Brigadeiro-general elvense Jorge Bolas comanda Controlo Costeiro

O Brigadeiro-general elvense Jorge Bolas comanda a Unidade de Controlo Costeiro (UCC) desde ontem, após a cerimónia de tomada de posse presidida pelo Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana (GNR), Tenente-general Rui Clero, nas instalações da Unidade de Controlo Costeiro.

De acordo com a GNR, o Brigadeiro-general Jorge Ludovico Bolas é natural de Santa Eulália, no concelho de Elvas, tem 48 anos, foi aluno interno no Instituto Militar dos Pupilos do Exército entre 1982 e 1991, é licenciado em Ciências Militares, pela Academia Militar, na especialidade da Guarda Nacional Republicana, tem um vasto currículo académico, sendo ainda perito em Contraterrorismo do CEPOL para o Médio Oriente e Norte de África e Auditor em Segurança Interna.

Ingressou no quadro permanente da Guarda Nacional Republicana em 1991, até à data comandava o Comando Territorial do Porto, depois de entre outros ter comandado o Comando Territorial de Castelo Branco; o Grupo de Intervenção de Operações Especiais (GIOE); de Destacamento, Oficial de Operações, Chefe da Secção de Operações e Informações e Chefe da Secção de Investigação Criminal na Brigada Territorial n.º 2, o Pelotão de Operações Especiais e ter assessorado o  Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna.

A Rádio ELVAS deseja as maiores felicidades ao Brigadeiro-general Jorge Bolas no desempenho desta nova função.

PSD/CDS-PP este domingo em Barbacena, Vila Fernando, Boa-Fé e São Vicente

A campanha eleitoral da coligação “Elvas Somos Nós”, do PSD e CDS-PP, prossegue este domingo, dia 19 de setembro, com mais três ações de contacto direto com a população do concelho.

A primeira ação está marcada para as 10 horas, nas ruas de Barbacena e Vila Fernando. Segue-se, às 15 horas, um encontro com a população da Boa-Fé. Às 18 horas, a campanha da coligação chega a São Vicente.

Coligação PSD/CDS-PP tem medidas “de sucesso para captar investimento”

A campanha eleitoral da coligação “Elvas Somos Nós”, do PSD e CDS-PP, realizou hoje a sua caravana automóvel.

Paula Calado, candidata à câmara municipal de Elvas, refere que cada vez tem mais pessoas a acompanhá-la, inclusive de fora do partido. “as pessoas o que me transmitem é que chegou o momento de uma grande viragem. As pessoas têm as ideias muito claras e correspondem àquilo que eu pretendo fazer”.

De acordo com a candidata, as principais queixas dos elvenses, “no centro histórico,  incidem na falta de limpeza. Já la vão muitos anos disto e a solução parece que ainda não apareceu. No geral, o que preocupa toda a gente é a falta de emprego que leva a que os jovens saiam do concelho e não voltem”.

A coligação “Elvas Somos Nós”, do PSD e CDS-PP, vai ainda estar hoje junto ao coliseu da cidade em ação de campanha.

Veja o vídeo da caravana automóvel da coligação “Elvas Somos Nós”:

 

Caravana do PS percorre este domingo o concelho de Elvas

O programa da campanha do PS em Elvas, para amanhã, dia 19 de setembro, consta de uma Grande Caravana.

A concentração no Rossio de São Francisco, em Elvas, está marcada para as 14.30 horas, e conta com passagem por todas as freguesias do concelho.

Na segunda-feira, 20 de setembro, “em homenagem à tradição e respeito pelos Elvenses, em dia de Procissão dos Pendões e começo da Feira de São Mateus, a campanha do Partido Socialista não tem nenhuma atividade que queira divulgar”.

Movimento Cívico por Elvas percorre concelho em caravana automóvel

O Movimento Cívico por Elvas realizou esta tarde a sua caravana automóvel, inserida na campanha política com vista às autárquicas de dia 26.

