Bombeiros de Elvas não têm pinheiros de Natal para venda este ano

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas, este ano, não tem pinheiros de Natal para venda.

Há vários anos que os bombeiros tinham como tradição vender pinheiros de Natal, com o objetivo de “recolher fundos para dar uma lembrança aos filhos dos bombeiros, e àqueles que muitas vezes prescindem dos seus familiares em prol dos elvenses”, revela Paulo Moreiras, comandante dos Bombeiros de Elvas.

Este ano, explica o comandante, “efectuámos diligências junto do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e de entidades promotoras florestais, da região de Portalegre, onde costumávamos ir buscar os pinheiros. Mas, não nos foi possível obtê-los porque, este ano, não estão a fazer limpeza naquela zona da serra, não há zona de desmatação e, infelizmente, dada a dificuldade de arranjar essa espécie de árvores, na nossa região, vimo-nos obrigados a cancelar a habitual venda de pinheiros, na corporação”.

Paulo Moreiras adianta que, em anos anteriores era aproveitada “alguma gestão de resíduos florestais, feita na serra, para recolher algumas ramadas de pinheiros para utilizar como árvores de natal, mas a velocidade de crescimento das árvores não acompanha a limpeza que é feita, e não podemos ser “selvagens na recolha das árvores”. “Nós usávamos um bem comum, que é a gestão e limpeza da floresta, que este ano, nesta altura não está a ser feita”, esclarece.

O comandante dos Bombeiros de Elvas lamenta que, este ano, não seja possível “manter a tradição”.