192 formandos no Curso de Guardas da GNR em Portalegre

A Cerimónia do Compromisso de Honra do 43.º Curso de Formação de Guardas realizou-se hoje, dia 7 de dezembro, em Portalegre, tendo 192 formandos.

Presidiu o ato o Comandante-Geral da GNR, Tenente-General, Rui Manuel Carlos Clero, acompanhado pelo Comandante do Centro de Formação da GNR de Portalegre, Coronel Carlos Belchior e pela Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho.

Obras da Estratégia Local de Habitação de Elvas: só com financiamento acima dos 90%

São muitos os projetos, enquadrados naquilo que é a Estratégia Local de Habitação do concelho, que o Município de Elvas tem preparados para, dentro em breve, começar a avançar com obras, para dar resposta às necessidades das famílias mais carenciadas, mas não só.

Previstos neste plano, que envolve um investimento previsto a rondar os 47 milhões de euros, sempre tendo por base os fundos, sobretudo ao nível do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que a autarquia consiga captar, estão centenas de fogos habitacionais, entre o centro histórico da cidade e as freguesias rurais, o Caia e o Bairro das Pias, mas também um parque empresarial e a recuperação do cineteatro municipal.

Foi para dar a conhecer estes projetos, a começarem em 2022, e com ano de término apontado para 2026, que o presidente da Câmara, Rondão Almeida, quis reunir ao final da tarde desta terça-feira, 7 de dezembro, com um conjunto de empresários do setor da construção civil, entre empreiteiros, construtores e projetistas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Rondão Almeida quis deixar claro aos presentes nesta reunião que não dá nada como garantindo, sendo que as obras só poderão avançar no caso de se conseguir financiamento para elas acima dos 90 por cento.

Relativamente ao parque empresarial, que inclui um investimento a rondar os 12 milhões de euros, ao nível das infraestruturas, e mais oito milhões, na aquisição do terreno, Rondão Almeida lembra que é necessário, agora, “negociar com os donos dos terrenos”, numa altura em que já começam a surgir, garante, empresas que se querem fixar em Elvas.

O alargamento do antigo lar de Santa Eulália, num valor de 500 mil euros, e a construção do Centro Social de Santa Luzia, avaliada no mesmo valor, são outros dos projetos incluídos nesta Estratégia Local de Habitação. Quanto à recuperação do cineteatro municipal de Elvas, o investimento feito será de um milhão de euros.

No espaço de aproximadamente quatro anos, a Câmara espera conseguir adquirir e reabilitar cem fogos no centro histórico, num investimento de 6, 2 milhões de euros. Até 2023, a intenção é de reabilitar 11 fogos no centro histórico (385 mil euros), dez fogos em Barbacena (350 mil euros) e 30 no Caia (1.275.000 euros). Pretende-se ainda recuperar 134 habitações na Boa-Fé (4.690.000 euros) e 48 no Bairro das Pias (4.650.000 euros). No caso das Pias, explicou Rondão Almeida, as habitações existentes serão demolidas, sendo que os habitantes daquela zona da cidade não serão realojados noutro local. Para tal, a obra será feita por fases, com recurso a contentores, para ir albergando as famílias.

Ao nível das freguesias rurais, está prevista a recuperação de 27 fogos (nove em Vila Boim, seis na Terrugem, quatro em Santa Eulália e Barbacena e dois em Vila Fernando e São Vicente), num total de 2.900.000 euros.

Entre 2022 e 2023, a autarquia quer ainda construir cinco fogos em Santa Eulália e outros tantos em São Vicente, projetos que envolvem o investimento de um milhão de euros, assim como 60 fogos a custos controlados na Quinta dos Arcos (3.500.000 euros), e reabilitar 24 fogos no antigo Centro Educativo de Vila Fernando (1.020.000 euros).

