Saiba aqui os pelouros atribuídos a todos por Rondão

Na reunião de Câmara Municipal, realizada na tarde desta quarta-feira, o presidente Rondão Almeida oficializou os pelouros que a si cabem e aos seis vereadores do elenco governativo. Veja aqui a lista:

Presidente José Rondão Almeida:

Representação da Câmara  

Coordenação de todos os serviços municipais

Gestão e Direção dos Recursos Humanos afetos aos serviços municipais, com exceção da prática de atos de administração corrente no âmbito das competências delegadas em cada vereador

Departamento de Obras e Serviços Urbanos, nas áreas da planificação, elaboração de projetos, coordenação e acompanhamento da execução de obras por empreitadas

Gabinete de Informação

Gabinete Jurídico

Gabinete de Apoio à Presidência

Conselho Municipal de Educação

Ligação aos agentes associativos

Coordenação com as Juntas de Freguesia

Coordenação do desenvolvimento económico e ligação aos empresários

Coordenação e Modernização Administrativa

Coordenação da Estratégia Local de Habitação

EuroBEC

Coordenação das relações externas

 

Vice-Presidente Anabela Cartas:

Divisão Socioeducativa

Coordenação da rede social e todas as transferências para o município

Coordenação da Comissão e Proteção de Crianças e Jovens

Coordenação da Habitação Social

Coordenação do Centro de Férias Infantil do Município de Elvas

Coordenação de todos os Serviços na área da Educação que foram transferidos para a Câmara

Coordenação do Centro de Férias Infantil

Expo São Mateus

 

Vereador Hermenegildo Rodrigues:

Coordenação da área da saúde e das novas transferências de poder

Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos, incluindo o Gabinete das Fortificações de Elvas

Departamento Financeiro e de Desenvolvimento

Acompanhamento dos Planos do Ordenamento do Território

Acompanhamento dos serviços concessionados

Coordenação da Modernização Administrativa

Gestão do Desporto, incluindo a gestão de todos os equipamentos desportivos Municipais

Gestão de todos os eventos realizados na área do desporto

Ligação às forças de segurança e todas as transferências recebidas no poder local nessa área

Saúde e todas as transferências recebidas pelo poder local

 

Vereadora Paula Calado:

Divisão de Cultura e Turismo, e todas as transferências recebidas pelo Município (Castelo)

Gestão do Forte de Santa Luzia e Forte da Graça

Gestão dos Museus Municipais

Gestão da Biblioteca e Arquivos

Coordenação de Elvas Património Mundial  

 

Vereador Cláudio Monteiro:

Gestão do Coliseu e respetivas atividades

Gestão dos auditórios municipais

Gestão do Centro de Negócios Transfronteiriço

Gestão de certames temáticos

Expo Alentejo

Feira Agrícola  

 

Vereador Tiago Afonso:

Divisão de Obras Municipais

Divisão de Serviços Urbanos

Gabinete de Proteção Civil

Comissão Municipal da Defesa Floresta

Comissão Municipal da Proteção Civil

 

Vereadora Vitória Branco:

Responsável pela organização do Carnaval

Direção dos Serviços Cinegéticos e da conservação da Fauna Municipal  

Comissão Municipal do Trânsito

Gestão dos Mercados e Feiras

Gestão dos Parques de Estacionamento

Coordenação das atividades relativas à juventude

Gestão de animação Sócio Cultural do Concelho

Serviço de Contra-ordenações

 

“O Elvas” joga nos Açores no dia 24 ao meio-dia

“O Elvas” CAD vai regressar ao Campeonato de Portugal apenas no próximo dia 24, após dois fins-de-semana em que o calendário futebolístico nacional esteve ocupado com jogos das seleções e Taça de Portugal.

Assim, 21 dias depois do último encontro, na quarta jornada da Série E, o Clube Alentejano de Desportos joga nos Açores, na ilha de São Miguel, na Ribeira Grande, para defrontar o Sporting Ideal. O jogo disputa-se às 11 horas locais (12 horas no continente).

O Ideal tem três pontos em três jogos, enquanto o conjunto do Alentejo tem quatro; as equipas estão seguidas na classificação, nos sexto e sétimo lugares entre 12 concorrentes.

