemos que se poderia tratar de uma situação de tráfico de seres humanos. Acolhemos estas pessoas, em coordenação com uma equipa multidisciplinar e especializada na prática de tráfico de seres humanos e com o Município de Campo Maior, e já encaminhámos oito destas pessoas. As outras oito foram acolhidas pelo Município de Campo Maior e, posteriormente, seguirão também para estes centros”.

De acordo com o comandante, este grupo de indivíduos já estava sinalizado e a situação já tinha sido reportada ao Ministério Público: “em novembro, quando realizámos uma ação de fiscalização com o intuito de identificar situações de tráfico de seres humanos, estivemos no monte onde estes e outros indivíduos estavam. Por haver alguns indícios, reportámos o caso ao Ministério Público, mas eles não quiseram deslocar-se do local. Agora, por se encontrarem numa situação mais vulnerável, deslocaram-se ao posto da GNR de Campo Maior, para pedir ajuda”.

Já no posto da GNR de Campo Maior, foi necessário encontrar uma entidade que lhe servisse uma refeição digna. Esse foi o papel da Santa Casa de Campo Maior, como nos referiu Luís Machado, provedor da instituição campomaiorense: “fomos contactados pela Segurança Social no sentido de servirmos a refeição a estas pessoas. Conseguimos proporcionar-lhe o jantar e também o pequeno almoço de hoje. Ontem, quando passei pelo posto da GNR, ainda não se sabia onde eles iriam pernoitar. Nesse sentido, apoiámos também com a entrega de cobertores”.

Também a Câmara Municipal de Campo Maior tomou diligências para ajudar estas pessoas, principalmente na questão das refeições e da hospedagem. Luís Rosinha, presidente do município explica que tomou conhecimento da situação depois de ser contactado pela diretora distrital da Segurança Social e do Comandante do Posto Territorial de Campo Maior da GNR, sendo que a partir desse momento, se colocou “à disposição para minimizar o momento que estas pessoas estavam a viver”, uma delas relacionada com as refeições, enaltecendo o papel do provedor que “manifestou prontamente disponibilidade para confecionar as refeições, noturnas, e a Câmara disponibilizou o armazém municipal para que estas lá pudessem jantar”.

O município, em colaboração com a Junta de Freguesia de Degolados, para hospedar estas pessoas, decidiram disponibilizar o espaço do antigo lar de Degolados para que lá pudessem pernoitar. O presidente do município campomaiorense revela ainda que “como estes processos são geridos por uma ONG, foi acionada uma linha para a parte da hospedagem, mas tendo em conta a noite fria e o passar das horas, aquilo que de forma articulada as entidades agilizaram, foi disponibilizar o espaço do antigo lar de Degolados”, que tinha disponibilidade de camas que eram destinadas a doentes covid, caso fosse necessário, e foi onde estas pessoas pernoitaram.

Luís Rosinha acrescenta ainda que o apoio da Câmara foi de encontro “às necessidades notificadas pela GNR e Segurança Social, demonstrando apreço à junta de Degolados, na pessoa da Olga Madeira, que se prontificou de imediato a ajudar e preparar os quartos neste lar, para que estas pessoas tivessem uma noite tranquila e quente”.

O caso está em investigação para apurar todos os pormenores. As 16 pessoas, homens e mulheres, têm idades compreendidas entre os 20 e os 50 anos e estariam a trabalhar na apanha da azeitona, em diversos olivais da região, estando alojados num monte no concelho de Campo Maior.