Suicídio: 22 em cada 100 mil pessoas suicidam-se no Alto Alentejo

O Dia Mundial da Prevenção do Suicídio assinala-se hoje, dia 10 de setembro.

No Alto Alentejo, segundo dados de 2019, “a taxa de incidência do suicídio era de 22 pessoas por 100 mil habitantes”, de acordo com Joana Cardão, psiquiatra no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de Portalegre.

A Organização Mundial de Saúde estima que o suicídio está entre as 20 principais causas de morte no mundo, sendo “mais frequente nos homens, com mais idade e com doenças associadas. No entanto, não podemos desvalorizar todos os outros fatores uma vez que cada sofrimento é um sofrimento individual e há que respeitar e saber ajudar”.

De acordo com a psiquiatra, “é importante estar atento a sinais de alarme nas pessoas que estão à nossa volta, como pessoas isoladas, sem, esperança no futuro e que se sentem um fardo para os outros. Devemos sempre valorizar os pedidos de ajuda e levá-los a sério. A crença popular de que quem fala de suicídio não o vai realizar está errada. É importante ouvir quem pede ajuda sem fazer juízos de valor e perguntar, diretamentre, de têm pensamentos suicidas”.

O Dia Mundial da Prevenção do Suicídio foi criado em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde – OMS, com o objetivo de prevenir o ato do suicídio, através da adoção estratégias pelos governos dos países.