A deslocação dos elvenses às ilhas envolve a particularidade da viagem de autocarro ser efetuada de noite, pois a equipa tem de embarcar, no aeroporto de Lisboa, no sábado para um voo às 7 horas da manhã. Assim, para comparecer no aeroporto duas horas antes da saída do avião, a comitiva de “O Elvas” tem de deixar o Estádio Municipal às primeiras horas da madrugada de sábado.

 

Socialistas querem impulsionar uma Smart City em Badajoz

Badajoz deve avançar, nos próximos cinco anos, com novas propostas de modernização, aplicando as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), que envolvam a sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida dos pacences, segundo o PSOE, para quem a cidade não implantou bem o conceito de “Smart”.

Para o porta-voz socialista, Ricardo Cabezas, não é lógico que uma cidade com o potencial que tem Badajoz não conte com uma planificação séria e projetada como Smart City e afirma: a cidade “não aparece em nenhum ranking de eficiência sustentável”. Ricardo Cabezas considera que já é hora de fazer as coisas bem, nesta matéria, e planificar uma estratégia própria de Smart City para os próximos cinco anos.

48 Horas Alentejo vai a oito concelhos e acaba em Montemor

A Portugal Classic, em conjunto com o Clube Português de Automóveis Antigos, organiza a 26ª edição das 48 Horas Alentejo nos próximos dias 15, 16 e 17 (sexta-feira a domingo), rali de regularidade histórico, inserido no calendário da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting. “Acolher o encerramento da 26.ª edição das 48 horas Automóveis Antigos do Alentejo, em Montemor-o-Novo, e associarmo-nos à Portugal Classic Association e ao Clube Português de Automóveis Antigos, enche-nos de regozijo”, refere o município montemorense.

“Quando já é possível aligeirar um pouco as limitações que temos tido devido à pandemia, embora tenhamos consciência que existem cuidados que se devem manter e cumprir, é importante concretizar eventos, como são exemplo as 48 horas Automóveis Antigos do Alentejo. Fazer acontecer estes momentos permite fruir do tanto que temos de bom e, simultaneamente, promover e divulgar o concelho de Montemor. Por isso, facilmente nos unimos a esta iniciativa, em que se pretende dar a conhecer o que de melhor existe no território da região Alentejo”, explica a autarquia.

O percurso escolhido para este ano contempla os concelhos de Beja, Almodôvar, Castro Verde, Mértola, Aljustrel, Ferreira do Alentejo, Viana do Alentejo e Montemor-o-Novo, onde os participantes irão desfrutar das magníficas paisagens da região. O encerramento do evento em Montemor é outra novidade, num percurso inédito de 48 horas.

ESAE comemora 25 anos esta quinta-feira

A Escola Superior Agrária de Elvas comemora manhã, quinta-feira, 14 de outubro, 25 anos do início das suas atividades letivas.

As comemorações decorrem a partir das 16 horas, no auditório da Escola, onde estão previstas as comunicações do Diretor da Escola Superior Agrária de Elvas, José Manuel Rato Nunes, presidente da Câmara Municipal de Elvas, Comendador Rondão Almeida e do presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, Albano Silva.

Para além destas, o 25º aniversário da ESAE contará com a presença de duas individualidades que muito significam para a comunidade da Escola professor Gonçalo Barradas, primeiro Diretor da ESAE, que foi responsável pela instalação e desenvolvimento de todos os procedimentos inerentes à criação e implantação da ESAE; e do professor Pedro Lynce de Faria, que esteve na génese da ESAE, defendendo sempre a necessidade da criação de uma escola superior agrária nesta região e que tem acompanhado atentamente o percurso e evolução da Escola.

A cerimónia terminará com a homenagem pública aos três elementos da equipa olímpica portuguesa de Dressage que representaram Portugal nos Jogos Olímpicos de Tóquio: Maria Caetano, Rodrigo Torres e João Torrão, antigo aluno da licenciatura em Equinicultura da Escola Superior Agrária de Elvas.

