Arronches: Academia Sénior tem sido espaço para ensinamentos e muito convívio

Professa Ana Claudino

Informática, Psicologia, Música, Ginástica, Dança, Património e Cidadania são algumas das aulas que o Município de Arronches tem ao dispor, desde setembro e até junho, de todos aqueles que, com mais de 50 anos, queiram frequentar a Academia Sénior da vila.

Ainda que muitos homens participem em algumas destas aulas, há uma em que, por enquanto, só as mulheres marcam presença: a de Artes Decorativas. “Os senhores não vêm a esta aula, porque envolve costura e trabalhos manuais, que elas gostam imenso”, começa por dizer a professora Ana Claudino. Destas aulas, têm saído verdadeiras obras de arte, como malas, sacos e bordados. Por esta altura, é em trabalhos relacionados com o natal que professora e alunas se focam.

A verdade é que, mesmo nesta área da costura, na qual trabalha, confessa a professora, tem aprendido “muito” com as alunas. Por outro lado, Ana Claudino revela que, num concelho relativamente pequeno, como o de Arronches, há muitos seniores a frequentar as aulas da Academia. Ana Claudino destaca ainda o facto de, praticamente todas as semanas, os alunos terem a possibilidade de saírem em visitas de estudo, com o principal objetivo de ficarem a conhecer a região.

Se para muitos, estas aulas são apenas momentos de aprendizagem e de algum convívio, para outros são mais que isso. Dulce Trindade, a frequentar a academia há cerca de dois anos, confessa que encontrou aqui “um escape” para fazer face à depressão com que vive. Entre as saídas programadas para os próximos tempos, Dulce destaca a ida, no próximo domingo, dia 3 de dezembro, a Monforte para uma atuação, onde terão oportundidade de cantar algumas das canções que têm aprendido nas aulas de Música.

Alunas e professora da aula de Artes Decorativas

Já Ana Paravela, que para além de aluna, é também a filha da professora desta aula de Artes Decorativas, garante que não foi por imposição da filha que começou a frequentar, este ano, a Academia Sénior. Esta aluna não esconde que, para além dos ensinamentos, estas aulas são, na verdade, momentos importantes de convívio, para pessoas que, estando já reformadas, se assim não for, passam demasiado tempo em casa.

Maria Velez, por sua vez, confessa que as aulas de Artes Decorativas e Plásticas são as suas preferidas. Autointitulando-se como uma “veterana”, é das alunas que frequenta, desde a primeira hora, esta Academia Sénior de Arronches.

A frequentar a academia há mais de quatro anos, Encarnação Palmeiro garante que todos, entre alunos e professores, se dão bem. Para si, mais que as aprendizagens e os passeios, o mais importante é o convívio proporcionado nas aulas.

Ainda que com interrupções no natal, carnaval e páscoa, a Academia Sénior de Arronches funciona de segunda a sexta-feira, entre as 14 e as 17 horas. Grande parte das sessões decorre no Centro Cultural da vila.

A reportagem completa para ouvir no podcast abaixo: