A praça de touros de São Vicente, no concelho de Elvas, foi, na tarde deste sábado, 16 de outubro, espaço para mais uma atividade tauromáquica, no âmbito do festival “Bravafición”.
Depois de na noite de ontem, a rua Nova do Poente ter sido pequena para todos aqueles que quiseram participar na primeira largada de touros do evento, desta feita foram cerca de 800 as pessoas que procuraram divertir-se com uma mão cheia de animais da Ganadaria Irmãos Serpa, que, na arena, enfrentaram algumas dezenas de jovens mais aventureiros e destemidos, numa tourada à vara larga.
Para Andresa Garriapa, da organização, a afluência de público nestes dois primeiros dias de festival supera todas as expectativas, pelo que se ainda antes do arranque desta primeira edição do evento já pensava em dar continuidade ao mesmo, agora não tem qualquer dúvida. Ainda assim, sente que para o sucesso do evento tem contribuído o facto da população ter sido privada deste tipo de iniciativas durante dois anos.
Já o recém reeleito presidente da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa, João Charruadas, diz ser de salutar o esforço dos jovens que, por estes dias, organizam este tipo de iniciativas. Com elas, garante, beneficia a própria freguesia, que ganha uma vida diferente, mas sobretudo os restaurantes, que conseguem faturar mais que o habitual. A verdade é que nestes dois primeiros dias de festival, não só gente do concelho de Elvas se deslocou a São Vicente, mas também de concelhos limítrofes, como Campo Maior, Monforte e Arronches, bem como dos distritos de Évora, Lisboa e Santarém.
Para os próximos dois dias estão previstas mais duas largadas de touros: este domingo, às 17 horas; e na segunda-feira, pelas 21 horas. No próximo sábado, dia 23, cabe à Tertúlia Tauromáquica Elvense organizar, também em São Vicente, uma demonstração de pegas, com a participação de seis grupos de forcados, seguida de uma festa, com a música de Miguel Bravo e do grupo Sin Rumo.


O cantor Tony Carreira já se encontra em Elvas, onde, esta noite, atua no Coliseu Comendador Rondão Almeida.
Uma colisão entre duas viaturas ligeiras de passageiros resultou em cinco feridos ligeiros, ao início da noite deste sábado, 16 de outubro, em Elvas.
Reguengos de Monsaraz vai receber em outubro um ciclo de concertos intitulado “Ode a Odiana”. Esta iniciativa organizada no mês da música pela Associação Cultural Bolsa D’Originais com o apoio do Município de Reguengos de Monsaraz é financiada pelo Ministério da Cultura através do Programa Garantir Cultura e pretende homenagear o Rio Guadiana, outrora denominado de Odiana, mas também três pilares fundamentais da região, nomeadamente as gentes, a música e o território.
“Encontro de Graça”: assim se chama o livro da irmã Maria de Fátima Magalhães, apresentado na tarde deste sábado, 16 de outubro, na Igreja de Santa Luzia, em Elvas, na presença do arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, responsável pelo prefácio da obra.
O Mercado Mensal de Portalegre, em outubro, realiza-se no próximo domingo, dia 17, no Parque de Feiras e Exposições da cidade. Este mercado, por tradição, tem lugar no terceiro domingo de cada mês. O Município de Portalegre faz saber que o uso de máscara é obrigatório neste local.
Elvas não regista este sábado, 16 de outubro, novos casos de Covid-19, mantendo-se o concelho com 39 casos ativos de infeção.
O restaurante Acontece, situado na Avenida Garcia de Orta, em Elvas, vai estar encerado de 19 a 25 de outubro.
As candidaturas para inscrição e renovação das bolsas de estudos para alunos do Ensino Superior, atribuídas pela Câmara Municipal de Elvas, encontram-se a decorrer até 31 de outubro.
O Alentejo regista este sábado, 16 de outubro, mais três óbitos e 42 novos casos de Covid-19.
Portugal regista este sábado, 16 de outubro, 612 novos casos de Covid-19 e mais dez óbitos, associados à doença.
Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza vai ser assinalado em Arraiolos na próxima segunda-feira, 18 de outubro. “Todos juntos por uma causa” é o título da iniciativa que está marcada para a Praça do Município, às 14.30 horas e consiste numa aula de dança.
O município de Alandroal concluiu a instalação de um novo sistema de sinalética turística inteligente que aumenta a comunicação com o turista e facilita a sua experiência de visitação dos centros históricos, monumentos e outros pontos de interesse.
A zona coberta e aquecida das Piscinas Municipais de Elvas, neste sábado, 16 de outubro, acolhe uma prova de natação, promovida e organizada pela Associação de Natação do Interior Centro (ANIC), com a participação de cerca de 70 atletas de quatro clubes, da região, incluindo o Clube Elvense de Natação (CEN).
Esta é uma prova de absolutos, ou seja, infantis, juvenis, juniores e seniores competem em pé de igualdade. José Caldes lembra que há sempre uma diferença no desempenho dos atletas, tendo em conta as suas idades, mas que, o mais importante, é cada nadador ir melhorando o seu trabalho e ganhando forma. “Isto faz com que os mais novos ambicionem também chegar lá, mas a competição só é boa quando eles fazem o trabalho deles. Não importa os outros, o que importa são eles”, diz ainda, alegando ser esta, precisamente, a filosofia do próprio CEN.
Quando questionado sobre o tempo de paragem e as dificuldades vividas, durante a pandemia, o presidente do clube elvense não esconde que o desenvolvimento da modalidade na cidade ficou comprometido, por esta altura. “Nós temos uma escola, neste momento, ativa, que está a trabalhar com cerca de 160 alunos, mas o que nós normalmente fazemos é captação dos miúdos para a competição, porque é lá que nos alimentamos, e não tem sido fácil”, assegura. A atual conjetura, diz ainda, “não tem deixado o clube crescer”, até porque os pais das crianças têm ainda receio de levar os filhos até à piscina.
Um grupo de Motards encheu esta manhã o tabuleiro da Praça da República, em Elvas.
Campo Maior não regista, este sábado, dia 16 de outubro, novos casos de Covid-19, mantendo-se com sete casos ativos de infeção.
O Mês da Música, que se celebra este mês, vai ser assinalado, em Elvas, nos próximos três sábado, com diferentes espetáculos, no Cineteatro Municipal de Elvas.
Uma Caminhada contra a Obesidade decorre amanhã, domingo, dia 17 de outubro, em Arronches, numa organização do CLDS 4G, do Sport Arronches e Benfica e da Freguesia de Assunção.
A Rua Nova do Poente, em São Vicente, pareceu pequena para receber todos aqueles que, ontem à noite, não quiseram deixar de marcar presença na primeira de três largadas de touros, do festival tauromáquico “Bravafición”, que irá animar aquela freguesia do concelho de Elvas até segunda-feira, dia 18 de outubro.
Campo Maior, através do Centro Comunitário associa-se à iniciativa da Liga Portuguesa contra o Cancro: “Outubro Rosa”, com a venda de t-shirts alusivas à iniciativa.
O maior jackpot de sempre do Euromilhões, no valor de 220 milhões de euros, saiu ontem, 15 de outubro, a um jogador que registou a sua aposta em França.
A vereadora na Câmara Municipal de Elvas, eleita pela coligação “Elvas Somos Nós”, do PSD e CDS-PP, Paula Calado, aceitou os pelouros da Cultura e Turismo, que lhe foram atribuídos pelo presidente do município, Rondão Almeida, “não abdicando, no entanto, de ser oposição quando tal seja necessário”, revela a Comissão Política do PSD de Elvas, em comunicado enviado à redação da Rádio ELVAS.