Estremadura espanhola regista mais 16 casos Covid e um óbito

A Estremadura espanhola regista esta quarta-feira, 13 de outubro, mais 16 casos de Covid-19, e um óbito, associado à doença. Desde o início da pandemia, nesta região do país vizinho, morreram 1.948 pessoa, vítimas do novo coronavírus.

Atualmente, encontram-se 16 doentes internados nos hospitais da região, um em Unidades de Cuidados Intensivos.

Nas últimas 24 horas, 70 doentes foram dados como recuperados da doença, num total de 101.149 altas.

Elvas regista mais oito casos de Covid-19

O concelho de Elvas regista esta quarta-feira, 13 de outubro, oito novos casos de infeção por Covid-19, pelo que estão agora 40 casos de infeção, ativos.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 1.764 casos positivos, 1.695 altas e 29 mortes.

Centro de Recolha de Animais já em obra no Crato

As obras de construção do futuro canil e gatil do concelho do Crato já tiveram início.
Num projeto financiado ao abrigo do programa de concessão de incentivos financeiros para a construção e modernização dos Centros de Recolha Oficial de animais de companhia, a empreitada tem um custo global previsto de cerca de 176 mil euros.
Joaquim Diogo, presidente da Câmara Municipal do Crato, sublinhou a importância da concretização deste projeto para o município, uma vez que esta obra “constitui uma necessidade de saúde pública e de gestão adequada dos animais domésticos abandonados e procriação não controlada”.

Primeira reunião da nova Câmara de Arronches

A Câmara Municipal de Arronches, saída das Eleições Autárquicas de 26 de setembro, reuniu pela primeira vez nesta terça-feira, dia 12, como documentamos na fotografia ao lado. Estiveram o presidente João Crespo, o vice-presidente Paulo Furtado e os vereadores Maria João Fernandes, João Luís Feiteira e Nuno Costa.

Ficou definido que as reuniões ordinárias da Câmara Municipal continuam a realizar-se quinzenalmente, com início às 15 horas, nas segunda e quarta segundas-feiras de cada mês, em Arronches, Esperança e Mosteiros, para proporcionar reuniões descentralizadas nas três localidades do concelho. Assim, a próxima reunião, em 25 de outubro, tem lugar na Junta de Freguesia de Esperança.

O presidente do Município designou Paulo Furtado como vice-presidente. João Crespo propôs também que, além do presidente e do vice-presidente, o executivo tenha um vereador a tempo inteiro, funções que são desempenhadas por Maria João Fernandes.

Finalmente, o executivo submeteu a consulta pública o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios do concelho de Arronches para o período de 2021/2030, o qual já foi aprovado pela Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios. Os interessados podem submeter observações, sugestões ou pedidos de esclarecimentos, até 15 dias após a publicação do edital em Diário da República, presencialmente, por correio ou através do e-mail geral@cm-arronches.pt.

Bullying nas crianças e jovens no “Elvas + Solidária”

No próximo dia 20, assinala-se o Dia Mundial de Combate ao Bullying e, no programa de hoje “Elvas + Solidária, a psicóloga Viviana Matias explica não só este conceito, mas também qual o impacto que tem nas vítimas.

O bullying caracteriza-se pela “intencionalidade e continuidade de comportamento ao longo do tempo, numa relação que é caracterizada por uma diferença de poder entre duas pessoas, ou um grupo e uma pessoa, tornando-se assim numa forma grave de agressão”.

Segundo alguns estudos, e como revela psicóloga, “uma em cada cinco crianças é vítima deste tipo de violência, em contexto escolar, que causa um grande sofrimento ao nível emocional e social, e que pode comprometer o desenvolvimento da sua personalidade, muitas pessoas acabam por experienciar sentimentos negativos e a parte da rejeição, acabam por se sentir doentes e influencia a sua rotina diária e rendimento escolar, porque mantêm a preocupação se este tipo de agressão volta a acontecer”.

Para além das consequências emocionais que o bullying causa nas crianças, e quando estas não têm o devido apoio psicológico, pode mesmo levar ao suicídio. A psicóloga refere que “algumas das pessoas quando não têm o devido acompanhamento, pode mesmo levar ao suicídio, e aumenta também os riscos de problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão.”

