PSP de Elvas entrega cabazes a idosos

Os polícias afetos ao Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade (MIPP) da Esquadra de Elvas da PSP entregaram, no passado dia 22 de setembro, sete cabazes de géneros alimentícios a idosos carenciados da cidade.

Esta iniciativa decorre de uma parceria estabelecida com a delegação da Cruz Vermelha de Elvas e com uma superfície comercial da cidade.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Os idosos carenciados foram sinalizados pela PSP de Elvas no âmbito não só da sua ação de acompanhamento habitual desta franja tão vulnerável da população, como também da Operação “A solidariedade não tem idade/2021”, que decorreu nos meses de julho a setembro deste do corrente ano.

Não obstante o final da Operação “A solidariedade não tem idade/2021”, o Comando Distrital de Portalegre da PSP irá continuar a dar grande importância a este tipo de iniciativas, em estreita colaboração com todas as instituições que se lhe pretenderem associar.

Os cidadãos que conheçam situações de isolamento extremo ou de fragilidade de idosos, e não só, podem fazer chegar essa informação à PSP para assim se poder desencadear uma resposta célere e adequada. Essa informação poderá ser prestada diretamente nas Esquadras de Competência Territorial de Portalegre ou de Elvas, ou ainda através do seguinte contato: proximidade@psp.pt

[/shc_shortcode]

Elvas mantém situação epidemiológica

O concelho de Elvas não regista hoje, quarta-feira, dia 29, novos casos de infeção por Covid-19, pelo que estão ativos nove casos.

Desde o início da pandemia Elvas registou 1718 casos, sendo que 1680 já recuperaram e 29 pessoas morreram.

Campo Maior caminha pelo Património e pela Literacia

“Caminhada da Literacia” é o nome da iniciativa que o Centro Qualifica do Centro Internacional de Pós-Graduação Comendador Rui Nabeiro (CIPGCRN) vai realizar a partir das 18.30 horas de quinta-feira, 30 de setembro, em Campo Maior.

A iniciativa, dirigida principalmente aos adultos e jovens inscritos no CIPGCRN, está inserida no Mês da Alfabetização e das Literacias e procura, em simultâneo, dar a conhecer o património histórico campomaiorense.

Com ponto de partida nas instalações do Centro de Pós-Graduação, a caminhada inclui passagens pela estátua de Santa Beatriz das Silva, Pelourinho, Igreja Matriz, Capela dos Ossos e Convento da Imaculada, terminando no Castelo da vila. Em cada um destes locais será feita uma abordagem histórica sobre os mesmos.

A cada participante será entregue um Passaporte da Leitura. Nele, além de uma breve apresentação de cada monumento, incluem-se QR Codes que, mediante leitura por smartphone, permitem ficar a conhecer ainda mais sobre esses espaços.

A participação na Caminhada da Literacia é gratuita e os interessados em juntar-se à iniciativa podem inscrever-se através do telefone 268 009 200 ou do e-mail cipgcrn@delta-cafes.pt.

Alentejo volta a registar óbitos por Covid-19

A região Alentejo registou, nas últimas 24 horas, 37 novos casos de infeção por Covid-19, e mais dois óbitos.

Este número é um terço do total nacional (seis). Já o número de novos casos não chega a 5% do todo do nosso País.

Desde o início da pandemia, a região conta com 38.821 infetados e 1024 mortes.

Portugal regista 755 casos Covid e seis óbitos

Portugal regista hoje, quarta-feira dia 29 de setembro, mais 755 casos de Covid-19 e seis associados à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 801 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há 386 doentes internados, menos 13, 68 em unidades de cuidados intensivos.

Fisioterapia “On Road” chega a Reguengos de Monsaraz

Durante este mês de setembro, a fisioterapia está “On Road”, que é como quem diz pelas estradas e pelos concelhos do distrito de Évora, com sessões gratuitas de exercício ao ar livre.

Amanhã, a iniciativa, promovida pelos fisioterapeutas do Agrupamento dos Centros de Saúde do Alentejo Central, chega a Reguengos de Monsaraz.

Esta atividade, revela a fisioterapeuta no Centro de Saúde de Montemor-o-Novo, Ana Judite Santos, “surge no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Fisioterapia”.

Esta atividade será composta por sessões de grupo ao ar livre, com a temática da reabilitação Pós COVID-19, onde serão ensinados exercícios respiratórios com vista a melhorar a capacidade pulmonar e aumentar a tolerância ao esforço.

Os interessados em participar têm de apresentar certificado de vacinação, de recuperação ou teste negativo à Covid-19.

Alunos de Campo Maior apresentam projeto sobre património hidráulico da região

Uma palestra sobre o património hidráulico da região: recursos e sustentabilidade decorreu, esta manhã de quarta-feira, dia 29, no Centro Cultural de Campo Maior.

Trata-se de uma iniciativa incluída no projeto “H2O map”, no âmbito do programa Erasmus+, do Agrupamento de Escolas de Campo Maior.