José Wanzeller distinguido em Paris

José Wanzeller (na foto), artista sediado em Évora há dois anos, foi condecorado em Paris pela Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture. A cerimónia decorreu no Four Seasons Hotel George V, onde José Wanzeller foi condecorado com as insígnias de ouro, juntamente com outras vinte personalidades do mundo da arte, cultura e ciência. José Wanzeller, foi o único português galardoado em 2021.

A Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture foi fundada em 25 de outubro de 1995, em Paris, sob a égide da jornalista, escritora, editora e produtora Diva Pavesi. Tem como missão o encorajamento e promoção das Artes, Ciências, Letras, Cultura, Social e Empresarial, em França, na Europa, no Brasil e no mundo inteiro. As distinções honoríficas são outorgadas às personalidades que mereçam ser condecoradas pelos relevantes serviços prestados ao longo de suas carreiras dentro das suas atividades intelectuais, profissionais, científicos, literários, culturais, sociais e empresariais, realizados em seus países. Em 2021, foram também condecorados, a título póstumo, Édith Piaf e  Ayrton Senna

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

José Hoffmann Wanzeller nasceu em Lisboa em 30 de março de 1962, numa família de artistas, neto, filho e sobrinho de artistas. O avô dedicava-se essencialmente à escultura; o pai e seu tio eram mais dedicados à pintura e ao entalhe de peles. Desde tenra idade que desenvolveu o interesse pela arte. Aprendeu com eles a arte da escultura, que pratica desde criança.

Apesar de não ter formação académica em escultura, pode-se dizer que a teve praticamente durante uma vida inteira, uma vez que trabalhou muito com os seus familiares, e estes por sua vez trabalharam para casas de alta griffe. Por isso também não se pode dizer que seja cem por cento autodidata. Ao longo dos últimos anos, voltou a dedicar-se à escultura e desenvolveu técnicas próprias tais como; telas compostas em porcelana e acrílicos em “dimensão”.

A sua arte baseia-se em telas com relevo e escultura. Amante da arte, fez despertar em si nos últimos anos a dedicação por inteiro pela mesma, desenvolvendo técnicas sui generis que provocam no observador um misto de paixão e profundidade. Esta forma de apresentar a escultura em quadro leva a observar uma dimensão até agora por explorar. Algumas das suas obras têm sido adquiridas por personalidades mantendo-se num anonimato, sendo algumas feitas em espaços próprios e requisitos de exigência em materiais de elevado nível. O artista está, neste momento, a elaborar novas obras que serão divulgadas ao público em 2022.

[/shc_shortcode]

Câmara de Mora equipa Posto da GNR com iluminação LED

A Câmara Municipal de Mora procedeu à substituição de luminárias no Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Mora. A intervenção em causa permitiu substituir as luminárias a vapor de sódio por luminárias LED’s.

A ecoeficiência e a sustentabilidade são a base desta intervenção municipal, que foi levada a cabo para contribuir para a preservação do meio ambiente e permitir reduzir os gastos do consumo de energia no edifício da GNR.

Este investimento é uma melhoria das condições dos serviços prestados, numa área que abrange a comunidade em geral. Esta é uma preocupação subjacente ao trabalho desenvolvido pelo Município de Mora junto das instituições locais que, no desempenho das suas funções, prestam apoio à população do concelho.

Elvas regista um novo caso Covid e duas altas

Elvas regista esta terça-feira, 7 de dezembro, um novo caso de infeção por Covid-19, assim como mais duas recuperações da doença.

No concelho, encontram-se 23 casos ativos de infeção.

Desde o início da pandemia, o concelho registou 1.822 casos positivos, 29 óbitos e 1.770 altas.

Natal é comemorado em Portalegre até 8 de janeiro

“Depois de dois anos tão difíceis, devido à pandemia, que todos atravessámos e que a população de Portalegre soube combater de forma exemplar e responsável”, o Município portalegrense convida a população a festejar este Natal, com segurança, participando em atividades fascinantes, para miúdos e graúdos.

