Organização Mundial de Turismo distinguiu a Cumeada como uma das melhores aldeias turísticas

A Organização Mundial do Turismo distinguiu ontem a Cumeada, aldeia do concelho de Reguengos de Monsaraz, na categoria de “Melhor Aldeia Turística”, durante a 24.ª Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo, que decorreu em Madrid. A Cumeada deve o seu nome a uma elevação, um cume, e o povoamento dessa região supõe-se que remonte a épocas pré-históricas.

Localizada a sete quilómetros de Reguengos de Monsaraz e próxima do Grande Lago Alqueva, na Cumeada predomina o setor da agricultura, mas na última década tem recebido um impulso turístico na área do astroturismo, recebendo milhares de turistas para participarem nas atividades desenvolvidas na sede da Reserva Dark Sky Alqueva, que resultou da adaptação de uma antiga escola primária. Para não prejudicar as observações astronómicas durante a noite, o Município de Reguengos de Monsaraz substituiu as luminárias de iluminação pública e colocou tecnologia LED que permite controlar, sempre que necessário, a sua intensidade.

A Cumeada foi distinguida como uma das melhores aldeias turísticas do mundo por ser um exemplo notável de um destino de turismo rural com reconhecidos ativos culturais e naturais, que preserva e promove valores, produtos e estilos de vida rurais e comunitários, mas que também tem um claro compromisso com a inovação e a sustentabilidade nas áreas económica, social e ambiental. Nesta primeira edição da “Best Tourism Villages by UNWTO” foram propostas 174 aldeias por 75 estados membros da Organização Mundial do Turismo, tendo o conselho consultivo independente atribuído este reconhecimento a 44 aldeias de 32 países de todos os continentes, entre as quais a Cumeada e Castelo Rodrigo em Portugal.

Para além das melhores aldeias turísticas do mundo, entraram outras 20 aldeias no programa de melhoria desta iniciativa para que recebam apoio e possam no futuro cumprir os critérios para receberem a distinção. Todas as 64 aldeias fazem agora parte da Rede das Melhores Aldeias de Turismo da Organização Mundial do Turismo.

Peça “Tapete uma História sem tempo” até dia 5 em Arraiolos

A peça “Tapete uma História sem tempo”, vai estar em palco até dia 5 de dezembro, sendo hoje o primeiro dia de exibição, com sessão às 21:30 horas, no Cineteatro de Arraiolos.

Para assistir a este espetáculo, a presidente da Câmara Municipal de Arraiolos, Sílvia Pinto revela que, será necessário apresentar “certificado digital, ou não ter prova de que nas últimas 48 horas, fizeram os testes e que os resultados são negativos”.

Sílvia Pinto acrescenta ainda que esta peça “é uma coprodução da Teatro Ensaio e da Câmara Municipal, envolvendo a comunidade local”, deixando ainda o convite para assistir a este espetáculo afirmando que esta “era uma peça muito interessante e que fica a vontade de voltar a assistir”.

Os bilhetes podem ser levantados no Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos. Para mais informações contactar o 266 490 254.

Portugal regista mais 2535 infetados e 21 óbitos

Portugal regista hoje, sexta-feira, dia 3 de dezembro, mais 2535 casos de Covid-19 e 21 óbitos associados à doença. Este número diário de mortes em 24 horas é o mais elevado desde 18 de março.

As regiões com maior número de casos são Norte (841 novos casos), Lisboa e Vale do Tejo (820) e Centro (528).

Nas últimas 24 horas, registaram-se 3713 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há 902 doentes internados, menos 14, 129 em unidades de cuidados intensivos, mais 1. Um diminuição do número de internados foi hoje verificada ,após 26 dias com os hospitalizados a subir.

Elvas com sete novos casos de Covid-19

O concelho de Elvas regista, esta sexta-feira, 3 de dezembro, sete novos casos de infeção por Covid-19, pelo que o número de casos ativos sobe para 22.

Desde o início da pandemia, o concelho registou 1812 casos positivos, 29 óbitos e 1761 altas.

Arcebispo de Évora e o Dia das Pessoas com Deficiência

O arcebispo de Évora, Francisco Senra Coelho, emitiu a mensagem seguinte, nesta sexta-feira, 3 de dezembro, no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

Neste Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, saúdo fraternalmente o Movimento Fé e Luz em cada uma das suas comunidades, com seus Amigos Especiais, suas famílias e todos os seus membros. 

Que a riqueza da vossa genuína e espontânea Alegria nos surpreenda a todos os que vivemos afogados em problemas e nos abra à festa de Luz que a fé em Jesus nos traz, confirmando-nos na Alegria e na Esperança.

Em tempo de reflexão sobre a sinodalidade da Igreja, agradeço o quanto aprendi com a exemplar seriedade sinodal que desde sempre o carisma fundacional Fé e Luz assumiu em cada um dos seus vastos momentos de discernimento e decisão. Direi mesmo, que esta experiência das primeiras comunidades cristãs, caracteriza a didática da fraternidade Fé e Luz. É fascinante descobrir a beleza desta sabedoria cristã em cada uma das comunidades Fé e Luz e em todo o Movimento. Tudo se decide, após discernida sinodalidade, onde todos participam e assumem conscientemente a sua liberdade e corresponsabilidade, sempre no respeito pela diversidade de possibilidades e capacidade de cada um.

Caminhar Juntos, eis a vivência Fé e Luz!

Neste dia, um abraço feliz para cada membro das comunidades Fé e Luz em Portugal. 

Obrigado pela vossa radical vivência quotidiana em sinodalidade. Provais que este é o caminho das comunidades cristãs.

Os 28 jogos de futebol da AF de Portalegre no fim-de-semana

A Associação de Futebol (AF) de Portalegre, no fim-de-semana de 4 e 5 de dezembro (sábado e domingo), tem 28 jogos marcados para as suas oito provas consoante as faixas etárias.

O campeonato distrital de seniores tem quatro jogos às 15 horas: Castelo de Vide-Gafetense (sábado), Crato-Gavionenses, Arronches-Mosteirense e Estrela-Elétrico (todos no domingo).

A primeira fase da Taça da Associação de Juniores tem uma partida no sábado às 15 horas: Estrela-Elétrico.

O campeonato distrital de juvenis tem três encontros no domingo: Portalegrense-Castelo de Vide (9.30 horas), Nisa-“O Elvas” e Fronteirense-Estrela (ambos às 10.30 horas).

O campeonato distrital de iniciados tem cinco jogos no domingo: Crato-Nisa, Gavionenses-Campomaiorense, Fronteirense B-Portalegrense, Elétrico-“O Elvas” B (todos às 10.30 horas) e Estrela-Fronteirense A (11.15 horas).

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O campeonato distrital de infantis sub-13 tem três partidas no sábado: Elétrico-Castelo de Vide (10 horas), Crato-Campomaiorense (10.30 horas) e Portalegrense-fronteirense (11.15 horas).

O campeonato distrital de infantis sub-12 tem quatro encontros no sábado às 10.30 horas: Arronches-Campomaiorense, “Os Elvenses”-Portalegrense A, Portalegrense b-Estrela e Gavionenses-Nisa.

O campeonato distrital de infantis sub-11 tem quatro jogos no sábado: Estrela-“O Elvas” A, “O Elvas” B-Portalegrense, Campomaiorense-Hispanolusa (todos às 10.30 horas) e Elétrico-“Os Elvenses” (11.15 horas).

O campeonato distrital de infantis sub-10 tem quatro partidas no sábado às 10.30 horas: Monfortense-Portalegrense, Castelo de Vide-Nisa, Estrela-Elétrico e Campomaiorense-Arenense.

[/shc_shortcode]

“O Elvas”-Lagoa é no domingo às 11 horas

O encontro entre “O Elvas” CAD e o Operário de Lagoa, da 8ª jornada da primeira fase da Série E do Campeonato de Portugal, vai ser disputado às 11 da manhã do próximo domingo, dia 5, no Campo Patalino do Estádio Municipal.

Alentejanos e açorianos chegam a este jogo em igualdade classificativa: oito pontos em sete jogos, com duas vitórias, dois empates e três derrotas. A ronda tem mais quatro partidas, todas no domingo: Belenenses-Rabo de Peixe (às 11 horas), Loures-Sintrense, Pêro Pinheiro-Sacavenense (ambos às 15 horas) e Ideal-Coruchense (às 16 horas).

A Rádio ELVAS e a Rádio Campo Maior acompanham a partida dos azuis-e-ouro, fornecem mais informação desportiva, numa emissão que começa às 11 horas de domingo, com Carlos Falcato e Manuel Carvalho.

Inscrições abertas para o almoço de aniversário da AASHE

A Associação De Ação Social Humanitária De Elvas (AASHE) comemora, no dia 8 deste mês, 11 anos de existência.

Para assinalar este aniversário, e como explica Marcelino Vinagre, presidente da coletividade, “haverá uma missa por alma dos sócios já falecidos, às 11 horas, na Igreja do Salvador, assim como um almoço convívio, às 13.30 horas, no Restaurante São José”.

As inscrições para este almoço estão abertas até domingo, 5 de dezembro, e devem ser feitas, na coletividade. Marcelino Vinagre recorda que para o almoço “é necessário apresentar certificado de Vacinação”.

Neste momento a coletividade conta com cerca de 90 sócios, tendo perdido cerca 25%, devido à pandemia, pelo têm lutado “para que a associação continue viva”.

Compras em estabelecimentos de Alandroal dão prémios no Natal

O Programa Alandroal ConVida – Especial Natal está de volta neste Natal.

Como já vem sendo hábito, o Município do Alandroal apoia o comércio local e esta iniciativa é mais um incentivo a que a população compre nos estabelecimentos aderentes de todo o concelho.

São 57 os estabelecimentos envolvidos onde é possível ter acesso a vouchers, por cada 10 euros em compras, que permitirão participar no sorteio como os seguintes prémios: 500 euros para o primeiro prémio, 250 para o segundo e 100 euros para o terceiro.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Os prémios podem ser trocados por compras nos espaços aderentes. O sorteio será feito no dia 6 de janeiro.

Numa época especial, como é o Natal, e com a pandemia ainda como condicionante, esta iniciativa é com certeza um incentivo para comprar no comércio local e ajudar quem vive e trabalha no concelho.

[/shc_shortcode]

Polícia Nacional de Espanha apreende 250 quilos de cocaína

A Polícia Nacional de Espanha interceptou, em Mérida, 250 quilos de cocaína pura que iam ser distribuídos por todo o território nacional.

No decorrer desta ação foram ainda apreendidos 50 mil euros em notas, duas viaturas e detidos três homens que pertenciam a uma rede dedicada à introdução desta droga em Espanha, por via marítima, procedente de Portugal.

“Arte na Diferença” patente no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas

“Arte na Diferença” é o nome da exposição que foi inaugurada hoje, dia 3 de dezembro, pela APPACDM, no Museu de Arqueologia e Etnografia António Tomás Pires, no âmbito do Dia da Pessoa com Deficiência.

A mostra resulta de “trabalhos diários realizados pelos utentes da instituição. Nós podíamos ter feita esta iniciativa nas instalações da APPACDM mas o nosso objetivo é que haja esta interação entre os utentes e a comunidade”, referiu-nos Luís Mendes, presidente da AAPACDM de Elvas.

Anabela Cartas, vice-presidente da câmara municipal de Elvas, considera que “esta instituição é uma pedra importantíssima da sociedade, uma vez que sem ela não teríamos a resposta que temos para todos os cidadãos com deficiência”.

Luís Rosinha, presidente da câmara municipal de Campo Maior, destaca “a resposta que a APPACDM de Elvas dá aos utentes de Campo Maior. Nesse sentido, deixo aqui a nossa disponibilidade para o município de Campo Maior apoiar a instituição no que for preciso”.

Terrugem e Vila Boim sem almoços mas com prendas às crianças

O executivo da União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim decidiu cancelar a iniciativa Natal do Idoso, prevista para amanhã, dia 4, na Terrugem, e dia 11, em Vila Boim.

Manuel Bandarra, presidente da União de Freguesias, refere que “devido à situação pandémica do país, os almoços foram cancelados. Quem sabe para o ano, se isto estabilizar, possamos fazer na Páscoa. A iluminação vamos colocar, como todos os anos. Quanto à tradicional fogueira, estamos ainda a ponderar, uma vez que será num local público onde não é possível haver controlo”.

Por outro lado, a União de Freguesias vai entregar “uma pequena lembrança às crianças das escolas, desde o pré-escolar até ao primeiro ciclo”.