Atualmente para além do bullying surge um novo tipo de agressão que é o ciberbullying, “que tem vindo a disparar”. Viviana Maias refere que este tipo de violência “é mais silencioso, em que não há tanto controlo, uma vez que se processa a nível virtual, e tem um maior impacto nas crianças e jovens”.

Para combater o bullying e ciberbullying, principalmente nas escolas, e como explica a psicóloga Viviana Matias, torna-se fundamental o envolvimento das forças de segurança, bem como pais, professores e, acima de tudo, a sociedade em geral. “Tanto a polícia como a escola, devem estar bastante envolvidos na sensibilização deste tema, bem como o trabalho dos psicólogos, é muito importante trabalhar junto dos alunos estas questões com uma comunicação assertiva para a resolução de problemas e gestão de conflitos, porque há muitas estratégias que podemos transmitir, o modo como devem agir”

No entanto, a psicóloga considera que os pais devem estar sensibilizados, para poderem ajudar os filhos, mas esta sensibilização aplica-se igualmente aos jovens que dizem “eu só estavam a assistir, e não percebem que acabam por estar a apoiar e manter o comportamento, ou mesmo ao filmar, em vez de colocar um ponto final”.

“Toda a gente deve estar envolvida, para estar alerta e cooperar sempre que é necessário identificar alguma situação”, acrescenta ainda a psicóloga Viviana Matias.

O impacto do bullying nas crianças e jovens é o tema em destaque no programa, desta semana, “Elvas + solidária”, que pode ouvir na emissão da Rádio ELVAS ao meio-dia e meia e às 16.30 horas.

Morreu Aurélio Martins

Morreu esta quarta-feira, 13 de outubro, Aurélio Martins, natural de Degolados, no concelho de Campo Maior, mas residente em Elvas. Deixa mulher e dois filhos.

Aurélio Martins, de 61 anos, estava pré-aposentado da PSP há cerca de três anos, sendo que foi agente principal na esquadra de Elvas. Foi também capitão de equipa de veteranos do clube de futebol de Degolados. Estava internado no Hospital de Santa Luzia, em Elvas, onde veio hoje a falecer.

O corpo será transladado da unidade hospitalar elvense para o Complexo Funerário de Elvas, após ordem judicial. Será depois sepultado no cemitério de Degolados. As causas da morte ainda estão por apurar.

À família enlutada, a Rádio ELVAS endereça as mais sentidas condolências.

Surto na APPACDM: mais seis infetados, com situação “estável e controlada”

O número de infetados com Covid-19, resultantes do surto que surgiu, no passado dia 5, nas instalações da APPACDM de Elvas, subiu para 28, depois de mais três utentes e três funcionários terem também testado positivo, nos testes realizados esta segunda-feira, dia 11.

Uma informação avançada à Rádio ELVAS por Luís Mendes, presidente da instituição, que adianta que este número corresponde a “19 utentes e nove colaboradores”. Neste momento, segundo o presidente uma das três funcionárias que testaram positivo esta segunda-feira, “já estava em isolamento e as outras duas estão assintomáticas, pelo que se evidencia o efeito da vacinação”. Já relativamente aos três utentes, “dois já tinha revelado sintomas, ainda no final da semana passada, e ontem já não apresentaram qualquer sintoma quando realizaram o teste, sendo que estão todos a ser monitorizados pelo médico e enfermeira, e o outro utente esteve sempre assintomático”.

“Dentro daquilo que era expectável, apareceram mais uns casos, mas não há motivo para alarme, porque a situação está controlada”, revela Luís Mendes.

O presidente da APPACDM de Elvas garante ainda que “estamos em condições de constatar que a situação está circunscrita e está controlada”. Relativamente aos utentes “já nenhum apresenta sintomas, apenas alguns com falta de olfato ou de paladar, mas nada de preocupante, e aqueles que apresentaram no início do surto, foram sintomas leves, como febre ou alguma tosse”.

