Ciclo de concertos em Évora em novembro e dezembro

A Associação Eborae Mvsica realiza, em articulação com a Câmara Municipal de Évora, em novembro e dezembro, o 17º Ciclo de Concertos “Música no Inverno”, uma atividade destinada a enriquecer a oferta cultural da cidade nos meses de inverno.

O ciclo inicia-se no dia 13 de novembro, às 18 horas, com o Recital de Piano por Taissa Poliakova. No dia 14, às  18 horas,  há um Recital de Canto e Piano por Sandra Medeiros (soprano)  e Francisco Sassetti (piano). No dia 20, às 18 horas, há um concerto pela Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, sob a direção de Nicolay Lalov e, no dia 21, um Recital de Piano a Quatro Mãos, com Duarte Pereira Martins e Philippe Marques, do Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa. No dia 27, às 18 horas, tem lugar um Recital de Piano, por Pedro Burmester.

 Em dezembro, sempre às 18 horas, há quatro concertos: no dia 1, um concerto pelo Coro Ricercare, direção de Pedro Teixeira, com apresentação da obra vencedora da edição deste ano do Concurso de Composição “2ª Escola de Évora|Eborae Mvsica” e entregue o prémio ao vencedor; no dia 4, concerto com Trio Piazzolla Lisboa constituído por António Carrilho (flautas), Catherine Strynckx (violoncelo) e Helena Vasques (piano); no dia 5, concerto pelo Quinteto de Cordas constituído por Susana Nogueira e Luís Rufo (violinos), Bruno Correia (viola d’arco), Samuel Santos (violoncelo) e Hugo Monteiro (contrabaixo); por fim, no dia 12, tem lugar o Concerto de Natal com o Coro Polifónico “Eborae Mvsica”, dirigido pelo maestro Eduardo Martins.

É necessário reserva prévia de bilhetes através de eboraemusica@gmail.com . É obrigatório o uso de máscara. em todos os concertos

Associação RockBestFriends inaugura sede em Borba

A Associação RockBestFriends, sediada em Borba e fundada por borbenses e outros amigos que se juntaram à causa e partilham o gosto pela música, vai inaugurar a sua sede, no dia 7 de Novembro, pelas 16 horas.

Este projeto começou como um grupo de músicos amadores a tocar de forma solidária e que, recentemente, conseguiu, junto da Câmara Municipal de Borba, um espaço para ensaiar, graças ao financiamento por parte do Ministério da Cultura, com o programa Garantir Cultura.

A sede fica situada na Rua António Joaquim da Guerra, nº82, 7150-119, em Borba.

Fórum Ibérico da Construção até sábado em Don Benito

O Fórum FICON, Fórum Ibérico da Construção, foi inaugurado, na manhã desta quinta-feira, 4 de novembro, na FEVAL, em Don Benito, Badajoz.

O evento, que se estende até sábado, dia 6 de novembro, foi inaugurado na presença da delegada do Governo da Extremadura, Yolanda García Seco, a Ministra da Mobilidade, Transporte e Habitação da Junta de Extremadura, Leire Iglesias, do presidente do Conselho Provincial de Badajoz, Miguel Ángel Gallardo, e o alcaide de Don Benito, José Luis Quintana.

Até ao próximo sábado, dia 6 de novembro, no decorrer do certame, é oferecido, aos visitantes, um extenso programa de apresentações, sessões e conferências, nas quais serão analisados ​​o presente e o futuro dos setores económicos, eixos em que se baseia este evento que, pela primeira vez, se junta à Expo Energia 2021.

Luís Loures empossado presidente do Politécnico de Portalegre

Luís Carlos Loures tomou posse, na passada terça-feira, dia 2 de novembro, como presidente do Politécnico de Portalegre, sucedendo no cargo a Albano Silva.

Luís Loures é arquiteto paisagista e engenheiro agrónomo, doutorado em Planeamento e com Agregação em Engenharia Agronómica e Florestal.

