Covid-19: isolamento de sete dias para assintomáticos a partir desta quarta-feira

O período de isolamento para as pessoas infetadas com Covid-19, que estejam assintomáticas, passa esta quarta-feira, 5 de janeiro, a ser de sete dias. A mesma medida aplica-se aos contactos de alto risco.

Segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS) passam a ser considerados contactos de alto risco os coabitantes do caso positivo confirmado, a não ser que tenham esquema vacinal completo com dose de reforço, trabalhem ou residem em lares de idosos, comunidades terapêuticas e de inserção social, centros de acolhimento temporário, de alojamento de emergência e rede de cuidados continuados.

Segundo as normas atualizadas hoje, pela DGS, o período de isolamento será de dez dias para quem desenvolve doença moderada. Em caso de doença grave, ou para quem tem problemas de imunodepressão, o isolamento será de 20 dias.

Já os contactos de baixo risco ficam dispensados de isolamento e devem fazer um teste, o mais cedo possível, idealmente até ao terceiro dia.

Os assintomáticos, durante o período de isolamento, ficam em autovigilância, monitorizando os seus sintomas, sendo que não precisam de realizar teste, no sétimo dia para saírem do isolamento. Os doentes com sintomas moderados ou graves devem contactar o SNS 24, através dos 808 24 24 254, o médico assistente ou o 112.