O Natal em Portalegre decorre de 8 de dezembro até 8 de janeiro, através de atividades alusivas, ao sabor dos produtos mais notórios da região, desde os vinhos, aos doces conventuais, elaborados através da arte dos mais diversos criativos portalegrenses. Também as ruas da cidade representam esta época festiva, através de apontamentos musicais e culturais, animação e iluminação, onde as crianças, jovens e adultos elevam e dignificam as canções e tradições, com orgulho, por todo o país.

Até 8 de janeiro, o Jardim da Avenida da Liberdade e a Praça da República são os locais destinados para os divertimentos infantis, com pipocas, algodão doce e tradicionais farturas. Até 23 de dezembro decorre, no jardim da Avenida da Liberdade, a Feira de Natal, com associações sem fins lucrativos, das 17 às 20 horas, nos dias úteis, e das 11 às 19 horas, aos feriados e fins-de-semana.

O Município de Portalegre afirma estar “atento, ao longo do evento, à evolução da situação epidemiológica em Portugal, considerando, se necessário, o cancelamento de algumas atividades, de forma a prevenir o agravamento da situação”.

A autarquia entende que vai “ser um Natal de todos e para todos, um Natal que queremos que seja vivido com saúde, amor e responsabilidade, passado com as nossas famílias, com os nossos saberes e sabores, com as nossas tradições e o nosso brio, com o orgulho de ser portalegrense”. Por isso, segundo o Município portalegrense, esta é “uma época recheada com quase tudo o que nos define: arte e artesanato, natureza e gastronomia, história e inovação, gente e poesia”.

Mais 3.417 casos Covid e 21 mortes em Portugal

Portugal regista esta terça-feira, dia 7 de dezembro, mais 3.417 casos de Covid-19 e 21 mortes associadas à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 4.969 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há 936 doentes internados, menos 12 que ontem, 133 em unidades de cuidados intensivos, menos dois.

Desde o início da pandemia, Portugal registou 1.172.420 casos de infeção, 18.572 mortes e 1.093.264 altas.

Identificados mais 74 casos Covid no Alentejo

O Alentejo regista hoje, 7 de dezembro, 74 novos casos de Covid-19.

Nas últimas 24 horas, por outro lado, não foram reportados óbitos associados à doença, na região.

Desde março do ano passado, o Alentejo registou 43.083 casos positivos e 1.066 óbitos.

Vencedoras no distrito de Évora da Miss Alentejo 2021

O júri do concurso de beleza Miss Alentejo 2021 elegeu as representantes do distrito de Évora para a final nacional do Miss Queen Portugal, Miss Teen Portugal e Mrs Portugal 2021.

A Miss Alentejo 2021 é Andreia Ribeiro, de Évora; a primeira Dama é Ana Martins, de São Matias; e a segunda Dama é Rute Aldinhas, de Évora. A Miss Teen Alentejo 2021 é Filipa Ventura, de Redondo; a primeira Dama é Maria Inês, de Vila Viçosa; e a segunda Dama é Rita Dias, de Évora. A Mrs Alentejo 2021 é Ana Rocha, de Vila Viçosa.

Andreia Ribeiro é Miss Alentejo 2021 e finalista do Miss Queen Portugal 2021, sucedendo a Bina Jesus (2020), Bárbara Brinquete (2019), Joana Massuça (2018), Sabrina Marques (2016) e Liana Shvachiy (2014).

Filipa Ventura eleita Miss Teen Alentejo 2021, sucede a Joana Serrano (em 2020) e é agora finalista do Miss Teen Portugal 2021. Por sua vez, Ana Rocha eleita Mrs Alentejo 2021, sucede a Carla Velez e é agora finalista do Mrs Portugal 2021.

O Miss Queen Portugal é o maior concurso de beleza em Portugal, elegendo as candidatas portuguesas para alguns dos maiores concursos internacionais de beleza.