Autor de mais de duas centenas de publicações técnicas e científicas a nível nacional e internacional, o agora Presidente do Politécnico de Portalegre, iniciou a sua carreira académica enquanto investigador e professor convidado na Michigan StateUniversity (EUA), e na Universidade de Toronto (Canadá), enquanto desenvolvia a investigação conducente ao seu trabalho de Doutoramento.

Durante a sua carreira académica lecionou em vários cursos de diferentes universidades, incluindo a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, LetterkennyInstituteofTechnology, na Irlanda, e a Universidade do Algarve, principalmente nos campos da arquitetura paisagística, do planeamento urbano e ambiental e da sustentabilidade.

Luís Loures, eleito para o quadriénio 2021/2025, por unanimidade do Conselho Geral do Politécnico de Portalegre, no passado dia 8 de setembro, é o mais novo a ocupar o cargo de presidente.

Na cerimónia que decorreu no auditório Francisco Tomatas, no Campus Politécnico de Portalegre, foi ainda empossado no cargo de vice-presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, o professor Fernando Rebola, que até ao momento exercia o cargo de diretor da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), unidade orgânica do Instituto Politécnico de Portalegre.

Tomaram também posse como pró-presidentes, os professores Artur Romão, Maria José Ascensão, Paulo Ferreira e Vera Barradas, e como diretores das Escolas Superiores do Politécnico de Portalegre, João Alves (Escola Superior de Educação e Ciências Sociais), Miguel Serafim (Escola Superior de Tecnologia e Gestão), Rute Santos (Escola Superior Agrária de Elvas) e Helena Arco (Escola Superior de Saúde), numa cerimónia que contou com várias intervenções e um momento musical a cargo de Raquel Guerra.

GNR faz quatro detenções e regista 180 infrações no distrito

O Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve, entre os dias 25 e 31 de outubro, quatro indivíduos, todos por condução sob efeito do álcool.

No mesmo período de tempo, os militares da Guarda registaram 182 infrações, no decorrer das operações de fiscalização, no trânsito, das quais a GNR destaca 99 por excesso de velocidade e sete por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei. Foram ainda levantados dois autos contraordenação relativos à proteção da natureza e do ambiente.

Durante a semana passada, a GNR registou ainda 30 acidentes, dos quais resultaram oito feridos leves.

Foram também efetuadas 293 ações de sensibilização no âmbito do programa “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados 584 idosos; 153 no âmbito do programa “Escola Segura”, tendo sido sensibilizadas 288 pessoas da comunidade escolar; e 40 ações no âmbito do programa “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 49 comerciantes.

Fehispor já decorre na IFEBA em Badajoz

A Fehispor – Feira de Espanha e Portugal foi inaugurada na manhã desta quinta-feira, 4 de novembro, na IFEBA em Badajoz. A feira que vai na sua edição 31 volta a reunir empresários dos dois lados da fronteira, depois de no ano passado não se ter realizado, devido à pandemia.

Para o alcaide de Badajoz, Ignacio Gragera, este é um dia de alegria, porque para toda a zona da fronteira é uma forma de nos relacionarmos, é um projeto de avanço enorme nas relações transfronteiriças, que começaram com iniciativas como esta, e fizeram com que nos últimos 30 anos os empresários mostrem o melhor dos dois lados da fronteira”. O alcaide considera ainda “importante e interessante” o facto de 40% dos expositores serem portugueses e também metade dos visitantes serem também originários de Portugal.

A Turiberia, que vai na sua segunda edição está também em destaque na Fehispor e Ignacio Gragera revela que é sorte de “ser regiões complementares e idênticas na oferta turística a vários níveis, pelo que é importante que sejam o centro do turismo ibérico para desenvolver projetos conjuntos que façam com que o Alentejo e a Extremadura estejam nos níveis que queremos que estejam, na questão do turismo”.

