Seleções Nacionais de Futsal Sub-19 já treinam em Elvas

As Seleções Nacionais Sub-19 de Futsal estão em Elvas para um estágio, até quarta-feira, dia 10 de novembro.

Os treinos começaram na manhã desta segunda-feira, dia 8, no Pavilhão Municipal de Elvas, com a equipa das Quinas feminina, seguindo-se, depois, a formação masculina. Segundo o selecionador nacional da equipa masculina, José Luís Mendes, esta é uma formação “de muita qualidade”, com jogadores que, no futuro, poderão vir a representar a seleção A.

Incluídos neste estágio, estão dois jogos frente à seleção da Ucrânia, com vista à preparação do apuramento para o Europeu do próximo ano: um já amanhã, pelas 19 horas, no Pavilhão Municipal de Elvas. O outro realiza-se, na quarta-feira, no mesmo local, às 17 horas. “Em março temos o apuramento para o Campeonato da Europa de Sub-19 e é com esse intuito que nos estamos a preparar”, explica José Luís Mendes. “Se tudo correr bem, certamente iremos estar na fase final do Campeonato da Europa”, assegura o técnico.

José Luís Mendes espera ainda que o público possa encher o pavilhão de Elvas, nestes dois jogos, para apoiar a Seleção Nacional. “É sempre muito cativante para os miúdos, até porque vivemos um época e meia atípica, em que não houve público nas bancadas, portanto, é bom que o público regresse e tudo volte à normalidade”, comenta.

O selecionador nacional revela ainda que, em Elvas, a equipa foi “muito bem” recebida. “Eu já cá tinha estado, para fazer uma vistoria, acompanhado pelo vereador da Câmara e pelo técnico de Desporto. Estamos muito satisfeitos por estar aqui e as condições são excelentes”, acrescenta. Para este estágio, José Luís Mendes convocou 14 atletas.

Já o selecionador nacional da equipa feminina, Ricardo Azevedo, revela que o principal objetivo deste estágio passa, sobretudo, por “recuperar e recomeçar” um trabalho que, durante cerca de ano e oito meses, esteve parado, devido à pandemia. “Não tendo jogos internacionais, o pensamento foi trazer mais atletas, portanto, temos 18 atletas. A ideia é ajudar à evolução, prepará-las para o futuro, que é chegar à Seleção A, daqui a alguns anos”, começa por dizer.

Qualidade, garante Ricardo Azevedo, é coisa que não falta nas atletas que representam Portugal na modalidade de futsal. “Já somos vice-campeões da Europa feminino, somos campeões olímpicos de Sub-19, só nos falta ganhar o Europeu de Seniores A. Se não for com esta seleção, estas jovens também nos dão garantias que daqui a uns anos, conseguimos, de certeza”, garante.

Promover o futsal, no país inteiro, é um dos objetivos da Federação Portuguesa de Futebol, daí a realização deste estágio em Elvas, num distrito onde as equipas da modalidade não abundam. “Quando se escolhem os estágios, procuramos ir a distritos que precisam de mais atenção e a vinda das seleções nacionais, por norma, facilitam essa motivação dos jovens e das jovens”, adianta Ricardo Azevedo.

Até ao momento, o selecionador da equipa feminina garante que têm sido muito bem acolhidos em Elvas, sendo que amanhã, a equipa treina em Campo Maior.