Seniores do RCE já treinam sem limitações

Desde o dia 3 de maio que os praticantes de râguebi podem praticar a modalidade sem limitações. A Rádio ELVAS acompanhou um treino do escalão de seniores do Rugby Clube de Elvas (RCE), que conta atualmente com cerca de 32 atletas inscritos, para perceber como foi o regresso ao campo.

Rui Perdigão, treinador do escalão de seniores do Rugby Clube de Elvas, refere que têm trabalhado muito para tentar recuperar a forma física dos atletas. Temos feito vários treinos por dia, mais o trabalho de ginásio mas os índices físicos estão muito em baixo”.

O escalão de seniores do Rugby Clube de Elvas já pode praticar a modalidade sem restrições, no entanto, os atletas “são testados com regularidade e há um cuidado especial fora dos treinos. Tentamos criar uma espécie de bolha para reduzir ao mínimo o risco de contágio”, garantiu o treinador.

José Pernas joga rugby desde os 14 anos e atualmente é o capitão deste escalão de seniores do RCE. Garante que “trabalhar no campo é muito bom. Já estávamos a precisar regressar. É sempre diferente de trabalhar em casa, sozinhos e limitados”.

A língua espanhola também se ouve em campo. Javi é um dos três jogadores espanhóis que a jogar em Elvas. Viu-se condicionado com o encerramento de fronteiras e “uma vez que este ano não podia jogar em Badajoz, devido à pandemia, falei com alguns amigos de Elvas que me disseram que iriam ter competição. Assim que as fronteiras reabriram, e os treinos retomaram, voltei a jogar”.

Orlando Renga é jogador do escalão sénior e treinador dos escalões de sub-14 e sub-16. No que diz respeito aos mais novos, Orlando Renga refere que “já treinam com mais alguma abertura e os atletas estão a regressar aos poucos. É bom perceber que estão a deixar as consolas de parte e até trazem alguns amigos para os treinos”.

De recordar que o râguebi foi considerado modalidade de risco muito elevado de contágio da Covid-19, motivo pelo qual as competições dos escalões de formação se encontram suspensas desde março do ano passado.

Os seniores já retomaram as competições e, ao Rugby Clube de Elvas, faltam ainda dois jogos para terminar a época desportiva.