Leonardo Martins foi o aluno que apresentou o que já foi desenvolvido no âmbito deste projeto, destacando a importância do mesmo não só para a população, mas também para todos aqueles que visitam a vila. “O projeto H20 map incide na questão de demostrar os elementos hidráulicos às pessoas, e apresentamos assim alguns elementos desta primeira parte, que já fizemos, bem como o que vaio ser feitos, depois, uma vez que este é um projeto com a duração de três anos”.

Leonardo adianta ainda que, do seu ponto de vista, “este é um projeto interessante, porque dá mais informação e apoio às pessoas, porque há muitos turistas que vêm para cá e não têm muita informação, e através da APP que vamos criar, podemos ajudar nesse sentido”.

Depois da apresentação feita por este aluno, seguiu-se a intervenção do Professor Doutor António Chambel, hidrogeólogo e professor na Universidade de Évora. O professor apresentou a perspetiva mundial das alterações climáticas, e em particular as que estão relacionadas com a água, e quais os problemas a enfrentar no futuro, bem como as soluções possíveis. “A água tem uma importância fundamental a nível mundial e, inclusive, é motivo de guerras e sofrimentos em vários países, pelo que aqui, apresento as alterações globais que influenciam a água, bem como os problemas que iremos enfrentar no futuro e possíveis soluções, para os mesmos”.

Relativamente ao projeto “H2O map”, António Cambel, considera-o bastante interessante, porque “”tudo o que diz respeito à agua é importantíssimo e com esta cooperação com outras instituições e outros países é ótimo para abrir as perspetivas destes alunos e dá-los a conhecer ao mundo”.

Também João Carlos Lopes, representante da Aqualia esteve presente nesta palestra e falou aos alunos sobre sustentabilidade, mas de forma a consciencializar os alunos para o quanto custa, em água, produzir alguns objetos que eles usam regularmente. “Dedico a minha apresentação no seguimento das atuações da Aqualia nas iniciativas que temos, por exemplo, o concursos de desenho e é objetivo consciencializar os alunos, quanto custa em água produzir um smartphones ou tablet, e aconselhar e demonstrar com dados algumas destas situações.”

O representante da Aqualia referiu ainda a preocupação da empresa responsável pelas águas no concelho, com “sustentabilidade dos recursos hídricos, que é o nosso produto e tem esta vertente ambiental e económica, do serviço”.

A palestra sobre o património hidráulico da região decorreu no Centro Cultural de Campo Maior e contou com vários alunos do Agrupamento de escolas.

Papel da família no tratamento de dependências no “Elvas + Solidária”

A dependência do álcool e das drogas é um problema que atinge pessoas de diferentes classes sociais e idades, sendo que, em qualquer dos casos, a atuação da família, para que o doente possa superar esse momento de turbulência, é de grande importância.

O facto dos pais, desde logo, terem dificuldade em dizer “não” aos filhos e a falta de regras, aponta a coordenadora do Centro de Respostas Integradas do Norte Alentejano, Lina Alexandre, na edição desta semana do programa “Elvas + Solidária”, pode levar os jovens a procurar os consumos.

A recuperação de um dependente implica o envolvimento de todos aqueles que se encontram à sua volta. “Tratar uma pessoa que tem um problema de dependência, sozinho, só por si, não resulta, da mesma maneira que não resulta tirar uma pessoa de casa que tem uma pneumonia grave, colocá-la num hospital para ser tratada, e depois voltar a metê-la na mesma casa, húmida e cheia de ratos”, explica Lina Alexandre.

Lina Alexandre explica que os pais falham, muitas vezes, acabando até por “premiar o mau comportamento” dos filhos, sendo importante que, no seio familiar, as regras estejam bem definidas, em que a última palavra, embora possa haver negociação com os mais novos, tem de ser sempre dos pais.

A coordenadora do Centro de Respostas Integradas do Norte Alentejano revela ainda que existem várias estruturas e recursos, a que os pais se podem socorrer, quando se deparam com uma situação de dependência nos filhos, como a consulta descentralizada de jovens, no IPDJ, em Portalegre, assegurando que “uma comunicação e uma parentalidade positivas são muito importantes” neste processo.

Campo Maior sem novos casos Covid

O concelho de Campo Maior não regista esta quarta-feira, dia 29, novos casos de infeção por Covid-19, pelo que se mantém com um caso ativo.

Desde o início da pandemia, no concelho, foram reportados 743 casos positivos, dos quais 731 já recuperaram da doença.

Vítimas de Covid-19, em Campo Maior, morreram 11 pessoas.

Utentes da APPACDM andaram de barco na Barragem do Caia

Um grupo de utentes da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Elvas realizou, na passada segunda e terça-feira, dias 27 e 28, uma atividade na Barragem do Caia.

Esta atividade contou com a colaboração do Destacamento Territorial da GNR de Elvas, com o Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA), como documentamos na fotografia ao lado.

Homem morre atropelado em acidente de trabalho (c/vídeo)

Um homem morreu, esta manhã, vítima de atropelamento, na obra da ferrovia, no concelho de Alandroal. Era um trabalhador da obra em causa. O acidente ocorreu no quilómetros 54 da estrada nacional 373, entre Juromenha e Alandroal.