Luís Mendes enaltece ainda o papel de todos os colaboradores da instituição, nesta fase. “Quero enaltecer, em nome da direção, e de todas aquelas pessoas que nutrem carinho, admiração e consideração pela APPACDM, e quero elogiar o trabalho de toda a equipa, porque não há palavras que descrevam o empenho, coragem, dedicação, preocupação, espírito de união, de todos os colaboradores, e quando assim é, é meio caminho andado para nos ajudar a superar os problemas, pelo que deixo esta palavra de conforto a todos os colaboradores da instituição, que têm tido um papel excelente”.

Número de infetados na APPACDM de Elvas sobe para 28, no entanto, a situação encontra-se estável. Na próxima segunda-feira, dia 18, utentes e funcionários voltarão a ser testados à Covid-19. Espera-se que possam ser já registadas algumas altas.

Festa de Nossa Senhora de Fátima celebrada esta quarta-feira em Elvas

A Fraternidade Leiga de São Domingos celebra esta quarta-feira, dia 13 de outubro, a Festa de Nossa Senhora de Fátima, com missa solene às 20.30 horas seguida de Procissão de Velas, pelas ruas, junto à igreja de São Domingos, Largo de São Domingos, Rua dos Frades, Rua do Padrão e Largo de São Domingos.

A Conferência Episcopal Portuguesa já autorizou a realização de procissões com incorporação de pessoas.

CÃOminhada é sábado à tarde em Campo Maior

O Grupo dos Amigos dos Animais de Campo Maior volta a organizar a sua CÃOminhada, no próximo dia 16, sábado. A saída desta iniciativa está marcada para as 17 horas, no Centro de Recolha Oficial de Animais, nos Estaleiros da Câmara Municipal de Campo Maior.

Este passeio é organizado pelo grupo dos Amigos dos Animais de Campo Maior, com apoios da Câmara Municipal, VET Sul e Delta Cafés. As inscrições são “três patinhas” e o telefone 969 735 058 pode ser utilizado para informações.

Laboratórios colaborativos promovem debate “Alimentar Portugal: do prado ao prato”

Em Dia Mundial da Alimentação, os laboratórios colaborativos InnovPlantProtect e Food4Sustainability promovem um debate online, totalmente gratuito, na manhã de sábado, 16 de outubro, intitulado “Alimentar Portugal: do prado ao prato”.

Esta iniciativa, dividida em quatro temas, pretende ser um momento de reflexão não só sobre a importância da alimentação, da nutrição e da saúde, mas também sobre o impacto das escolhas alimentares nas gerações seguintes e no ambiente, pretendendo ter as três vertentes da sustentabilidade em debate.

Em cada um dos painéis, adianta o CEO do InnovPlantProtect de Elvas, Pedro Fevereiro, pretende-se, entre outros, “discutir a forma como os alimentos são produzidos em Portugal”, como é que a produção “se pode ajustar às novas realidades” e quais os desafios que a produção enfrenta no campo.

Qualquer pessoa interessada nas temáticas deste webinar poderá participar, sendo necessária uma inscrição prévia. “É importante termos uma perspetiva do número de pessoas e também do tipo de audiência que vamos ter, mas é completamente livre, é para qualquer pessoa que deseje assistir e participar, porque os diferentes painéis terão uma primeira intervenção curta, de cada um dos especialistas, mas depois haverá uma abertura para a receção de questões e respostas a essas questões vindas do público”, explica Pedro Fevereiro.

Entre os oradores desta conferência online encontram-se o ex-secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, a presidente da Federação Portuguesa de Bancos Alimentares Contra a Fome, Isabel Jonet, e Maria João Alegria, da Sumol e Compal.

As inscrições podem ser feitas aqui.

