Luís Loures empossado presidente do Politécnico de Portalegre

Luís Carlos Loures tomou posse, na passada terça-feira, dia 2 de novembro, como presidente do Politécnico de Portalegre, sucedendo no cargo a Albano Silva.

Luís Loures é arquiteto paisagista e engenheiro agrónomo, doutorado em Planeamento e com Agregação em Engenharia Agronómica e Florestal.

Autor de mais de duas centenas de publicações técnicas e científicas a nível nacional e internacional, o agora Presidente do Politécnico de Portalegre, iniciou a sua carreira académica enquanto investigador e professor convidado na Michigan StateUniversity (EUA), e na Universidade de Toronto (Canadá), enquanto desenvolvia a investigação conducente ao seu trabalho de Doutoramento.

Durante a sua carreira académica lecionou em vários cursos de diferentes universidades, incluindo a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, LetterkennyInstituteofTechnology, na Irlanda, e a Universidade do Algarve, principalmente nos campos da arquitetura paisagística, do planeamento urbano e ambiental e da sustentabilidade.

Luís Loures, eleito para o quadriénio 2021/2025, por unanimidade do Conselho Geral do Politécnico de Portalegre, no passado dia 8 de setembro, é o mais novo a ocupar o cargo de presidente.

Na cerimónia que decorreu no auditório Francisco Tomatas, no Campus Politécnico de Portalegre, foi ainda empossado no cargo de vice-presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, o professor Fernando Rebola, que até ao momento exercia o cargo de diretor da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), unidade orgânica do Instituto Politécnico de Portalegre.

Tomaram também posse como pró-presidentes, os professores Artur Romão, Maria José Ascensão, Paulo Ferreira e Vera Barradas, e como diretores das Escolas Superiores do Politécnico de Portalegre, João Alves (Escola Superior de Educação e Ciências Sociais), Miguel Serafim (Escola Superior de Tecnologia e Gestão), Rute Santos (Escola Superior Agrária de Elvas) e Helena Arco (Escola Superior de Saúde), numa cerimónia que contou com várias intervenções e um momento musical a cargo de Raquel Guerra.