José Wanzeller distinguido em Paris

José Wanzeller (na foto), artista sediado em Évora há dois anos, foi condecorado em Paris pela Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture. A cerimónia decorreu no Four Seasons Hotel George V, onde José Wanzeller foi condecorado com as insígnias de ouro, juntamente com outras vinte personalidades do mundo da arte, cultura e ciência. José Wanzeller, foi o único português galardoado em 2021.

A Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture foi fundada em 25 de outubro de 1995, em Paris, sob a égide da jornalista, escritora, editora e produtora Diva Pavesi. Tem como missão o encorajamento e promoção das Artes, Ciências, Letras, Cultura, Social e Empresarial, em França, na Europa, no Brasil e no mundo inteiro. As distinções honoríficas são outorgadas às personalidades que mereçam ser condecoradas pelos relevantes serviços prestados ao longo de suas carreiras dentro das suas atividades intelectuais, profissionais, científicos, literários, culturais, sociais e empresariais, realizados em seus países. Em 2021, foram também condecorados, a título póstumo, Édith Piaf e  Ayrton Senna

José Hoffmann Wanzeller nasceu em Lisboa em 30 de março de 1962, numa família de artistas, neto, filho e sobrinho de artistas. O avô dedicava-se essencialmente à escultura; o pai e seu tio eram mais dedicados à pintura e ao entalhe de peles. Desde tenra idade que desenvolveu o interesse pela arte. Aprendeu com eles a arte da escultura, que pratica desde criança.

Apesar de não ter formação académica em escultura, pode-se dizer que a teve praticamente durante uma vida inteira, uma vez que trabalhou muito com os seus familiares, e estes por sua vez trabalharam para casas de alta griffe. Por isso também não se pode dizer que seja cem por cento autodidata. Ao longo dos últimos anos, voltou a dedicar-se à escultura e desenvolveu técnicas próprias tais como; telas compostas em porcelana e acrílicos em “dimensão”.

A sua arte baseia-se em telas com relevo e escultura. Amante da arte, fez despertar em si nos últimos anos a dedicação por inteiro pela mesma, desenvolvendo técnicas sui generis que provocam no observador um misto de paixão e profundidade. Esta forma de apresentar a escultura em quadro leva a observar uma dimensão até agora por explorar. Algumas das suas obras têm sido adquiridas por personalidades mantendo-se num anonimato, sendo algumas feitas em espaços próprios e requisitos de exigência em materiais de elevado nível. O artista está, neste momento, a elaborar novas obras que serão divulgadas ao público em 2022.