Amor e carinho são os principais ingredientes do Bolo-Rei confecionado pela EHTP

O Dia de Reis celebra-se no sábado, 6 de janeiro, e como é já habitual, a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre confecionou o tradicional bolo-rei, que por norma é oferecido a várias instituições da região.

Acompanhámos a preparação desta iguaria tão típica e que demora cerca de 12 horas a estar pronta. O Chef Cristiano Louro, responsável pela confeção, revela que este bolo-rei “é o melhor do mundo, para já porque os ingredientes principais são o amor e o carinho com que é feito, a partir daí os restantes ingredientes fazem a magia e dão origem ao produto final, que é de excelência”.

Só ontem foram feitos 50 bolos-rei. Para elaborar esta iguaria, adianta o Chef foram utilizados “15 quilos de farinha, três de açúcar, quatro de manteiga, seis quilos de fruta seca, 80 ovos e quase dois litros de vinho do Porto”.

Este é um processo “bastante moroso”, explica o Chef Cristiano Louro, revelando que “primeiro é necessário pesar todos os ingredientes, junta-se a manteiga, farinha, açúcar e ovos; é tudo amassado, juntam-se os licores, envolvem-se a frutas cristalizadas, bem como os frutos secos e segue-se a fermentação, que dura entre seis a oito horas, para que a massa aumente o dobro o seu volume”.

Passado o tempo de fermentação a massa é pesada, para que cada bolo fique com o mesmo peso. Uma das curiosidades, garante o Chef, é o facto de o bolo-rei “ser aberto com o cotovelo e só depois é moldado até chegar à forma de coroa”.

Segue-se a fermentação final e, de depois de fintar, o bolo-rei é pincelado com ovo, são colocadas as frutas cristalizadas e frutos secos, seguindo para o forno. Terminada a cozedura o bolo-rei passa por outro processo que ser “pincelado com geleia neutra para dar brilho ao bolo e o toque final passa por colocar açúcar em pó”, estando desta forma, pronto para ser servido.

O objetivo da entrega do bolo-rei a instituições passa por “divulgar e promover o trabalho que é feito na Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre”, acrescenta o Chef.

Falámos com dois alunos do Curso Gestão e Produção de Pastelaria que também ajudaram e aprenderam a preparar o bolo-rei. Márcia Vieira explica que nunca tinha confeccionado esta iguaria, garantindo que nunca imaginou que “envolvesse tanto trabalho”, mas considera que o resultado final “é incrível”. No caso de Luís Cacheira, outro dos alunos, já tinha experimentado fazer bolo-rei em casa, mas como adianta, “não correu da melhor forma, devido à fermentação”. Este aluno demonstrou-se surpreendido com a forma como é feita a abertura do bolo, adiantando que este bolo é especial “pelo amor à causa que representa”.