Pedro Jóia apresenta “Zeca” no Ciclo de Outono em Montemor

Pedro Jóia apresenta hoje, 7 de dezembro, no Ciclo de Outono, às 21.30 horas, no Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, “Zeca”.

Henrique Lopes, vereador na Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, explica que este já é um projeto habitual a ser realizado, tendo sido dado “continuidade ao que já estava programado, neste sentido”. O Ciclo de Outono “já estava previsto pelo executivo anterior e nós achámos por bem que era importante dar um sentido de continuidade”, acrescenta.

Quanto ao concerto do guitarrista, Henrique Lopes garante que se trata de um “trabalho de interpretação muito interessante e premiado, em torno da música de José Afonso”. O vereador acrescenta ainda que “devido ao músico ter estudado flamenco, incorpora, nos seus arranjos musicais, este estilo musical”.

Os bilhetes podem ser adquiridos no Posto de Turismo e na bilheteira online, tal como informa o vereador, deixando ainda o convite “em nome do Município”, para o público marcar presença. “Montemor é uma cidade de cultura, mas precisa das pessoas e somos nós que temos de dar esse sentido”, remata, lembrando ainda que “os artistas também precisam do público”.

PSP deteve dois homens em sete dias no distrito de Portalegre

O Comando Distrital de Portalegre da PSP, entre os dias 29 de novembro e 5 de dezembro, deteve dois homens, com 23 e 47 anos: um por desobediência e o outro por cumprimento de um mandado de detenção e condução emitido por Autoridade Judiciária competente.

No mesmo período de tempo, a PSP levou a cabo cinco operações de fiscalização rodoviária, com 173 veículos controlados e 13 autos de notícia por contraordenação levantados: 12 por falta de inspeção periódica obrigatória de veículo automóvel e um por utilização do telemóvel durante a condução.

Foram também realizadas quatro ações de visibilidade em zonas de maior aglomeração de pessoas e nos locais de maior acumulação de tráfego e sinistralidade rodoviária, bem como uma ação de fiscalização às normas de detenção, transporte e uso de armas de fogo.

Mercadinho de Natal nos dias 11 e 12 em Arronches

O Município de Arronches organiza o Mercadinho de Natal, nos próximos dias 11 e 12 (sábado e domingo), no Mercado Municipal da vila, entre as 10 e as 19 horas. Esta organização natalícia conta com animação infantil, visitas do Pai Natal, artesanato, produtos alimentares, vestuário e decoração.

No sábado, dia 11, às 15 horas, decorre a atuação do Grupo de Cantares de São Vicente e Ventosa; e às 17.30 horas, há o concerto pela Orquestra de Acordeões da Escola de Artes do Norte Alentejano, de Portalegre. No domingo, 12 de dezembro, estão anunciadas às 15 horas as atuações das Roncas d’Elvas e às 17.30 horas do Grupo Coral Vozes à Janela, de Arronches.

 

Município de Campo Maior promove testagem da população do concelho

Com o aumento de novos casos diários de infeção por Covid-19, no concelho, a Câmara Municipal de Campo Maior decidiu promover a realização de uma testagem comunitária aos residentes, bem como aos trabalhadores do concelho.

Em regime de “drive-thru”, o processo de testagem, explica o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, decorre durante quatro dias, sendo o primeiro, já amanhã, 8 de dezembro, entre as 9 e as 13 horas e das 14 às 17 horas no Complexo de Piscinas Cobertas da Fonte Nova. Por dia, realizar-se-ão um total de 150 testes.

Os testes serão depois realizados nos dias 12, 18 e 23 de dezembro, nos mesmos horários. Com isto, o município procura, para além de contribuir para um maior sentimento de segurança, para uma quadra festiva “mais tranquila”.

Esta é uma medida, adianta o autarca, que surge depois de se já se falar, a nível dos responsáveis pela área da saúde, na existência de uma transmissão comunitária do vírus em Campo Maior.