Pode consultar, abaixo, o programa completo:

09h00 | Abertura

09h15 | Painel 1: Alimentar Portugal | Moderação: InnovPlantProtect

Visão global do sistema alimentar, focando no consumidor e no alimento

Nuno Russo, Ex-Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural

Sara Rocha, Actuar – Sistemas Alimentares Sustentáveis

Isabel Jonet, Federação Portuguesa de Bancos Alimentares Contra a Fome

10h00| Painel 2: Na produção | Moderação: InnovPlantProtect

Sistemas produtivos, sustentabilidade no setor primário

Paulo Martinho, Sementes Vivas SA

João Coimbra, Quinta da Cholda SA

Carlota Vaz Patto, Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier, UNL

10h45| Intervalo

11h00| Painel 3: Na indústria | Moderação: Food4Sustainability

Processamento e distribuição agroalimentar

Maria João Alegria, Sumol-Compal SA

Rui Assis, Equanto – Intercâmbio Comercial e Industrial SA

Anabela Gaspar, Fonte Insonsa – Produtos Artesanais

11h45| Painel 4: Na cozinha | Moderação: Food4Sustainability

Alimentação saudável, saúde e bem-estar

Maria Conceição Hogg, Escola Superior de Biotecnologia, Universidade Católica – Porto

Conceição Calhau, Faculdades de Ciências Médicas, UNL

Ondina Afonso, Clube de Produtores do Continente

12h30| Encerramento

Mais dois casos positivos de Covid em Campo Maior

Campo Maior regista, esta quarta-feira, 13 de outubro, mais dois casos positivos de Covid-19.

A somar aos três casos de infeção reportados ontem, há agora cinco casos ativos no concelho.

Desde o início da pandemia, em Campo Maior, foram identificados 750 casos, dos quais 733 foram dados como recuperados. Vítimas da doença, no concelho, morreram 12 pessoas.

Abílio Fernandes vai ser Honoris Causa pela Universidade de Évora

A Universidade de Évora (UÉ) vai atribuir o doutoramento Honoris Causa a Abílio Fernandes, antigo presidente da Câmara Municipal de Évora, no próximo dia 14, quinta-feira, às 11 horas, na sala de atos do Colégio Espírito Santo da UÉ, estando o discurso laudatório a cargo de Rui Namorado Rosa, professor emérito desta universidade.

A reitora da UÉ, Ana Costa Freitas, recorda o “contributo inegável” que Abílio Fernandes assumiu após o 25 de Abril de 1974, quer pela afirmação do Poder Local, tendo estado à frente do município durante 25 anos, onde desenhou o primeiro Plano Diretor Municipal, quer pela participação ativa no processo de classificação do centro histórico de Évora como Património Mundial, em 1986.

Natural de Moçambique, Abílio Fernandes é licenciado em Finanças pelo Instituto Superior de Ciências Económicas, foi presidente da Câmara de Évora entre 1976 e 2001, eleito em listas lideradas pelo PCP, para além de ter tido vários cargos no partido.

Encontro Nacional das Escolas Bilingues e Interculturais de Fronteira é em Elvas

Elvas recebe, esta quinta e sexta-feira, dias 14 e 15, alunos de quatro escolas transfronteiriças que integram o projeto “Escolas Billingues de Fronteira”.

As escolas envolvidas são o Agrupamento nº 3 de Elvas, Agrupamento de Bragança, Agrupamento da Guarda e Agrupamento de Vila Real de Santo António, assim como as escolas espanholas que tem colaboração com cada uma das escolas portuguesas.

Nesta quinta-feira, dia 14, chegam a Elvas, cerca de 80 individualidades, às 15 horas, sendo recebidos pela comunidade do agrupamento nº 3 de Elvas, onde iniciarão os trabalhos de formação e seminário no âmbito do projeto, no Hotel Vila Galé Collection.

Já na sexta-feira, dia 15, às 9.30 horas, a comitiva será recebida na Secundária D. Sancho II, onde decorrerão os trabalhos previstos para esse dia, que incluem entre outros, ateliers, painéis de discussão e seminários, assim como uma visita pela cidade.

Segundo prémio do Euromilhões sai em Portugal

O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot no valor de 220 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem, na chave sorteada.

O segundo prémio, no valor de 1.315.699 euros, saiu a nove apostadores, um dos quais com aposta registada em Portugal. Já o terceiro prémio, no valor de 14 mil euros, contemplou 25 jogadores, um dos quais com aposta registada em território nacional.

O quarto prémio, de 1647 euros, vai para 78 apostadores, cinco com aposta registada em Portugal.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 6 – 13 – 22 – 45 – 49 e pelas estrelas 10 e 11.