A União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim cancela almoços de Natal, mas mantém iluminação e entrega de prendas às crianças.

3 mil agricultores estremenhos contra baixos preços e nova PAC

Foto: El Periodico Extremadura

O gasóleo a mais de um euro por litro, os fertilizantes 300% mais caros e sem mão de obra, numa região com 92 desempregados. A isto junta-se os baixos preços e uma reforma da Política Agrícola Comum (PAC), com um “corte de 18% e um excessivo rigor ambiental”.

São estas as questões que levaram quase três mil agricultores e ganaderos de toda a Estremadura espanhola a sair à rua para retomar os protestos iniciados há 20 meses e que a Covid-19 calou.

Esta é a primeira grande manifestação que decorre na Extremadura depois da interrupção devido à pandemia e a luta é “a mesma que antes da pandemia”, sob o lema “ em defesa do nosso campo”, apela-se ao sindicato para resolver os problemas de um setor “em perigo de morte” face à “desastrosa” defesa da Junta de Extremadura.

A manifestação foi convocada por quase todas as organizações agrárias: Asaja (APAG Extremadura Asaja e Asaja Cáceres), La Unión, Aseprex, Agryga, Agricultores de Don Benito y la Asociación de Agricultores del Valle del Jerte y Comarcas. UPA-UCE, la segunda en representación en Extremadura y la más afín al PSOE, se ha desmarcado de la marcha, que también ha contado con el apoyo de Unidas Podemos, Ciudadanos, Vox y el PP.

A manifestação começou em frente à sede do Ministério da Agricultura em Mérida às 11 da manhã e, embora no início tenha havido momentos de tensão, porque os manifestantes ocupam as quatro pistas da avenida Rainha Sofia, em vez das duas autorizadas, a marcha finalmente passou sem incidentes notáveis ​​e foi escoltada por uma grande força policial.

Na presidência, onde o chefe da manifestação chegou ao meio-dia, pelo menos cinco carrinhas da polícia e várias equipas de choque foram mobilizados. Depois das reivindicações do ano passado, a tensão era evidente, mas depois de confirmado que Fernández Vara que se iria reunir com as organizações à tarde, as organizações agrárias pediram calma e os assistentes acabaram até por aplaudir os agentes.

Os manifestantes não saíram da reunião com o presidente totalmente satisfeitos, pois não conseguiram um compromisso por escrito assinado, como era a sua ideia inicial, mas sim a vontade da Junta em continuar a trabalhar e “remar sempre na mesma direção ao longo do caminho na base do respeito”, de acordo com o que disse o próprio Fernández Vara. A Ministra da Agricultura, Desenvolvimento Rural, População e Território, Begoña García Bernal, mostrou o seu respeito pela manifestação, mas no plenário da Assembleia também fez um apelo para ver a “outra face da moeda”, a dos setores que têm os seus preços recuperados e estão “em boa forma”.

Natal para celebrar devagar é o mote da campanha da Delta

“Um Natal para celebrar, devagar” é o convite de SLOW COFFEE para esta época festiva, desafiando a aproveitar cada momento, dando valor ao que realmente importa, acompanhado de uma experiência de café única, para oferecer, partilhar e saborear devagar.

E porque durante a época festiva a troca de presentes não tem de ser sinónimo de azáfama, mas sim de uma celebração desacelerada e saboreada com calma, os Kits The Dripping Experience e The Pressing Experience, da Delta, são o presente ideal para oferecer a quem mais gostamos, pois proporcionam uma experiência sensorial de café completa e integrada e criam o pretexto ideal para um tempo bem passado.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Estes Kits Slow Coffee têm tudo o que precisa para preparar café: um equipamento de extração, um blend especialmente desenhado para esse mesmo equipamento e uma chávena para saborear todos os aromas e sabores resultantes da experiência.

Kit The Dripping Experience – 44,90€

Ideal para oferecer a quem se quer iniciar numa experiência Slow Coffee, este é o kit perfeito para preparar um café na Pour Over, com os melhores perfis sensoriais dos grãos da Colômbia e da Etiópia! O resultado será uma bebida suave e rica em aromas.