A Eurobec, stand dedicado à Eurocidade Elvas Badajoz e Campo Maior, está presente no certame e dá destaque à cooperação entre as três localidades. Para o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida esta “é a verdadeira mostra do Alentejo e Extremadura, a Fehispor conseguiu ganhar terreno, ao longo destes anos, e penso que Elvas vai ter que continuar para aproveitar a excelente montra virada aqui para o lado de Espanha, que é a Expo Alentejo, que complementa o que está a qui a acontecer, com muitas empresas do Alentejo e Extremadura”.

O presidente da Câmara de Elvas destaca ainda a reunião que decorre esta tarde entre as Eurocidades de Portugal e Espanha, onde será “debatida a problemática, colher a experiência das outras eurocidades e transmitir a experiência da nossa, para ver se conseguimos levar um pouco mais por diante aquilo que é a Eurocidade, ela que saia muito do papel e entre muito na prática”.

Já Luís Rosinha, presidente da Câmara de Campo Maior realça a “dinâmica forte do evento” e a “paridade que existe entre expositores portugueses e espanhóis”, assim como a importância da Turiberia, sendo este “mais um ponto fantástico, porque em sintonia poderá funcionar muito melhor, e no congresso de abertura é objetivo expor o território de uma forma conjunta, Elvas Campo Maior e Badajoz”, remata.

A Fehispor que foi hoje inaugurada na Ifeba, em Badajoz, e decorre até domingo, dia 7, contando com diversas atividades.

Meia-Maratona Cidade Património Mundial em Évora no dia 28

No caminho que Évora percorre rumo ao objetivo de Capital Europeia da Cultura 2027, a Meia-Maratona da cidade Património Mundial realiza-se, este ano, no próximo dia 28 (domingo), numa organização da Câmara Municipal de Évora.

A Évora 21.27 – Meia-Maratona inclui uma prova de dez quilómetros e uma caminhada e  conta com a Praça de Giraldo como  o centro nevrálgico da prova, com os atletas e acompanhantes a poder desfrutar da grande monumentalidade do espaço. 

Em termos desportivos, a Évora 21.27 – Meia-Maratona procura também celebrar a classificação do Centro  Histórico da Cidade como Património Mundial pela UNESCO (25 de novembro de 1986) e desenrola-se nos primeiros metros pelas principais artérias da histórica urbe, fazendo jus ao estatuto de “uma das meias-maratonas mais bonitas do país”, refere a autarquia eborense. De resto, a Évora 21.27 – Meia-Maratona repete o traçado de outras edições, com os últimos metros pela Rua da República a consagrar e a exigir um derradeiro esforço por parte dos atletas. 

Depois de um ano de interregno, a Évora 21.27 – Meia-Maratona reassume o papel de um dos maiores eventos  de massas da região, estando prevista uma participação máxima de dois mil atletas, divididos pelas três iniciativas (meia-maratona, dez quilómetros e caminhada). 

Para o presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, a realização da meia-maratona é o sinal claro de que “no nosso concelho queremos retomar, paulatinamente, a normalidade, apesar das  circunstâncias. A prática desportiva, aliada à promoção turística, e neste caso à candidatura a Capital Europeia da Cultura, reveste-se de uma extraordinária importância para nós e, como tal, reunidas todas das condições  sanitárias, e respeitando as regras emanada pela DGS, decidimos avançar novamente com esta organização”.

Alentejo regista 32 novos casos de Covid-19

O Alentejo regista esta quinta-feira, 4 de novembro, mais 32 casos de Covid-19.

Por outro lado, na região, nas últimas 24 horas, não foram reportadas mortes devido à doença

Desde março do ano passado, o Alentejo registou 40.273 casos positivos de Covid-19 e 1.054 óbitos.

Mais 1.382 casos Covid e quatro óbitos em Portugal

Portugal regista esta quinta-feira, 4 de novembro, mais 1.382 casos de Covid-19 e quatro óbitos associado à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 836 casos de recuperação no país.