Rondão Almeida, candidato do Movimento à Câmara Municipal de Elvas, agradece aos elvenses “pela receção que tem sido feita durante o contacto porta a porta. Hoje fazemos o quarto comício e me cada uma das freguesias onde temos estado temos tido sempre casa cheia”. O candidato independente refere que há uma situação que lhe “chama a atenção. É verificar que o partido que eu representei durante 20 anos , pela primeira vez, chegam a uma freguesia, comem num almoço, à porta fechada e pouco falam com a população”.

No que diz respeito à caravana automóvel, Rondão Almeida considera que, “tendo em conta a crise que algumas famílias enfrentam, nem se devia realizar. Se bem que algumas famílias estão a fazer sacrifícios para gastar 30 ou 40 euros em gasolina e dar esta volta. Mas como as pessoas querem acompanhar-me, aqui vamos nós com cerca de meia centena de viaturas. Mas não são funcionários da câmara. Nem nós queremos isso. Queremos que eles estejam resguardados e tenham uma liberdade total para que, no dia 26, exprimam o que lhe vai no coração. Se tiverem satisfeitos com o atual poder, votem e repitam a dose. Se não estiverem, só têm uma alternativa: o tal Rondão Almeida que serviu sempre para unir os elvenses e não para os dividir “.

Veja o vídeo da caravana do Movimento Cívico por Elvas:

Investigador da UÉ vence Eurotherm Young Scientist Prize and Awards

Germilly Barreto, investigador do Instituto de Ciências da Terra (ICT), da Universidade de Évora (UÉ), foi um dos vencedores da Eurotherm Young Scientist Prize and Awards. Esta foi a primeira vez que um dos prémios do comité da Eurotherm foi atribuído a uma Tese de Doutoramento desenvolvida numa Universidade Portuguesa.

O prémio agora atribuído ao investigador da UÉ, focou-se sobretudo pelo trabalho desenvolvido no âmbito da sua Tese de Doutoramento, tendo em consideração o nível científico, a originalidade, a importância dos resultados para as ciências térmicas e transferência de calor e a adequação da modelação numérica e os métodos experimentais utilizados, o que demostra a importância deste galardão a nível internacional nesta área.

Germilly Reki Morais Barreto completou o seu doutoramento em Engenharia Mecatrónica e Energia na Universidade de Évora em março de 2020 com a tese “Modelling and optimisation of porous volumetric receivers in point-focus solar concentration systems”, tendo no mesmo ano vencido no Eurotherm Young Scientist Prize and Awards 2020, o que reforça o nível científico do trabalho levado a cabo por este investigador natural de Cabo Verde, bem como dos seus orientadores, Paulo Canhoto e Manuel Collares-Pereira, professores da UÉ que se têm dedicado à investigação na área de transferência de calor e energia. Por outro lado, é igualmente um reconhecimento do trabalho científico desenvolvido nesta área pela Universidade de Évora, através do Instituto de Ciências da Terra e da Cátedra de Energias Renováveis (CER-UÉ).

O trabalho desenvoldido por Germilly Barreto consistiu na modelação e otimização de recetores solares volúmicos constituídos por esponjas cerâmicas SiC em sistemas de concentração de foco pontual, incluindo o desenvolvimento e aplicação de modelos tridimensionais de absorção de radiação solar, escoamento de fluido e de transferência de calor no recetor, assim como a determinação experimental das propriedades radiativas do meio poroso. Sublinhe-se que o desenvolvimento da sua tese de doutoramento teve o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através de uma bolsa de doutoramento (painel de Engenharia Mecânica) e pela Fundação Millennium BCP.