Kit The Pressing Experience – 33,90€

Ideal para quem valoriza experiências diferentes, este é o kit perfeito para preparar café na French Press, com as melhores características dos grãos da Tanzânia e da Costa Rica! O resultado será uma bebida com texturas definidas e aromas marcantes.

Disponíveis nas lojas The Coffee House Experience e na loja online da marca (www.deltaslowcoffee.com) com entregas garantidas para todo o território nacional, esta última conta ainda com outros produtos indicados para oferecer a quem é amante de café: desde os melhores blends selecionados, até outros equipamentos de extração como o Balão, a Chemex, a V60 e a Aeropress, ou até mesmo acessórios para ajudar durante todo o ritual de preparação, como a chaleira e a balança.

Até 25 de Dezembro, na compra de qualquer artigo na loja online Slow Coffee, a marca oferece um postal natalício para que possa escrever uma mensagem especial para acompanhar a sua oferta a quem mais gosta. O postal contém ainda um QR code para aceder a uma playlist natalícia que, aos primeiros acordes, nos transporta imediatamente para as memórias de Natal, que nos confortam e nos fazem relaxar (https://open.spotify.com/playlist/680CoTUmipwnKGBNDgKfeD?si=03245539d03a4965).

SLOW COFFEE é um café que se demora. Primeiro na sua produção, onde cada grão foi torrado cuidadosamente para realçar as melhores notas e aromas, e depois, nos seus encontros, onde as melhores origens foram especialmente combinadas para cada experiência e equipamento de extração de café.

[/shc_shortcode]

Elvas escolhida para divulgar a cultura da Catalunha

A cidade de Elvas foi escolhida para receber, em agosto de 2022, o 34º Festival APLEC Internacional.

A escolha foi anunciada na IV Gala Anual da ADIFOLK 2021, que se realizou no dia 28 de novembro, em Lloret de Mar (Catalunha), na qual a vereadora da Cultura e Turismo, Paula Calado, em representação do Município de Elvas, recebeu de Ivan Besora, presidente da ADIFOLK, a bandeira ADIFOLK.

O 34º Festival APLEC Internacional vai decorrer em Elvas, entre os dias 26, 27 e 28 de agosto de 2022, é uma mostra da Cultura Popular e Tradicional da Catalunha, que se realiza desde 1988, e que já passou por inúmeras cidades da Europa e dos Estados Unidos, entre as quais se contam Amsterdão, Paris, Washington, Copenhaga, Manchester, Florença, Lisboa ou Zurique, entre muitas outras.

Trata-se de uma grande festa catalã que contempla uma variedade de áreas da cultura popular: sardanas de dança tradicional, demónios, gigantes, torres humanas, feras, cabeças-grandes, dançarinos e músicos.

A vereadora Paula Calado referiu ser uma honra acolher este evento, no qual se dá a conhecer a cultura da Catalunha. “A cultura é memória e identidade. Uma sociedade sem memória está condenada ao fracasso e um povo sem cultura simplesmente não existe”.

Paula Calado mostrou-se orgulhosa por “terem escolhido a nossa histórica cidade para sede do 34º APLEC Internacional”. Um evento que trará à cidade, por estes dias, milhares de pessoas.

Previamente à gala, a vereadora reuniu com o presidente e vice-presidente da ADIFOLK, na presença do delegado do Governo Catalão em Portugal, com o objetivo de definirem as linhas orientadoras do trabalho a desenvolver entre o Município de Elvas e a ADIFOLK. Foi também recebida no Ayuntamiento de Lloret de Mar, pelo alcaide de Lloret De Mar, cidade que acolheu a IV Gala Anual da ADIFOLK.

Projeto Bem Me Quer acompanha três crianças em Elvas

O projeto “Bem Me Quer – Resposta de Apoio Psicológico para crianças e jovens vítimas de violência doméstica, do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica (NAVVD), acompanha já 12 crianças no distrito de Portalegre, sendo que a maioria diz respeito ao concelho de Campo Maior.

De acordo com Patrícia Sousa, psicóloga clínica do núcleo, na vertente mais direcionada para as crianças e jovens, “cinco casos registam-se em Campo Maior, três em Elvas, três em Portalegre e um em Monforte”.

