Fehispor já decorre na IFEBA em Badajoz

A Fehispor – Feira de Espanha e Portugal foi inaugurada na manhã desta quinta-feira, 4 de novembro, na IFEBA em Badajoz. A feira que vai na sua edição 31 volta a reunir empresários dos dois lados da fronteira, depois de no ano passado não se ter realizado, devido à pandemia.

Para o alcaide de Badajoz, Ignacio Gragera, este é um dia de alegria, porque para toda a zona da fronteira é uma forma de nos relacionarmos, é um projeto de avanço enorme nas relações transfronteiriças, que começaram com iniciativas como esta, e fizeram com que nos últimos 30 anos os empresários mostrem o melhor dos dois lados da fronteira”. O alcaide considera ainda “importante e interessante” o facto de 40% dos expositores serem portugueses e também metade dos visitantes serem também originários de Portugal.

A Turiberia, que vai na sua segunda edição está também em destaque na Fehispor e Ignacio Gragera revela que é sorte de “ser regiões complementares e idênticas na oferta turística a vários níveis, pelo que é importante que sejam o centro do turismo ibérico para desenvolver projetos conjuntos que façam com que o Alentejo e a Extremadura estejam nos níveis que queremos que estejam, na questão do turismo”.

A Eurobec, stand dedicado à Eurocidade Elvas Badajoz e Campo Maior, está presente no certame e dá destaque à cooperação entre as três localidades. Para o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida esta “é a verdadeira mostra do Alentejo e Extremadura, a Fehispor conseguiu ganhar terreno, ao longo destes anos, e penso que Elvas vai ter que continuar para aproveitar a excelente montra virada aqui para o lado de Espanha, que é a Expo Alentejo, que complementa o que está a qui a acontecer, com muitas empresas do Alentejo e Extremadura”.

O presidente da Câmara de Elvas destaca ainda a reunião que decorre esta tarde entre as Eurocidades de Portugal e Espanha, onde será “debatida a problemática, colher a experiência das outras eurocidades e transmitir a experiência da nossa, para ver se conseguimos levar um pouco mais por diante aquilo que é a Eurocidade, ela que saia muito do papel e entre muito na prática”.

Já Luís Rosinha, presidente da Câmara de Campo Maior realça a “dinâmica forte do evento” e a “paridade que existe entre expositores portugueses e espanhóis”, assim como a importância da Turiberia, sendo este “mais um ponto fantástico, porque em sintonia poderá funcionar muito melhor, e no congresso de abertura é objetivo expor o território de uma forma conjunta, Elvas Campo Maior e Badajoz”, remata.

A Fehispor que foi hoje inaugurada na Ifeba, em Badajoz, e decorre até domingo, dia 7, contando com diversas atividades.