Os prémios são atribuídos pelo comité da Eurotherm de quatro em quarto anos, e consistem num prémio EUROTHERM e dois EUROTHERM Awards para Jovens Cientistas que tenham terminado o Doutoramento na área da Transferência de Calor e ciências térmicas. Os premiados vão ser apresentados na conferência European Thermal Sciences, no âmbito da 8º conferência a decorrer em Lisboa de 20 a 23 de setembro de 2021

O processo de seleção a este prémio decorre em duas fases: a primeira consiste em cada país da EUROTHERM selecionar e submeter duas nomeações, que são trabalhos de doutoramento de excelência na área científica em que os prémios são atribuídos, ao comité do prémio EUROTHERM; na segunda fase o comité EUROTHERM seleciona os vencedores do prémio para jovem cientista e dos dois Awards.

Portugal regista mais sete mortes e 939 casos de Covid-19

Portugal regista hoje, sábado, dia 18 de setembro, mais 939 casos de Covid-19 e sete óbitos associados à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 1606 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há 457 doentes internados, menos 17, 90 em unidades de cuidados intensivos (menos sete).

Estremadura regista 52 novos casos Covid e 237 recuperados

A Estremadura espanhola registou, nas últimas 24 horas, 52 novos casos de Covid-19, quatro mortes e 237 recuperados.

Registaram-se mais dez internamentos e 18 pessoas tiveram alta hospitalar, num total de 64 pessoas hospitalizadas, dez em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

Moura Jr. e Marcos Bastinhas na corrida de São Mateus

A tradicional Feira Taurina de São Mateus, em Elvas, conta com duas corridas de touros, a primeira este sábado, dia 18, e a segunda a 24 de setembro (sexta-feira), no Coliseu Comendador Rondão Almeida.

Hoje, estão em praça os cavaleiros João Moura Jr. e Marcos Bastinhas, a lidar  touros das ganadarias Veiga Teixeira, Murteira Grave e Romão Tenório. Pegam os Forcados Amadores de Évora e Académicos de Elvas.

Já a 24 de setembro, os cavaleiros João Moura Caetano e Francisco Palha e o matador António Ferrera enfrentam toiros da ganadaria Varela Crujo Herdeiros. Pegam os Forcados Académicos de Elvas e do Aposento da Moita.

As reservas de bilhetes podem ser feitas através do contacto 918 606 401.

Elvas “teve um papel chave na defesa do reino”, segundo Fernando Branco Correia

Elvas na Idade Média foi o mote para a iniciativa Percursos Património que decorreu hoje em Elvas.

Fernando Branco Correia (na foto), autor do livro Elvas na Idade Média, explicou-nos que “a cidade surgiu precisamente nessa altura. Elvas teve um papel chave na defesa do reino de Portugal e foi das poucas cidades no país que surgiu no período islâmico. Hoje, infelizmente, quando se fala de coisas relacionadas com o mundo islâmico só pensamos em terrorismo mas há milhões de pessoas pacificas. Elvas era uma cidade onde cabem, até ao final do século XV, membros das comunidades de muçulmanos, cristãos e judeus”.

Por outro lado, Elvas teve sempre um papel fulcral no período medieval “porque era uma das principais portas de entrada do reino para quem vinha de outros reinos da Península Ibérica, como Leão, Castela ou Aragão. E se pegarmos na documentação, vê-se que Elvas cresceu, ao longos dos séculos XIV e XV, em termos económicos, sociais e culturais”.

O passeio contou com passagem pelo Castelo de Elvas, Portas de Olivença e algumas igrejas da cidade.

“A reação das pessoas é boa”, diz Nuno Mocinha

O Partido Socialista de Elvas dedicou a manhã deste sábado ao Mercado Municipal da Casa das Barcas e ao contacto com a população do centro histórico da cidade.

Nuno Mocinha, candidato à Câmara Municipal de Elvas, garante que a reação das pessoas à campanha socialista “tem sido boa. O que está em causa para nós é diferente do resto das candidaturas. Para nós é a avaliação do nosso trabalho dos últimos quatro anos”.

