Duas empresas vão investir cerca de 17 milhões de euros, junto aos silos da Cersul, em Santa Eulália, para a construção de um lagar e uma empresa que transforma, de forma biológica e sem poluição, o bagaço de azeitona.
A empresa responsável pela construção do lagar é a Lagarices, com sede em Elvas e que desenvolve a sua atividade principal no âmbito de produção de azeite. Miguel Gonçalves, um dos sócios gerentes desta empresa, explica que “o lagar resulta da necessidade de um grupo de produtores em escoar a sua azeitona. Este é um projeto que pretende produzir azeite de qualidade com as azeitonas da região”.
A construção deste lagar representa um investimento de “sete milhões de euros, cerca de dois milhões de fundos comunitários. Vamos criar cinco postos de trabalho permanentes, sendo que na época de azeitona teremos mais uns quantos sazonais”, garantiu.
A obra do lagar deverá começar ainda este mês. A previsão é que esteja concluída no final de setembro para que possa funcionar, em pleno, já na próxima campanha de apanha de azeitona.
Paralelamente, vai ser construída uma fábrica de transformação de bagaço de azeitona. O projeto resulta de uma parceria entre a EntoGreen e a Lagarices e vai transformar este subproduto, “através de meios biológicos, em proteína animal e matéria orgânica”, de acordo com Miguel Gonçalves.

Esta vai ser a primeira unidade de transformação do bagaço em matéria orgânica o que vai permitir que as duas empresas se complementem. O lagar “fornece o bagaço de azeitona e a empresa transforma-o sem haver qualquer tipo de poluição ambiental. Este era um subproduto que causava alguns problemas. Desta forma será transformado numa mais valia. Vamos utilizar larvas de uma mosca para comerem o bagaço. Os excrementos da larva serão matéria orgânica que poderemos espalhar nos nossos campos e a própria larva será transformada em proteína animal que serve para ser aplicada em rações. Trata-se de um método completamente revolucionário e seremos a primeira empresa a transformar o bagaço desta forma”.
A unidade de transformação do bagaço de azeitona resulta de um investimento de cerca de 10 milhões de euros, sendo que a obra deverá estar concluída apenas em 2023.
Estes dois investimentos, de cerca de 17 milhões de euros, resultam na criação de cerca de 55 postos de trabalho permanentes: cinco no lagar e cerca de 50 na empresa de transformação do bagaço de azeitona.


Os habituais rebuçados foram hoje, 5 de janeiro, trocados por máscaras, na tradicional Cavalgata dos Reis Magos, em Badajoz: um dos momentos mais importantes do natal no país vizinho, que não se realizou no ano passado.
Para Ignácio Gragera, este é “o momento mais bonito” de toda esta quadra, assegurando que o importante é que as crianças possam desfrutar de uma festa que é preparada para elas. Apesar das diferenças, relativamente a outros anos, tendo em conta a ausência dos rebuçados e a menor quantidade de crianças e carros alegóricos, o alcaide assegura que “o mais importante, acima de tudo, é a saúde” de todos, tendo esperança num 2022 “brilhante” para a Eurocidade.
O Município de Redondo recebeu o certificado que distingue o município como “Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2021”, numa cerimónia que decorreu na Alfândega do Porto.
Elvas regista, esta quarta-feira, 5 de janeiro, 87 novos casos de Covid-19 e 16 recuperações da doença.
Portugal regista esta quarta-feira, 5 de janeiro, um novo máximo de novos casos de Covid-19.
O Alentejo regista esta quarta-feira, 5 de janeiro, 1.171 novos casos de Covid-19, e não há óbitos a lamentar, nas últimas 24 horas.
A Câmara Municipal de Elvas já informou a localização das 32 secções e assembleia de voto onde os cidadão recenseados no concelho de Elvas vão votar nas Eleições Legislativas do próximo dia 30.
Os elvenses acorreram, em massa, na manhã desta quarta-feira, 5 de janeiro, ao Coliseu de Elvas, para se testarem à Covid-19, de forma gratuita, no primeiro de quatro dias desta iniciativa promovida pelo Município.
Marvão vai receber, brevemente, um grupo de jovens universitários da Missão País, para uma semana de voluntariado no concelho, junto da população idosa, infantil e juvenil, a realizar de acordo com todas as medidas de segurança necessárias.
Campo Maior regista esta quarta-feira, 5 de janeiro, mais 19 casos de Covid-19 e uma recuperação da doença.
O período de isolamento para as pessoas infetadas com Covid-19, que estejam assintomáticas, passa esta quarta-feira, 5 de janeiro, a ser de sete dias. A mesma medida aplica-se aos contactos de alto risco.
A Associação de Apoio à Infância e à Terceira Idade (ADAITI), em São Vicente, no concelho de Elvas, volta a promover esta quarta-feira, 5 de janeiro, uma testagem comunitária, naquela freguesia, depois de já o ter feito na passada quinta-feira, 30 de dezembro (





O próximo concurso do Euromilhões, na sexta-feira, prevê um jackpot no valor de 30 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem na chave sorteada.


Uma coleção de roncas de Elvas, produzidas por Luís Pedras, está até amanhã, 6 de janeiro, Dia de Reis, em exposição, na Casa da Cultura, na Praça da República.