A psicóloga explica que o núcleo recebe “a sinalização, seja por uma entidade ou por um particular que saiba da situação, fazemos uma avaliação e posteriormente marcamos um atendimento e o acompanhamento, se necessário, em articulação com a polícia, GNR ou outras instituições”.

O projeto “Bem Me Quer – Resposta de Apoio Psicológico para crianças e jovens vítimas de violência doméstica, do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica, iniciou atividade no dia 2 de Agosto e acompanha já 12 crianças no distrito.

Câmara de Elvas reúne na tarde desta sexta-feira

A Câmara Municipal de Elvas reúne, em sessão ordinária sem a presença de público, nesta sexta-feira, dia 3, às 16 horas, no salão nobre dos Paços do Concelho. Esta reunião estava inicialmente marcada para dia 8, mas foi antecipada devido ao feriado. A sessão apresenta a seguinte ordem de trabalhos:

1– Período Antes da Ordem do Dia

2– Aprovação da ata da reunião de 24 de novembro de 2021

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

3– Expediente Geral

3.1–Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos:

– Análises de águas

– Despacho n.º 79/2021

– Formação em contexto de Trabalho

– Pedido de colaboração

– Hasta Pública, venda de sucata

Atos praticados no âmbito da subdelegação de competências

– Pedido de parecer para negócio de compropriedade no prédio rústico denominado “Courela da Atouguia”, na Terrugem

– Direito de preferência do prédio sito na Rua da Feira, nº 19, em Elvas

– Direito de preferência do prédio sito na Av. António Sardinha, nº 3, fração “C5”, em Elvas

– Direito de preferência do prédio sito na Horta do Salvador, em Elvas

– Direito de preferência do prédio sito no Largo do Alfaceiro, nº 8-A, fração “D”, em Elvas

– Direito de preferência do prédio sito na Rua do Touro, nº 14-A, fração “D”, em Elvas

Processos despachados de acordo com a delegação de competências

– Processos de obras nº 81/18, nº 68/21, nº 74/21, nº 80/21, nº 82/21, nº 99/21, nº 100/21, e nº 113/21

3.2– Departamento Financeiro e Desenvolvimento:

– Resumo diário de Tesouraria do dia 2 de dezembro de 2021

– Alteração orçamental

– Cálculo de Preços

– PRR – Aviso nº1/C7 – i01/2021 – AAE – Notificação de decisão Final sobre a Manifestação de Interesse

– Apoio ao Funcionamento dos Gabinetes Técnicos Florestais Municipais – 2021

– Proposta de decisão sobre a Reprogramação de iniciativa AG da operação ALT20-04-2316-FEDER-000084 – Requalificação da Faceira da Cisterna

– ROC – Relatório de auditoria – 1º semestre de 2021

3.3- Departamento de Obras e Serviços Urbanos:

– Empreitada de construção da Escola EB 2.3 de Santa Luzia, 3ª Revisão de preços provisória

– Empreitada de CVTT – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia, prorrogação de prazo

– Empreitada Requalificação da Av. 14 de Janeiro 2º fase, trabalhos complementares

4-Assuntos propostos pelo presidente, vice-presidente e vereadores:

4.1.- III Revisão orçamental,

4.2.- Tarifário dos serviços de resíduos para 2022,

4.3.- Formação em contexto de trabalho – Pedidos de colaboração do Agrupamento nº 3 de Elvas,

4.4.- Transferência de competências na área da Ação Social – Nomeação de membros para Comissão de Acompanhamento,

4.5. – Pedido de escusa de membro do júri do Concurso Público Internacional para Prestação de Serviços de Recolha e Transporte de Resíduos Urbanos no Município de Elvas,

4.6.- Proposta de realização do 2nd INTERNATIONAL YOUTH FUTSAL CUP ELVAS WORLD HERITAGE, a 18 de dezembro, realização de prova desportiva,

4.7. – Pedido de reconhecimento de interesse público de instalação de atividade relacionada com a planta de canábis para fins medicinais,

4.8. – Pedido de cedência do Coliseu Comendador Rondão Almeida pelo Centro Distrital de Portalegre – Instituto da Segurança Social (ratificar),

4.9. – Cedência do Auditório São Mateus para reunião dos colaboradores do InnovPlantProtect CoLab,

4.10. – Pedido de cedência da sala de exposições temporárias da Casa da Cultura para a exposição “25 anos Roncas d´Elvas” do artista Luís Pedras,

4.11. – Apoios:

  1. a) O Elvas C.A.D.,
  2. b) Grupo de Cantares de São Vicente e Ventosa,
  3. c) APPACDM.