De acordo com o candidato as pessoas têm dito “você anda nisto. Você já ganhou. E o que eu lhes digo é que eu não ganhei absolutamente nada. Por isso, a mensagem que eu hoje deixo às pessoas é que só contam os votos que estiverem nas urnas no dia 26. Quem quiser que o Partido Socialista e o Nuno Mocinha lá continuem tem mesmo que ir votar. Eu sei que as pessoas nutrem carinho por mim. É isso que tenho sentido e espero que corra assim até ao fim e no dia 26 votem no Partido Socialista., É fácil. É a ultima linha dos boletins de voto e não tem nada que enganar”.

Fernando Pimenta é campeão do mundo de K1 1.000 metros

O canoísta Fernando Pimenta sagrou-se este sábado, dia 18, campeão mundial de K1 1.000 metros, nos Mundiais de Copenhaga, aumentando para dois os pódios de Portugal na Dinamarca.

Pimenta completou a prova em 3.25,82 minutos, superando o campeão olímpico, o húngaro Balint Kopasz, por 67 centésimos. O bielorrusso Aleh Yurenia conquistou o bronze, gastando mais 4,65 segundos do que o português.

Esta época, Fernando Pimenta foi medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Tóquio2020 e vice-campeão da Europa.

Campo Maior regista mais um recuperado de Covid-19

De acordo com as Autoridades de Saúde, nas últimas 24 horas, registou-se a recuperação de um doente Covid no concelho de Campo Maior.

Sendo assim, 728 dos 742 casos confirmados já estão curados, existindo hoje três casos ativos no concelho.

“Há muito interesse em conhecer as nossas propostas”, diz José Brinquete

A candidatura da CDU de Elvas às autárquicas de dia 26 esteve este sábado no Mercado Municipal de Elvas e pelo centro histórico da cidade, em campanha política.

José Brinquete, candidato à Câmara Municipal de Elvas, referiu-nos que durante a primeira semana de campanha “houve muito interesse por parte da população em conhecer as propostas do partido. Fomos muito bem recebidos e pensamos que a nossa mensagem está a chegar. Temos ouvido muitos comerciantes que estão a passar algumas dificuldades em ter uma loja aberta. Nós transmitimos que é possível voltar a reanimar o comércio local, há muitas soluções. Tem faltado é a vontade politica”.

O candidato garante que na próxima semana irão “escolher alguns temas. Na segunda-feira vamos dedicar parte do dia à comunidade cigana e vamos conversar, durante a semana, com a população das aldeias e dos bairros da cidade”.

Ainda hoje, a CDU apresenta Norberto Martins como cabeça de lista à Assembleia de freguesia de São Vicente e Ventosa.

Exposição cinegética da “Familia Ampuero” patente na Feciex

A exposição cinegética “Familia Ampuero. Vuelta a la Esencia” está patente na edição deste ano da Feciex – Feira da Pesca, Caça e Natureza Ibérica da Estremadura. Uma mostra que conta com peças de uma das famílias mais relevantes ao nível da caça, em Espanha e que para Ignacio Gragera, alcaide de Badajoz, “permite aos visitantes dar a volta ao mundo dentro de uma sala”.

O alcaide de Badajoz destaca a importância de público numa feira que tem “uma forte componente comercial. Temos feiras que se destinam apenas a empresários mas este tipo de eventos tem que ter público”.

A Feciex decorre até amanhã, domingo.

Movimento Cívico Por Elvas em contacto com a população de Barbacena

O Movimento Cívico Por Elvas realizou ontem, sexta-feira, dia 17, uma arruada em Barbacena.

Ao início da noite decorreu a apresentação dos candidatos à Assembleia da União de freguesias de Barbacena e Vila Fernando, no Multiusos de Barbacena. De recordar que Jorge Madeira é o candidato a esta União de Freguesias.

Abertas candidaturas para bolsas de estudo em Campo Maior

Já estão abertas as candidaturas para as bolsas de estudo do município de Campo Maior, para os alunos do concelho, que queiram ingressar no ensino superior, no ano letivo 2021/2022.

