Agrária de Elvas com “ano excecional” em admissão de alunos

A Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE) atingiu, neste ano letivo, a maior admissão de sempre de novos alunos aos seus vários cursos, entre Licenciaturas, Mestrados e Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP).

Terminada a terceira fase de acesso ao ensino superior, que decorre para o ingresso em licenciaturas, e pela primeira vez, esta escola do Politécnico de Portalegre conta com cerca de 200 novos alunos, estudantes de primeiro ano, nas nove formações que tem a decorrer em simultâneo.

Estes são números que, segundo o diretor, José Manuel Rato Nunes, deixam a instituição de ensino “muito feliz”. “É o ano que temos mais formações a funcionar simultaneamente e é também o ano em que temos mais alunos, de primeiro ano, nos vários cursos, pela primeira vez. Foi um ano, em termos de admissões de alunos, excecional para nós”, garante.

Este aumento substancial do número de alunos, adianta o diretor, tem vindo a registar-se, ao longo dos últimos anos. “Esta escola tem vindo sempre em crescendo. Desde a sua criação que temos vindo a aumentar, paulatinamente, o número de alunos”, assegura.

Ao todo, este ano, irão frequentar a Escola Superior Agrária de Elvas, cerca de 500 alunos, número nunca antes atingido. “É importante para nós, porque representa um espelho do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por todos e é um orgulho enorme que isto aconteça”, comenta Rato Nunes.

Rato Nunes recorda que mais que o concurso nacional de acesso, para a ESAE, os concursos especiais, como os de maiores de 23 anos, para os alunos de CTeSP e estudantes internacionais, são “tão ou mais importantes” para a instituição de ensino. “Esses concursos especiais  têm, para nós, uma importância muitíssimo grande e são a sustentabilidade deste sistema de ensino, sem dúvida”, alega.

Ao nível das licenciaturas, a de Enfermagem Veterinária teve todas as vagas preenchidas, através do concurso nacional de acesso, bem como pelos concursos especiais, com a colocação de 70 novos alunos. Como tal, a ESAE quer agora mais vagas para poder colocar alguns alunos de CTeSP.

Em Agronomia, foram nove os alunos que ingressaram pelo concurso nacional de acesso. “É número espetacular, quer a nível nacional, quer para nós, que no ano passado, tínhamos colocado só dois”, comenta Rato Nunes. Esta licenciatura, contudo, conta com todas as vagas preenchidas, devido ao ingresso de alunos pelos concursos especiais. Ao todo, são 40 os novos alunos a frequentar esta formação.

Também Equinicultura atingiu o seu limite máximo, com 14 alunos colocados pelo concurso nacional de acesso, e mais alguns provenientes de CSeSP. “Está cheio e irá ter, este ano, cerca de 20 novos alunos, que é o limite, porque é um curso que exige condições logísticas muito particulares. Não podemos aceitar mais que esses alunos, porque depois não lhes podemos dar um ensino de qualidade”, explica o diretor da escola.

José Manuel Rato Nunes revela ainda que os quatro Cursos Técnicos Superiores Profissionais, lecionados na ESAE, em funcionamento: Cuidados Veterinários totalmente cheio; Produção Agropecuário “muito próximo de estar cheio”; Viticultura e Enologia, apesar de “muito promissor”, tem nove alunos inscritos; e Desporto e Formação Equestre com 15 estudantes matriculados.

Já ao nível dos mestrados, Enfermagem Veterinária em Animais de Companhia, que é um curso lecionado, pela primeira vez, tem 17 alunos já matriculados, enquanto as vagas, num total de 20, para o mestrado em Agricultura Sustentável foram todas preenchidas.

Terminada a terceira e última fase de acesso nacional ao Ensino Superior, este ano, nas Universidades e Politécnicos do país, entraram quase 51 mil estudantes, pelo concurso nacional de acesso.