A testagem é gratuita, sendo que as pessoas testadas recebem, posteriormente, emissão de certificado comprovativo pelo Município.

No caso dos residentes de Degolados e Ouguela, que necessitem transporte, revela ainda Luís Rosinha, deverão entrar em contacto com a respetiva Junta de Freguesia.

Mais nove casos Covid e duas altas em Campo Maior

Campo Maior regista esta terça-feira, 7 de dezembro, mais nove casos positivos de Covid-19, assim como duas recuperações.

No concelho, há agora 37 casos ativos de infeção.

Desde o início da pandemia, Campo Maior já registou 837 casos positivos, 12 óbitos e 788 recuperações.

Romaria a cavalo liga Estremoz a Vila Viçosa esta quarta-feira

A tradicional Romaria a cavalo, que liga Estremoz a Vila Viçosa, realiza-se amanhã, dia 8 de Dezembro.

João Rodrigues, presidente da Associação Equestre de Estremoz, entidade organizadora do evento, refere que “a primeira romaria realizou-se em 2004, com 17 cavaleiros. Há cerca de dois anos já marcaram presença 140 cavaleiros.”.

Na romaria marcam presença cavaleiros de vários pontos do país: “desde Almeirim, Alpiarça, Braga, Montijo, entre outros. Para quem vem de mais longe, tem a hipótese de vir na véspera e deixar os animais no parque de feiras e exposições, onde o Regimento de Cavalaria nº3 e a Câmara Municipal de Estremoz vão instalar uma espécie de boxes para as pessoas estarem mais descansadas”.

A concentração está marcada para as 8.15 horas, no Rossio Marquês de Pombal, seguindo-se a bênção dos cavaleiros e a saída dos participantes.

A chegada a Vila Viçosa e integração na Procissão de Nossa Senhora da Conceição deverá acontecer às 15.30 horas.

Eduardo Lagareiro conquista prata na VIII Carrera “Productos de Lobón”

Eduardo Lagareiro conquistou, no passado domingo, dia 5 de dezembro, o segundo lugar do pódio na VIII Carrera Popular “Productos de Lobón”, prova incluída no calendário da Federação da Extremadura de Atletismo.

O atleta, em representação da Associação Desportiva IALBAX, foi o segundo melhor no escalão de V50, num percurso de 12 quilómetros.

Presépio de Rua de Monsaraz para visitar até dia 6 de janeiro

O Presépio de Rua de Monsaraz, que conta com a presença já habitual do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, vai estar exposto até ao dia de Reis, 6 de janeiro.

Este presépio de rua é composto por cinco dezenas de figuras em tamanho real, feitas em ferro e rede encobertas por panos impermeabilizados de cor crua, as caras e as mãos feitas em cerâmica e estão iluminadas durante a noite.

As figuras como os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o oleiro, o almocreve, a lavadeira e a fiadeira, que se dirigem para junto da Virgem Maria, São José e o Menino Jesus, que estão colocados no Castelo.

Radares de velocidade da PSP em dezembro

A Polícia de Segurança Pública (PSP), no mês de dezembro, vai instalar os radares de controlo de velocidade nos locais que anuncia previamente.

No distrito de Portalegre, vai estar em Elvas no feriado de dia 8 (quarta-feira), às 15 horas, na Avenida da Europa (saída para Campo Maior). Em Portalegre, vai estar nos dias 17 (sexta-feira) e 29 (segunda-feira), em ambas as datas, às 8 horas, na Avenida de Badajoz.

No distrito de Évora, os radares vão ser instalados no dia 14 (terça-feira), às 9 horas, na Avenida Lino de Carvalho, em Évora; no dia 17 (sexta-feira), às 9 horas, na EN-18, em Estremoz; no dia 20 (segunda-feira), às 9 horas, na estrada de Arraiolos, em Évora; e, no dia 29 (quarta-feira), às 9 horas, na estrada do Bairro de Almeirim, em Évora.