Em todo o território nacional, há 357 doentes internados, menos 27 que ontem, 73 em unidades de cuidados intensivos (mais seis).

Desde o início da pandemia, em Portugal, morreram 18.184 pessoas com esta patologia e foram identificados 1.094.048 casos de infeção. Da doença, já recuperaram 1.043.384 doentes.

Seleções Nacionais de Futsal realizam estágio em Elvas

As Seleções Nacionais de Futsal Sub-19, tanto a masculina, como a feminina, vão estar em estágio, em Elvas, entre domingo, 7 de novembro, e quarta-feira, dia 10.

A equipa masculina vai realizar, em Elvas, dois jogos de preparação frente à Seleção da Ucrânia, assim como alguns jogos de treino. A concentração da equipa, com 14 convocados por José Luís Mendes (na imagem), está marcada para a noite de domingo. A equipa da Seleção masculina realiza dois treinos na segunda-feira, sendo que os jogos realizam-se na terça e quarta-feira, no Pavilhão Desportivo Municipal de Elvas.

Já a equipa da Seleção feminina realiza três treinos em Elvas, e dois em Campo Maior, no Pavilhão Rui Nabeiro.

Exposição “Da Serenidade dos Vegetais” em Viana do Alentejo

A exposição “Da Serenidade dos Vegetais”, de Helena Calvet, está patente ao público no Castelo de Viana do Alentejo até 31 de dezembro.

O projeto expositivo, desenvolvido por Helena Calvet, é organizado pela Câmara Municipal de Viana do Alentejo, com o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo e da Junta de Freguesia de Viana do Alentejo. Numa clara abordagem à natureza, a exposição é constituída, entre outras, por peças de cerâmica, desenhos e algumas árvores juvenis.

Natural de Lisboa, onde nasceu em 1958, Helena Calvet é licenciada em Artes Visuais/Escultura, pela Universidade de Évora e frequentou o Curso de Têxteis da Escola Artística António Arroio. Professora de Educação Visual/Educação Tecnológica/Expressão Plástica desde 1980, Helena Calvet vive em Viana do Alentejo e expõe individualmente e coletivamente desde o ano 2000.

Esta não é a primeira vez que expõe no Castelo de Viana, já em 2014 inaugurou a exposição de desenho e fotografia “Pedreira dos Sons, outros olhares, outra(s) vida(s)” em conjunto com Carlos Marques. Presentemente, é membro dos corpos gerentes da Associação Pó De Vir A Ser (Centro de Escultura em Pedra, em Évora).

A última exposição do ciclo de exposições temporárias da Igreja da Misericórdia deste ano pode ser apreciada entre as 9.30 e as 13 horas e das 14 às 17.30 horas.

“Espaço Europa”: projeto português é finalista dos prémios RegioStars

“Transporte a Pedido”: assim se chama o projeto português que se encontra entre os 25 finalistas candidatos aos prémios RegioStars, organizados, desde 2008, pela Comissão Europeia, e que se vieram a tornar no rótulo da Europa para projetos financiados pela União Europeia.

Estes prémios, revela Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, na edição desta semana do “Espaço Europa”, procuram, acima de tudo, “promover e valorizar os melhores projetos da política de coesão”, que “podem servir de exemplos de qualidade” e ser replicados noutros países. Todos os anos, são centenas de projetos concorrem em cinco categorias: Europa inteligente, Europa verde, Europa justa, Europa urbana e o tema do ano.

O projeto “Transporte a Pedido” é promovido em 13 municípios do Médio Tejo (Abrantes, Alcanena, Constância, Ferreira do Zêzere, Entroncamento, Mação, Ourém, Sardoal, Santarém, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha) e surge como uma alternativa num território que apresenta fragilidades ao nível do transporte público regular de passageiros. Conta com 78 circuitos e 1.400 paragens.