[/shc_shortcode]

“Visita Guiada pelo Caminho da Igualdade”: reportagem especial da Rádio ELVAS

Em Dia da Pessoa com Deficiência, que se assinala esta sexta-feira, 3 de dezembro, a Rádio ELVAS apresenta a grande reportagem “Visita Guiada pelo Caminho da Igualdade”, realizada na Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Elvas.

Com 32 anos de existência, a APPACDM tem um total de sete respostas sociais para os cerca de 300 utentes dos concelhos de Elvas e Campo Maior.

Da cozinha, à carpintaria, passando pela lavandaria, onde os formandos aprendem um ofício, para, futuramente, ingressarem no mercado de trabalho; às atividades que são desenvolvidas, quer pelos utentes do Centro de Atividades Ocupacionais para a Inclusão, quer com aqueles que, no lar residencial, passam as 24 horas dos seus dias; nesta reportagem visita-se os quatro cantos da instituição e dá-se a conhecer todo o trabalho realizado.

Aqui, todos os dias, e com o trabalho de 17 técnicos, ao nível da psicologia, da psicomotricidade e de outras tantas terapias, assim como de dezenas de funcionários, se trilha, sobretudo, e dentro da diferença, um caminho pela igualdade.

Uma “Viagem Guiada pelo Caminho da Igualdade” é um trabalho que dá voz, não só a quem ali trabalha diariamente, mas como aos utentes que ali têm uma casa e uma segunda família.

A reportagem para ouvir na íntegra:

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência assinala-se esta sexta-feira

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemora-se anualmente a 3 de dezembro. A data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e promover uma mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar, para que se crie um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência, seja ela física ou mental.

Em 1998, a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência. Todos os anos é escolhido um tema para a campanha.

Em Portugal as variadas instituições realizam distintas atividades para celebrar o dia, tais como seminários, concursos de frases e ideias, almoços de gala, corridas, entrega de prémios, espetáculos de teatro, dança e cinema, entre outros, apelando à participação da população.

As atividades levadas a cabo neste dia têm como fim de consciencializar a população da importância da integração das pessoas com deficiência na sociedade. As comemorações nacionais deste dia estão a cargo do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), I.P.

Campo Maior cancela eventos e encerra espaços de convívio

Os eventos “Revista à Portuguesa – Agora É Que É” (04-12-2021) e o “Concerto de Aniversário da Banda 1.º de Dezembro” (05-12-2021), ambos a realizar no Centro Cultural, foram cancelados, segundo informação divulgada pelo município de Campo Maior.

Quem já tiver adquirido os bilhetes para o espetáculo de 4 de dezembro (“Agora É Que É), ser-lhe-á devolvido o dinheiro, bastando dirigir-se à bilheteira do Centro Cultural, na posse dos ingressos adquiridos, de terça a sexta-feira, entre as 10:00H e as 18:00H.

Esta decisão do Município de Campo Maior acontece no âmbito do aumento do número de casos de COVID-19 que se registaram nos últimos dias no concelho e em estreita comunicação com a Autoridade Local de Saúde.

Após uma ponderada avaliação da situação atual, considerou-se que, no interesse da saúde pública, é aconselhável proceder ao cancelamento dos eventos previstos para espaços fechados e que impliquem a presença de muito público.

Esta decisão afeta, por agora, os dois eventos mencionados e nos próximos dias, consoante a evolução da pandemia no concelho, e de uma forma semanal, serão reavaliadas as restantes iniciativas previstas.

Por outro lado, de acordo com o Despacho do presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, datado de 2 de dezembro de 2021, também as aulas dos projetos de formação do Município serão suspensas até ao dia 9 de janeiro de 2022.

O referido Despacho determina ainda o encerramento ao público do Centro Comunitário e o cancelamento das atividades desportivas agendadas para o Pavilhão da Escola Secundária, à exceção das que são realizadas por atletas federados, conforme determina a Recomendação da DGS n.º 036/2020, atualizada a 1/12/2021, até ao dia 9 de janeiro de 2022.