No total, são 30 as bolsas a atribuir, no valor de 84 euros, mensais, “de forma a ajudar estes jovens, para que possam ingressar no ensino superior, com uma ajuda, apesar de pequena é a que pode ser prestada neste momento”, revela a vereadora no município campomaiorenses, Vanda Alegria.

As candidaturas estão abertas até dia 15 de outubro, e devem ser feitas no Balcão Único do município, onde devem preencher um formulário. Para mais informações, contacte os serviços de Ação-Social do Município, através do n.º 268 680 300.

Euromilhões com jackpot de 49 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, na terça-feira, vai contar com um jackpot de 49 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave de ontem.

Em Portugal saiu um terceiro prémio, no valor de 12 mil e 500 euros e oito quartos prémios de 817 euros.

A chave sorteada no concurso de ontem do Euromilhões é composta pelos números 5, 7, 8, 10 e 34 e pelas estrelas 1 e 9.

Marcos Bastinhas promete “noite única” no Coliseu de Elvas

Marcos Bastinhas vai entrar na noite deste sábado, 18 de setembro, em praça, no Coliseu Comendador Rondão Almeida, em Elvas, ao lado de João Moura Jr., para uma corrida que promete ser “única”.

Esta corrida, adianta o cavaleiro elvense, junta “dois dos cavaleiros mais destacados nesta temporada”, não tendo dúvidas que tanto o próprio como João Moura Jr. irão fazer de tudo para esta seja mais “uma grande noite” no coliseu da cidade.

Marcos Bastinhas agradece ainda aos aficionados elvenses por terem correspondido à compra de bilhetes para esta Feira Taurina, lembrando o momento e as dificuldades que se atravessam.

Quanto à preparação para esta corrida, o cavaleiro elvense garante que é exatamente igual às outras, uma vez que, para si, “não há público de primeiro e público de segunda”. “Quando me apresento em praça é sempre com o máximo respeito pelo público que está presente, e esta não será exceção, embora seja em casa e haja uma maior responsabilidade”, diz ainda.

Os dois cavaleiros vão estar a lidar touros das ganadarias Veiga Teixeira, Murteira Grave e Romão Tenório. Pegam os forcados Amadores e Académicos de Elvas e os Amadores de Évora. A corrida tem início marcado para as 21.30 horas.

Forcados de Elvas querem triunfar na corrida de São Mateus

A tradicional Feira Taurina de São Mateus, em Elvas, conta com duas corridas de touros, sendo que a primeira tem lugar já hoje, sábado, dia 18, no coliseu Comendador Rondão Almeida.

Em praça vão estar os cavaleiros João Moura Jr e Marcos Bastinhas, a lidar touros das ganadarias Veiga Teixeira, Murteira Grave e Romão Tenório.

Nesta corrida pegam os Forcados Amadores de Évora e Amadores e Académicos de Elvas. “É com grande entusiasmo” que Luís Machado, cabo dos forcados Amadores e Académicos de Elvas vê esta edição da Feira Taurina, na cidade, “que começa a entrar no panorama nacional taurino e está muito bem montada, à semelhança do ano passado”, considerando que “este é um espetáculo que move massas”.

Luís Machado afirma que os forcados se têm preparado durante, os meses de fevereiro a abril, com treinos e depois “faz-se a preparação física e psicológica, porque pegar um touro é uma responsabilidade, mas em Elvas, na nossa praça, perante o nosso público tem uma responsabilidade acrescida”. “Vejo o grupo motivado e com ambição, com o objetivo de triunfar, nesta feira, na nossa cidade”, acrescenta Luís Machado.

O cabo dos forcados Amadores e Académicos de Elvas adianta que esta “é uma corrida muito aliciante”, convidando todos os aficionados para que “compareçam nesta corrida, e que mostremos a nossa força e que Elvas é uma cidade com aficción e que aqui se podem fazer coisas muito boas”.

A corrida, que decorre no coliseu Comendador Rondão Almeida, está marcada para as 21.30 horas. As reservas de bilhetes podem ser feitas através do contacto 918 606 401.