Torneio de abertura da época desportiva com cerca de 70 nadadores em Elvas

A zona coberta e aquecida das Piscinas Municipais de Elvas, neste sábado, 16 de outubro, acolhe uma prova de natação, promovida e organizada pela Associação de Natação do Interior Centro (ANIC), com a participação de cerca de 70 atletas de quatro clubes, da região, incluindo o Clube Elvense de Natação (CEN).

Para José Caldes, presidente do CEN, esta é uma prova que serve, sobretudo, para marcar o regresso ao trabalho e à competição, sendo precisamente este o torneio habitual de abertura das provas de natação para os clubes da ANIC. “É uma prova que faz com que os miúdos comecem a entrar para a água, que serve para que o desporto amador, entre aspas, volte outra vez à competição e ao trabalho, porque os miúdos precisam disto. Vê-se o entusiamo deles”, acrescenta.

Esta é uma prova de absolutos, ou seja, infantis, juvenis, juniores e seniores competem em pé de igualdade. José Caldes lembra que há sempre uma diferença no desempenho dos atletas, tendo em conta as suas idades, mas que, o mais importante, é cada nadador ir melhorando o seu trabalho e ganhando forma. “Isto faz com que os mais novos ambicionem também chegar lá, mas a competição só é boa quando eles fazem o trabalho deles. Não importa os outros, o que importa são eles”, diz ainda, alegando ser esta, precisamente, a filosofia do próprio CEN.

Quando questionado sobre o tempo de paragem e as dificuldades vividas, durante a pandemia, o presidente do clube elvense não esconde que o desenvolvimento da modalidade na cidade ficou comprometido, por esta altura. “Nós temos uma escola, neste momento, ativa, que está a trabalhar com cerca de 160 alunos, mas o que nós normalmente fazemos é captação dos miúdos para a competição, porque é lá que nos alimentamos, e não tem sido fácil”, assegura. A atual conjetura, diz ainda, “não tem deixado o clube crescer”, até porque os pais das crianças têm ainda receio de levar os filhos até à piscina.

Já João Augusto, presidente da ANIC, revela que, dentro das limitações impostas pela pandemia, esta associação foi das poucas que conseguiu manter o seu calendário, sem uma paragem muito acentuada. Ainda assim, hoje, em prova, estão em falta quatros clubes, por diferentes motivos: “uns porque ainda não começaram, outros porque estão sem piscina, que estão em obra”. Ainda assim, a ANIC vai ter um novo clube: o Sporting Clube da Covilhã. Com isto, espera que, em próximas provas, já mais clubes e atletas se apresentarão.

Sem escolas de natação, até então, João Augusto lembra que, dentro de água, não há transmissão do vírus, pelo que espera que, em breve, se possa voltar a ensinar a modalidade a crianças de tenra idade, tal como se fazia há três anos.

Em prova, para além do Clube Elvense de Natação, estão atletas do Elétrico Clube de Ponte de Sor, Associação de Natação Albicastrense, de Castelo Branco, e Clube de Natação da Guarda.