O público pode participar no concurso, votando no seu projeto favorito de entre todos os finalistas para o Prémio do Público. A votação, que está aberta aqui, decorre ao próximo dia 15. Os vencedores, das cinco categorias (“Europa inteligente: Aumentar a competitividade das empresas locais num mundo digital”; “Europa verde”: Comunidades verdes e resilientes em meio urbano e rural”; “Europa justa: Fomentar a inclusão e a antidiscriminação”; “Europa Urbana: Promover sistemas alimentares verdes, sustentáveis e circulares em áreas urbanas funcionais”; e “Reforçar a mobilidade verde nas regiões”), serão conhecidos a 2 de dezembro, numa cerimónia que decorre na Croácia.

Todas as informações sobre os prémios RegioStars estão disponíveis em europedirect.ipportalegre.pt

“O Elvas” joga em Loures no domingo às 15 horas

“O Elvas” CAD desloca-se a Loures, para defrontar a equipa local, na sexta jornada da primeira fase da Série E do Campeonato de Portugal. O jogo está marcado para as 15 horas do próximo domingo, dia 7.

O Loures chega a esta ronda no sétimo lugar com seis pontos, enquanto o Clube Alentejano de Desportos ocupa o segundo lugar com oito pontos.

O conjunto elvense inicia neste domingo uma série de cinco partidas, até ao Natal, em que atua fora de casa por quatro vezes: saídas a Loures (7 de novembro) e Pêro Pinheiro (28 de novembro), receção ao Lagoa (5 de dezembro) e deslocações a Sintra (12 de dezembro) e a Rabo de Peixe (19 de dezembro).

A jornada seis, além do Loures – “O Elvas” inclui também os quatro encontros seguintes: Belenenses – Lagoa (às 11 horas), Sacavenense – Rabo de Peixe, Coruchense – Pêro Pinheiro (ambos às 15 horas) e Ideal – Sintrense (às 16 horas).

A Rádio ELVAS acompanha jogo em Loures, com relato e reportagem, numa emissão de desporto, na tarde de domingo a partir das 14 horas, com Carlos Falcato e António Ferreira Góis.

Campo Maior regista um novo caso de Covid-19

Após vários dias sem qualquer caso ativo, o concelho de Campo Maior volta esta quinta-feira, 4 de novembro, a registar um caso de infeção por Covid-19.

Desde o início da pandemia, Campo Maior regista 753 casos positivos, 740 recuperações e 12 óbitos.

Pirilampo Mágico à venda até domingo

O Pirilampo Mágico deste ano encontra-se à venda desde o passado dia 15 de outubro, e até 7 de novembro, sendo que o lema da campanha, desta feita, é “Estamos juntos, p’ró que der e vier”.

O Pirilampo Mágico tem o preço de dois euros, valor que reverte a favor da Fenacerci, a Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social. Comprar este simpático boneco significa, acima de tudo, contribuir para o apoio a crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual ou multideficiência.

A data da campanha, este ano, é diferente do habitual, sendo que, em 2020, devido à pandemia, nem sequer se realizou, explica a presidente da direção da Cercimor, Ana Cristina Saloio. O pirilampo, este ano, é vermelho, uma vez que se procura “falar sobre o coração”, sendo importante olhar para ele “de forma física, mas também emocional”.

Uma vez que as regras da Direção-Geral da Saúde, devido à pandemia, ainda não permitem uma maior circulação, a Cercimor tem bancas de ruas fixas, quer em Montemor, como em Mora e Vendas Novas. Em Montemor, essa banca encontra-se no Largo Humberto Delgado; em Mora, no largo central; e em Vendas Novas junto ao mercado municipal. Nestes três locais, para além do pirilampo, estão também a ser vendidos sacos, t-shirts, chávenas, canecas e pins alusivos à campanha.

O Pirilampo Mágico, que este ano é vermelho, pode ainda ser adquirido nos balcões dos CTT e em estabelecimentos comerciais autorizados.