O acidentado, um cidadão espanhol, ficou esmagado, debaixo da viatura, por um camião articulado.

Segundo fonte da Rádio ELVAS, o alerta foi dado às 9.43 horas. No local, estiveram 16 operacionais e sete viaturas, entre Bombeiros Voluntários de Alandroal e INEM. Também dois inspetores do Centro Local do Alentejo Central da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) já se deslocaram para o local para averiguar as causas do acidente de trabalho.

 

Nissan Boutigest de Elvas dá a conhecer o novo Qashqai

A iniciativa Portas Abertas está a decorrer até amanhã, dia 30 de setembro, na Nissan Boutigest de Elvas.

Patrícia Perdigão, secretária comercial do stand automóvel de Elvas, refere que “os clientes, além de poderem experimentar o novo Nissan Qashqai eletrificado, poderão usufruir de descontos e vantagens da marca”.

A responsável garante que a campanha tem estado a correr muito bem, uma vez que as pessoas “têm curiosidade em conhecer, sobretudo, o novo Qashqai”.

A NIssan Boutigest de Elvas, durante a campanha, oferece ainda descontos a quem adquirir um Micra, Juke ou o novo Qashqai.

“Ficaria mais descansado se a testagem fosse antes do ano letivo”, diz Jaime Carmona

Os alunos do Ensino Secundário têm de ser testados à Covid-19, em todo o país, até sexta-feira. Os estudantes de Campo Maior não serão exceção, pelo que já foram submetidos a este procedimento na segunda-feira, dia 27.

De acordo com o diretor do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, Jaime Carmona, todo o pessoal docente e não docente testou negativo, tendo esperança que o mesmo possa acontecer com os alunos. “Deixou-nos mais tranquilos e estou convicto que será o mesmo que vai acontecer na testagem, quer na segunda fase, com os alunos do secundário, quer depois, na terceira fase, com o terceiro ciclo”, adianta.

“Neste momento, a escola tem tudo para correr bem, tem tudo para que possamos retomar, aos poucos, aquela vida que já nem nos lembramos. Faz-nos falta isso, retomar os hábitos, sendo cautelosos, mas é um sinal de esperança e um sinal de que a escola está aqui para dar a sua resposta e para fazer aquilo que é a nossa missão, que é tornar as crianças felizes, acima de tudo”, acrescenta Jaime Carmona.

Relativamente ao facto de alguns encarregados de educação estranharem o facto desta testagem não ter sido feita ainda antes do arranque deste novo ano letivo, Jaime Carmona diz perceber, embora assuma que, em termos logísticos, não fosse fácil avançar com esse procedimento, lembrando que quase todos os jovens já estão vacinados. “Isto é um bocadinho como no futebol, em que há sempre treinadores de bancada, em que todos temos opinião sobre tudo, mas eu percebo a parte dos pais”, assegura.

“Nós, hoje em dia, temos os alunos dos 12 anos para cima praticamente todos dos vacinados, o que nos dá também essa maior segurança, e penso que foi um bocadinho baseado nesse pressuposto que não avançou, da forma como queriam. Eu percebo, eu também sou pai, possivelmente ficaria mais descansado se isso tivesse sido feito nessa altura, mas penso que não há de ser por aí e que vai correr tudo bem”, remata o diretor.

A partir da próxima semana, e até dia 15 de outubro, chegará a ver dos alunos do terceiro ciclo serem testados nas escolas portuguesas. A testagem do pessoal docente e não docente decorreu, em todo o país, entre 6 e 17 de setembro.

Euromilhões com jackpot de 163 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, na sexta-feira, v ai contar com um jackpot de 163 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave de ontem, composta pelos números 6, 7, 12, 33 e 39 e pelas estrelas 1 e 7.

Em Portugal saiu um segundo prémio, no valor de 225 mil euros e três quartos prémios, no valor de 1396 euros.

Câmara de Elvas tem certificação de antissuborno

A Câmara Municipal de Elvas foi, recentemente, certificada com uma norma de antissuborno. Trata-se, segundo o presidente, Nuno Mocinha, de uma ferramenta que serve para controlar se existem fatores de suborno no seio da autarquia e que permite aos funcionários, até de forma confidencial, apresentar queixa.

No caso de se verificarem situações de suborno, a autarquia, revela Nuno Mocinha, “tem obrigação, através de um procedimento próprio, que vem descrito dentro desta norma, de atuar em conformidade”.

Esta certificação, que o presidente da Câmara de Elvas diz ser inovadora, mais nenhum município detém, nem no distrito, nem em todo o Alentejo. “Mesmo em termos nacionais, desconheço se alguma câmara já tem esta certificação, dado que ela é nova”, adianta.

“Muitas vezes, vamos ouvindo dizer que as coisas, por uma razão ou outra, são menos claras, mas quem não deve não teme e daí que avançamos com um procedimento próprio, que é certificado por uma entidade externa à Câmara”, revela ainda Nuno Mocinha.

Para que esta entidade atribuísse o certificado à Câmara Municipal de Elvas, realizou vários testes, para perceber se, “efetivamente, ele funcionava”.