Pedro Murcela: “20 anos ao serviço da Assembleia Municipal com um balanço extremamente positivo”

Pedro Murcela esteve 20 anos ao serviço da Assembleia Municipal de Campo Maior, cargo que deixou de exercer no passado domingo, depois da tomada de posso dos novos eleitos.

Depois destes anos, Pedro Murcela considera que foi um período muito positivo, em que procurou fazer o bem por Campo Maior e pelos campomaiorenses. “20 anos ao serviço da Assembleia Municipal com um balanço extremamente positivo, sou uma pessoa positiva e uma pessoa boa, porque dentro da humildade que tenho, fiz o bem por Campo Maior e pelos Campomaiorenses, sempre tentando ajudar as pessoas e mantendo a cordialidade entre os vários partidos, no sentido de haver consensos e fazer pontes, penso que foi sempre esse o meu trabalho o meu projeto e valeu a pena”.

“Muitas vezes pela nossa terra temos que dar a vida e eu sou orgulho-me se ser um campomaiorense de gema e penso que cumpri a minha missão e saio como entrei, com a consciência tranquila, cumpri a minha missão e estou feliz por isso”.

Para Pedro Murcela um dos melhores momentos foi “no mandato de Ricardo Pinheiro, vários momentos muito felizes, onde se desenvolveram diversos projetos inovadores e que foi o voltar da página de Campo , para o sucesso e desenvolvimento”, endereçando um abraço ao Ricardo Pinheiro, pelo trabalho desenvolvido nos dez anos que esteve à frente da autarquia, agradecendo igualmente a João Muacho “o trabalho que fez, durante dois anos, que apanhou a pandemia e fez um excelente trabalho”.

Pedro Murcela deseja ainda a Luís Rosinha “um excelente trabalho e que ponham à frente dos seus interesses, Campo Maior e os campomaiorenses”.

Questionado sobre quais os momentos menos bons, Pedro Murcela refere que não existiram. No entanto revela que “existiram algumas dificuldades, nomeadamente em conversações com ministérios, mas que, no final, “tudo se conseguiu, porque quem não trabalha e quem não vai à luta, não consegue e nós fomos e vamos continuar a ir à luta”.

Pedro Murcela a fazer um balanço positivo, depois de 20 anos ligado à Assembleia Municipal de Campo Maior, cargo que deixou de exercer no passado domingo, depois da tomada de posse dos novos eleitos.

Convalescença da Cruz Vermelha de Elvas a concluir até fevereiro

A obra de ampliação e remodelação da Unidade de Cuidados Continuados do Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa, para a implementação da valência de convalescença, decorre a bom ritmo, podendo estar concluída no início do próximo ano.

A diretora da instituição, Isabel Mascarenhas, revela que com esta intervenção, resultante de um investimento de cerca de um milhão de euros, com financiamento do programa Alentejo 2020, e do compromisso estabelecido com a Administração Regional de Saúde do Alentejo, o edifício está a ser aumentado em cerca de 400 metros quadrados de área coberta.

“A intervenção permitirá acomodar os utentes que nos foram atribuídos, na tipologia de convalescença, em 2018”, adianta Isabel Mascarenhas, assegurando que irá ser aumentada “a capacidade efetiva da estrutura” e continuar a ser dada uma ainda melhor resposta às necessidades da rede de Cuidados Continuados.

A diretora do núcleo de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa não tem dúvidas que esta obra vem beneficiar o espaço e potenciar a abertura de mais camas, assim como “a resposta a necessidades que se verifiquem no concelho e na região”.

O objetivo desta futura Unidade de Convalescença é criar melhores condições para a intervenção dirigida a pessoas com perda transitória de autonomia, que necessitam de cuidados clínicos, de reabilitação e de apoio psicossocial, por situação clínica decorrente da recuperação de um processo agudo. O período de internamento não poderá ser superior a 30 dias consecutivos.

De recordar que foi a 20 de fevereiro de 2018 que a Administração Regional de Saúde do Alentejo e a Cruz Vermelha Portuguesa assinaram um acordo para 15 lugares de internamento na tipologia de convalescença, a funcionar no Núcleo da Cruz Vermelha Portuguesa em Elvas, inseridos na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.