“Os Elvenses”: Carolina Cristiano convocada para Torneio Interassociações de sub-16

A atleta Carolina Cristiano, do Clube de Futebol “Os Elvenses”, foi convocada para a seleção sub-16 de futebol feminino, que vai participar no torneio interassociações da categoria, organizado pela Federação Portuguesa de Futebol, e agendado para os dias 17, 18 e 19 de dezembro.

Nesta competição, a seleção de Portalegre irá defrontar as de Évora e Aveiro.

“Aproveitamos para desejar que esta participação seja um sucesso, quer para a Carolina quer para os objetivos da Seleção”, pode ler-se numa publicação feita pelo clube de Elvas na sua página de Facebook.

João Muacho deixa presidência da Câmara de Campo Maior “de consciência tranquila”

João Muacho foi presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, durante os últimos dois anos, após a saída de Ricardo Pinheiro para a Assembleia da República.

Contudo, nas últimas eleições autárquicas não se recandidatou ao cargo, sendo esse lugar assumido agora pelo também socialista Luís Rosinha, assegurando que esta foi uma decisão sua e muito ponderada. “Há que avaliar aquilo que é o entorno da vida política e já no ano passado, numa pausa de cinco dias, deu para pensar e repensar aquilo que seria o meu futuro enquanto autarca”, começa por dizer. Depois, adianta, perante “algumas situações que começavam a ser visíveis e notórias”, achou que “não seria de bom tom, em março deste ano, apresentar uma candidatura interna, dentro daquilo que são os órgãos do Partido Socialista para ser candidato” à Câmara de Campo Maior.

João Muacho garante ter deixado a presidência da Câmara de Campo Maior “de consciência tranquila” e “orgulhoso” de todo o trabalho desenvolvido, ainda que não com todos os objetivos a que se tinha proposto cumpridos. Da obra feita, destaca, em primeiro lugar, a intervenção levada a cabo na fortificação abaluartada e no castelo de Campo Maior, recordando que este é fruto de um trabalho que foi iniciado há 12 anos, no primeiro mandato de Ricardo Pinheiro.

Agora, e após longos anos a desempenhar o papel de autarca, primeiro enquanto vereador, e depois vice-presidente e presidente da Câmara, João Muacho está de regresso às suas funções de técnico de informática no Município de Campo Maior.

O trabalho desenvolvido com a restante equipa do executivo; as dificuldades sentidas, num mandato que ficou marcado pela pandemia; e o futuro de Campo Maior foram tudo assuntos abordados numa entrevista, que pode ouvir, na íntegra, aqui:

Agrária de Elvas com “ano excecional” em admissão de alunos

A Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE) atingiu, neste ano letivo, a maior admissão de sempre de novos alunos aos seus vários cursos, entre Licenciaturas, Mestrados e Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP).

Terminada a terceira fase de acesso ao ensino superior, que decorre para o ingresso em licenciaturas, e pela primeira vez, esta escola do Politécnico de Portalegre conta com cerca de 200 novos alunos, estudantes de primeiro ano, nas nove formações que tem a decorrer em simultâneo.

Estes são números que, segundo o diretor, José Manuel Rato Nunes, deixam a instituição de ensino “muito feliz”. “É o ano que temos mais formações a funcionar simultaneamente e é também o ano em que temos mais alunos, de primeiro ano, nos vários cursos, pela primeira vez. Foi um ano, em termos de admissões de alunos, excecional para nós”, garante.

Este aumento substancial do número de alunos, adianta o diretor, tem vindo a registar-se, ao longo dos últimos anos. “Esta escola tem vindo sempre em crescendo. Desde a sua criação que temos vindo a aumentar, paulatinamente, o número de alunos”, assegura.

Ao todo, este ano, irão frequentar a Escola Superior Agrária de Elvas, cerca de 500 alunos, número nunca antes atingido. “É importante para nós, porque representa um espelho do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por todos e é um orgulho enorme que isto aconteça”, comenta Rato Nunes.

