Santa Casa de Campo Maior promove sessão “Envelhecer no Lugar” no CIFA

A Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior promove esta quarta-feira, 29 de novembro, o encontro de reflexão “Envelhecer no Lugar”.

A terá lugar no auditório do Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada (CIFA), a partir das 14h30, a sessão, que é destinada a profissionais e cuidadores, conta com várias apresentações, começando, desde logo, com o projeto “Vidas Ligadas”, por Rosália Guerra e o provedor da Santa Casa de Campo Maior, Luís Machado.

António Fonseca, pela Fundação Calouste Gulbenkian, será orador da palestra “Envelhecer no Lugar – do conceito aos desafios”, a partir das 15 horas, seguindo-se “Os Desafios da Saúde Mental Comunitária nos Mais Velhos”, por Catarina Agostinho, da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejo (ULSNA).

“Os direitos do consumidor no empoderamento da pessoa idosa” serão também tema de debate nesta sessão, com Helena Guerra e Ana Sofia Baptista, da DECO. De seguida é dado a conhecer o projeto intergeracional da escola Comunitária do Suão, bem como o novo projeto da Santa Casa da Misericórdia, “My SAD”. A apresentação deste projeto vai estar a cargo de Alexandra Mamede. A sessão termina com uma apresentação em vídeo da palhaça “Maria d’Alegria”.

“Desde sempre nos preocupamos com a qualidade de vida das pessoas mais velhas, pensando diariamente em como podemos melhorar as nossas respostas que a estas se dirigem. Este encontro vai ainda mais além, com o tema Envelhecer no Lugar, pretende refletir sobre como podemos pensar e pôr em prática o apoio no lugar onde as pessoas consideram poder ser mais felizes e realizadas. Pode ser a sua casa ou outro sítio onde se sintam confortáveis, cuidadas, felizes e em relação com a sua comunidade”, diz a Santa da Casa da Misericórdia em nota de imprensa.