Delta é a segunda empresa do país que regista mais patentes

Comendador Rui Nabeiro

A Novadelta, do Grupo Nabeiro, em Campo Maior, é a segunda empresa que regista mais patentes no país, ocupando a quarta posição num barómetro divulgado, recentemente, pela Inventa, empresa especializada em proteção de propriedade intelectual e direitos de autor.

De acordo com a segunda edição do Barómetro Patentes Made in Portugal, em 2020, o Alentejo cresceu mais de 90% em pedidos de patentes submetidos no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), quando comparado com o ano anterior. Em 2019, na região, foram submetidos 31 pedidos, enquanto em 2020 foram 59, cinco deles com origem em Campo Maior, na empresa de Rui Nabeiro. Mas para além do registo de patentes em Portugal, a Delta tem-no feito também em países como Estados Unidos da América e China.

A Delta, na região, garante Vítor Sérgio Moreira, coordenador da equipa de patentes da Inventa, é a empresa que mais se sobressai, tendo em conta as diversas tecnologias que tem procurado desenvolver, sobretudo ao nível de novas máquinas de preparação de café. “A Delta utiliza muito o sistema de submissão de pedidos internacionais, por meio do tratado de cooperação em patentes, além, claro, dos países da Europa”, adianta.

Apesar do predomínio da Delta, existem outras organizações, no Alentejo, que têm efetuado alguns pedidos de patentes. Vítor Sérgio Moreira destaca o Instituto Politécnico de Beja e o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (CEBAL).

Vítor Sérgio Moreira, coordenador de patentes na Inventa

E recordando a polémica recente do registo dos capotes alentejanos, por parte de um empresário do norte do país, o responsável, que considera “lamentável” o sucedido, explica que há diferenças entre um registo de um desenho ou modelo, que era esse o caso, de uma patente, que “visa proteger uma solução técnica para um problema que exista”. Os requisitos de patentes podem ser feitos apenas em caso de apresentação de “novos produtos, que resolvam algum problema técnico”, como um medicamento para o tratamento de alguma doença, e “estão relacionados com melhorias inventivas em relação ao que já é conhecido no estado da técnica, sejam produtos, sejam processos”.

A nível nacional e à frente da Novadelta, neste barómetro da Inventa, surgem apenas as Universidades do Minho, em primeiro lugar, a do Porto, em segundo, e a Bosh, em terceiro.

Os setores farmacêutico, de engenharia civil, de tecnologias médicas e da química orgânica fina são os que mais se destacam nos pedidos de patente com origem em Portugal, embora invenções relacionadas com tecnologias computacionais e comunicação digital estejam em franca ascensão.

Entre 2001 e 2019, revela ainda a Inventa, assiste-se “a uma clara evolução do total de número de pedidos de patente com origem em Portugal com uma taxa média de crescimento anual de 10,83%”.

A Inventa destaca ainda, não só a quantidade, mas também “a qualidade dos pedidos de patentes apresentados com origem em Portugal, tendo alcançado uma taxa média de crescimento anual de 10,27% do número total de patentes concedidas, sendo esse valor superior a muitos países europeus, tais como Reino Unido, Alemanha e Espanha”.

Pode consultar aqui a segunda edição do Barómetro Inventa – Patentes Made in Portugal.