Rato Nunes recorda que mais que o concurso nacional de acesso, para a ESAE, os concursos especiais, como os de maiores de 23 anos, para os alunos de CTeSP e estudantes internacionais, são “tão ou mais importantes” para a instituição de ensino. “Esses concursos especiais  têm, para nós, uma importância muitíssimo grande e são a sustentabilidade deste sistema de ensino, sem dúvida”, alega.

Ao nível das licenciaturas, a de Enfermagem Veterinária teve todas as vagas preenchidas, através do concurso nacional de acesso, bem como pelos concursos especiais, com a colocação de 70 novos alunos. Como tal, a ESAE quer agora mais vagas para poder colocar alguns alunos de CTeSP.

Em Agronomia, foram nove os alunos que ingressaram pelo concurso nacional de acesso. “É número espetacular, quer a nível nacional, quer para nós, que no ano passado, tínhamos colocado só dois”, comenta Rato Nunes. Esta licenciatura, contudo, conta com todas as vagas preenchidas, devido ao ingresso de alunos pelos concursos especiais. Ao todo, são 40 os novos alunos a frequentar esta formação.

Também Equinicultura atingiu o seu limite máximo, com 14 alunos colocados pelo concurso nacional de acesso, e mais alguns provenientes de CSeSP. “Está cheio e irá ter, este ano, cerca de 20 novos alunos, que é o limite, porque é um curso que exige condições logísticas muito particulares. Não podemos aceitar mais que esses alunos, porque depois não lhes podemos dar um ensino de qualidade”, explica o diretor da escola.

José Manuel Rato Nunes revela ainda que os quatro Cursos Técnicos Superiores Profissionais, lecionados na ESAE, em funcionamento: Cuidados Veterinários totalmente cheio; Produção Agropecuário “muito próximo de estar cheio”; Viticultura e Enologia, apesar de “muito promissor”, tem nove alunos inscritos; e Desporto e Formação Equestre com 15 estudantes matriculados.

Já ao nível dos mestrados, Enfermagem Veterinária em Animais de Companhia, que é um curso lecionado, pela primeira vez, tem 17 alunos já matriculados, enquanto as vagas, num total de 20, para o mestrado em Agricultura Sustentável foram todas preenchidas.

Terminada a terceira e última fase de acesso nacional ao Ensino Superior, este ano, nas Universidades e Politécnicos do país, entraram quase 51 mil estudantes, pelo concurso nacional de acesso.

Tempestade perfeita?

Não, não será só um Natal mais caro e com menos opções. Está a formar-se uma tempestade mundial, a crise de 2022. Disparam os preços dos combustíveis, logo dos transportes e os custos de produção, sobem os preços dos cereais, não há micro processadores, há fábricas fechadas. Disparou a eletricidade. Não há automóveis novos para responder aos pedidos e os de segunda mão subiram o preço. Não há brinquedos, as consolas para jogos estão a ser racionadas. Nos Estados Unidos não vai haver peru para todos no dia de Ação de Graças e o que houver será 30 a 50% mais caro, em Inglaterra sofrem do Brexit e da subida dos combustíveis. O preço do Bacalhau já disparou em Portugal, a seguir será o preço do pão, das massas e todos derivados do trigo.

A economia parou com a pandemia e retornou à atividade de forma assimétrica. Antes fechámos a produção na Europa, porque a China fazia mais barato. Agora a China não consegue fornecer o mundo. Dependemos da China que está a mandar os seus habitantes armazenar bens de necessidade para evitar as faltas futuras.

Há ainda as mega distâncias da produção ao consumo. As matérias-primas para alimentação animal por exemplo chegam a percorrem 7 mil quilómetros, o café 6 mil e o açúcar 4 a 5 mil.
Dispara a inflação, vão subir os juros ? Estamos à beira de uma tempestade ? Sim, de uma tempestade perfeita de consequências indeterminadas.

António Ferreira Góis

Diretor da Rádio ELVAS