Dia Internacional das Pessoas com Deficiência assinala-se esta sexta-feira

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemora-se anualmente a 3 de dezembro. A data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e promover uma mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar, para que se crie um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência, seja ela física ou mental.

Em 1998, a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência. Todos os anos é escolhido um tema para a campanha.

Em Portugal as variadas instituições realizam distintas atividades para celebrar o dia, tais como seminários, concursos de frases e ideias, almoços de gala, corridas, entrega de prémios, espetáculos de teatro, dança e cinema, entre outros, apelando à participação da população.

As atividades levadas a cabo neste dia têm como fim de consciencializar a população da importância da integração das pessoas com deficiência na sociedade. As comemorações nacionais deste dia estão a cargo do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), I.P.