Histórias do voluntariado do MTA de Elvas editadas em livro

“Encontro de Graça”: assim se chama o livro da irmã Maria de Fátima Magalhães, apresentado na tarde deste sábado, 16 de outubro, na Igreja de Santa Luzia, em Elvas, na presença do arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, responsável pelo prefácio da obra.

Acima de tudo, revela a irmã, este é um livro que resulta de “uma história em rede”, de voluntários do Movimento Teresiano de Apostolado (MTA), que, em Elvas, dedicam o seu tempo aos outros e àqueles que mais precisam. “O livro não é meu, é uma história de gente que se entrega, que se dá e que se oferece, cada dia, aos mais pobres, aos mais fragilizados”, assegura Maria de Fátima Magalhães.

“Encontros de Graça”, explica Maria de Fátima Magalhães, é precisamente aquilo que os voluntários, dos vários projetos, têm, quando se entregam e fazem o bem pelo próximo. “Todos temos sede: uns têm sede de dinheiro, outros têm sede de uma casa melhor, outros de bens alimentares, e muitos têm sede de sentido, de amor, de se dar e entregar, que é o papel dos voluntários ao serviço destes projetos”, explica.

A irmã diz ainda não ter dúvidas de que, depois do livro ser lido, muitos mais voluntários vão surgir. “O homem só se realiza se se der, se for amado e se amar. A vida é um dom de Deus e nós só encontramos sentido para a mesma, dando-nos, fazendo dela um serviço aos outros. Tudo o que é escrito neste livro, é fruto da ação de Deus, é fruto do voluntariado e da doação e eu encontra muita gente que não tinha sentido para viver e através destes projetos encontram razão de viver”, diz ainda.

O livro conta com edição gratuita da Booksfactory, de Paulo Lavadinho, que esteve também presente na apresentação da obra. A obra tem o preço de 12 euros, sendo que o valor angariado com a sua venda reverte, na totalidade, para os programas de apoio do MTA de Elvas aos mais carenciados.